SóProvas


ID
1309456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito à gestão de documentos, julgue o próximo item.

Para preservar os documentos considerados de valor permanente, é importante produzi-los em papel com pH neutro e sem elementos metálicos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico AdministrativoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conservação documental;

     Uma medida de conservação e de preservação documental consiste na elaboração de documentos identificados como de guarda permanente em papel de pH neutro.

     GABARITO: CERTA. 



    Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conservação; Preservação; 

    Evitar a perfuração e o uso de elementos metálicos é uma medida preventiva importante para a conservação de documentos de valor permanente.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Aprendi no QC, quando se trata de preservação, algo relacionado ao pH, quase 100% de ser certo. Podem verificar.

    GAB CERTO

  • Dicionário arquivístico:

    Papel neutro -  Papel de pH neutro ou ligeiramente alcalino, de degradação mais difícil. Ver também valor do pH.

    Valor do pH -  Grau de concentração de íons de hidrogênio num suporte. É expresso numa escala logarítmica de 0 a 14, sendo 7 o ponto neutro. Os valores acima de 7 caracterizam o estado alcalino e os inferiores, a acidez.:P

  • Documentos de guarda permanente não tem que ser produzido em papel alcalino?

  • Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade e destinação como de valor permanente deverão ser produzidos em papéis ALCALINOS.

    cespe?????


    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf


    mas também achei isso:


    O grau de concentração de íons de hidrogênio, chamado potencial de hidrogênio – pH –, num suporte documental, é expresso numa escala logarítmica de 0 a 14, sendo 7 o ponto neutro. Os valores acima de 7 caracterizam o estado alcalino e os inferiores, por sua vez, a acidez. O papel de pH neutro ou ligeiramente alcalino é um suporte documental de degradação mais difícil, por isso altamente recomendado pela literatura arquivística para o arquivamento e preservação de arquivos detentores de valor secundário, principalmente.

    Fonte: Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis


    ATUALIZAÇÃO:

    E logo depois veio uma questão sobre o mesmo assunto, só que da FGV e adivinhem...

    Q484758

    Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade como de valor permanente devem ser produzidos em papel:

    a) reciclado;

    b) reutilizável;

    c) ácido;

    d) neutro;

    e) alcalino. [GABARITO]


    CONCLUSÃO: concurseiro tem mais é que se lascar...

  • É tenso, Senna. Depois que você morreu, esse país ficou sem ídolo. Agora temos o cespe como nosso algoz em dias de domingo. rs

  • RESPIRA FUNDO E SEGUE O BAILE ...

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF Prova: Técnico de Administração Pública

    Um modo eficiente de conservação de documentos de arquivo em suporte papel consiste em acondicioná-los em embalagens de papel de pH neutro.CERTA

     

    Cespe/UnB/TJ-DF – Analista Judiciário/2008

    O uso do papel de pH neutro é uma das medidas mais importantes para eliminar ou diminuir as causas da deterioração sofrida pelo documento.  CERTA

     

    Cesgranrio/IBGE – Arquivologia/2010

    Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de: pH neutro; CERTA

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos. CERTA

    Cornarq --> devem ser alcalinos

                                                                                                      AVANTE,COMBATENTES !!!

  • o pH neutro dá ao papel característica não-ácidas, o que reduz e/ou elimina as reações químicas em seu corpo, aumentando a sua vida útil e durabilidade.

    Da mesma forma, os elementos metálicos oxidam (enferrujam), o que também favorece reações químicas no documento, além de outros fatores, como aparecimento de manchas e riscos de rasgos e amassados no corpo do documento.

    Gabarito do professor: Certo
  • Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: Câmara Municipal do Recife-PE Prova: Arquivista

    Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade como de valor permanente devem ser produzidos em papel:

     a) reciclado; b) reutilizável;  c) ácido;  d) neutro; e) alcalino.

    Gabarito: letra E

    O papel alcalino utiliza insumos no processo de fabricação que faz com que ele obtenha PH acima de 7, e que nessas condições ele não muda sua cor por pelo menos 50 anos, ou seja, o papel não tem reversão de cor, não amarela com o tempo.

    A principal diferença entre o papel neutro e o papel alcalino é que somente este tem a capacidade de resistir ao tempo com ataque maior ou menor de gases ácidos presentes no ar ambiente. Para sua conservação eficiente o papel neutro sempre exigirá a proteção de um acondicionamento eficiente como o uso de papel com reserva alcalina.

    Filiperson. Norma americana ANSI/NISO - Z3948 – 1992 ; Norma europeia- internacional-  ISO 9706-94 (peguei no comentário desta questão)

     

  • "Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade e destinação como de valor PERMANENTE DEVERÃO ser produzidos em papéis ALCALINOS" FONTE: CONARC - Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo - 2005, página 7. Disponível no site do Conarc. Acessado em 10.07.17.
  • Observar que o cespe considera certo: Neutro ou alcalino

  • ACIDEZ DO PAPEL: a alta taxa de acidez (pH – íons de hidrogênio) presente nos documentos prejudica a durabilidade do papel produzindo o seu amarelamento, a autodegradação e o corte da fibra de celulose.

    ...

    OBS: pH1 (acidez máxima); pH14 (alcalinidade máxima); pH7 (considerado neutro). 

    ...

    OS PAPEIS DE QUALIDADE NÃO SÃO ÁCIDOS, POIS NA SUA PRODUÇÃO NÃO LEVAM UM COMPONENTE QUÍMICO ALCALINO PARA QUE O ÁCIDO DO MEIO AMBIENTE NÃO ATAQUE O PAPEL. 

    ...

    FERRUGEM (proveniente dos prendedores de metal): os clipes, grampos, separadores de páginas, feitos de material corrosivo, DANIFICAM OS DOCUMENTOS DEVIDO AO PROCESSO DE REAÇÃO QUÍMICA CHAMADA OXIDAÇÃO (FERRUGEM).

    ...

    RODRIGUES, George Melo. Arquivologia: para os concurso de técnico e analista dos tribunais e outros órgãos. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 217-219.

  • CERTO