SóProvas


ID
1308985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de DAS (direct-attached storage), SAN (storage area network) e NAS (network-attached storage), julgue os próximos itens.

Os dispositivos NAS contêm um ou mais discos rígidos que, normalmente, são organizados em unidades lógicas de armazenamento ou por meio de RAID.

Alternativas
Comentários
  • Algumas características do NAS:

    O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos

    Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede

    Mais informações :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Network-Attached_Storage


  • Acredito que esta questão deveria ter sido anulada. Dispositivos NAS existem em diversos formatos... a banca entende que devemos considerar o formato NAS diskful, mas o formato NAS disless não vem com nenhum HD (alguns exemplos são os roteadores caseiros que vem com portas USBs e funcionam também como NAS). 

    Conclusão: a sentença diz: "Os dispositivos NAS contêm um ou mais discos rígidos[...]" mas o certo seria "Os dispositivos NAS podem conter um ou mais discos rígidos[...]"

  • Certo


    RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos, através do uso de HDs extras.


    O termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um computador dedicado a compartilhamento de arquivos através de NFS, CIFS ou DAFS (Direct Access Files). Cabe ressaltar que é um dispositivo dedicado exclusivamente ao compartilhamento de arquivos, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e desse modo liberando recursos de outros servidores.


    Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos (RAID) com a inteligência de uma pequena unidade de processamento. Nesse sentido, é possível adicionar armazenamento na rede sem ser necessário desligar o servidor.


    Em outras palavras, o termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um servidor de discos capaz de exportar áreas por protocolos como o NFS, CIFS ou até mesmo o HTTP. Para isto, é utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porém possui as desvantagens de congestionar o tráfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena.


    Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes.


    Fonte: PROFESSORA PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

  • errado! pq diz pode ter 1 ou +.. deve ter 2 ou mais.... erro brutal da banca nessa

  • O NAS fornece uma estrutura "pronta" de armazenamento em rede, com um ou vários discos rígidos, e podendo aplicar redundância (RAID) para garantir a integridade dos dados.

  • As tecnologias NAS são usadas como servidores de arquivos com sistema operacional e recursos de hardware especializados. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação.