-
Algumas características do NAS:
O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos
Sistemas NAS podem conter mais de um HD, podendo também contar com a tecnologia RAID
(Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a
responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo
liberando recursos de outros servidores desta rede
Mais informações :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Network-Attached_Storage
-
Acredito que esta questão deveria ter sido anulada. Dispositivos NAS existem em diversos formatos... a banca entende que devemos considerar o formato NAS diskful, mas o formato NAS disless não vem com nenhum HD (alguns exemplos são os roteadores caseiros que vem com portas USBs e funcionam também como NAS).
Conclusão: a sentença diz: "Os dispositivos NAS contêm um ou mais discos rígidos[...]" mas o certo seria "Os dispositivos NAS podem conter um ou mais discos rígidos[...]"
-
Certo
RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos, através do uso de HDs extras.
O termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um computador dedicado a compartilhamento de arquivos através de NFS, CIFS ou DAFS (Direct Access Files). Cabe ressaltar que é um dispositivo dedicado exclusivamente ao compartilhamento de arquivos, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e desse modo liberando recursos de outros servidores.
Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos (RAID) com a inteligência de uma pequena unidade de processamento. Nesse sentido, é possível adicionar armazenamento na rede sem ser necessário desligar o servidor.
Em outras palavras, o termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um servidor de discos capaz de exportar áreas por protocolos como o NFS, CIFS ou até mesmo o HTTP. Para isto, é utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porém possui as desvantagens de congestionar o tráfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena.
Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes.
Fonte: PROFESSORA PATRÍCIA LIMA QUINTÃO
-
errado! pq diz pode ter 1 ou +.. deve ter 2 ou mais.... erro brutal da banca nessa
-
O NAS fornece uma estrutura "pronta" de armazenamento em rede, com um ou vários discos rígidos, e podendo aplicar redundância (RAID) para garantir a integridade dos dados.
-
As tecnologias NAS são usadas como servidores de arquivos com sistema operacional e recursos de hardware especializados. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação.