SóProvas



Questões de Psicodrama


ID
57985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.

O psicodrama, também designado como socionomia, ciência das leis sociais e das relações, caracteriza-se fundamentalmente por seu foco na interseção do mundo subjetivo com o mundo social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias.

Alternativas
Comentários
  • O Psicodrama e o Sociodrama são métodos de ação dramática (utilizam a dramatização, além da linguagem) que fazem parte de uma ciência denominada Socionomia, criada por Jacob Levy Moreno, em Viena e nos Estados Unidos em meados do século XX. O objeto dessa ciência são as relações interpessoais e sua complexidade.Os núcleos teóricos são: matriz de identidade, teoria de papéis, teoria do tele e teoria da espontaneidade/criatividade.As técnicas são: duplo, espelho, solilóquio, tomada de papel e inversão de papéis e têm como referência a evolução das formas de desenvolvimento psicológico e da comunicação humana. São utilizadas outras técnicas, oriundas de outros conhecimentos, como técnicas acessórias. Os métodos fundamentais são o psicodrama que explora a busca subjetiva da verdade psicológica e o sociodrama que busca a verdade das relações intersubjetivas. Acrescenta-se o método do role-playing, também utilizado por outras ciências, que possibilita o treino dos papéis e suas interações sociais.
  • Certo

    O Psicodrama é uma parte de uma construção muito mais ampla, criada por Jacob Levy Moreno, a Socionomia. Na verdade, a denominação da parte foi estendida para o todo e, quando as pessoas usam o termo Psicodrama, estão, geralmente, se referindo à Socionomia. Ciência das leis sociais e das relações, a socionomia é caracterizada fundamentalmente por seu foco na intersecção do mundo subjetivo, psicológico e do mundo objetivo, social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias. Divide-se em três ramos: a Sociometria, a Sociodinâmica e a Sociatria, que guardam em comum a ação dramática como recurso para facilitar a expressão da realidade implícita nas relações interpessoais ou para a investigação e reflexão sobre determinado tema.

    http://www.febrap.org.br/psicodrama/Default.aspx?idm=20

  • Não sei como a CESPE consideram Socionomia e Psicodrama como sinônimos, sendo que o Psicodrama faz parte da Socionomia.

    A Socionomia é dividida: 1. Sociodinâmica; 2. Sociometria e 3. Socioatria (o Psicodrama fica aqui dentro junto com o Sociodrama).

    Fonte: Livro Lições de Psicodrama - Introdução ao Pensamento de J. Moreno.


ID
57988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.

A socionomia divide-se em três áreas: a sociometria, que utiliza o teste sociométrico; a sociodinâmica, que investiga a dinâmica do grupo; e a sociatria, que propõe a transformação social, utilizando-se de técnicas como o psicodrama, o sociodrama e a terapia de grupo.

Alternativas
Comentários
  • o termo Psicodrama, estão, geralmente, se referindo à Socionomia. Ciência das leis sociais e das relações, a socionomia é caracterizada fundamentalmente por seu foco na intersecção do mundo subjetivo, psicológico e do mundo objetivo, social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias. Divide-se em três ramos: a Sociometria, a Sociodinâmica e a Sociatria, que guardam em comum a ação dramática como recurso para facilitar a expressão da realidade implícita nas relações interpessoais ou para a investigação e reflexão sobre determinado tema.A Sociometria, através do teste sociométrico, mensura as escolhas dos indivíduos e expressa-as através de gráficos representativos das relações interpessoais, possibilitando a compreensão da estrutura grupal.A Sociodinâmica investiga a dinâmica do grupo, as redes de vínculos entre os componentes dos grupos.A Sociatria propõe-se à transformação social, à terapia da sociedade.
  • Moreno desenvolveu e sistematizou suas descobertas: a socionomia. A socionomia se divide em sociometria, sociodinâmica e a sociatria. A socionomia é o estudo do grupo e suas relações. A sociometria visa medir as relações entre os membros do grupo, evidenciando as preferências e evitações presentes nas relações grupais. Utiliza como método o teste sociométrico. A sociodinâmica se interessa pela dinâmica do grupo e utiliza como método o role-playing ou jogo de papéis. Já a sociatria busca tratar as relações grupais e utiliza três métodos: o sociodrama, a psicoterapia de grupo e o famoso Psicodrama. 


ID
57991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.

Os psicodramatistas podem ser profissionais de diferentes áreas, como médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, profissionais de recursos humanos, todas as pessoas que, em seu exercício profissional, trabalham com grupos.

Alternativas
Comentários
  • Retirado do site: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=407262A aplicação do Psicodrama deve ser feita por um profissional capacitado na área. Os psicodramatistas pertencem a diferentes áreas: médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, profissionais de RH, todas as pessoas que em seu exercício profissional trabalham com grupos.
  • Todas as pessoas que trabalham com grupos?????

    é demais pra minha paciência
  • Acho que a banca CESPE ta brincando com a cara de quem se mata de estudar, só pode...    >(

  • O certo seria dizer então "aqueles que utilizam de técnicas do psicodrama em grupos" ou algo similar.

  • " todas as pessoas que, em seu exercício profissional," assim, ele abrangem muito com "todas as pessoas", mas delimitam com o "exercício profissional".

    Creio que esteja correto mesmo.

  • ENFIM, O DELÍRIO

  • Correto, pois todos os profissionais que trabalham com grupos podem utilizar o psicodrama, como, por exemplo, um recrutador em um processo seletivo pode usar o psicodrama como dinâmica de grupo para poder conhecer melhor os candidatos à vagas.


ID
63247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.

O psicodrama é uma técnica de psicoterapia de grupo criada pelo psiquiatra J. Moreno, em que os pacientes são encorajados a "passar ao ato" seus problemas e fantasias. A representação dramática ou teatral de eventos significativos na vida do indivíduo e de experiências relacionadas com suas dificuldades emocionais é usada como procedimento terapêutico.

Alternativas
Comentários
  • Moreno criou o “Teatro do Improviso” ou “Teatro Espontâneo”, gênero no qual os participantes amadores improvisavam acontecimentos do dia-a-dia. Com o Teatro Espontâneo Moreno percebeu que, através da representação, os indivíduos tomavam consciência de seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações conflituosas. Nasce assim o Teatro Terapêutico, o Psicodrama, a Psicoterapia de Grupo e o Sociodrama
  • Passar ao ato suas fantasias?? Estranho


ID
119854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem psicodramática descreve como se dá a relação dos sujeitos como seres no mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas também maneira como esta se estruturou, e promovendo reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do programa e da comunidade.

Alternativas
Comentários
  • ErradoEstas características se referem à abordagem fenomenológica."Abordagem Psicodramática: Através de dinâmicas de grupos, roly – play, e outras técnicas de psicoterapia em grupo, promover a qualidade de vida e a promoção de saúde a membros do PSF e da comunidade, promover debates e reflexões em grupos com a finalidade de construir melhores relações entre os membros enquanto sujeitos inseridos em suas famílias e estas inseridas na comunidade, pesquisas sob a ótica psicodramática, etc."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis.

  • A abordagem psicodramática descreve como se dá a relação dos sujeitos como seres no mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas também maneira como esta se estruturou, e promovendo reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do programa e da comunidade. (erros nas partes grifadas)

  • Vai reter o imóvel, não a abertura


ID
751627
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Ângela Guimarães, no livro "Diretrizes Gerais para o Tratamento da Dependência Química" (2010), de Analice Giglioti, os grupos psicoterapêuticos desempenham importante função em toda a transversalidade do processo de recuperação do dependente de álcool e outras drogas. Dentre as abordagens em grupo descritas pela autora, qual delas baseia-se na análise dos pensamentos e comportamentos relacionados com o uso de substâncias, bem como no treinamento em habilidades sociais e na prevenção de recaídas?

Alternativas

ID
767455
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Técnica psicodramática na qual o ego auxiliar adota a postura corporal do protagonista, em busca de uma sintonia emocional (fase imitativa); a partir daí, expressa questões, perguntas, sentimentos e ideias (fases interrogativa e afirmativa), com a intenção de fazer o paciente se identificar com a atuação do ego auxiliar, possibilitando o insight. Trata-se da técnica

Alternativas
Comentários
  • "Mediante a técnica do duplo, um ego-auxiliar desempenha o papel do protagonista, no palco, ao lado dele. Verbal e gestualmente complementa aquilo que, a partir desse desempenho, intui que o protagonista não pode expressar completamente, ou que não se dá conta de que está expressando. Podemos considerar a semelhança desta técnica com a mãe junto ao bebê, a qual tenta apreender a necessidade dele para atendê-lo.

    Na técnica do espelho, o protagonista sai do palco e assume a posição de platéia na representação que um ego-auxiliar faz dele. Busca-se, com isso, que o paciente se reconheça em determinada representação, assim como na sua infância reconheceu sua imagem no espelho. Proporciona visão de si próprio sob a ótica do outro, agindo como fator de percepção de sua identidade". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicodrama)

    GABARITO: B

  • Duplo

    O ego auxiliar adota postura corporal do protagonista (cliente) procurando ter com ele uma sintonia emocionall. A partir daí expressa questões, perguntas, sentimentos e ideias. Fazendo com que ele se identifique com este duplo; possibilita assim o insight do protagonista.

    https://conhecimentoerelacao.wordpress.com/2010/11/19/tecnicas-da-analise-psicodramatica/

  • Principais Técnicas do Psicodrama

    1- Espelho: O protagonista sai de cena e assume o papel de expectador. Quem assume seu lugar é um dos egos-auxiliares

    2- Duplo: O ego auxiliar imita a postura corporal do protagonista entrando em sintonia emocional com ele, para colocar em palavras o que o protagonista evita dizer ou não consegue ter consciência.

    3- Inversão de papéis: O protagonista inverte seu papel com os egos auxiliares

    4- Solilóquio: Diálogo consigo mesmo.É pedido ao protagonista que fale em voz alta o que está pensando


ID
919891
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 1911, o psiquiatra __________________ lança o psicodrama e utiliza técnicas do teatro para buscar visualização cênica dos conflitos intrapsíquicos. Em 1931, ele passa a usar o termo Terapia de Grupo, e em 1944, ao fundamentá-lo com a Teoria Psicanalítica, funda o psicodrama psicanalítico. Neste relato, a quem estamos nos referindo?

Alternativas
Comentários
  • B- Jacob Moreno.

  • Jacob Moreno, em 1930 introduziu a expressão "dinâmica de grupo". O amor de Moreno pelo teatro, desde a sua infância, propiciou a utilização da técnica grupal do psicodrama, bastante difundido e praticado na atualidade.

    ZIMERMA, David E. Como trabalhamos com grupos. Artes Médicas. Porto Alegre, 1997.


ID
969556
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo as concepções teóricas que orientam a abordagem psicodramática, o espaço vivencial da realidade da vida é limitado e restritivo, de modo que o indivíduo pode, facilmente, perder seu equilíbrio. Por isso, a técnica psicodramática oferece ao paciente um espaço vivencial que é flexível e multidimensional. Esse instrumento, no método psicodramático, é o

Alternativas
Comentários
  • Como funciona?

    Opera em um palco ou cenário (o lugar da ação dramática) com um protagonista, (indivíduo ou grupo), que catalisa o foco da ação. O coordenador dos trabalhos e diretor da ação dramática pode ser auxiliado por outros profissionais, chamados egos auxiliares, que têm por principais funções: encarnar pessoas ausentes importantes na estruturação dos conflitos, assumir o lugar do cliente, explicitar sentimentos ocultos, criar novas ressonâncias e contrapontos às experiências causadoras de sofrimento.

    Tal método de ação encena histórias, encarna personagens internos ou míticos, desenvolve enredos, cria realidades suplementares. No aqui e agora são representadas cenas que podem retratar lembranças do passado, situações vividas de maneira incompleta, conflitos, sonhos, e até, formas de lidar adequadamente com acontecimentos futuros. Ficam evidentes modos singulares de ser, sentidos sociais e culturais do vivido, que podem ser transformados.

    Os termos protagonista, solilóquio, cena, cenário, diretor, papel mostram não só a origem teatral do Psicodrama, como também a permanência intrínseca da possibilidade revolucionária e popular das Artes Cênicas no centro da intervenção psicodramática. Com a diferença que no Psicodrama o resultado estético pode ser bom, mas não deve orientar o processo, como acontece no teatro convencional. 

    Como se tornar psicodramatista?

    A pesquisa em Psicodrama ocorre em seu próprio fazer, pois o referencial teórico-metodológico-prático Moreniano apóia-se no aqui e agora dos indivíduos e do grupo.

    Por liberar a espontaneidade-criatividade do Ser Humano, esse locus de co-criação pede dois movimentos complementares: o primeiro permite o fluir da intuição e da ação espontânea; o segundo persegue um pensar que permite a compreensão do que ocorre no jogo intersubjetivo.

    Neste sentido, não só o Diretor de Psicodrama é um investigador participante como todos os envolvidos acabam tendo o estatuto de pesquisador. A pesquisa psicodramática é precursora da Pesquisa-Ação, pois é uma modalidade de pesquisa humana, para e com a população.

    Para realizar seus objetivos, o método apóia-se em sólido campo teórico e em um poderoso arsenal de técnicas, que são percorridos no Curso de Formação em Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, que forma profissionais para a atuação nos focos Psicoterápico e Sócio-Educacional.

  • O Psicodrama começou pelo palco, o teatro espontâneo criado por Moreno evidenciou a espontaneidade dos indivíduos e seu sentimentos. Com o "caso Bárbara" na dramatização mostrou a percepção dessa mulher ao seu contexto dramático no palco e sua vida real, a qual sofreu modificações com o seu "eu" diante da atuação no espaço vivencial.


ID
997465
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Algumas técnicas básicas utilizadas na psicoterapia psicodramática, dentre outras, são: duplo, espelho, solilóquio e

Alternativas
Comentários
  • Técnicas dramáticas[editar | editar código-fonte]

    As diversas técnicas dramáticas utilizadas durante a representação foram pensadas por Moreno em relação com sua Teoria do Desenvolvimento dos Papéis. Cada uma delas cumpre uma função que corresponde também a uma etapa do desenvolvimento psíquico. O diretor do Psicodrama instrumentará, em cada situação, as técnicas que lhe pareçam mais adequadas e correspondentes ao momento do drama, segundo o tipo de vinculação que nele se expressa.

    A primeira etapa, em que há a indiferenciação do Eu e do Tu, corresponde à técnica do duplo. A segunda, do Reconhecimento do Eu, à técnica do espelho. A terceira etapa, do Reconhecimento do Tu, à técnica da inversão de papéis.

    Mediante a técnica do duplo, um ego-auxiliar desempenha o papel do protagonista, no palco, ao lado dele. Verbal e gestualmente complementa aquilo que, a partir desse desempenho, intui que o protagonista não pode expressar completamente, ou que não se dá conta de que está expressando. Podemos considerar a semelhança desta técnica com a mãe junto ao bebê, a qual tenta apreender a necessidade dele para atendê-lo.

    Na técnica do espelho, o protagonista sai do palco e assume a posição de platéia na representação que um ego-auxiliar faz dele. Busca-se, com isso, que o paciente se reconheça em determinada representação, assim como na sua infância reconheceu sua imagem no espelho. Proporciona visão de si próprio sob a ótica do outro, agindo como fator de percepção de sua identidade.

    Já na técnica da inversão de papéis, o protagonista inverte papéis com os personagens do enredo psicodramático, contracenando com os egos-auxiliares que tomam seu próprio papel. É a técnica mais importante no Psicodrama, pois é a que investiga e desenvolve a possibilidade de estar em relação, privilegiando a percepção do protagonista (e, segundamente do grupo) dos significados afetivos e simbólicos que este tem para o outro e, reciprocamente, o outro tem para este. Para Moreno a relação pode atingir tal grau de intimidade que levaria ao estado existencial do "Encontro".


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicodrama#T.C3.A9cnicas_dram.C3.A1ticas

  • GABARITO A

  • Principais Técnicas do Psicodrama

    1- Espelho: O protagonista sai de cena e assume o papel de expectador. Quem assume seu lugar é um dos egos-auxiliares

    2- Duplo: O ego auxiliar imita a postura corporal do protagonista entrando em sintonia emocional com ele, para colocar em palavras o que o protagonista evita dizer ou não consegue ter consciência.

    3- Inversão de papéis: O protagonista inverte seu papel com os egos auxiliares

    4- Solilóquio: Diálogo consigo mesmo.É pedido ao protagonista que fale em voz alta o que está pensando

  • Em uma explicação simples, as inversões de papéis é feita pelo o que você pensa de determinado posicionamento de alguém ou cargo a qual i indivíduo ocupa, e diante desse fato se inverte os papeis, os quais você se posiciona agora nesse cargo e posicionamento que era julgado. Sua análise continua a mesma? O que você pensa estando na posição do que era julgado? E com essa diferente percepções se tem a técnica de inversão de papel.


ID
1215418
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas de simulação procuram passar do tratamento individual e isolado para o tratamento em grupos, e do método, exclusivamente, verbal ou de execução para

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez ipsis litteris do que está no livro Gestão de Pessoas de Idalberto Chiavenato: As técnicas de simulação deixam o tratamento individual  isolado para centrar-se no tratamento em grupos e substituem o método verbal ou de execução pela ação social. Seu ponto de partida é o drama, que significa reconstituir em cima de um palco - o contexto dramático - no momento presente, no aqui e agora, o evento que se pretende analisar o mais próximo do real.



  • O ERRO DA LETRA A:

     

    "a aplicação das competências técnicas." Nem sempre a simulação irá trazer competências técnicas, basta imaginar uma simulação da construção de um foguete ou do estudo de um paciente psiquiátrico, com tecnicas de simulação de grupo, as pessoas não irão mostrar suas competências técnicas, mas sim suas ações sociais, ou seja, ações intersubjetivas.

  • Técnicas de Simulação - Dinâmicas de Grupo

    --> deixam o tratamento individual e isolado para centrar-se no tratamento em grupos

    -->substituem o método verbal ou de execução pela ação social

    --> são aplicadas em contexto grupal sendo portanto técnicas de dinâmica grupal

    -->complementam os resultados das entrevistas e dos testes psicológicos

    --> fornecem uma visão mais realista acerca do comportamento do candidato no futuro cargo. 

    -->são utilizadas nos cargos que exijam relacionamento interpessoal

    -->promove retroação e permite o autoconhecimento e a auto-avaliação

    -->A principal técnica de simulação é o psicodrama

    Role Playing

    --> interpretação de papéis

    --> técnica do Psicodrama, que consiste em encenar alguma situação, geralmente de relação interpessoal conflituosa, inspirada na vida real

  • achei confusa a pergunta


ID
1224133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.


Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e das abordagens teóricas da psicologia.

Nesse caso, o psicólogo deve levar em consideração, segundo as contribuições de Jacob Moreno, a força de coesão tele, o inconsciente e o sistema de defesa psíquico da paciente.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me falar onde está o erro da questão?

  • o problema está no inconsciente eu acho, ler pg 32 de https://books.google.com.br/books?id=0HSEkVzGOecC&pg=PA125&lpg=PA125&dq=inconsciente+psicodrama&source=bl&ots=8Ng1TVSiWJ&sig=FCLuCbuvFppObQC9TuVhgHW0MgY&hl=pt-BR&sa=X&ei=wec3Va7MLYjisASmooCgDQ&ved=0CEIQ6AEwBw#v=onepage&q=inconsciente%20psicodrama&f=false

  • "A psicanálise de freud valorizava essencialmente o inconsciente, a patologia, a teoria e a técnica. Moreno contribuiu a valorizar a saúde, a força de coesão tele, o consciente e a postura na relação pessoa-pessoa"

     

    Psicopatologia e Psicodinamica na Analise Psicodramatica - Vol III.

  • Moreno atua com o psicodrama.

  • Não consegui identificar o Moreno nesses conceitos.
    Mas, esses conceitos me lembraram Jung, como o de tele.
    Para Jung se trara de uma visão prospectiva, olhando para as potencialidades e metas da pessoa como uma linha de desenvolvimento futuro dela. 

  • Tele para Moreno é igual transferência para Freud.... tb não achei o erro....

  • Inconsciente e sistema de defesasão conceitos tipicos da psicanálise e não do psicodrama!

  • "Inconsciente e sistema de defesa são conceitos típicos da psicanálise e não do psicodrama!"

    Vou por essa lógica...

  • Para mim o erro está em ser taxativo e dizer que "DEVE levar em consideração..."


ID
1308586
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as técnicas psicodramáticas, julgue o  item  a seguir.

I - Na técnica da apresentação pessoal um personagem auxiliar representa, com permissão do sujeito, um de seus aspectos.
II - Na inversão dos papéis, o sujeito troca de papel com o seu parceiro, real ou auxiliar.
III - Na técnica do espelho, o sujeito é representado no palco por um personagem auxiliar, que mostra como o paciente age, nas diversas situações da vida, e como os outros o veem.
IV - Na técnica do duplo, o sujeito revive alguma situação que faz, fez ou poderia fazer parte de sua vida.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • errado

    sim

    sim

    errado

  • Alguém poderia comentar a questão ? 

  • Na técnica do DUPLO o terapeuta assume a postura idêntica à do paciente, o qual ainda não é capaz de se expressar. Diferenciação do Eu-Tu
  • Auto-apresentação: Nessa técnica, segundo Moreno (2006) o protagonista apresenta-se a si mesmo, à sua mãe, seu pai, irmão, etc. Ele desempenha todos os papéis que trouxe, de forma subjetiva, tal como os percebe e experimenta. Além de pessoas, pede-se também que traga sonhos, objetos, sentimentos, tudo que fizer parte do mundo do paciente.

    Espelho: Um ego auxiliar é colocado no local da ação do espaço psicodramático, então redramatiza o paciente, copiando seus comportamentos, buscando expressar os sentimentos em palavras e movimentos, mostrando assim ao paciente “como se fosse um espelho”. 

    Inversão de papéis: O paciente em uma situação interpessoal coloca-se no lugar do outro, por exemplo, com a mãe, “coloca-se no lugar da mãe”, a mãe pode ser real ou representada por um ego auxiliar, então se realiza a inversão de papéis, com o filho representando a mãe e esta, o filho (MORENO, 2006).

    Duplo é uma técnica do psicodrama que é feita por um ego-auxiliar ou, algumas vezes, pelo próprio terapeuta que expressa, num determinado momento aquilo que o cliente não está conseguindo expressar, isto é, dando voz ao que ela não consegue colocar em palavras.1


ID
1318324
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jacob Lévy Moreno é teórico bastante conhecido por seus estudos em psicologia social e por ser o criador:

Alternativas
Comentários
  • tipo de questão pra ninguém zerar a prova!!!!!!

  • Essa aí só na base do chute mesmo, impossivel de responder.

  • ai se caísse assim nas provas... 

  • O psicodrama é uma técnica psicoterápica desenvolvida pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno com a finalidade de propiciar uma ação dramática no indivíduo. Acredita-se que é através da dramatização que o indivíduo entrará em contato consigo mesmo, com suas estruturas e inter-relações.
    Fonte: https://psicologado.com/abordagens/psicodrama/uma-compreensao-sobre-o-psicodrama © Psicologado.com

  • Jacob Levy Moreno (1889-1974), o criador do psicodrama, era de família judia, originária da península ibérica, radicada na Romênia, ele tinha cinco anos de idade quando sua família fixou-se em Viena onde mais tarde estudou filosofia e medicina. Desde muito cedo, Moreno dedicou-se a trabalhos experimentais, utilizando o teatro como metodologia e, discutindo problemas sociais com grupos de pessoas. 

     

    http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/131/2/Teoria%20Psicodramatica.pdf

  • Gab C

    O psicodrama é uma técnica psicoterápica desenvolvida pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno com a finalidade de propiciar uma ação dramática no indivíduo. 


ID
1350280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Extinção de comportamento e dessensibilização sistemática são técnicas terapêuticas relacionadas

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E) à teoria cognitivo-comportamental.

  • gabarito F) Analise do Comportamento kkkkkkkkkk


ID
1425466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às terapias de grupo, julgue o  item  seguinte.

A técnica de aprendizagem denominada role playing consiste na dramatização de sessões já realizadas pelo supervisionando.

Alternativas

ID
1455388
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama criado por Jacob Levy Moreno pode ser definido como um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. As diversas técnicas dramáticas utilizadas durante a representação foram pensadas por Moreno em relação com sua Teoria do Desenvolvimento dos Papéis. Cada uma delas cumpre uma função que corresponde também a uma etapa do desenvolvimento psíquico. A etapa em que há o Reconhecimento do Tu corresponde à técnica:

Alternativas
Comentários
  • O reconhecimento do tu, que corresponde à técnica da inversão de papéis, pois só é possível conhecer o outro, colocando-se no lugar dele. 


  • As diversas técnicas dramáticas utilizadas durante a representação foram pensadas por Moreno em relação com sua Teoria do Desenvolvimento dos Papéis. Cada uma delas cumpre uma função que corresponde também a uma etapa do desenvolvimento psíquico. O diretor do Psicodrama instrumentará, em cada situação, as técnicas que lhe pareçam mais adequadas e correspondentes ao momento do drama, segundo o tipo de vinculação que nele se expressa.

    A primeira etapa, em que há a indiferenciação do Eu e do Tu, corresponde à técnica do duplo. A segunda, do Reconhecimento do Eu, à técnica do espelho. A terceira etapa, do Reconhecimento do Tu, à técnica da inversão de papéis.

  • Técnica da Inversão de Papéis: nessa técnica, um indivíduo concretamente toma o lugar do outro, sente, age, pensa e fala como este. Para Gonçalves24 (1993), quando a criança se torna capaz de reconhecer o outro, ela também se torna capaz de começar a desempenhar os papéis que observa e, posteriormente, mostra-se capaz de compreender o desempenho de seu papel por outro. Acredita-se que as condições para estabelecer e de compreender a troca, indicam que se está na etapa de inversão de papéis ou de reconhecimento do tu. No Psicodrama, a técnica de inversão de papéis é utilizada para oferecer ao protagonista condição de atingir a perspectiva do outro, de captar o ponto de vista do outro sobre ele e sobre si mesmo


ID
1515106
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No trabalho psicodramático, o ego auxiliar tem duas funções. Quais?

Alternativas
Comentários
  • Formatar um papel e Guiar o sujeito

  • O ego auxiliar é o diretor da cena.

  • O papel do ego-auxiliar desenvolve três funções. A de ator, desempenhando o papel que lhe é apresentado pelo diretor e desenvolvendo a sua espontaneidade; a de investigador, através da observação do outro, das suas vivências, linguagens (verbais e não verbais) e dos seus papeis; e de terapeuta, através da sua relação funcional com o diretor.

    No psicodrama a função do ego-auxiliar é fundamental para permitir aos protagonistas ultrapassar a dinâmica da relação causal linear com o outro e captar a relação causal circular.

    A função terapêutica do ego-auxiliar assenta na relação funcional com o diretor. O desempenho do papel de ego-auxiliar implica assumir dinâmicas em contexto. O ego-auxiliar é solicitado a entrar e a sair de papeis. Em algumas situações é solicitado a ser neutro outras vezes a ser criativo. São situações em que ao mesmo tempo que é solicitado a sentir o outro é também solicitado a sentir o si-mesmo.

    Através da relação dinâmica do ego-auxiliar, este desempenha uma função de ressonância da ação psicodramática dirigida pelo diretor, do ato psicodramático do protagonista e da sua própria ação em contexto.


ID
1515154
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No manejo psicodramático, a utilização do solilóquio tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    Solilóquio consiste e se pedir ao paciente que "pense alto", como se fosse possível haver um alto-falante em sua cabeça. É útil sempre que o paciente apresenta-se inquieto ou dá mostras de estar se antedo a condutas socialmente esperadas e, portanto, estereotipadas.

    CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICODRAMA Prof. Cybele M.R. Ramalho

  • Moreno descobriu que há um processo catártico no psicodrama e que o princípio comum produtor da catarse é a espontaneidade. Para ele, a catarse pode ser entendida como a movimentação télica existente entre dois ou mais indivíduos, quer dizer, aqueles conteúdos que estavam afastados da consciência, a partir da ação psicodramática vêm à tona e possibilitam a clareza de possibilidades existenciais para os participantes da sessão, quer seja individual ou em grupo. A catarse é a visão e a viabilidade do novo, quer seja no nível somático, mental, individual ou grupal. Ela é esta integração que possibilita a formação da identidade ou sua rematrização e é propiciada pela representação de papéis de maneira espontânea criadora. 

    http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/131/2/Teoria%20Psicodramatica.pdf


ID
1580359
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que enumera algumas correntes intelectuais que, segundo Fadiman (1986), forneceram fundamentos para o desenvolvimento da Gestalt-Terapia de Perls.

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: b) As ideias de J. L. Moreno, a fenomenologia, a psicanálise, o existencialismo e a psicologia da Gestalt.


ID
1755073
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para os pacientes que sofrem com quadros de fobia, transtorno de pânico, transtornos alimentares, disfunções sexuais, autismo e dependência química, a abordagem terapêutica mais indicada é a

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar melhor por que a comportamental é a mais adequada? Mesmo tendo acertado a questão fiquei pensando sobre a eficácia das outras abordagens e acredito que todas poderiam contribuir de forma positiva para o tratamento. Poderiam me dar mais detalhes sobre o que vocês pensam da questão? Deixando de focar apenas na questão do condicionamento que é muito clara dentro do behaviorismo.

  • Na verdade entende-se como mais eficaz em função de suas publicações e resultados padronizados.

  • Psicoterapias: Abordagens Atuais (Aristides Cordiolli Volpato)

    A TC exige do paciente alta motivação para aderir ao tratamento, boa capacidade de tolerar o aumento da ansiedade e o desconforto inerentes ao fato de se expor a situações provocadoras de ansiedade e boa aliança de trabalho para levar adiante as tarefas estabelecidas em comum acordo com o terapeuta.

    Evidências de eficácia e indicações A eficácia da terapia comportamental está bem estabelecida no tratamento de:

    • Fobias específicas
    • Agorafobia com ou sem pânico
    • Ansiedade ou fobia social
    • Transtorno obsessivo-compulsivo (especialmente os rituais)
    • Transtornos alimentares e compulsão alimentar periódica
    • Disfunções sexuais: em especial ejaculação precoce e vaginismo
    • Dependência de drogas (alcoolismo, tabagismo e demais drogas de abuso)
    (Berkowitz, 2003)
     

     

  • Por eliminação

  • Que pergunta horrível. Qualquer abordagem pode ser igualmente indicada desde que o profissional tenha propriedade ténica e teórica.

  • Qualquer abordagem ´será eficaz desde que aplicada com seriedade, técnica e ética. Acredito que o que a pergunta coloca se refira à melhora dos sintomas em si, porém, mesmo assim achei a questão bastante rasa assim como muitas outras que vemos referente à comparação de abordagens!

    Bons estudos!

  • Ele colocou "mais indicada", não disse que seria "a melhor". Nós sabemos q essas bancas (do capiroto), gostam de colocar essas questões "qual abordagem é mais indicada e blá blá", tudo para fazer o candidato ter mais coisas para decorar. A intenção não é valorizar uma abordagem em detrimento das outras, não. Mas apenas complicar a vida do candidatx.

  • Adorei a pergunta!

  • Não é que as outras não seja adequadas, muitas abordagens não estabelecem que quadros vão atender previamente, o que se tem na abordagem comportamental é que ela é experimental e se baseia também nas pesquisas de seus resultados, o que acontece é que estudos padronizados mostram que a terapia comportamental apresenta bons resultados nesses casos, principalmente por causa da modificação do comportamento.

  • Esse é um tipo de questão que é feita por um funcionário da área de RH que acha que é psicólogo


ID
1755226
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para os psicodramatistas, os papéis

Alternativas
Comentários
  •  O papel funciona como máscara gerada no aqui-e-agora do encontro-afecção entre os corpos e seus respectivos territórios existenciais.

  • Gabarito: E

  • Papel = (Observável) + (unidade mínima de conduta humana) + (caráter inter-relacional) + (composto por elementos individuais e coletivos).


ID
1955353
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do psicodrama, é correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O terapeuta executa a função de diretor, convertendo as pistas e indicações que o paciente oferece em ações dramáticas.

    Gabarito: Letra B

    Os cinco instrumentos são: protagonista (paciente), cenário, egos auxiliares, diretor (terapeuta) e auditório.

    Protagonista – É a pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização. Traz o tema para dramatizar e ao mesmo tempo, o desempenha. É ao mesmo tempo autor e ator.

    Cenário – Lugar onde se realiza a dramatização. De preferência deve ser circular e com três níveis do chão. No mais alto é onde ocorre a dramatização.

    Egos auxiliares – São integrantes da equipe terapêutica, com conhecimentos psicológicos e treinamentos psicodramático prévio. Colaboram diretamente com o protagonista para desempenhar a cena dramática.

    Diretor (terapeuta) – É o responsável pelo psicodrama nos seus diversos aspectos. Para tal deve possuir sólida formação psiquiátrica e psicodramática que lhe permita ser eficiente. Sua função é ade orientar as cenas e ajustar as ações tanto do protagonista quanto dos egos auxiliares para otimizar a eficácia da cena.

    Auditório – Corresponde ao conjunto de pessoas que se encontram no contexto grupal, isto é, fora do cenário. Do auditório participam tanto pacientes como egos auxiliares. O auditório da mais veracidade e “momento” para o drama, uma vez que sem a sua presença não haveria exposição alguma. Ao auditório é possível surgir diversos olhares em relação à dramatização. 


ID
2055706
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia do paciente somático, Roberts, citado por Campos, no livro Psicossomática Hoje de Julio de Mello Filho e Colaboradores, relata as observações com dois grupos heterogêneos de pacientes psicossomáticos durante quatro anos. Constatava-se forte relação entre as situações de vida dos pacientes e seu estado físico. Essas pessoas mostravam muita dificuldade em transformar seus papéis de pacientes somáticos em pacientes psicológicos. Assinale a opção correta quanto ao que Roberts propõe, face aos resultados obtidos.

Alternativas

ID
2086348
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama proposto por J. L. Moreno parte de uma perspectiva de ser humano pautada nas relações interpessoais e sociais, o que evidencia um homem espontâneo, criativo e sensível, que traz consigo fatores favoráveis a seu desenvolvimento, embora possa vir a ser acompanhado por condições sociais e ambientalmente perturbadoras e constrangedoras, levando ao indivíduo desencontrar-se de si mesmo. O psicodrama visa, portanto, oferecer alternativas às referidas condições e manter a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade do homem. Leia as sentenças acerca do psicodrama, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A proposta fundamental do psicodrama é oferecer adequação e ajustamento do homem a si mesmo.

( ) Trata-se de uma psicoterapia cuja proposta é evidenciar a melhor forma de o paciente expressar seus verdadeiros sentimentos e emoções por meio da representação de personagens em uma atmosfera teatral.

( ) A criatividade consiste na capacidade de agir de modo adequado diante de situações novas, criando respostas inéditas, renovadoras ou transformadoras de situações preestabelecidas.

( ) Trata-se de um modelo de psicoterapia, na qual um dos objetivos é descobrir, aprimorar e utilizar os meios que facilitam o predomínio das relações télicas sobre as relações transferenciais.

Alternativas

ID
2107708
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com René Kaës, os grupos fornecem

Alternativas
Comentários
  • suporte psicológico para as pessoas e é nesse convívio que elas encontram apoio e alívio para lidar com as adversidades da vida moderna

  • Erro da B:

    apoio psicodramático para que consigam eleger os papéis que serão representados no cotidiano.  esse conceito é de MORENO.

     

     

  • Questão ficou óbvia por eliminação, mesmo que você não conheça Kaes, conhecendo outros autores é possível acertar.

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb

  • --> psicanálise de grupo francesa

    --> os grupos fornecem suporte teórico e psicanalítico para que os indivíduos consigam enfrentar, exclusivamente, as situações de luto cotidiano


ID
2120746
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Diferentemente da maioria dos diagnósticos psiquiátricos, esse tipo de transtorno demanda a ocorrência de um determinado tipo de evento, do qual a pessoa afetada não se recupera. Sendo assim, para atender esse tipo de diagnóstico, o indivíduo deve ter vivenciado, testemunhado ou se deparado de alguma outra maneira com um evento que envolva morte real ou ameaça, lesão grave ou ameaça à integridade física.”

(Barlow, 1999, p. 75.)

Analise as técnicas psicodramáticas a seguir:

I. Espelho.

II. Dublagem.

III. Solilóquio.

IV. Inversão de papéis.

As usadas com maior frequência são:

Alternativas

ID
2120749
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O corpo e o momento catártico é um importante fator a ser ressaltado no psicodrama dentro do contexto clínico. A catarse rompe a armadura corporal, levando-nos a vivenciar o corpo de forma mais adequada às circunstâncias atuais. Por outro lado, essas novas experiências corporais nos sustentam e nos capacitam a escolher comportamentos que tenham mais relação com as nossas preferências, em vez de agirmos de acordo com as velhas maneiras e de nos permitirmos ser governados por padrões.

(Gershoni, 2008.)

Em relação à catarse no contexto mencionado, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O comentário mais didático! Obrigada! :)


ID
2120755
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Gershoni apud, Blatner, (1995), o psicodrama também pode ser aplicado no desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais. Parte desta aprendizagem pode ser oferecida através de palestras, discussões e livros, as habilidades nela envolvidas são adquiridas de maneira melhor com o uso de um veículo mais vivencial e holístico, o sociograma e o jogo de papéis (p. 121).

De acordo com o autor mencionado, assinale a alternativa que corresponde a uma das maneiras que pode ser alcançada através da aprendizagem de habilidades emocionais e sociais.

Alternativas

ID
2120761
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos autores contribuíram para o psicodrama no contexto clínico. Bowen (1988) se destacou como marco teórico no tratamento de famílias, casais e indivíduos. A teoria do autor enfatiza a compreensão das famílias como sistemas naturais que conseguem abranger todos os aspectos do interjogo da vida familiar, dentro de um conjunto conceptual e consistente. (Gershoni, 2008.)

Considerando os conceitos de Bowen e suas respectivas definições, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A diferenciação do eu é a capacidade de se autodeterminar em pensamentos, sentimentos e ação, ao mesmo tempo que se mantém em relação com outras pessoas significativas.

( ) O processo de projeção familiar acontece quando as projeções em um filho prosseguem até a idade adulta e se transmitem a seus descendentes. O processo de indiferenciação pode transpor gerações, com erosões adicionais na diferenciação do eu.

( ) Quando surge ansiedade num sistema de duas pessoas, desenvolve-se um triângulo. Um trio se torna um triângulo, quando uma das partes não consegue se movimentar sem criar distância entre os dois. A triangulação é uma ameaça à diferenciação do eu.

( ) No processo de transmissão multigeracional um dos filhos é destacado. Esse filho tende a ser o primogênito ou o caçula, ou aquele que se diferencia em gênero dos demais irmãos. Há casos em que a posição da criança em relação aos irmãos se assemelha ao de um genitor.

Alternativas

ID
2120767
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Normalmente, o psicodrama é praticado numa situação grupal, mas pode ser aplicado, ainda, no contexto clínico. Moreno usou o psicodrama como método de tratamento psicoterápico para crianças de 06 a 12 anos, que estão na fase conhecida como latência, acreditando firmemente em sua eficiência. (Gershoni, 2008.)

Em relação ao psicodrama como método terapêutico para crianças na fase da latência, analise as afirmativas.

I. Moreno afirmava que tratar dos problemas das crianças é permitir que elas atuassem de improviso.

II. A partir do método do psicodrama, a criança poderá se sentir apoiada na sua tarefa de ganhar domínio sobre o mundo, assim como em outros desafios próprios do desenvolvimento.

III. Tendo em vista que as crianças têm um nível de rigidez mais baixo do que os adultos, o psicodrama pode traduzir-se mais facilmente em mudanças comportamentais no mundo real.

IV. O psicodrama oferece às crianças a oportunidade de escutar, cooperar e expressar-se por meio da internalização, favorecendo o aprofundamento do nível da repressão de seus sentimentos.

Estão corretas somente as afirmativas

Alternativas

ID
2125096
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas. Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

Alternativas
Comentários
  • As respostas estão invertidas:

    a) Kurt Lewin foi quem criou a teoria de campo

    b) Moreno

    c) Melaine Klein

    d) Carl Rogers

  • CORRETO

    Kurt Lewin - Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado Teoria de Campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

    Jacob Levi Moreno - Postulou a Teoria dos Papéis e realizou atendimentos em grupo através do que considerou a ciência que explora a “verdade” mediante a ação, utilizando métodos dramáticos. (psicodrama)

    Melanie Klein - Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação. 

    Carl Rogers - Seus estudos foram relacionados à Teoria Centrada na Pessoa, na qual os principais conceitos são a autorealização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado autorealização. 

  • A questão fez uma mistura entre autores e teorias, de maneira que o autor da Teoria do Campo expressa na alternativa A seria Kurt Levin; assim como da Teoria dos Papéis, descrita na alternativa B, comumente conhecida como Psicodrama, seria de Jacob Moreno; a Teoria Psicanalítica que postulou o conceito de clivagem expresso na alternativa C é de Melanie Klein; estando correta apenas a correlação da alternativa D, que liga Carls Rogers com autor da Abordagem Centrada na Pessoa.

    Essa teoria é uma abordagem das relações interpessoais cujo pressuposto fundamental é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva, pois cada indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a auto-compreensão e para alterar o seu auto-conceito, suas atitudes básicas e seu comportamento auto-dirigido, e estes recursos podem ser liberados se um clima definido de atitudes psicológicas facilitadoras puder ser oferecido.

    Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são:

    - Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.
    - Consideração positiva incondicional – Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.
    - Compreensão empática – Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se".


    GABARITO: D

  • autodireção? desculpe, mas realmente nao tem o que inventar. Ainda sonho que questoes de concurso iram realmente medir inteligencia.

  • muito fácil, né? Moreno : teoria dos papeis; Lewin: teoria de campo; Melanie Klein: clivagem (sei bom e mal); rogers: autorealização


ID
2132881
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os seres humanos nascem, crescem e morrem inseridos em grupos sociais. Dependem do funcionamento eficiente destes para vivenciarem bem-estar psíquico, espiritual, social e material. Marque a alternativa certa, em que Moreno descreve como sendo os três procedimentos no campo das técnicas grupais e processos sociais:

I. Psicodrama: é a técnica de tratamento de conflitos individuais / Sociodrama: estuda grupos sociais / Role-playing: é um psicodrama utilizado para fins de formação de profissionais.

II. Psicodrama: é um psicodrama utilizado para fins de formação de profissionais / Sociodrama: estuda grupos sociais / Role-playing: é a técnica de tratamento de conflitos individuais.

III.Psicodrama: estuda grupos sociais / Sociodrama: é um psicodrama utilizado para fins de formação de profissionais / Role-playing: é a técnica de tratamento de conflitos individuais.

IV.Psicodrama: é a técnica de tratamento de conflitos coletivos / Sociodrama: estuda grupos sociais / Role-playing: é um psicodrama utilizado para fins de formação de profissionais.

Alternativas
Comentários
  • "Role-playing: é um psicodrama utilizado para fins de formação de profissionais" não sei se essa afirmação está correta, mas o role-paying é uma técnica da Terapia Cognitiva-Comportamental para avaliar regras e pressupostos. Logo, também é usada para tratamento de conflitos individuais. 

  • Gostaria de saber de onde tiraram que role-playing é utilizado para formação de profissionais.

    "A Sociodinâmica pode ser entendida como a ligação entre a Sociometria e a Sociatria e seu principal método são os jogos de Papéis (Role-playing), que é empregado na exploração dos vários vínculos grupais em que um indivíduo se encontra através de seus diversos papéis."

    REFERÊNCIA: http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/131/2/Teoria%20Psicodramatica.pdf

  • Pergunta sem pé nem cabeça. N.D.A, não via isso desde o ensino fundamental

  • Essa questão é uma daquelas em que nos espantamos por ter certeza da resposta e erramos indignadamente, e que em seguida marcamos a a alternativa do gabarito para que não precisemos revê-la novamente.

    Absurdo! Sem dúvidas N. D. A.

  • Role-paying da TCC parece ser diferente do role-paying de Moreno....

  • I. Psicodrama: é a técnica de tratamento de conflitos individuais / Sociodrama: estuda grupos sociais / Role-playing: é um psicodrama utilizado para fins de formação de profissionais.

    Gabarito: Letra A


ID
2147683
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas dramáticas possibilitam uma contribuição de essencial validade para o diagnóstico, permitindo ______________________.

Considere os itens a seguir como completamento do enunciado acima:

I. a espacialização e objetivação dos vínculos;

II. que apareça o corpo com a expressividade a que dá acesso;

III. a conexão com o lúdico;

IV. que certos temas possam aparecer com uma carga menos direta.

Complementam corretamente o enunciado as informações presentes

Alternativas

ID
2214886
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ferramenta analítica que estuda as interações entre grupos é chamada de

Alternativas
Comentários
  • O termo "sociométrico" tem sido utilizado em relação a técnicas e testes criados por Moreno (1954), como o psicodrama, a testagem de interação e o teste sociométrico ou sociograma de que vamos tratar.

    Um sociograma possibilita informações sobre o ajustamento social de grupos. Quando empregado pelo professor, traz uma imagem objetiva (gráfica) do relacionamento interpessoal existente na sala de aula. 
     

  • Na sua conceituação, o teste sociométrico é um recurso exploratório extremamente útil para estudar as estruturas sociais num dado momento, à luz das atrações, repulsas e sentimentos manifestados no interior do grupo. Afirma, ainda, que uma das principais preocupações dessa técnica é medir a intensidade e a expansão das correntes psicológicas que se irradiam nos grupos sociais. 

    Os dados sociométricos podem ser provenientes de dois tipos de teste: 

    a) do teste de projeção sociométrica - que fornece a imagem do indivíduo para o grupo e do grupo para o indivíduo; 

    b) do teste de percepção sociométrica - que fornece a forma pela qual o próprio indivíduo se percebe e sente que é percebido pelo grupo.


ID
2320774
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No psicodrama, o desempenho de papéis fica prejudicado quando o:

Alternativas
Comentários
  •  

    B) protagonista atua histrionicamente na caracterização de um papel.

  • b


ID
2320777
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Moreno, o berço do psicodrama foi:

Alternativas
Comentários
  • A Konoediemhaus (Teatro Dramático de Viena), onde se apresentou sozinho, sem preparação prévia, diante de mais de mil pessoas.

    Gabarito: Letra B

  • Essa questão traz uma imensa confusão sobre a vida de Moreno. Moreno montou uma religião anônima com encontros para discutir filosofia e teologia. Os participantes eram seus vizinhos. Moreno pedia que a sociedade local se apresentasse no Teatro narrando sua história. Assim surgiu o psicodrama.

ID
2328694
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos processos de seleção, podem ser utilizadas técnicas de simulação. A principal técnica de simulação é o psico-drama, que se fundamenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Segundo Moreno, em sua obra: O Psicodrama:“[…] o papel é um forma de funcionamento que o indivíduo assume no momento específico em que reage a uma situação específica. […] Não são os papeis que emergem do eu, mas, ao contrário, o eu é quem surge dos papéis. O papel é a unidade da cultura; ego e papel estão em contínua interação”.

    A teoria no Psicodrama dos papéis indica o conceito de papel a todas as dimensões da existência humana e é um conceito central que precisa ser compreendido para que se entenda tanto a teoria quanto a prática do Psicodrama.

    A teoria dos papeis faz parte do conjunto da teoria de Moreno que sempre se refere ao homem em situação, imerso no social e buscando transformá-lo através da ação.

    http://euniverso.net.br/psicodrama/

  • Complementando...

    Existe ambiguidade quando se fala no conceito de papel em psicologia. Ele pode ser definido como uma posição social, comportamento

     

    associado, como uma posição social. Alguns teóricos o (papel) conceituam como expectativas de como uma pessoa deve se comportar em

     

    uma determinada situação, ou em uma determinada posição social. Outros sugerem que o papel é como um script para a conduta social.

     

    Proposições da teoria geral dos papeis:

     

    1- Os indivíduos passam grande parte de suas vidas como membros de grupos e organizações. 

     

    2- Dentro dos grupos e organizações os indivíduos passam por posições e cargos distintos.

     

    3- Cada uma destas posições implica em um papel, que é um conjunto de funções executadas pela pessoa para o grupo/organização 

     

    4- Esses grupos muitas vezes possuem as expectativas dos papeis como normas ou regras, mesmo codificadas,  que podem gerar recompensas quando os papéis são realizados com sucesso e punições quando os papéis não são realizados com sucesso. 

     

    O psicodrama se tornou uma ferramenta importante no processo de seleção de recursos humanos. Algumas empresas tem utilizado a

    dramatização como complemento do diagnóstico realizado pelo orgão de seleção. 

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_pap%C3%A9is_organizacionais

    https://pt.slideshare.net/JOSESTER/tcnicas-de-seleo-psicodrama 

     

  • Teoria dos Papéis

    1- Papel: Conjunto das várias possibilidades identificatórias do ser humano.

    2-Papéis Psicodramáticos: Expressam as distintas dimensões psicológicas do eu (self) e a versatilidade potencial de nossas representações mentais.

    3-Teoria dos Papéis: Nesta teoria, tomam-se os papéis como núcleo do desenvolvimento  e, à medida em que a criança cresce e se diferencia, esta vai podendo ampliar seu leque de papéis. Alguns papéis ficarão inibidos, necessitando, posteriormente, ser resgatados (função do psicodrama).


ID
2328772
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia de um paciente teve início com uma explicação lógica sobre o surgimento e a manutenção do problema do paciente, que começa a ser desenvolvida na primeira entrevista e vai sendo aprimorada ao longo das demais sessões, ou seja, iniciou com a elaboração

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Gabarito D) COGNITIVA. Quando a questão traz que "o paciente recebeu uma explicação lógica sobre o surgimento e manutenção do seu problema" lógico que o terapeuta está coordenando a sessão, dominando, o que se trata de uma TERAPIA DIRETIVA, que dentre as opções só poderia ser a alternativa D.

  • TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - INÍCIO DO PROCESSO TERAPÊUTICO - CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA

    Conceitualização Cognitiva

    --> explicação lógica sobre o surgimento e a manutenção do problema do paciente

    --> começa a ser desenvolvida na primeira entrevista e vai sendo aprimorada ao longo das demais sessões

    IN: CORDIOLI - LIVRO: PSICOTERAPIAS E ABORDAGENS ATUAIS PG 265

  • TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - INÍCIO DO PROCESSO TERAPÊUTICO - CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA

    Conceitualização Cognitiva

    --> explicação lógica sobre o surgimento e a manutenção do problema do paciente

    --> começa a ser desenvolvida na primeira entrevista e vai sendo aprimorada ao longo das demais sessões

    IN: CORDIOLI - LIVRO: PSICOTERAPIAS E ABORDAGENS ATUAIS PG 265


ID
2328976
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Associe os teóricos elencados abaixo às suas respectivas linhas de abordagem acerca dos grupos.

I) Moreno

II) Kurt Lewin

III) Mayo

IV) Bion

V) Pichón Rivière

VI) Guattari

( ) O fator grupo torna-se um instrumento para solução de conflitos em organizações.

( ) A intervenção grupal visa liberar a espontaneidade e a criatividade e propicia o conhecimento para operar transformações.

( ) A dimensão do inconsciente é crucial na compreensão dos conflitos grupais.

( ) A análise, como método de intervenção, destina-se não a indivíduos ou conjuntos de indivíduos, mas aos processos de funcionamento social.

( ) O grupo é irredutível aos indivíduos que o compõe e o estudo do mesmo deve comportar as relações dinâmicas estabelecidas entre seus diferentes elementos.

( ) Um conjunto de pessoas só se estrutura enquanto grupo quando está operando sobre uma tarefa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • O fator grupo torna-se um instrumento para solução de conflitos em organizações. Mayo

    .

    A intervenção grupal visa liberar a espontaneidade e a criatividade e propicia o conhecimento para operar transformações. Moreno (Psicodrama / Teatro Terapêutico)

    .

    A dimensão do inconsciente é crucial na compreensão dos conflitos grupais. - Bion (Pressupostos Básicos)

    .

    A análise, como método de intervenção, destina-se não a indivíduos ou conjuntos de indivíduos, mas aos processos de funcionamento social. - Guattari.

    .

     O grupo é irredutível aos indivíduos que o compõe e o estudo do mesmo deve comportar as relações dinâmicas estabelecidas entre seus diferentes elementos. - Kurt Lewin (Teoria do campo e da Dinâmica de grupo)

    .

    Um conjunto de pessoas só se estrutura enquanto grupo quando está operando sobre uma tarefa - Pichon Rivière

  • GABARITO C Acertei por eliminação... sabendo aspectos gerais dos autores Moreno e Pichon cheguei à resposta correta.

ID
2496790
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma vivência básica e significativa no processo de envelhecer são as perdas. Jerusalinski (2001) ao abordar a consequência das perdas, lista algumas, como a perda dos pais reais, a diminuição da potência, a perda dos pares, a degradação do corpo e o diálogo com a morte (a última perda, a perda de si mesmo). Esse referencial teórico está subsidiado por uma teoria psicológica do envelhecimento. Qual é essa teoria?

Alternativas
Comentários
  • Contextualizando...

     

       O envelhecimento deve ser encarado como um processo, como uma etapa do desenvolvimento humano, tal qual a adolescência e a puberdade que  tal qual a adolercência e a puberdade que como etapas do desenvolvimento são reconhecidos pelo outro, pela sociedade, pelo espelho, que mostram as marcas que o tempo produz. Pode ser também definido como um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano. Embora pareça estranho comparar a velhice com a dolescência, tal paralelo é possível, tendo em vista serem estes os períodos do desenvolvimento humano em que mais se evidenciam a presença dos processos biológicos e subjetivos. 

     

      O envelhecimento provoca modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém é na velhice que esses processos se evidenciam. Esta é uma terapia da vida que implica em uma diversidade de sentidos e significados culturais decorrentes das particularidades dos contextos sociais em que o indivíduos são inseridos as alterações ocorridas no envelhecimento se acentuam, sendo a velhice, portanto, o resultado e o prolongamento do envelhecimento. 

     

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702008000100008

  • Boa questão no sentido de que o assunto é instigador, mas para se responder uma pergunta assim, na hora de uma prova de concurso público sem ter por base a leitura de determinado autor (nesse caso, Jerusalinsk) ou conhecimento sobre tal,  concerteza será bem complicado saber qual linha teórica e metodológica estará contida a resposta certa, pelo menos em relação as alternativas aí dadas, creio que a mais confiável (até mesmo pelo estilo linguístico do enunciado) para se marcar seria a psicanálise, mas, deve-se levar em consideração que este é um assunto universal no mundo de todas as abordagens psi. Por fim, a certa aí, é mesmo a Psicanálise.

  • Gabarito E) PSICANÁLISE. Jerusalinsck é uma das referências atuais e internacionais no campo da Psicanálise.

  • enunciado: são as perdas. Jerusalinski (2001) ao abordar a consequência das perdas, lista algumas, como a perda dos pais reais, a diminuição da potência, a perda dos pares, a degradação do corpo e o diálogo com a morte (a última perda, a perda de si mesmo).

    E. PSICANÁLISE


ID
2553418
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto do método psicodramático, a espontaneidade tem um papel fundamental e se materializa em diversas características. Entre estas, estão:

Alternativas
Comentários
  • Admite respostas C e D.

    Moreno (2003) considera quatro expressões de espontaneidade: qualidade dramática – confere novidade e vivacidade a repetições; criatividade – criação de novas obras e invenções, nascimento e criação de uma nova criança, criação de novos ambientes sociais; originalidade – livre fluxo de expressão como variações da conserva cultural; adequação de resposta – resposta adequada a novas situações, aptidão plástica de adaptação, mobilidade e flexibilidade do eu.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932011000100011

  • sim, tem duas alternativas certas! C e D


ID
2574673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da personalidade e a aspectos relacionados a esse tema, julgue o próximo item.

De acordo com as contribuições do psicodrama, a aquisição da cognição seria decorrente do processo de imitação.

Alternativas

ID
2574760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia breve, julgue o item a seguir.

Um dos objetivos do psicodrama é fazer o paciente retornar, em um tempo mínimo, às condições psíquicas anteriores à doença, estimulando-se a aceitação da realidade do seu “ser-no-mundo”, de modo a reintegrá-lo na cultura e ajudá-lo a manifestar o seu potencial.

Alternativas

ID
2725984
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando um terapeuta enfatiza a importância de um clima emocional de apoio no ambiente terapêutico e trabalha para clarificar, ao invés de interpretar, os sentimentos expressados por seus pacientes, ele adota estratégias da

Alternativas
Comentários
  • *LETRA D*

    Terapia centrada no cliente de Carl Rogers

  • também conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

  • A abordagem psicodramática também age assim. Aí é ter bom senso pra pensar o que o examinador quer.
  • Não confundir que também pode ser o psicodrama, apesar do psicodrama também ser uma das abordagens humanista sabemos que este, a acp e a gestat tem suas especificidades e conceitos próprios. Também fica claro pelo que o enunciado está se referindo que só pode ser a ACP, pois fala em clima emocional de apoio. Rogers sempre enfatizou que o que promove a mudança não é a técnica em si, os instrumento técnicos, mas sim um tipo de relação de ajuda que quando presente propicia um clima facilitador para o crescimento e a auto direção do organismo, esse clima psicológico está presente quando existem três condições facilitadoras por parte do terapeuta: consideração positiva incondicional, congruência e compreensão empática. A questão de clarificar se confirma em função de que o terapeuta não pergunta o porque, mas como, como o cliente se sente em relação ao que está sentindo e para clarificar os sentimentos do cliente ele faz uso da compreensão empática. Nas palavras de Rogers:

    Também acho que a relação é significativa na medida em que sinto um desejo contínuo de compreender - uma empatia sensível com cada um dos sentimentos e comunicação do cliente como estes lhe parecem no momento. Aceitação não significa muito até que envolva compreensão. É somente à medida que compreendo os sentimentos pensamentos que parecem tão terríveis para você, ou tão fracos, ou tão sentimentais, ou tão bizarros - é somente quando eu os vejo como você os vê, e os aceito como a você, que você se sente realmente livre para explorar todos os caminhos recônditos e fendas assustadoras de sua experiencia interior (...)

  • É necessário relacionar as alternativas entre elas e com o enunciado para se obter uma resposta objetiva:

    a) abordagem analítica se difere das demais por sua característica extremamente interpretativa

    b) psicossomática não tem como foco a relação pessoa/terapeuta, e sim pessoa/sintoma

    c) psicodramática dá ênfase nos actings e papéis da pessoa, embora também seja humanista

    d) centrada no cliente criou esse referencial explicitado no enunciado (aqui você vê a prioridade dela sobre a psicodramática)

    e) comportamental não qualifica o cliente como portador de saber sobre si mesmo.


ID
2744134
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama, conjunto de técnicas que objetiva expressar e desenvolver uma existência autêntica, espontânea e criativa, foi criado por

Alternativas
Comentários
  • Quando você teve uma professora top que ministrou essa matéria, não tem como esquecer quem criou o psicodrama.

    ALTERNATIVA - C.

  • Uma questão dessas não cai na minha prova. kkk

    Que vida tirana!

  • O psicodrama é um método de trabalho que se propõe a investigar os fenômenos psicológicos através da ação, isto é, um modelo terapêutico que explora a representação dramática, que possibilita o livre desempenho de papéis e seus vínculos, trabalhando para ampliá-los. Pode ser definido como uma ciência que busca a verdade por meio de métodos dramáticos e usa a ação como uma forma de investigar a alma humana.
    O método foi criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974) um psiquiatra romeno que viveu na Áustria e nos Estados Unidos. Assim, essa forma de trabalho surge no teatro de improviso. No ano de 1925 o psiquiatra fundou o Teatro da espontaneidade, no qual, convidava, ousadamente as pessoas para exporem sua história de forma espontânea.

    GABARITO: C

ID
2755027
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos tratamentos indicados para os transtornos de humor é aquele que ensina os pacientes a examinar cuidadosamente seus processos de pensamento e a reconhecer erros “depressivos”. Trata-se da Terapia

Alternativas
Comentários
  • C- Terapia cognitiva

  • A Terapia Cognitivo Comportamental parte da premissa de que cognições disfuncionais influenciam de maneira significativa na manutenção das psicopatologias. Desta forma, a modificação de pensamentos automáticos, crenças intermediárias e centrais possibilitaria a flexibilização dos quadros psicopatológicos observados nos pacientes. Assim, busca auxiliar o indivíduo a reconhecer padrões de pensamento inadequado e comportamento disfuncional, por meio de discussão sistemática e tarefas comportamentais cuidadosamente estruturadas para ajudar os pacientes a avaliar e modificar tanto seus pensamentos, quanto seus comportamentos em questão. Utiliza-se de um processo terapêutico chamado reestruturação cognitiva que ensinar os pacientes a modificar pensamentos disfuncionais, distorções cognitivas e crenças limitantes, por pensamentos e crenças mais adaptativas, realistas e funcionais. 

    Indiscutivelmente, acredita-se que uma combinação de Terapia Cognitiva e medicação antidepressiva parecem ser melhor que uma das alternativas isoladamente, e muitos estudos em psicologia e psiquiatria apontam, inclusive, que a Terapia cognitivo Comportamental é tão efetiva quanto à medicação no tratamento da depressão, mesmo as mais graves.

    GABARITO: C

  • Terapia Cognitiva é um sistema de psicoterapia, proposto e desenvolvido pelo Dr. Aaron Beck e seus colaboradores, que integra um modelo cognitivo de psicopatologia e um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas baseadas diretamente nesse modelo.

    (...)

    Fundamentada no princípio básico da TCC e, em particular, na hipótese de primazia das cognições sobre as emoções e comportamentos, em TCC busca-se a reestruturação cognitiva, a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas. Inicialmente, objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham. Ao longo do processo terapêutico, no entanto, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas.

    Fonte:Sobre A TC - Terapia Cognitiva Ou TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental. Dra. Ana Maria Martins Serra, PhD - Instituto de Terapia Cognitiva, São Paulo, SP. Em: http://www.itcbr.com/oque.shtml

  • Modelo Cognitivo (Beck et al - 1997) - Elementos básicos

    1- Tríade Negativa: tendência de a pessoa deprimida possuir uma visão negativa de si mesma, uma visão negativa do presente e uma visão negativa do futuro

    2- Distorções Cognitivas: erros sistemáticos nas percepções e nos processos de informação caracterizam as experiências do indivíduo de forma absolutista, invariante e irreversível..

    Terapia Cognitivo Comportamental - Objetivos

    1-Auxiliar o paciente a identificar pensamentos disfuncionais/erros Cognitivos

    2-Buscar flexibilização do pensamento, a partir da modificação dos erros Cognitivos.

    3-Criar pensamentos alternativos mais adaptativos para substituir os pensamentos que causam sofrimento ao paciente.

  • Ensinar = TCC.


ID
2942509
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Lapassade apresenta um histórico sobre os grupos, organizações e instituições, descrevendo as fases A, B e C. Alguns fatos são relatados em cada uma destas fases. Um dos fatos da fase B foi o surgimento do(a):

Alternativas
Comentários
  • Bizuzinho:

    Fase A: Psicossociologia, meio que "a soma dos indivíduos".

    Fase B: Sociometria, o indivíduo em interação

    Fase C: Não diretividade, fase em que as coisas são mais fluidas no vir-a-ser

  • Sociometria está na fase B, base da abordagem do psicodrama de Moreno é a sociometria.

    Gabarito: Letra C


ID
2999035
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conhecido experimento “João Bobo”, de Albert Bandura, utilizou a teoria social do aprendizado para entender melhor:

Alternativas
Comentários
  • Entre os anos 1961 e 1963, o psicólogo canadense Albert Bandura realizou um experimento para analisar o comportamento das crianças ao ver modelos adultos mostrando comportamentos agressivos em relação a um boneco. Na verdade, o experimento do boneco João Bobo é a demonstração empírica de uma de suas teorias mais conhecidas, a teoria da aprendizagem social.

    LETRA - C

  • Vc sente muita raiva ao bater naquele boneco kkkk

  • Por que que o Albert Bandura está na classificação do Psicodrama?

  • Gab C

    Entre os anos 1961 e 1963, o psicólogo canadense Albert Bandura realizou um experimento para analisar o comportamento das crianças ao ver modelos adultos mostrando comportamentos agressivos em relação a um boneco.


ID
3059338
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os elementos que compõem a teoria envolta da dramatização no Psicodrama, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Moreno delimita duas possibilidades para o Acting-out: o irracional que tem lugar na própria vida do sujeito e o controlado que tem lugar na terapia.

    Gabarito: Letra C

  • Pra mim o núcleo do processo terapêutico é o palco.


ID
3059365
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Moreno, ao relatar o surgimento do Psicodrama, delimita quatro experiências fundamentais para a criação de sua teoria, são elas:

Alternativas
Comentários
  • A  brincadeira de ser Deus, a revolução nos jardins de Viena, a dramatização de 1° de abril e o caso Bárbara.

    http://www.machadosobrinho.com.br/2011/arquivos/material_dos_professores/ELB_PSIDRTT/Material_didatico/PsicodramaTeoriaeTcnica.pdf

    Gabarito: Letra E

  • Boa sorte pra quem for enfrentar essa banca hein! Deus me dibre


ID
3059383
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Moreno desenvolve a teoria de matriz de identidade. Sobre essa teoria é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Matriz de Identidade é todo o lugar que existe antes da criança, e que vai acolhê-la quando esta nascer.

    Matriz de Identidade concebida por Moreno como a “placenta social” onde é inserida a criança. Compreendo que Moreno não teve o objetivo de construir uma teoria do desenvolvimento, mas sim, contextualizar o processo de formação da identidade de um indivíduo que se constitui por meio das relações.

    Ele delineia as fases da Matriz de Identidade para mostrar o que chamou de processo de ‘matrização’ da criança inserida num contexto social e afetivo, geralmente uma família. A esse contexto ele chama de ‘placenta social’ e contém todos os aspectos culturais, sociais e afetivos que engendram esse núcleo de relações.

    Tassinari (1990) escreve em seu artigo: “É a esse processo de introdução de um novo integrante ao grupo familiar, e consequentemente re-acomodação deste, que dou o nome de matrização da identidade, responsável por um estabelecimento de padrão de relacionamento para todo o grupo. Esse padrão constitui o “status nascendi” de um modelo relacional.” (p. 99)

    REBOUÇAS, Rosana Maria de Sousa. Psicoterapia psicodramática com crianças: uma proposta socionômica. 2014. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/15271/1/Rosalba%20Filipini.pdf

    Gabarito: Letra A


ID
3059407
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dramatização é um dos recursos psicodramáticos utilizados na terapia. A teoria dos papeis é fundamental para que a dramatização possa ter não apenas um corpo teórico que a sustente, mas também parâmetros práticos para que o terapeuta possa conduzir seu paciente. Sobre o desenvolvimento de um novo papel em referência a espontaneidade no Psicodrama, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Moreno afirma quanto ao desenvolvimento de papéis: role taking, role playing e role creating, respectivamente, tomar, jogar e criar papéis.

    A criança, por exemplo, primeiro toma o papel de filha (imitação dos papeis existentes a partir de modelos),

    depois joga esse papel (exploração simbólica das possibilidades de representação do papel) e

    finalmente pode criar a partir dele mesmo (o desempenho do papel de forma espontânea.).

    Na teoria de papéis de Moreno, o sujeito alcança maior liberdade de ação quando os cria, quando consegue se desprender das conservas culturais e criar a partir delas. É estar inserido numa cultura, fazer parte do sócio e ter individualidade. Essa individualidade é mantida ou resgatada por meio da espontaneidade e criatividade.

    Com essa compreensão de sujeito que alcança sua identidade por meio do desempenho de papéis, entendo o trabalho de psicoterapia psicodramática baseado na teoria sociométrica, teoria de papéis e teoria da espontaneidade e criatividade.

    REBOUÇAS, Rosana Maria de Sousa. Psicoterapia psicodramática com crianças: uma proposta socionômica. 2014.

    https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/15271/1/Rosalba%20Filipini.pdf

    Gabarito: Letra B

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3059440
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas no Psicodrama estão fortemente baseadas nos períodos que Moreno designou como Universos. Esses Universos estão divididos em dois: o Primeiro Universo e o Segundo Universo. Sobre o Primeiro Universo é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Moreno faz uma pormenorizada descrição da evolução da imagem do mundo da criança, distinguindo:

    Matriz de identidade total: primeiro universo: tudo é um. As configurações estão configuradas pelos atos.

    Matriz de identidade total diferenciada: segundo tempo do primeiro universo diferenciam-se as unidades, porém têm o mesmo grau de realidade, os indivíduos, os objetos imaginários e os reais.

    Gabarito: Letra B

  • onde encontro essa explicação de forma mais detalhada? Não consegui entender.

