-
GPON, uma rede óptica passiva com capacidade Gigabit, pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica que permite uma maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. A arquitetura é de ponto-multiponto, que permite ‘fibre to the home’ (FTTH), ou fibra até a residência do usuário final, e ‘fibre to the building’ (FTTB), onde a fibra vai até um determinado site e a distribuição para os assinantes é feita através de uma rede Ethernet tendo como meio o cabo coaxial ou o par de cobre.
É uma das tecnologias de transmissão de alta velocidade que mais tem atraído atenção do mercado de telecomunicações, é atualmente utilizada em soluções voltadas para o atendimento tanto de mercados residenciais quanto corporativos que exigem uma maior largura de banda.
Fonte: http://inovax.com.br/portuguese/novidades/o-que-e-a-tecnologia-gpon.html
-
Qual a necessidade de ficar repetindo, repetindo, repetindo...repetindo, os mesmos comentários. Eu, hem!
Repugnante esse negócio de ficar repetindo, repetindo, repetindo....repetindo as mesmas coisas.
Segundo[1], "A GPON oferece velocidades no fluxo de 2,5 Gb/s e velocidades no contrafluxo de 1,25 Gb/s. Ela baseia-se na série de G984 1-G.984.6 da ITU-T.
Fonte:
[1] Comunicações por Fibras Ópticas - 4.ed. Gerd Keiser
-
Vale saber que existe EPON e GPON:
a principal diferença está na velocidade de transferência: enquanto na EPON ela é simétrica, na GPON é assimétrica. Ou seja, na EPON, tanto no downstream quanto no upstream, a velocidade é de 1.25 Gbps. Já na GPON, a taxa de dados no downstream é de 2.5 Gbps e, no upstream o alcance é de 1.25 Gbps