SóProvas


ID
1308655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da forma de contabilização e mensuração de itens patrimoniais, julgue os itens subsecutivos.

A expectativa de alta efetividade do hedge é condição para a adoção da hedge accounting.

Alternativas
Comentários
  • "8.7.5 Efetividade do hedge

    A efetividade do hedge é o grau em que a mudança no valor justo ou no fluxo de caixa do item objeto de hedge atribuível a um dado risco protegido é compen‐ sada pela mudança no valor justo ou fluxo de caixa do instrumento de hedge. A demonstração da eficácia da operação de hedge é um dos grandes desafios da entida‐ de para enquadrar a operação dentro da metodologia de hedge accounting. De acordo com as normas, a efeti‐ vidade deve ser mensurada prospectivamente, que diz respeito à efetividade esperada, e retrospectivamente, que diz respeito à efetividade observada após o início da operação. O método do teste de efetividade não é explicitado nas normas, mas precisa ser selecionado e documentado no início da operação e aplicado de ma‐ neira consistente no decorrer de seu prazo.

    A comprovação da eficácia de maneira prospectiva deve ser realizada pela demonstração da relação exis‐ tente entre os itens objeto e instrumento de hedge. As‐ sim, no início e ao longo da operação de hedge, essas re‐ lações devem ser avaliadas e documentadas. Para isso, são utilizados métodos estatísticos e econométricos que investigam o relacionamento entre as variáveis. Não há um método único a ser utilizado de acordo com os pro‐ nunciamentos, mas há a citação de métodos como o de correlação e o de regressão, que são métodos esta‐ tísticos bastante difundidos e utilizados na prática de algumas operações financeiras. "

     (FIPECAFI 150)

    FIPECAFI. Manual de contabilidade societária, 2ª edição. Editora Atlas, 2013-05-01. VitalBook file.

    The citation provided is a guideline. Please check each citation for accuracy before use.


  • "O hedge accounting, é um critério contábil que permite a uma entidade associar um derivativo ou outro instrumento financeiro que provê proteção ao valor justo ou aos fluxos de caixa (instrumento de hedge) de um item sob proteção (objeto de hedge).


    Com a utilização desse critério, é possível eliminar ou reduzir a volatilidade dos resultados da entidade.

    Um dos grandes desafios do uso da contabilidade de hedge, talvez o maior, tem sido o teste de efetividade. Entre outros aspectos documentais, para adotar o hedge accounting, uma empresa precisa manter a estrutura de hedge com efetividade entre 80% e 125%.


    O método mais comum para essa comprovação de eficácia é o dollar offset method, também conhecido como ratio analysis, que consiste na comparação da variação no valor justo do instrumento de hedge com a variação no valor justo do objeto de hedge.


    Os consultores e auditores, no geral, têm sido pouco criativos na elaboração de métodos para o cálculo de efetividade, e algumas vezes, aceitam uma efetividade diferente daquela realizada simplesmente por se prenderem mais ao método do que ao resultado."


    "FONTE: https://m2msaber.com.br/blog/avaliacao-da-eficacia-do-hedge"

  • Segundo o CPC 48, há requisitos para contabilização do hedge, dentre eles:

    "(...)

    c) a relação  de proteção atende a todos os requisitos de efetividade de hedge estabelecidos pelo CPC 48"

    Os requisitos de efetividade se dividem em:

    1. Haver relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.

    2. O efeito de risco de crédito não influenciar as alterações no valor que resultam dessa relação econômica.

    3. O índice de hedge da relação de proteção ser o mesmo que aquele resultante da quantidade do item protegido que a entidade efetivamente protege e a quantidade do instrumento de hedge que a entidade efetivamente utiliza para proteger essa quantidade de item protegido. Contudo, essa designação não deve refletir um desequilíbrio entre as ponderações do item protegido e o instrumento de hedge que criam inefetividade de hedge (independentemente de ser reconhecida ou não), resultando em resultado contábil inconsistente com a finalidade de contabilização de hedge.

    Trocando em miúdos o item 3 a partir da explicação do Professor Gilmar Possati: A EFETIVIDADE DE HEDGE ocorre quando as alteração no valor justo ou no fluxo de caixa do instrumento de hedge compensam as alterações no valor justo ou fluxo de caixa do item protegido.

    Gabarito: Certo

  • CPC 48

    Critérios de qualificação para contabilização de hedge (lembre-se que o CPC 48 é uma Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 9. Portanto, hedge accounting é o mesmo que contabilização de hedge)

    Efetividade de hedge

    (...)

    Frequência de avaliação dos requisitos de efetividade de hedge

    A entidade deve avaliar no início da relação de proteção, de forma contínua, se a relação de proteção atende aos requisitos de efetividade de hedge. No mínimo, a entidade deve realizar a avaliação contínua em cada data do balanço ou por ocasião de alteração significativa nas circunstâncias que afetam os requisitos de efetividade de hedge, o que ocorrer primeiro. A avaliação refere-se a expectativas sobre efetividade de hedge e, portanto, será somente prospectiva.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!