SóProvas


ID
1308586
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as técnicas psicodramáticas, julgue o  item  a seguir.

I - Na técnica da apresentação pessoal um personagem auxiliar representa, com permissão do sujeito, um de seus aspectos.
II - Na inversão dos papéis, o sujeito troca de papel com o seu parceiro, real ou auxiliar.
III - Na técnica do espelho, o sujeito é representado no palco por um personagem auxiliar, que mostra como o paciente age, nas diversas situações da vida, e como os outros o veem.
IV - Na técnica do duplo, o sujeito revive alguma situação que faz, fez ou poderia fazer parte de sua vida.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • errado

    sim

    sim

    errado

  • Alguém poderia comentar a questão ? 

  • Na técnica do DUPLO o terapeuta assume a postura idêntica à do paciente, o qual ainda não é capaz de se expressar. Diferenciação do Eu-Tu
  • Auto-apresentação: Nessa técnica, segundo Moreno (2006) o protagonista apresenta-se a si mesmo, à sua mãe, seu pai, irmão, etc. Ele desempenha todos os papéis que trouxe, de forma subjetiva, tal como os percebe e experimenta. Além de pessoas, pede-se também que traga sonhos, objetos, sentimentos, tudo que fizer parte do mundo do paciente.

    Espelho: Um ego auxiliar é colocado no local da ação do espaço psicodramático, então redramatiza o paciente, copiando seus comportamentos, buscando expressar os sentimentos em palavras e movimentos, mostrando assim ao paciente “como se fosse um espelho”. 

    Inversão de papéis: O paciente em uma situação interpessoal coloca-se no lugar do outro, por exemplo, com a mãe, “coloca-se no lugar da mãe”, a mãe pode ser real ou representada por um ego auxiliar, então se realiza a inversão de papéis, com o filho representando a mãe e esta, o filho (MORENO, 2006).

    Duplo é uma técnica do psicodrama que é feita por um ego-auxiliar ou, algumas vezes, pelo próprio terapeuta que expressa, num determinado momento aquilo que o cliente não está conseguindo expressar, isto é, dando voz ao que ela não consegue colocar em palavras.1