SóProvas


ID
1309414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a gestão de processos e de qualidade, julgue o item a seguir.

Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

Alternativas
Comentários
  • Processos são definidos como um fluxo de atividades que utilizam recursos (pessoal, informações, energia etc.) para transformar as entradas (insumos) em saídas (produtos).Processos são compostos de procedimentos com um determinado fim.

  • O que me fez a questão pela segunda vez foi o vocábulo Qualquer.  Isso está certo?

  • CERTA

    Isso mesmo. Em uma organização, podemos pensar os processos como uma sequência de atividades que transforma insumos/entradas (inputs) em produtos/saídas (outputs), gerando valor para o cliente.

    https://pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=320&idpag=1

  • Na prova esse qualquer me levou ao erro.

    Processo é uma ordenação específica de atividades, em determinado tempo e espaço, com começo, desenvolvimento e fim. São portanto, tarefas interligadas logicamente, utilizando recursos ou insumos (inputs) para gerar resultados (outputs), de forma a apoiar os objetivos organizacionais, agregando valor ao produto ou serviço final.
    - Pode ser representado pelo Fluxograma;
    - Seus 4 elementos básicos são: FORNECEDOR, ENTRADA (INPUT), SAÍDA (OUTPUT) e CLIENTES.

    Fonte: Prof Renato Lacerda

    GAB CERTO


  • Questão passível de recurso. Para se caracterizar como processo, a transformação deve agregar valor. Sendo assim, torna-se muito forçado afirmar que "qualquer" entrada -> saída seria um processo.

  • Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo meio e fim, por meio dos processos, a organização recebe recursos do ambiente e transforma-os em produtos ou serviços. 
    Administração geral e pública, Giovanna Carranza, pág.271.

    Gab. Correto 
  • Observar que a questão usou a palavra "qualquer", mas depois usou a palavra "pode", o que relativiza ideia de generalização...

  • Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo. CORRETA


    Não concordo com o gabarito. Nem toda atividade pode ser caracterizada como processo. Atividade pode ser apenas uma atividade, não?

    -------------------

    Macroprocesso: compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolvem mais de uma função organizacional;

    • Processo: conjunto de operações (atividades e tarefas) que recebe um insumo, agrega valor e transforma num produto (bem/serviço) destinado ao atendimento de necessidades dos clientes internos e externos;

    • Subprocesso: refere-se a uma parte específica do processo, composto por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo;

    • Atividade: é um conjunto de tarefas com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a execução de acordo com algum método/técnica. A atividade terá nome próprio, será precedida por um input (entrada) e resultará num output (saída), num produto parcial que concorre para o produto final do processo. Atenção! São as atividades que agregam valor ao processo, assim, a cada atividade executada o processo deve adquirir um valor maior.

    • Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer. É uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.

    Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.

  • Também errei porque a questão não fala em agregar valor para o cliente

  • De acordo com o livro Administração Geral do professor Rodrigo Rennó: 


    Processos: é um fluxo de trabalho em que existem entradas (inputs) que são trabalhados de forma a agregar valor para os clientes e se transformam em saídas (outputs). É um conjunto de atividades inter-relacionadas, que gera uma maior eficiencia na produção e serviços. 

  • Finalmente o tão temido dia chegou... O Cespe descobriu, e fez uma listinha, das palavras "curinga" que amedrontam os candidatos... Podem ser inseridas em qualquer contexto ou em qualquer questão mediana, como uma pitada de sal a mais para dar aquele retoque num prato (provavelmente comido frio pelo examinador) que é saboreado ao ver o número de erros da questão.

  • Gabarito, a meu ver, duvidoso. Como já dito por alguns colegas, a transformação (do input em output) deve agregar valor para a organização; caso contrário não é caracterizada como processo.

  • Meu povo, em questões do cespe muita atenção a palavra ''pode'' !!!

  • Meio incompleta e duvidosa essa questão, pois um processo que se preza deve ter o fornecedor, entrada, saída e o cliente. Se não agregar valor para o cliente, não é processo, ao meu ver. Eu colocaria como errado.

    Enfim, CESPE é "SEPCE".

  • a droga tá rolando solta lá no cespe!!!

  • Esses caras gostam de prejudicar os pobres coitados estudantes, o fdp coloca uma questão imcompleta e quer que o cara advinhe o pensamento dele. FORA CESPE

  • Qualquer ? É qualquer coisa ? Gabarito certo ? Virou loteria ?

  • Só lembrando que para CESPE, questao incompleta pode estar correta sim! Muita atenção! Já para a FCC, por exemplo, resposta incompleta é resposta errada!

  • Definição ISO 9000:2005 :  Qualquer atividade, ou conjunto de atividades, que usa recursos para transformar insumos (entradas) em produtos (saídas) pode ser considerado como um processo.

  • "...pode ser..." valida a questão! 

  • Gab: Certo

    A transformação de entradas em saídas constituem a essência de um processo. Neste caso, uma atividade e suas tarefas associadas são o
    processo de transformação que agrega valor para o cliente do processo.

     

    Prof. Carlos Xavier
     

  • Mas não deverá agregar valor para o cliente ?

     

    Obs: comentário da professora totalmente evasivo !

  • Acho que nem é culpa da professora não. É que a matéria é subjetiva mesmo... hahahahaha. São 10001 autores diferentes e cada um fala uma coisa diferente.

  •  É LÓGICO E EVIDENTE QUE QUALQUER TIPO DE INSUMO (de entrada - pelos fornecedores) QUE TEM COMO CONSEQUÊNCIA DE UMA TRANSFORMÇÃO UM RESULTADO ESPECÍFICO (de saída - para os cliente) CONFIGURA UM PROCESSO. 

     

                                              ENTRA FARINHA ................(.p..r..o..c..e..s..s..o.) ................SAEM PÃES, BOLOS.

                             insumos de entrada pelos fornecedores                                               resultado de saída para os clientes

     

     

    A IDEIA CENTRAL ESTÁ NA TRANSFORMAÇÃO QUE ESSES INSUMOS IRÃO SOFRER. SEM TRANSFORMAÇÃO NÃO HÁ PROCESSO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Se a questão afirmasse:  

    "Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas é caracterizada como processo."

    Estaria Errada

     

    O que torna a assertiva CORRETA é

    Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

    "- Sim, desde que agregue valor!" (comentário próprio)

     

    Entrada -->  Processamento --> Saída     *(agregar valor)

    Imputs --> Transformação --> Outputs  

     

    Em Administração Geral com a Cespe não basta saber a matéria, mas tbm interpretar.

    Nem sempre interpretamos que nem a Banca, mas fazer o que?! 

    ficar batendo de frente com a Cespe ou entender como a banca pensa e ser aprovado logo!

  • Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

     

    Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

     

    Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

     

    Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

     

    Qualquer atividade que utilize recursos para transformar entradas em saídas pode ser caracterizada como processo.

  • QUESTÃO CORRETA

     

    Um PROCESSO é uma série de atividades estruturadas para produzir um produto ou serviço para um cliente ou mercado em particular.

     

    Todo tipo de trabalho importante em uma organização faz parte de algum processo. Não existe produto ou serviço fornecido sem que exista um processo organização por trás.

     

    Em uma organização (pública ou privada), podemos pensas nos processos como uma sequência de atividades que transforma insumos (imputs) em produtos (outputs), gerando valor ao cliente. 

     

     

     

     

  • "Processos: compreendem um conjunto ordenado de atividades de trabalho, no tempo e espaço, com início e fim, além de entradas e saídas bem definidas. Têm como objetivo gerar resultados para a organização e podem estar em diferentes níveis de detalhamento, sendo comumente relacionados às áreas gerenciais, finalísticas e de apoio." Fonte: Manual de gestão de processos MPF (página: 13)
  • Gabarito: Certo.

