-
E o erro está em "delimitação". Delimitar é separar as ferramentas em áreas estanques, sem integração. E comunicação integrada é o imperativo para uma boa comunicação pública.
-
A comunicação pública abrange tres áreas da comunicação, O Jornalismo, as relações publicas e a publicidade, tendo mais afinidade com a primeira. Marketing não entra!
-
Acredito que o que pegou nessa questão foi o termo Não logo no início: "A abrangência da comunicação pública NÃO impede sua cotidiana delimitação às áreas de atuação..."
Na questão fala que mesmo a abrangência da atuação da CP não impede a delimitação, então está dizendo que há a delimitação, isso o o comentário do Gláucio Saraiva justifica bem que naõ é. A comunicação integrada seria o imperativo para uma boa comunicação pública.
-
O erro da questão é dizer que é fundamental que os processos de comunicação pública sejam realizados por áreas especialistas. Quem dera se isso fosse a realidade! Hoje profissionais dos mais variados cargos e formações acadêmicas desempenham funções de comunicadores sociais, sem possuir especialização ou mesmo estar na função especializada da comunicação pública em determinada instituição púbica.
-
Não se pode monopolizar a comunicação.
Todas as áreas podem e devem desenvolver suas comunicações.
-
Comunicação Pública é um conceito muito mais abrangente e engloba muitas outras áreas, e não apenas a COMUNICAÇÃO SOCIAL e seus especialistas. Ela é exercida por especialistas de diversas áreas(e não apenas de comunicação), no exercício das atribuições de suas respectivas atividades. O problema é que a questão diz que a comunicação pública pode ser delimitada, que ela se resume às áreas de assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e marketing, sendo que não é verdade. O conceito de Comunicação Pública "remete ao processo de comunicação instaurado em uma esfera
pública que engloba Estado, governo e sociedade, um espaço de debate,
negociação e tomada de decisões relativas à vida pública do país". Neste processo se inclui muito mais do veículos de comunicação(instrumentos principais) e a Comunicação Social (Relações Publicas, Jornalismo, Publicidade etc) pois inclui também o "governo da nação, os líderes políticos, os burocratas, os
porta-vozes oficiais, os partidos políticos, as lideranças sindicais, os
grupos de pressão, a mídia e os vários especialistas em comunicação,
inclusive jornalistas. Cada um desses atores tem uma função no processo
democrático e a opinião pública emerge como resultado da interação que
ocorre neste sistema público de informação."
Fonte:http://www.sinprorp.org.br/clipping/2004/285.htm
-
A questão trocou “comunicação organizacional” por “comunicação pública”.
Troque esses termos e você verá que a questão faz todo o sentido!
Sabemos que comunicação organizacional não é o mesmo que comunicação
pública
-
A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.
Esse modelo cria uma atenuação das fronteiras entre o público e o privado, abre espaço para a atuação da sociedade e de suas organizações em áreas tidas até então como exclusivas do Estado e exige dos cidadãos uma postura atuante, crítica e responsável. A comunicação, processo básico da vida em sociedade, reflete esse novo ambiente e assume características próprias, diferentes das que foram estudadas e conceituadas até então.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública