-
antes do pronome (às suas) ou (a sua) tem crase?
-
Olá José David, antes de pronomes possessivos femininos, a crase é facultativa, ou seja, pode colocar ou não.
Ex: Pediu a sua irmã ou pediu à sua irmã.
-
a) correta. Na locução prepositiva feminina à espera ocorre crase. Às suas - poderá ocorrer crase, pois a regência de danos pede preposição A + As artigo feminino - no pronome suas é facultado o uso da crase.
b) errado. a crescer - não ocorre crase, pois crescer é verbo. À espera - ocorre crase por ser locução prepositiva feminina. A causar - não ocorre crase, pois causar é verbo. Às suas - poderá ocorrer crase, pois a regência de danos pede preposição A + As artigo feminino - no pronome suas é facultado o uso da crase.
c) errado. a economia - não ocorre crase, pois a regência do verbo não pede preposição a. À espera - ocorre crase por ser locução prepositiva feminina. A causar - não ocorre crase, pois causar é verbo. Às suas - poderá ocorrer crase, pois a regência de danos pede preposição A + As artigo feminino - no pronome suas é facultado o uso da crase.
d) errado. a crescer - não ocorre crase, pois crescer é verbo. À espera - ocorre crase por ser locução prepositiva feminina. Às suas - poderá ocorrer crase, pois a regência de danos pede preposição A + As artigo feminino - no pronome suas é facultado o uso da crase.
e) errado. a economia - não ocorre crase, pois a regência do verbo não pede preposição a. À espera - ocorre crase por ser locução prepositiva feminina. A causar - não ocorre crase, pois causar é verbo. Às suas - poderá ocorrer crase, pois a regência de danos pede preposição A + As artigo feminino - no pronome suas é facultado o uso da crase.
-
Pessoal, para você não perder tempo neste tipo de questão (gigantesca) procure primeiro o erro grotesco que todas têm.
como nesta prova " à causar" crase seguido de verbo, em todas as questões ela aparece.
-
Booa Lua Oliveira!
fiz da mesma forma e pelo mesmo erro: " à causar".
-
A questão, supra, só tem tamanho e safadeza kkkk!
-
Jose david, quando o pronome possessivo adjtivo feminino no singular, crase sera Facultativa.
Ex. a(à) sua / a(à) tua / a(à) minha - sera facultativa
Quando o pronome possessivo adjetivo feminino no plural, crase sera obrigatorio.
Ex. às suas / às minhas / às tuas - sera obrigatoria
-
questão simples ; porém tem que prestar atenção !!! gabarito A
-
A dúvida persiste em relação à letra "a" no que se refere = os brasileiros assistem à inflação... nesse caso o verbo assistir está com qual sentido ? de ver ou prestar assistência ? ficou estranho, para dizer o mínimo. Se for no sentido de "ver", não cabe crase, pois será VTD. Como no exemplo: a mulher assiste a novela.
-
Locução prepositiva e conjuntiva feminina ocorre crase.
Ex: à maneira de, à custa de, à espera de, à proporção que, à medida que, etc.
Verbo que adminte mais de uma regência:
Assistir no sentindo de presenciar, ver ...
assistir (a) a inflação (palavra feminina).
-
Por que "à inflação" teria crase?
-
-
Muitos acreditam que o Brasil só voltará a crescer (antes de verbo sem crase) em ritmo razoável se os investimentos forem desengavetados. Com inflação alta e forte endividamento das famílias, a economia (economia é sujeito, não pedindo preposição "a") não vai avançar ancorada apenas no consumo pessoal. À espera (locução com núcleo substantivo feminino) de medidas que viabilizem o crescimento, os brasileiros assistem à inflação (quem assiste, assiste a alguma coisa - preposição "a" + artigo "a") ganhando forças e voltando a causar (sem crase antes de verbo) danos às (crase facultativa antes de pronomes possessivos femininos) suas economias.
Alternativa correta: letra "A"
-
Creio que a "A" não esteja correta, porque o verbo assistir está anbíguo.
Não se sabe se é no sentido de ver ou de ajudar.
