SóProvas


ID
1309006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da rede privada virtual (VPN) e de suas formas de uso, julgue os itens subsequentes.

Em soluções modernas de VPN user-to-site, o processo de autenticação de um usuário remoto pode ser feito pelo servidor VPN ou este servidor pode delegar essa função a um servidor de autenticação. Nesse segundo caso, soluções de autenticação por certificação digital não são suportadas.

Alternativas
Comentários
  • VPNs (Virtual Private Networks) são redes que possibilitam um acesso privado de comunicação, utilizando-se redes públicas já existentes, como a Internet. O termo refere-se a combinação de tecnologias que asseguram a comunicação entre dois pontos, através de um "túnel" que simula uma comunicação ponto-a-ponto inacessível à "escutas clandestinas" e interferências.

    As VPNs podem ser usadas de duas maneiras. No primeiro caso, existe uma conexão (sempre através de um tunelamento via Internet) entre duas redes privadas como por exemplo, entre a matriz de uma corporação, em um ponto, e um escritório remoto, em outro ponto, ou entre a rede da matriz e a rede de um parceiro. Neste tipo de conexão, a manutenção do túnel entre os dois pontos é mantida por um servidor VPN dedicado ou por existentes INTERNET FIREWALLS. Na verdade, para estes exemplos, as VPNs podem ser encaradas como funções firewalls melhoradas. Este tipo de VPN é chamada de extranet.

    Outra forma de se usar uma VPN é conectando-se um computador remoto individual à uma rede privada, novamente através da Internet. Neste caso, a VPN é implementada através de um software dentro do computador remoto.

    Este computador poderá usar uma conexão dial-up local para conectar-se a Internet, possibilitando assim o alcance à rede privada.


    RESUMO:

    Existem dois tipos de conexão VPN:

    • VPN de acesso remoto
    • VPN site a site

  • Existem dois tipos de conexão VPN:

    VPN de acesso remoto;
    VPN site a site;

    VPN de acesso remoto

    As conexões VPN de acesso remoto permitem que usuários que estejam trabalhando em casa ou em trânsito acessem um servidor em uma rede privada usando a infra-estrutura fornecida por uma rede pública, como a Internet. Do ponto de vista do usuário, a VPN é uma conexão ponto a ponto entre o computador (o cliente VPN) e um servidor da organização. A infra-estrutura exata da rede pública ou compartilhada é irrelevante porque ela aparece logicamente como se os dados fossem enviados por um link particular dedicado.


    VPN site a site

    As conexões VPN site a site (também conhecidas como conexões VPN roteador a roteador) permitem que as organizações mantenham conexões roteadas entre escritórios independentes ou com outras organizações em uma rede pública enquanto ajudam a manter a segurança das comunicações. Uma conexão VPN roteada pela Internet funciona logicamente como um link dedicado de rede de longa distância (WAN). Quando as redes são conectadas pela Internet, como mostra a figura a seguir, um roteador encaminha os pacotes a outro roteador por meio de uma conexão VPN. Para os roteadores, a conexão VPN funciona como um link de camada de vínculo de dados.

    Uma conexão VPN site a site conecta duas partes de uma rede privada. O servidor VPN fornece uma conexão roteada com a rede à qual o servidor VPN está conectado. O roteador de chamada (o cliente VPN) realiza sua própria autenticação para o roteador de resposta (o servidor VPN) e, para autenticação mútua, o roteador de resposta realiza sua própria autenticação para o roteador de chamada. Geralmente, em uma conexão VPN site a site, os pacotes enviados de qualquer um dos roteadores pela conexão VPN não são originados nos roteadores.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731954(v=ws.10).aspx

  • apagou KKKKKKKKKK

  • Para quem não é assinante GAB: ERRADO

    Existem dois tipos básicos de VPN:

     1. VPN de acesso remoto

    A VPN de acesso remoto permite que um usuário se conecte a uma rede e acesse seus serviços e recursos remotamente. A conexão é segura e privada e ocorre através da Internet.

    Esta VPN é útil para usuários corporativos e domésticos. Um funcionário corporativo, enquanto viaja, pode usar uma VPN para conectar-se à rede privada de sua empresa e acessar remotamente arquivos e recursos.

    Os usuários domésticos ou particulares usam os serviços da VPN principalmente para contornar as restrições regionais na Internet e acessar sites bloqueados. Os usuários que buscam mais segurança online também usam serviços VPN para aprimorar sua privacidade na Internet.

    2. VPN Site a Site

    Uma VPN site a site também é chamada de VPN “roteador a roteador” e é usada principalmente a nível empresarial. As empresas usam esta tecnologia para conectar matriz a escritórios em diferentes localizações geográficas.

    Quando vários escritórios da mesma empresa na mesma localização geográfica são conectados desta maneira, isso é chamado de VPN baseada na Intranet. Quando as empresas usam este tipo de VPN para se conectar ao escritório de outra empresa, ele é chamado de VPN baseada em Extranet.

    Basicamente, a VPN site a site cria uma ponte virtual entre as redes em escritórios distantes, conectando-as através da Internet a fim de manter uma comunicação segura e privada entre elas.Como a VPN site a site é baseada na comunicação de roteador a roteador, nesse tipo de VPN, um roteador atua como um cliente VPN e outro como um servidor VPN. A comunicação entre os dois é iniciada somente depois que uma autenticação é validada entre os aparelhos.

    https://www.alhambrait.com.br/os-tipo-de-vpn-e-os-seus-protocolos/

  • Existem dois tipos de conexão VPN:

    VPN de acesso remoto: é caracterizada por conexões pontuais de usuários remotos à rede (single user).

    VPN site a site: tratam de conexões remotas entre redes inteiras.

    Client to Site (ou Remote Access) e Site to Site (ou Gateway to Gateway)

    VPN Gateway é o ativo que possibilita e mantém disponível o acesso para a outra ponta.

    VPN Client é utilizado para buscar o acesso disponibilizado pelo VPN Gateway e estabelecer a conexão, construindo um túnel seguro para trafegar os dados dos usuários e corporações.

    • Em linguagem simplificada, podemos dizer que se trata de uma estrutura “cliente-servidor” (onde o VPN Gateway é o servidor e o VPN Client é o cliente).

    Conexão: Client to Site;

    VPN Gateway: Instalado na estrutura da empresa;

    VPN Client: Cliente VPN instalado no dispositivo utilizado pelo colaborador (notebook, celular etc).

    Conexão: Site to Site;

    VPN Gateway: matriz

    VPN Client: filial

  • QC NÓS PAGAMOS NÃO APENAS PARA RESPONDER QUESTÕES, VOCÊS NÃO ESTÃO TENDO PROFESSORES DE INFORMÁTICA PARA COMENTAR AS QUESTÕES ? OU NÃO DÃO IMPORTANCIA PARA ESTA DISCIPLINA ?

  • O item se refere a uma conexão user-to-site ou network-to-host, em que um nó externo passa a acessar a rede interna de uma organização através de uma conexão VPN. São dois modos de autenticação possíveis: pre-shared key (senha) ou certificado digital.

    GABARITO: ERRADO