ID
3059443
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda sobre os Universos descritos por Moreno, a respeito do Segundo Universo, é correto que:

Alternativas
Comentários
  • 1. indiferenciação, é a busca da identidade, ou a identidade com o próprio cosmo, já que não há limites entre o eu e o mundo e a criança é um micro-universo dentro de um macro-cosmo, que vive apenas o momento, corresponde à técnica do duplo, que é a função da mãe. Segundo o psicodrama, o homem vive em função desta fase. Sua saúde é conseguida na medida em que ele recupera esta fase para fazer o movimento para a última etapa, é onde o indivíduo vai para a possibilidade do “encontro”, para a saúde. O movimento contrário, de retroação, é para a doença.

    2. reconhecimento do eu, é a busca da identificação, é o movimento para chegar ao “eu sou eu” , que corresponde à técnica do espelho, pois como fantasia e realidade ainda se misturam, através do solilóquio a criança se reconhece no espelho. Vale lembrar que em psicodrama, identidade e identificação são diferentes. A identificação é o movimento de se assemelhar aos outros, e só acontece depois da identidade formada. O reconhecimento do eu só se dá a partir da diferenciação do tu.

    3. reconhecimento do tu, que corresponde à técnica da inversão de papéis , pois só é possível conhecer o outro, colocando-se no lugar dele. Éaqui que pode aparecer as relações télicas e/ou transferenciais, porque as pessoas podem perceber a si e aos outros, ou então, transferir sentimentos de uma relação do passado para uma relação presente (papel complementar patológico, por relação transferencial.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3079633
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama e o sociodrama têm respectivamente por fundamentos

Alternativas
Comentários
  • O psicodrama e o sociodrama = relações interpessoais e as relações entre os grupos.

    ALTERNATIVA - E.


ID
3152860
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria social cognitiva de Albert Bandura apoiase, dentre alguns pressupostos, em um modelo que inclui fatores comportamentais, ambientais e pessoais, através do qual as pessoas têm a capacidade de regular suas vidas, transformando eventos transitórios em formas relativamente habituais de avaliar e regular seu ambiente social e cultural. Esse modelo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Comentários, plz!

  • Fatores triádico: pessoa, ambiente e comportamento. LETRA D.


ID
3157315
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o psicodrama, analise os itens abaixo:

I - A técnica foi criada por Jacob Moreno em 1930.

II – O psicodrama é ao mesmo tempo uma técnica psicoterápica e uma modalidade para melhorar as relações sociais.

III – O efeito esperado é antes de tudo catártico e a espontaneidade criativa é ativamente buscada.

IV – A sessão se desenrola em 5 tempos: o aquecimento do grupo, abstração seletiva, a ação dramática, dinâmica de grupo, a análise coletiva do jogo.

Está (ão) correto(s) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • II – O psicodrama é ao mesmo tempo uma técnica psicoterápica e uma modalidade para melhorar as relações sociais.

    III – O efeito esperado é antes de tudo catártico e a espontaneidade criativa é ativamente buscada.

  • I - (ERRADA) A técnica foi criada por Jacob Moreno em 1930./ (correção)Moreno fundou o Teatro da Espontaneidade, uma das bases para o psicodrama, em 2025 e antes desenvolveu outros trabalhos essenciais para a técnica.

    II – (CORRETA) O psicodrama é ao mesmo tempo uma técnica psicoterápica e uma modalidade para melhorar as relações sociais.

    III – (CORRETA) O efeito esperado é antes de tudo catártico e a espontaneidade criativa é ativamente buscada.

    IV – ( ERRADA) A sessão se desenrola em 4 tempos: o aquecimento do grupo, ramatização, compartilhamento, e processamento.


ID
3213298
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Paulistana - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Psicodrama, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 


( ) Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte, a psicologia e a ciência, mantendo os benefícios de todas elas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser cósmico.


( ) O psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existenciais, tanto quanto outras terapias vivenciais, como é exemplo também a Gestalterapia. Estas abordagens vivenciais têm como base ajudar o cliente a experienciar a sua existência, buscando a compreensão fenomenológica do ser existente. Partem do princípio de que o homem é construtor de si próprio e do seu mundo. O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autêntica, espontânea e criativa. Nas abordagens vivenciais, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa e à importância da relação terapeuta e cliente.


( ) No psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática porque o acting out é a oportunidade de exteriorizar o que o paciente trás de suas experiências internas. O acting out é terapêutico e se dá através da psicodramatização (não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é considerado uma forma de resistência). Através da atuação de uma situação, dentro dos limites terapêuticos, pode-se prevenir a atuação racional na própria vida.


( ) Na visão psicodramática, o homem que não encontrou sua liberdade, subordinando-se, impotente e inerte, às forças externas que o determinam, é o homem amarrado, travado, repetitivo, não espontâneo. Por outro lado, a perda da dimensão coletiva, tanto quanto a cegueira da sua inserção cósmica, pode acarretar-lhe equivalentes prejuízos, eventualmente observáveis em um individualismo exacerbado, talvez no assim chamado espontaneísmo - a não - espontaneidade.


( ) A catarse de integração é um processo mental, corporal, individual, coletivo. A catarse pode ser: revolucionária (quando revoluciona interiormente, mobilizando novos aprofundamentos), evolutiva (quando cresce gradualmente) e resolutiva (quando produz conscientizações e novas atitudes). No psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática porque o acting out é a oportunidade de exteriorizar o que o paciente trás, suas experiências internas e externas. O acting out é terapêutico e se dá através da psicodramatização (não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é considerado uma forma de resistência). Através da atuação de uma situação, dentro dos limites terapêuticos, pode-se prevenir a atuação irracional na própria vida.

Alternativas
Comentários
  • Comentários, plz!

  • Comentários!?

  • A primeira afirmativa não está certa?

  • "Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser bio - psico - social e cósmico. "

    Ramalho, Cybele M. R. Psicodrama e dinâmica de grupo. São Paulo, Ed. Iglu: 2010


ID
3293503
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Palco, sujeito, diretor, egos auxiliares e público são instrumentos utilizados em um método psicoterapêutico específico para psicoterapia de grupo em busca da catarse mental. Assinale a alternativa que apresenta essa abordagem de psicoterapia de grupo.

Alternativas
Comentários
  • Gente, atentem para um detalhe: a questão trouxe características com  palco, desempenho de papéis, dramatização, etc., associe sempre ao psicodrama. Palco,  sujeito,  diretor,  egos  auxiliares  e  público.
     O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro. A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que utilizam em seus tratamentos.
    Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.
    O palco é o cenário onde se desenvolve a cena; o sujeito é o protagonista; o diretor o que conduzirá a cena; os ego-auxiliares, que serão os encarregados de encenar os personagens, contracenando, com o protagonista, os personagens reais ou fantasiosos, aspectos do paciente, símbolos do seu mundo; e o público são aqueles que estarão assistindo a cena.

    GABARITO: B

ID
3293512
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O êxito do Psicodrama terapêutico depende de um pré‐requisito indispensável que pode ser perturbado pela desarmonia entre os egos auxiliares. Esse pré‐requisito é nomeado por Moreno, pai do psicodrama, como

Alternativas
Comentários
  • A tele consiste, basicamente, na capacidade de diferenciar pessoas, coisas e objetos como partes separadas de si mesmo e comunicar-se empaticamente com elas. O ser humano pode responder a esta sensação de separatividade com afeto, rejeição ou neutralidade vincular, sendo esta última indiferença ao outro, seja por falta de proximidade física, conhecimento emocional ou diferenças de interesses e valores sócio-culturais. Seguindo esta leitura do conceito de tele, a capacidade de fazer diferenciações está diretamente ligada aos processos de desenvolvimento infantil e as respostas espontâneas para a formação de vínculos (afeto, rejeição, indiferença) sofreriam estas influências.  

  • O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro. A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que a utilizam em seus tratamentos.
    Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.
    O palco é o cenário onde se desenvolve a cena; o sujeito é o protagonista; o diretor o que conduzirá a cena; os ego-auxiliares, que serão os encarregados de encenar os personagens, contracenando, com o protagonista, os personagens reais ou fantasiosos, aspectos do paciente, símbolos do seu mundo; e o público são aqueles que estarão assistindo a cena.
    O Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa), Co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em "estado inconsciente") e Matriz de Identidade (lugar do nascimento).
    Um desarmonia entre os egos auxiliares é capaz de perturbar a capacidade de perceber o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas, ou seja, a tele.
    GABARITO: E

ID
3293515
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O uso de métodos dramáticos como meio psicoterapêutico é realizado por uma abordagem. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa abordagem.

Alternativas
Comentários
  • Gente, atentem para um detalhe: a questão trouxe características com  palco, desempenho de papéis, dramatização, métodos dramáticos, etc. Associe sempre ao psicodrama. Palco,  sujeito,  diretor,  egos  auxiliares  e  público.
     O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro. A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que utilizam em seus tratamentos.
    Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.

    GABARITO: D

ID
3357160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As análises funcional e topográfica de cada caso constituem etapas do diagnóstico clínico no caso da psicoterapia de base

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • A Análise Funcional envolve o levantamento sistemático de variáveis antecedentes e consequentes para a explicação do comportamento, de acordo com o modelo de seleção por consequências. Para a análise do comportamento, nas mais variadas tipografias (formas do comportamento) as ações são selecionadas pelas consequências que estas têm no ambiente. A função do comportamento seria a relação entre uma determinada performance e o produto desta, seja pelo acréscimo de alguma variável, ou a retirada de alguma variável.
    Tal análise baseia-se nas teorias comportamentais.

    GABARITO: E


  • LETRA E

    Para a Análise do Comportamento, podemos compreender:

    ----------Analise Topográfica dos Comportamentos: como sendo a descrição dos comportamentos emitidos pelo sujeito. Assim, ela buscar conhecer os comportamentos, sua frequência e em que contexto são emitidos. É uma análise mais descritiva.

    ---------Análise Funcional dos Comportamentos: para além de conhecer e descrever os comportamentos, a Análise Funcional buscar compreender como esse comportamento foi selecionado e qual a função que ele desempenha na vida do sujeito. Assim, temos um aprofundamento do estudo comportamental, focado na tríplice contingência;

    A grasso modo, podemos exemplificar a situação a seguir:

    Ex: Sujeito com comportamentos depressivos.

    Análise Topográfica: baixo repertório verbal; fadiga; insônia; falta de ânimo; choro recorrente (são as descrição dos comportamentos de "depressão").

    Análise Funcional: Quais fatores podem estar contribuindo para o quadro depressivo? Quais são as contingências envolvidas? Quais esquemas de reforçamento e punição estão presentes nesse comportamento de depressão?

    Enfim, espero ter ajudado. Bons estudos

  • Vamos la. A Analise funcional é método de compreensão do comportamento, e ela está dentro da teoria BEHAVIORISTA. VEJA

    "Uma formulação das interações entre um organismo e o seu meio ambiente, para ser adequada, deve sempre especificar três coisas: 1) a ocasião na qual ocorreu a resposta, 2) a própria resposta e 3) as consequências reforçadoras. As relações entre elas constituem as 'contingências de reforço'" (Skinner, 1975, p.182).

    A palavra "topográfica" (me confundi com as teorias de Freud af) faz parte de um todo dentro do diagnóstico funcional . No interior de abordagens comportamentais, o estruturalismo pode se sugerir, quando a análise tem como foco a especificação topográfica do comportamento, em detrimento das relações funcionais entre organismo e ambiente.


ID
3493612
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao fenômeno transferencial na prática clínica, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
3538159
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as diversas teorias e técnicas psicoterápicas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.

II. Embora o elemento central na compreensão dos problemas do indivíduo seja a cognição, a Terapia Cognitiva Comportamental reconhece a interação recíproca entre pensamentos, estados de humor, comportamento, reações físicas e o ambiente.

III. Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser biopsicossocial e cósmico.

IV. Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou repressão. E chamou de resistência o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos localizam-se no subconsciente.

V. A Sensibilização encoberta na Terapia Comportamental, consiste, primeiramente, em identificar os sinais iniciais ou estímulos, como, por exemplo, sinais de excitação sexual (uma criança com certas características ou uma situação propícia) em indivíduos com pedofilia ou exibicionismo. Depois disso, treiná-los a imaginar uma cena aversiva (sentir náusea e vomitar; depor sobre seu ato na delegacia; sua família descobrir seu comportamento). Essa fantasia é usada sempre que estímulos iniciais são identificados, bloqueando a excitação e impedindo a grave sequência de comportamentos indesejáveis. Isso controla o aspecto emergente do problema, permitindo a abordagem de outras dificuldades pela psicoterapia.

Alternativas

ID
3571954
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um sociograma é um instrumento usado para medir a coesão  social, entretanto ele não revela o(a)  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Com esse instrumento, não há como saber a relação de coesão e desempenho da equipe. O que se sabe é:

    Existem quatro etapas para a aplicação do teste sociométrico, a saber: (a) os componentes do grupo devem escolher o critério a ser mensurado de forma consensual; (b) cada indivíduo deve fazer escolhas positivas, negativas e indiferentes, explicando o motivo; (c) o grupo deve indicar como será escolhido por cada um e o porquê; e, (d) leitura de cada uma das escolhas e elaboração do Sociograma, que é a representação gráfica daquilo que os indivíduos concordaram e discordaram entre si. Após esse momento, é necessário tempo e espaço adequado para que, se for o caso, haja confronto e esclarecimento entre as pessoas, para uma posterior elaboração individual e grupal.


ID
3601549
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2011
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacione a Coluna 1, referente aos diferentes modelos de psicoterapia, com a Coluna 2, que contém algumas das técnicas que lhes são concernentes:


Coluna 1 Modelos de psicoterapia 

1. Psicodrama 

2. Gestalt-Terapia 

3. Psicanálise 

4. Terapia Cognitivo Comportamental


Coluna 2 Técnicas 

(  ) Técnica da exposição; técnica de manejo de ansiedade; reestruturação cognitiva. 

(  ) Técnica da concentração; conscientização; tomar contato. 

(  ) Técnica do duplo, técnica do espelho, inversão dos papéis. 

(  ) Associação livre; análise dos sonhos; interpretação da resistência.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:

Alternativas

ID
3612886
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Psicodrama, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


I. O psicodrama nasceu como uma abordagem sócio-psicoterápica construída por Jacob Levy Moreno (1889- 1974) na primeira metade do século passado. Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser bio - psico - social e cósmico.

II. O psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existenciais, tanto quanto, outras terapias vivenciais, como é exemplo também a gestalt - terapia. Estas abordagens vivenciais têm como base ajudar o cliente a experienciar a sua existência, buscando a compreensão fenomenológica do ser existente. Partem do princípio de que o homem é construtor de si próprio e do seu mundo. O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autêntica, espontânea e criativa. Nas abordagens vivenciais, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa e à importância da relação terapeuta e cliente.

III. A teoria da criatividade é o núcleo dinâmico da teoria de Moreno. Em sua dimensão filosófica é a criatividade que explica a constante espontaneidade do mundo e a concepção do homem como “gênio em potencial”. O ser humano vive em estado de perpétua originalidade e de adequação pessoal e existencial à realidade em que vive. Busca naturalmente a liberação da espontaneidade, mas, por outro lado, busca a segurança do imutável (das conservas culturais). A criatividade é um catalisador e não uma energia acumulável, não se conserva e, para Moreno, é um catalisador essencial ao ser humano.

IV. A catarse de integração é a catarse do ator e do criador. Tenta limpar o passado da sua vigência no presente. Ela é precipitada pela “concretização” na ação psicodramática. A integração é o próprio processo, muitas vezes parcial, gradual, lento e penoso. Após a catarse, o passado é restituído ao passado e deixa de determinar o presente, mas integra-se a ele. A catarse de integração devolve ao sujeito sua liberdade criadora. Novo universo é visualizado. Num grupo, a catarse integra intencionalidades, intersubjetividades e intuições do co-inconsciente grupal. A catarse de integração é um processo mental, corporal, individual, coletivo.

V. O conceito de realidade primária é fundamental e foi introduzido no psicodrama para ajudar na apresentação da verdade pessoal do protagonista. Nela, o protagonista representa a sua verdade na forma objetiva e subjetiva, ou seja, não é apenas o que realmente aconteceu, mas o que nunca ocorreu embora tenha sido desejado, temido ou admirado: o desconhecido, o não-dito, o não-nascido, o sonho, esperanças, as sensações de dèja vu, medos, desapontamentos, expectativas e desejos frustrados. O que conta é o que parece "fenomenologicamente" verdadeiro para o protagonista, faz parte da verdade pessoal do protagonista e da sua experiência singular da realidade, portanto, tem validação existencial.

Alternativas
Comentários
  • Dessa banca eu só espero esses absurdos...


ID
3613573
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto do método psicodramático, a espontaneidade tem um papel fundamental e se materializa em diversas características. Entre estas, estão:

Alternativas

ID
3617425
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Franco  (2000)  descreve  as  fases  do  procedimento  de psicodrama na utilização de um jogo dramático e aponta as  contribuições  dessa  abordagem  no  ambiente  esportivo.  Quanto  à  prática  do  psicodrama  no  esporte,  assinale  a  alternativa correta.   

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A.

    Erros das demais:

    B) O processo de desenvolvimento de papéis passa por três fases. No role PLAYING, as pessoas treinam papéis; O role taking ("to take", tomar) os papéis são dados. Ex.: Quando um novo membro chega a uma família e a ele/a é dado o papel de filho/a, então ele/a toma o papel para si.

    C) O papel, segundo Moreno, refere-se ao sentimento e ao conhecimento da situação HIPOTÉTICA das pessoas envolvidas em uma situação;

    D) No jogo dramático, o DIRETOR é aquele que dirigem produz e analisa os dados que emergem do grupo; (Há um vídeo no Youtube com o próprio Dr. J.L.Moreno explicando os componentes do jogo dramático)

    E) No jogo dramático, o AQUECIMENTO ocorre quando o grupo se prepara para uma nova situação, desafio ou reflexão;


ID
3636085
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Santa Fé - PR
Ano
2015
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às técnicas e recursos psicodramáticos, assinale a alternativa CORRETA:


I. “Drama” significa “ação”, em grego. Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana
mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis. Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades.

II. O Psicodrama é uma parte de uma construção muito mais ampla, criada por Jacob Levy Moreno, a Socionomia.

III. A Sociometria, por meio do teste sociométrico, mensura as escolhas dos indivíduos e expressa-as em gráficos representativos das relações interpessoais, possibilitando a compreensão da estrutura grupal.

IV. A Sociodinâmica investiga a dinâmica do grupo, as redes de vínculos entre os componentes dos grupos.

Alternativas
Comentários
  • Socionomia

    sociomentria

    Psicodrama

    ate onde sei


ID
3707365
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Disciplina
Psicologia
Assuntos

-“O psicodrama pode ser definido como a ciência que explora a ‘verdade’ por métodos dramáticos” (MORENO, 2006). Segundo Moreno (2006), são instrumentos que o psicodrama usa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Psicodrama não utiliza o Observador como instrumento.


ID
3719089
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual é a abordagem terapêutica mais indicada para aqueles pacientes que apresentam quadros de transtorno do pânico, fobia, transtorno alimentares, disfunções sexuais e autismo?

Alternativas
Comentários
  • A- terapia comportamental.


ID
3719671
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama Terapêutico, define como eixo central de sua teoria o desenvolvimento da

Alternativas

ID
3742528
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama pode ser definido como o conjunto de técnicas que visa a expressar e desenvolver uma existência autêntica, espontânea e criativa. Assinale a alternativa que indica o nome de seu criador:

Alternativas

ID
3742534
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para pacientes que sofrem de transtornos alimentares, disfunções sexuais, autismo e transtorno do pânico, qual é a abordagem terapêutica mais adequada?

Alternativas
Comentários
  • É sério isso produção?? kkkkk

    Gabarito: A

    Não concordo com o item, porque esse negócio de "abordagem mais adequada" não faz sentido nenhum pra mim.. todas abordagens podem ser úteis nos quadros elencados, maaaas.. pra matar a questão é só ir na comportamental sempre que tiver alguma questão desse tipo.. #reflitam


ID
3754156
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um casal, sentado em um sofá, discute sobre a mãe da esposa, o que parece deixar o marido zangado. O terapeuta supôs que o marido via a sogra como um elemento perturbador da relação. Sem avisar, o terapeuta dá um pulo e se coloca entre o casal, obstruindo a visão que o marido tem da esposa, para ilustrar essa situação. Essa conduta é própria da abordagem

Alternativas
Comentários
  • Alguém para explicar?

  • De acordo com Melo et. al, em seu artigo "Gestalt-Terapia: A definição de contato e a relação conjugala", a Gestalt foi por muito tempo, e ainda é considerada a terapia do contato. Atualmente é nomeada como Gestalt-Terapia, a qual teve como catedrático Fritz Perls em 1951, este adaptou os conceitos filosóficos da Gestalt para a prática de maneira simples e clara.  Ribeiro (1985) assegura que, “[...] a Gestalt-Terapia é uma proposta humanística de ver o homem em toda a sua plenitude, em pleno desenvolvimento de suas potencialidades".
    Com relação ao contato, Ribeiro (2007) enfatiza que; “[...] é pelo contato com o outro que me percebo como existente", isso vem a significar que a terapia do contato está presente nas relações intra e interpessoais dos indivíduos enquanto seres existenciais. Para Ginger, S. e Ginger, A. (1995) acentua que: “[...] a Gestalt, para além de uma simples psicoterapia, apresenta-se como uma verdadeira filosofia existencial, uma arte de viver, uma forma particular de conceber as relações do ser vivo com o mundo".
    Portanto contato é a troca de experiências, de sentimentos e/ou de relação não apenas com o outro, mas consigo mesmo e com o mundo, pois é pelo contato com o outro que me percebo como existente. Ribeiro (1985) relata que a pessoa deve ser vista em seu comportamento e compreendida a partir de sua visão dentro de um determinado campo com o qual ela se encontra relacionando.
    Por sua vez, Lopes (1987) descreve que mesmo em um momento inoportuno, ocorre contato, que provem de estímulos presentes. O que confere em modificações advindas do meio externo, que consequentemente altera o ser em seu aspecto biopsicossocioespiritual. Na teoria de Goodmam sobre o contato, este enfatiza quatro fases principais abordadas por Ginger, S. e Ginger, A. (1995) que são: 
    •    Pré-contato: fase de sensações, durante a qual a percepção ou excitação nascente em meu corpo, geralmente por um estímulo do meio, tornar-se-á a figura que solicita meu interesse.
    •    Tomar contato: fase ativa, no decorrer da qual o organismo vai enfrentar o meio. Trata-se aqui, não do contato estabelecido, ou seja, de um estado, mais sim de um processo.
    •    Contato final ou contato pleno: é o momento essencial de confluência saudável, de indiferenciação entre o organismo e o meio, entre o eu e o tu, momento de abolição da fronteira, unificação do aqui agora.
    •    Pós-contato ou retratação: fase de assimilação, que favorece o crescimento. 

    GABARITO: C
  • gostaria de uma explicação
  • pq não B?

  • Também vim atrás de explicação nos comentários.

  • não entendi... será que seria a figura fundo da esposa?

  • GABARITO ALTERNATIVA C

    (só não entendi pq kkkkk)

  • A postura de um Gestalt-terapeuta é acima de tudo, a de criatividade, principalmente com os elementos presentes do aqui e agora. No caso em questão, creio que o terapeuta, quis representar a figura da sogra, colocando-se entre os dois (talvez representando o que a sogra é na relação)... essa vivência poderia fazer com que um dos cônjuges ou os dois tomassem alguma atitude, como por exemplo, tirando-o do meio deles, ou questionando o porquê disso (algo que deveriam fazer com a sogra para resolver o impasse...) .... depois daria o feedback do que havia ocorrido com a provocação...

    Espero ter contribuído


ID
3754183
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma sessão psicodramática, o protagonista não está conseguindo expressar o que sente. O ego-auxiliar adota a postura corporal do cliente e, a partir da sintonia emocional com ele, passa a expressar sentimentos e ideias, a fim de possibilitar um insight do protagonista. Essa técnica é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • E duplo. (Exprime emoções pelo ego e permite compreender a sua complexidade)

  • Duplo: ego auxiliar expressa o q paciente ñ está conseguindo expressar

  •  Duplo: Técnica psicodramática na qual o ego auxiliar adota a postura corporal do protagonista, em busca de uma sintonia emocional (fase imitativa); a partir daí, expressa questões, perguntas, sentimentos e ideias (fases interrogativa e afirmativa), com a intenção de fazer o paciente se identificar com a atuação do ego auxiliar, possibilitando o insight. DUPLO É UTILIZADO QUANDO O PROTAGONISTA OU OUTRA PESSOA ESTÁ NA CENA COM DIFICULDADES DE SE MANIFESTAR. O DUPLO FALA POR ESSA PESSOA, VERBALIZANDO SEUS SENTIMENTOS E SE POSICIONANDO CONFORME ESTE SUJEITO.

  • Espelho: o algo auxiliar espelha o protagonista em seus movimentos e expressões. O

    protagonista passa a se assistir na cena, mas fora dela.

    • Duplo: o ego auxiliar imita a postura corporal do protagonista entrando em sintonia

    emocional com ele, para colocar em palavras o que o protagonista evita dizer ou não

    consegue ter consciência.

    Inversão de papéis: trocar o papel do protagonista com o de seu interlocutor.

    Solilóquio: é pedido ao protagonista que fale em voz alta o que está pensando


ID
3890677
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Moreno (2006), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Moreno não trata de papéis psicossomáticos, mas sim PSICODRAMÁTICOS.


ID
3899413
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pessoas nascem dentro de um átomo social, formado por suas famílias imediatas ou, como Moreno denominou, seus grupos-modelo. O átomo social de uma pessoa é um construto dinâmico que cresce, muda e, muitas vezes, encolhe, à medida que o indivíduo vai vivendo sua vida. Ele é espontâneo, momentâneo e se altera constantemente. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3935797
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que afirma-se abaixo, depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 ⃣  O método psicodramático também é um método sempre aberto a novas investigações, como é o fenomenológico. Por ser um método aberto, não se conclui que o método psicodramático seja caótico e desordenado, mas pelo contrário, ele permite acompanhar um mundo em constante movimento de criação.
 ⃣  Embora o elemento central na compreensão dos problemas do indivíduo seja a cognição, a Terapia Cognitiva Comportamental reconhece a interação recíproca entre pensamentos, estados de humor, comportamento, reações físicas e o ambiente.
 ⃣  Uma Gestalt é produto de uma organização e esta organização é o processo que leva a uma Gestalt. Com isso é possível refletir que a Gestalt-terapia é integrar todos esses pedaços e partes rejeitadas e alienadas do Self, como a personalidade, e fazer da pessoa um todo novamente.
 ⃣  O funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista: o psíquico (existe uma quantidade de energia que “alimenta” os processos psíquicos), o tópico (o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como “lugar” psíquico) e o dinâmico (no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas.
 ⃣  Psicodramatizar é um ato de busca, um processo de descoberta. É entrar no drama para desmascarálo, desmistificar sua trama, mergulhar nos mitos, enfrentar fantasmas, etc. Mas o drama sempre traduz e reproduz, em última instância, um momento sócio - histórico - político coletivo. A dimensão terapêutica está ancorada num comprometimento social e político, visto que o Psicodrama trabalha sempre considerando as relações indivíduo - grupo - sociedade, em três contextos: social, grupal e psicodramático.

Alternativas
Comentários
  • Banca sem criatividade, pega um trecho todo e altera 1 palavra... Exatamente assim...

    Embora o elemento central na compreensão dos problemas do indivíduo seja a cognição, a Terapia Cognitiva Comportamental reconhece a interação recíproca entre pensamentos, EMOÇÕES, comportamento, reações físicas e o ambiente.


ID
3943282
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No psicodrama, o paciente interpreta para o terapeuta no aqui e agora, sendo a interpretação do terapeuta:

Alternativas
Comentários
  • Diferente da psicanálise onde o terepeuta precisa interprertar o que passando com o paciente, no psicodrama a interpretação do terapeuta deve ser mínima, pois a atuação e o comportamento do paciente que vão nterpretar para o terapeuta

  • gab: B

    Resposta completa na página 98 da dissertação:

    https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/15923/1/Carla%20Regina%20Calderoni.pdf

    Obs.: a dissertação não permite CTRL C + CTRL V. kkkkkkk


ID
4006189
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É muito difícil trabalhar num local que inibe nossa espontaneidade, controlando as manifestações da subjetividade de forma invasiva ou preconceituosa. Em nome de um padrão ideal de comportamento, muitas empresas se esquecem que seus maiores parceiros são os próprios funcionários e que eles devem se sentir à vontade para exercitarem a autonomia. De acordo com a teoria de Jacob Levy Moreno, sobre a espontaneidade, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas

ID
4006192
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o século XX, surgiu, na psicologia, um amplo campo de práticas que auxiliam as pessoas a viverem em harmonia consigo mesmas e com o seu ambiente, possibilitando novas formas de autonomia e liberdade. Uma das mais notáveis práticas que surgiu no século XX foi chamada de psicodrama. Ao aplicar os pressupostos e os conceitos fundamentais da teoria do psicodrama de Jacob Levy Moreno, é correto afirmar que o principal objetivo é que o indivíduo  

Alternativas

ID
4874248
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre:

Alternativas
Comentários
  • O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro. A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que utilizam em seus tratamentos. Ela está presente em workshops, em centros de recuperação, em terapias e é utilizada como instrumento de avaliação em processos seletivos.

    fonte: https://febrap.org.br/o-que-faz-um-psicodramatista/

    :^]

  • Gabarito A.

    É arte e ciência, pois mescla a dramatização (arte) com ferramentas da psicologia (ciência).


ID
4874251
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Psicodrama, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Psicodrama surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser bio - psico - social e cósmico.
( ) O método psicodramático também é um método sempre aberto a novas investigações, como é o fenomenológico. Por ser um método aberto, pode-se concluir que o método psicodramático seja caótico e desordenado, mas mesmo assim, ele permite acompanhar um mundo em constante movimento de criação.
( ) No psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática porque o acting out é a oportunidade de exteriorizar o que o paciente trás de suas experiências internas. O acting out é terapêutico e se dá através da psicodramatização (não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é considerada uma forma de resistência). Através da atuação de uma situação, dentro dos limites terapêuticos, pode-se prevenir a atuação racional na própria vida.
( ) O psicodramatista parte do princípio de que, somente revelando o drama que subjaz no comportamento é que se pode transformar a existência, que reproduz um drama humano coletivo. Assim, o psicodrama tem como função básica fazer brotar o sujeito espontâneo-criador, deixar eclodir a verdade de cada um, que jaz mascarada nos papéis, na trama, no enredo do drama individual, do qual são todos atores inconscientes.
( ) Psicodramatizar é um ato de busca, um processo de descoberta. É entrar no drama para desmascarálo, desmistificar sua trama, mergulhar nos mitos, enfrentar fantasmas, etc. Mas o drama sempre traduz e reproduz, em última instância, um momento sócio - histórico - político coletivo. A dimensão terapêutica está ancorada num comprometimento social e político, visto que o Psicodrama trabalha sempre considerando as relações indivíduo - grupo - sociedade, em três contextos: social, grupal e psicodramático.

Alternativas

ID
5203387
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem psicoterápica psicodramática é definida como um método de trabalho que se propõe a investigar os fenômenos psicológicos através da:

Alternativas

ID
5233612
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Kurt Lewin considera a dinâmica de grupo como um dos pilares das terapias grupais e acrescenta que os fenômenos grupais só se tornam inteligíveis ao observador que consente em participar da vivência grupal. Sobre o tema, assinale a alternativa que relaciona corretamente a teoria e a técnica de intervenção grupal:

1. Psicodrama.
2. Grupos Operativos.
3. Abordagem psicanalítica.

I. O meio pelo qual se trata de obter as modificações desejadas, como na análise individual, são as interpretações transferenciais. Contra-transferencialmente, a atitude de interpretar individualmente deve corresponder a uma defesa do terapeuta como consequência da ansiedade despertada pela ação envolvente do grupo, o qual procura evitar, como o fazem também os pacientes, atuando de acordo com a fórmula “dividir para reinar”.
II. Esse método utiliza cinco instrumentos principais para intervenção: a cena, o paciente, o diretor, os Ego-auxiliares e o público, ou seja, sua base consiste na concepção de que o Ego do indivíduo só se desenvolve com o auxílio dos “Egos Auxiliares” (figuras com quem se relaciona) e dessa forma, alcança naturalmente a etapa de desenvolvimento completo da técnica.
III. Consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Essa técnica pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).

Alternativas
Comentários
  • Palavras chaves das teorias contidas no texto que correlacionam com com as técnicas:

    Psicodrama:a cena, o paciente, o diretor, os Ego-auxiliares e o público

    Psicanálise:Interpretações transferenciais. Contra-transferencia

    Grupos Operativos:a tarefa implícita

  • Então a resposta é letra D? Saiu para mim que é a letra C.

  • acredito que seja a letra D


ID
5233945
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O psicodrama pode ser definido como a ciência que explora a ‘verdade’ por métodos dramáticos” (MORENO, 2006). Segundo Moreno (2006), são instrumentos que o psicodrama usa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Não há a presença de observador. Vejamos:

    "O Psicodrama é um método de Psicoterapia de grupo que se baseia em um modelo dramático e procedimentos teatrais (HOLMES, 1991, p.28). A estrutura da sessão do psicodrama é de: “o palco, o sujeito ou paciente, o diretor, o staff de assistentes terapêuticos ou egos auxiliares, e o público” (MORENO, 1997, p.18)."

    Fonte: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000000068.pdf


ID
5399959
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Com base no texto abaixo, aponte a qual psicoterapia está o autor referindo-se.
“Um Encontro de dois:
olhos nos olhos,
face a face.
E quando estiveres perto,
arrancar-te-ei os olhos e
colocá-los-ei no lugar dos meus;
E arrancarei meus olhos
para colocá-los no lugar dos teus;
Então ver-te-ei com os teus olhos
e tu ver-me-ás com os meus.”
Jacob Levy Moreno

Alternativas

ID
5411944
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Cukier (1992), no psicodrama terapêutico, a evolução da tomada de papel até a possibilidade de realmente experimentar ser o outro se dá através do aquecimento. O fato de o terapeuta emprestar sua voz à almofada que representa o próprio sujeito vai criando esse aquecimento e propiciando um “como se” mais substancial, em que aquela relação parece estar ocorrendo no aqui e agora. Nesta técnica o terapeuta tem a oportunidade de aprender o papel que ele vai desempenhar com o protagonista. Este vai experimentar muitas compreensões do outro.
A técnica em uso pelo terapeuta é:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • LETRA C - A inversão de papeis. É uma técnica central do psicodrama, permite o reconhecimento do outro. a espontaneidade da criação do papel do outro permite incorporar o outro e ajustar os suas vários comportamentos. É um exercício complexo e delicado. O protagonista tem todas as possibilidades de reconstruir o eu, mas tem que ter vontade de o fazer.

ID
5411950
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicodramatista inicia uma sessão semanal com seu paciente. Presentes na sala apenas os dois que, devidamente aquecidos, iniciam uma vivência utilizando as mais diferentes técnicas visando atingir uma catarse de integração. Satisfeito, o terapeuta encerra sua sessão. A técnica utilizada durante a sessão foi:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • psicodrama bipessoal = psicodrama a dois

ID
5508121
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em se tratando da abordagem psicodramática, que nome se dá ao pré-requisito indispensável que pode ser perturbado pela desarmonia entre os egos auxiliares? 

Alternativas

ID
5529595
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Psicodrama desenvolvido por J. L. Moreno vem contribuindo de maneira significativa nas avaliações e na intervenção em conflitos no contexto judicial.
Sobre a cena psicodramática pensada por Moreno na abordagem dos grupos, analise as afirmativas a seguir.

I. O protagonista é a pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização e que desenvolve no cenário o tema determinado pelo diretor.
II. O diretor é o psicoterapeuta do grupo e o diretor psicodramático, que facilita o bom desenvolvimento da cena dramática.
III. Egos-auxiliares são pessoas que contracenam com o protagonista, retratando no palco papéis requeridos pelo mundo do paciente.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • "O protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele".

    Fonte:

  • Moreno, tomando do modelo teatral seus elementos, distinguem, para a cena psicodramática, cinco elementos ou instrumentos:

    a) Cenário: neste continente desdobra-se à produção e nele podem-se representar fatos simples da vida cotidiana, sonhos, delírios, alucinações.

    b) Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em Psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele. Palavra e ação se integram, ampliando as vias de abordagem.

    c) Diretor: o psicoterapeuta do grupo é também o diretor psicodramático. O diretor do psicodrama está atento a toda informação ou dado que o protagonista dê, para incluí-la na cena, guia e ajuda a chegar à cena com espontaneidade.

    Uma vez começada a cena, o diretor se retira do espaço dramático e somente intervém se é necessário incluir alguma técnica, dando ordens ao protagonista ou ego-auxiliares.

    d) Público: é o grupo terapêutico Moreno distingue três procedimentos, segundo o objeto de estudo para se abordar quando se dramatiza: Psicodrama, tratamento dos conflitos individuais. Sociodrama, onde o objeto de estudo são os grupos sociais.

    e) Role playing: quando o Psicodrama é utilizado para a formação e treinamento de papéis profissionais e técnicos

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/metodo-psicodramatico/12375

  • • O DIRETOR é o psicodramatista, responsável pela condução do processo;

    • O EGO AUXILIAR é a pessoa que irá ajudá-lo nesse processo;

    • O PROTAGONISTA é o indivíduo que representa o grupo e suas questões;

    • O PALCO é o lugar físico em que a dramatização está tomando lugar; e,

    • Por fim, a PLATÉIA é composta de todos os demais integrantes do grupo.

  • Gab C

    I. O protagonista é a pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização e que desenvolve no cenário o tema determinado pelo diretor. Errado

    II. O diretor é o psicoterapeuta do grupo e o diretor psicodramático, que facilita o bom desenvolvimento da cena dramática.

    III. Egos-auxiliares são pessoas que contracenam com o protagonista, retratando no palco papéis requeridos pelo mundo do paciente.


ID
5550436
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodrama, desenvolvido por Jacob Moreno, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    "Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo."

  • A - Psicanálise

    B - Jung

    D - Jung

    E - Positiva

    Se eu estiver errada me corrijam, por favor.

  • A questão solicita conhecimentos sobre a teoria do psicodrama, de Moreno.


    O Psicodrama, preconizado por Jacob Moreno, tem nas representações dramáticas a diretiva para trabalhar com a exploração dos vínculos humanos, além  da ação associada ao discurso, e da representação dos conflitos, no momento presente, relacionando com o passado. Tem, como alicerces teóricos: espontaneidade, criatividade, a teoria dos papéis,  a tele, a empatia, o co-inconsciente, e a matriz de identidade. 


    1. ERRADA

    Trata-se de conceitos da psicanálise.


    1. ERRADA

    Essas são as ideias de Carl Jung.


    1. CERTA

    O psicodrama tem como diretiva principal os conceitos da teatralidade como processo de terapia grupal.


    1. ERRADA

    Também está citando Carl Jung


    1. ERRADA

    A teoria da motivação humana é de Abraham Maslow, teórico humanista.



    Gabarito da Professora: LETRA C.


  • Para Moreno, a realidade é construída pelo sujeito através de sua ação no mundo e significada através do outro. Isso é um movimento que implica interações grupais, os valores, a ética e a estética de um determinado grupo social. O psicodrama constrói a realidade através da imaginação que se concretiza na ação do representar. Representar enquanto ação dramática e não como epi-fenômeno, ou seja, algo que está no lugar de outra coisa. Nele, o sujeito está implicado integralmente no seu fazer, seja pela palavra, pelo sentir, pelo gestual do corpo, pela expressividade plástica, assim como o olhar do outro através do encontro, do compartilhar.

    FONTE: https://www.scielo.br/j/pcp/a/NnXBDytTdzxhYqfCvrMY8FG/?lang=pt


ID
5551648
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas:

I.A terapia familiar é indicada mesmo quando a família nega que estejam ocorrendo problemas familiares.

II.O reforço positivo é usado para controlar ou modificar o comportamento individual, mas nunca o comportamento coletivo.

III.O objetivo terapêutico do psicodrama é tentar recuperar cenicamente o momento em que um papel, cristalizado e adoecido, ainda não era conservado, o instante em que ainda estava situado no contexto que o engendrou (o momento da sua criação). Mas, se o psicodrama caminha em direção à origem, buscando cenas, é para recuperar o momento da criação, não para buscar "causas". A cena psicodramática deve oferecer novas possibilidades do protagonista se posicionar, mais criativamente - no aqui e agora da dramatização.

IV.Para Gestalt o comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comporta mental.

V.Na psicoterapia psicodinâmica breve, a qualificação breve refere-se a duração do tratamento e não a formulações técnicas.


Está(ão) CORRETO(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cordioli a Terapia Familiar é contra indicada Quando a família nega que há problemas familiares;

  • Reforço positivo: O  ocorre quando uma recompensa é dada para o comportamento desejado. Por exemplo, alguém com uma  pode conduzir o carro até a sua loja favorita. Compras na loja é o reforço positivo para o ato de dirigir.

  • Para a Gestalt o comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa forma (ou lei da pregnância- enxergamos da forma mais simples, simétrica e organizada possível, percebendo o todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos). O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comportamental.

    CORRETO