SóProvas


ID
1309450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito à gestão de documentos, julgue o próximo item.

A classificação de documentos de arquivo é feita em instituições públicas ou privadas, com base em um instrumento universal de classificação.

Alternativas
Comentários
  •  Instrumento universal de classificação é usado para as bibliotecas

  • QUESTÃO ERRADA.

    A classificação de documentos de arquivo é feita em instituições públicas ou privadas, com base em um instrumento de classificação específico, elaborado levando em conta as funções, atividades e tarefas de cada organização.

    fonte: Professor :  Dijeison Tiago.

  • A classificação de documentos de arquivo é feita em instituições públicas ou privadas, com base em um instrumento universal de classificação.

    Por favor, me corrijam se eu estiver equivocada... Não sei se estou "viajando" mas eu acho que o correto seria "classificação de ARQUIVO" e não de documentos de arquivo.

    Digo isso porque a classificação dos arquivos é: 

    - quanto às entidades mantenedoras; 

    - quanto aos estágios da evolução do arquivo 

    - quanto à extensão de sua atuação; 

    - quanto à natureza do documento


    Já a classificação dos documentos é: 

    - Quanto ao gênero do documento. 

    - Quanto à espécie documental

    - Quanto à forma

    - Quanto ao formato

    - Quanto à natureza do assunto

    Ignorem esse comentário se eu estiver errada. Sempre fico em dúvida quando aparece classificação de arquivo ou classificação de documentos. Se alguém puder me ajudar! Bons estudos!


  • Fabiane, de fato existe esta distinção entre a classificação de arquivos e de documentos de arquivo. Mas, nesta questão, não houve erro algum. Não estaria correta a assertiva se fosse 'classificação de arquivos', porque também não se usa instrumento universal para tal prática. Abraços!

  •  "Quanto a escolha dos métodos de arquivamento adequados, pode-se afirmar que não há um método único e universal para a organização da documentação de todas as instituições. A definição do método (principal e auxiliar) a ser utilizado dependerá das necessidades de informações e das atividades desempenhadas em cada organização.."

    http://www.arquivologiaparaconcurso.com/#!tpicos-de-arquivologia/cvb7

  • A questão se refere à classificação por assuntos que é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação. 

    O instrumento utilizado para essa classificação é o Código de Classificação de Documentos de Arquivo que é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.

  • Renata Dantas obrigado pela indicação do site. =)

  • ERRADA
    Não existe um instrumento universal de classificação de arquivos!!!
    Método de classificação de arquivo: Estabelece classificação específica para cada instituição, ditada pelas suas particularidades.
    João Tiago e Leonardo Reis "Arquivologia Facilitada 2Edição PAG4"
  •  o certo é com base no plano/código de classificaçao

  • Gabarito: ERRADO

    Cada organismo deve adotar métodos de arquivamento que atendam às suas necessidades específicas, levando-se em consideração a estrutura da entidade e as características dos documentos a serem arquivados. O ideal é a instituição não adotar um único método de arquivamento, e sim vários deles, considerando sempre a documentação existente nos setores e componentes de determinada empresa.

    Fonte: Arquivologia para Concursos (Renato Valentini)

  • Complementando um comentário antigo meu...

    Segundo o professor Renato Valentini, em sua obra Arquivologia para Concursos, os documentos são classificados quanto ao GÊNERO, ESPÉCIE e NATUREZA DO ASSUNTO.

    Por outro lado, os arquivos são classificados quanto à ENTIDADE PRODUTORA (público; privado); ENTIDADE MANTENEDORA (público; privado); ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO (1ª idade, 2ª idade, 3ª idade); EXTENSÃO DE SUA ATUAÇÃO (setorial; geral/central) e NATUREZA DOS DOCUMENTOS (especial; especializado)


    Com isso, conclui- se que classificar algo como público ou privado se refere a ARQUIVO, e não a documentos.
    Obs.: a questão não deu informações o suficiente para sabermos se ela queria saber quanto à entidade mantenedora ou quanto à entidade produtora. De qualquer forma, esse não é o foco da questão.

  • O instrumento de classificação de documentos de arquivo não é universal, e deve ser único para cada instituição.

    Isso porque os arquivos devem refletir as suas instituições produtoras em sua organização e funções. Como as instituições são diferentes, também serão diferentes suas funções, suas atividades e seus documentos.

    Ex: uma delegacia não tem a mesma função e característica de um supermercado. Sendo assim, seus arquivos serão diferentes, e também seu plano de classificação.

    Errada a afirmativa.

  • O instrumento de classificação NÃO é universal. Tanto que os integrantes do SINAR estão presos ao código de classificação instituído pelo CONARQ (no que diz respeito às atividades-meio), já os NÃO integrantes do SINAR, poderão criar um código de classificação que melhor se adeque aos seus objetivos institucionais. Dessa, forma, o instrumento de classificação (mais conhecido como código de classificação) NÃO é universal.

  • O CESPE cobra bastante a Resolução 14 da CONARQ. 

    Cada orgão classificará seus documentos de atividade fim conforme ditar a comissão permanente instaurada em cada um.

  • Não há que se falar em instrumento universal de classificação. Essa atividade (classificação), é feita pelo setor de Protocolo das instituições, com base em um instrumento chamado Plano de Classificação, que leva em conta as peculiaridades dos documentos produzidos pela instituição. Logo, cada instituição terá um plano de classificação adequado aos documentos que ela produz com mais frequência... 

  • A classificação na arquivologia NUNCA segue a uma ordem, cada órgão classifica do jeito que achar mais viável.

    "classifica do jeito que quiser"

  • Nas bibliotecas, o código é padronizado internacionalmente.
    Nos arquivos, cada instituição criará o seu Plano de Classifcação, de acordo com sua estrutura e suas atividades.

    ERRADA!

  • classificação subjetiva.
  • Não existe um esquema predeterminado de classificação de arquivos. Em cada situação, há que se efetivar um estudo, onde serão analisados a natureza dos documentos a serem organizados, além da estrutura e do funcionamento da instituição em questão, de forma a identificar o melhor esquema de arquivamento a ser adotado. São classificados por: Plano ou Código de classificação.

    De acordo com o Arquivo Nacional, o código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar quaisquer documentos produzidos ou recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades e funções.

    A classificação está diretamente ligada ao conteúdo do documento. Marilena Leite Paes (pág. 98) até ressalta que é importante conhecer o funcionamento e atividade dos órgãos que os recebem e produzem. Também cita que devem ser usados os códigos determinados no plano de classificação.

    O instrumento de classificação de documentos de arquivo não é universal, e deve ser único para cada instituição. Isso porque os arquivos devem refletir as suas instituições produtoras em sua organização e funções. Como as instituições são diferentes, também serão diferentes suas funções, suas atividades e seus documentos.
    Ex: uma delegacia não tem a mesma função e característica de um supermercado. Sendo assim, seus arquivos serão diferentes, e também seu plano de classificação.

  • Errado! 

     

    Não existem um método único e universal. Desse modo, cada órgão deve adotar o método que melhor atenda suns relações funcionais no que tange a arquivologia. 

     

    Bons estudos! 

    Te vejo na posse! 

  • universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

  • Obrigado Doda Imparável 

    universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

    universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

    universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

    universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

    universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

    universal , pré determinado, uniformes...   nada disso se encaixa para classificação de arquivos.

     

    Repetição até a exaustão leva a aprovação (Jefferson Bogo - Informática - Gran online)

     

    Deus no Comando!

     

  • cada organização ou instituição deve possuir um plano de classificação, elaborado conforma as suas especificidades; não há como se estabelecer nenhum plano de classificação genérico, aplicado a diversas organizações indistintamente.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • A classificação de arquivos está diretamente ligada à organicidade e proveniência deles, portanto cada instituição terá o seu plano de classificação; diferentemente de bibliotecas, que possuem formatos de classificação universal.

  • Quem trabalha com sistemas universais é a biblioteca. São sistemas pré-determinados, que podem ser utilizados por esse tipo de instituição.

    Já os arquivos trabalham com sistemas a posteriori. Isso quer dizer que o sistema vai depender da natureza de cada instituição, suas funções e atividades. Ele será moldado para as diversas realidades.