SóProvas


ID
130924
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao verificar a carteira de vacinação de um indivíduo de 30 anos, o profissional identifica que o cliente nunca recebeu vacina contra difteria e tétano. A indicação correta para a vacinação dT deste indivíduo, desde então, será

Alternativas
Comentários
  • Vacina adsorvida difteria e tétano - dT (Dupla tipo adulto): Adultos e idosos não vacinados ou sem comprovação de três doses da vacina, seguir o esquema de três doses. O intervalo entre as doses é de 60 (sessenta) dias e no mínimo de 30 (trinta) dias. Os vacinados anteriormente com 3 (três) doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforço, dez anos após a data da última dose. Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforço sendo a última dose administrada a mais de cinco (5) anos. A mesma deve ser administrada no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Diante de um acaso suspeito de difteria, avaliar a situação vacinal dos comunicantes. Para os não vacinados, iniciar esquema com três doses. Nos comunicantes com esquema incompleto de vacinação, este deve ser completado. Nos comunicantes vacinados que receberam a última dose há mais de 5 anos, deve-se antecipar o reforço.
    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464
  • FCC querendo "pegar" literalmente os concursandos. ha ha  ha...

    No caso de pessoas que não possuem imunização contra difteria e tétano, é recomendável:

    3 doses de dT, onde a primeira dose deverá ser administrada, e as seguintes deverão respeitar um espaço de tempo de 2 meses. Então, ficaria assim:

    APLICAR A 1º DOSE;

    2 MESES DEPOIS - 2º DOSE; E

    2 MESES DEPOIS DA 2º DOSE - 3ºDOSE!


    VALEU FCC! 

  • Para os colegas que não têm acesso as respostas o Gabarito é Letra:E aplicar a 1ª dose, agendar a 2ª dose após 2 meses e a 3ª dose após 4 meses da 1ª dose.

  • Esquema dT  0-2-4