-
Murilo Renan, o verbo assistir no sentido de ver ou presenciar é V.T.I., a regência é assistir a algo ou a alguma coisa. Ex: Assistiu ao filme. Já no sentido de "ajudar" ou socorrer, como vc citou e que no texto nao faz sentido nenhum, o verbo assistir é tb V.T.I. = prestar auxílio ou assistência a alguém.
a) Muitos acreditam que o Brasil só voltará a crescer (antes de verbo nao há crase!) em ritmo razoável se os investimentos forem desengavetados. Com inflação alta e forte endividamento das famílias, a economia (artigo definido acompanhando o substantivo feminino "economia") não vai avançar ancorada apenas no consumo pessoal. À espera de (locuçao prepositiva feminina) medidas que viabilizem o crescimento, os brasileiros assistem (VTI, quem assite, assite a algo ou a alguma coisa) à inflação (substantivo feminino acompanhado de artigo definido "a") ganhando forças e voltando a causar (antes de verbo nao há crase!) danos (causar = quem causa, causa algo ou alguma coisa a alguém, VTDI) às suas economias.(substantivo feminino definido plural, precedido de pronome possessivo onde o artigo definido "a" que o acompanha é facultativo).
-
Apenas observem que no final das letras b, c, d e ''e'', foi colocada equivocadamente uma crase antes do verbo CAUSAR.
Por eliminação gab. A
-
Tem que ter um olho analítico
ANTES DE VERBO NÃO CABE CRASE ( só isso !)
GABARITO ''A''
-
Essa questão poderia ser facilmente respondida por eliminação.
Nas letras B e D foi colocado crase antes de VERBO. É PROIBIDO CRASE ANTES DE VERBO!
Nas letras C e E é não tem sentido colocar a crase antes da palavra "economia" nesse contexto, nem há preposição para unir-se à crase.
RESTOU a letra A
-
Só olhei pro causar...
-
TENHO QUE TER MUITA ATENÇÃO. A QUESTÃO FOI FÁCIL, ERREI POR NÃO TER ATENÇÃO!
-
Que emoção: meu primeiro comentário!!! rsrs
Detalhe: me corrijam se eu estiver errado, pois somos passíveis de erro.
As alternativas "B", "C", "D" e "E" estão incorretas porque não se "craseia" antes de verbo. E é justamente o que se faz nas mencionadas alternativas. Confiram!!!
B) Muitos acreditam que o Brasil só voltará à crescer em ritmo razoável se os investimentos forem desengavetados. Com inflação alta e forte endividamento das famílias, a economia não vai avançar ancorada apenas no consumo pessoal. A espera de medidas que viabilizem o crescimento, os brasileiros assistem à inflação ganhando forças e voltando à causar danos às suas economias.
C) Muitos acreditam que o Brasil só voltará a crescer em ritmo razoável se os investimentos forem desengavetados. Com inflação alta e forte endividamento das famílias, à economia não vai avançar ancorada apenas no consumo pessoal. À espera de medidas que viabilizem o crescimento, os brasileiros assistem à inflação ganhando forças e voltando à causar danos as suas economias.
D) Muitos acreditam que o Brasil só voltará à crescer em ritmo razoável se os investimentos forem desengavetados. Com inflação alta e forte endividamento das famílias, a economia não vai avançar ancorada apenas no consumo pessoal. À espera de medidas que viabilizem o crescimento, os brasileiros assistem a inflação ganhando forças e voltando à causar danos às suas economias.
E) Muitos acreditam que o Brasil só voltará a crescer em ritmo razoável se os investimentos forem desengavetados. Com inflação alta e forte endividamento das famílias, à economia não vai avançar ancorada apenas no consumo pessoal. À espera de medidas que viabilizem o crescimento, os brasileiros assistem a inflação ganhando forças e voltando à causar danos às suas economia.
Portanto, a alternativa correta é a "A"!!!
-
Tijolada na cara. Brasil !!! 11/02/2019 Morte do Jornalista Bechara.
-
Jose David, somente há crase facultativa em pronomes possessivos femininos que estão no singular. No plural ela se torna obrigatória.
-
GABARITO: LETRA A
ACRESCENTANDO:
Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:
I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)
1→ Antes de palavra masculina
2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))
3→ Entre expressões c/ palavras repetidas
4→ Antes de verbos
5→ Prep. + Palavra plural
6→ Antes de numeral cardinal (*horas)
7→ Nome feminino completo
8→ Antes de Prep. (*Até)
9→ Em sujeito
10→ Obj. Direito
11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)
12→ Antes pronome pessoal
13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)
14→ Antes pronome indefinido
15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)
II - CASOS ESPECIAIS: (são7)
1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase
2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina
3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)
4→ Topônimos (gosto de/da_____)
a) Feminino – C/ crase
b) Neutro – S/ Crase
c) Neutro Especificado – C/ Crase
5→ Paralelismo
6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)
7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)
III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):
1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina
2→ Após Até
3→ Antes de nome feminino s/ especificador
IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):
1→ Prep. “A” + Artigo “a”
2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo
3→ Loc. Adverbiais Feminina
4→ Antes de horas (pode está subentendida)
5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)
FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita
-
"Crase antes de verbo não há", então elimina-se todas que tiveram à causar.