    Elementos de um processo: FEPSC:

    F ornecedores

    E ntradas

    P rocesso

    S aídas

    C lientes

    Um processo é composto por esses 5 elementos, entretanto, o Cespe já cobrou apenas 3 deles (entradas, processo e saídas), que também está certo.

    É viável acrescentar o conceito de processo: "é uma série de atividades estruturadas para produzir um produto ou serviço a um cliente ou mercado em particulares."

    Para ficar de fácil compreenção, ressalta-se que nossa vida é um processo, por exemplo, levantamos, fazemos a higiene matinal, café, pegar o carro ou ônibus, para ir ao trabalho. Tudo isso, é um processo.

    Fonte: Professor Marco Ferrari.

    Forte abraço!

  • Um processo é a forma pela qual um conjunto de atividades cria, trabalha ou transforma insumos (entradas), agregando-lhes valor, com a finalidade de produzir bens ou serviços, com qualidade, para serem entregues aos clientes (saída), sejam eles internos ou externos.

    fonte: adminstração geral e pública. editora juspodvm, 5.ª edição.

  • Gabarito Correto

     

    *A definição de processo mais completa e atual é dada pela SEGES:

    >conjunto integrado e síncrono de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados

     

    Resumindo: os processos possuem um caráter sistêmico, possuindo entradas, processamento e saídas para os clientes, que podem ser internos ou externos à organização.

  • Na gestão de processos, eu lembro de um computador:

    Entrada (teclado)

    Processador

    Saída (Impressora)

  • Não se esqueçam do lance de agregar valor , realmente ele é necessário (na visão da maioria da doutrina). Em se tratando de CESPE , já é esperando esse tipo de canalhisse , famoso "incompleto não é errado".

     

    Uma visão inicial conceitua processos como um “conjunto de recursos e atividades interrelacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor”.

     

    Também no âmbito do Programa GesPública, “um processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão”.

     

    Uma definição de processo mais completa e atual é dada pela SEGES: “conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”.

  • Gabarito Correto.

     

    Vários conceitos de processo, porém remetem apenas a um sentindo.

     

     

     *De acordo com Davenpot, um processo é uma serie de atividades estruturadas para produzir um produto ou serviço para um cliente ou mercado particular.

     

    *ISO 9001:2008:, processo é ”um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) ”.

     

    *De acordo com Palvarini processo é: Conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”.

  • Justamente.

    Ocorreu uma entrada e uma saída, caracterizou-se um processo, independente da quantidade de etapas.

    Um processo pode ser entendido como a transformação de um conjunto de inputs/entradas (por exemplo: materiais, pessoas, informações) em outputs/saídas (por exemplo: produtos, serviços) para atender a clientes internos ou externos de modo a agregar valor.

    Elementos de qualquer processo - atividades inter-relacionadas com uma ordem lógica:

    Entradas(Inputs) ----------> processo ---------------> Saídas (Outputs)

    - informações                 (transformação)               - o resultado da transformação

    - produto                                                                 - produto final

    - serviço

    Obs.: sem transformação, não há processo.

  • Certo! A transformação de entradas em saídas constitui a essência de um processo. Neste caso,

    uma atividade e suas tarefas associadas são o processo de transformação que agrega valor para o

    cliente do processo

  • Gabarito da questão: certo

    Embora o conceito esteja incompleto, Paludo observa que o valor é atribuído pelo cliente.

    “O processo existe em todas as empresas – de forma bem definida ou fragmentada (ainda que as empresas não consigam visualizá-lo e defini-lo como tal). O valor é o cliente quem atribui, reconhecendo sua importância e demonstrando disposição em pagar o preço estabelecido.”

  • A estrutura básica de um processo é composta por insumos, processamento e saídas, por isso o enunciado está correto.

    Gabarito: CORRETO

  • Entrou e saiu ????

    Então, processou !

  • CERTO

  • Questão curinga! Nem vou me estressar!