SóProvas


ID
130918
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de medicamentos por via oral, intramuscular ou endovenosa, além de conhecer a indicação, o modo de preparo e os eventos adversos de tais medicamentos, é direito do profissional de enfermagem

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
    SEÇÃO II 
    DAS RELAÇÕES COM OS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM, SAÚDE E 
    OUTROS 
    DIREITOS 
    Art. 37 - Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o numero de registro do profissional,  exceto em situações de urgência e emergência. 
    Parágrafo único – O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.
  • Segundo o Código de Ética de Enfermagem é um direito do profissional:


    – Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência.


    – O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. Exatamente como descrito na alternativa A.


     O código também traz que é proibido ao profissional de enfermagem:


    – Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência. Ou seja, o profissional de enfermagem não tem autonomia para aolicar medicamentos não prescritos.


    Resposta A


    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

  • Letra A é um dever