-
Inverteu os conceitos na questão
Lei 4320/64
Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.
Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.
Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
Gabarito> ERRADO
-
A questão está errada em dizer que esta despesa será classificada como despesa de exercício anterior pelo fato de ter sido liquidada. Será uma despesa de exercício anterior por não ter sido processada em época própria.
Além disso, resto a pagar pode ser liquidado (processadas) ou não liquidado (não processados), desde que previamente empenhados.
-
ERRADO. Como ocorreu empenho e liquidação(no ano de 2013), mas não PAGOU....serão então INSCRITOS EM RESTOS A PAGAR PROCESSADOS....
-
Como Lolis afirmou, despesa empenhada e liquidada em 2013, mas não paga, será inserida em "RESTOS A PAGAR PROCESSADOS". Se a despesa não for paga no exercício subsequente (2014), ela será cancelada, mas como o serviço foi prestado, o credor continua tendo direito a receber o pagamento, que caso seja feito, será lançado como "DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES".
-
Assertiva errada: Lei 4.320/64:
Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as
despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as
processadas das não processadas.
-
Despesas de exercícios anteriores são obrigações de exercícios findos que nem sequer foram empenhadas ou o empenho foi cancelado indevidamente ou por falta de saldo financeiro.
-
A liquidação ocorreu em 31/12/13, logo será restos a pagar. Caso o empenho tivesse ocorrido dia 01/01/14 ( como a questão sugere), seria despesas de exercícios anteriores. Item errado.
-
restos a pagar: sao despesas empenhadas e nao pagas até o dia 31/12
DEA: sao despesas que se referem a exercícios findos e nao foram sequer empenhados
-
Restos a pagar e não D.E.A.
Para facilitar o raciocínio, é só pensar: a despesa foi empenhada, liquidada e só falta PAGAR.
-
GABARITO: ERRADO.
São considerados RESTOS A PAGAR PROCESSADOS, pois as despesas foram EMPENHADAS E LIQUIDADAS, porém não pagas.
Se as despesas tivessem sido apenas EMPENHADAS, mas NÃO LIQUIDADAS e NÃO PAGAS, seriam consideradas.
OU SEJA:
EMPENHADO E LIQUIDADO, mas NÃO PAGO = RESTOS A PAGAR PROCESSADOS
EMPENHADO, mas NÃO LIQUIDADO e NÃO PAGO = RESTOS A PAGAR NÂO PROCESSADOS
OBS: DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (D.E.A) NEM EMPENHADAS FORAM!
-
Restos à pagar ( Despesas extraorçamentárias )
Processados: Houve empenho e liquidação
Não processados: Só houve empenho
- Sempre haverá empenho
Obs. Despesa de exercício anterior = Se não houve empenho ou foi cancelado ( Restos a pagar com prescrição interrompida ) = DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS
-
Considera-se restos a pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as PROCESSADAS das não PROCESSADAS.
-
Gab: Errado
Como a realização do pagamento ocorreu em 2014, a referida despesa será registrada como despesa de exercícios anteriores, uma vez que foi liquidada em 2013.... (Errado)
Despesa empenhada e liquidada em um determinado ano (no caso, 2013) e somente paga no ano seguinte (2014) será registrada como restos a pagar processado.
... Se tal despesa fosse empenhada em 2014, ela seria registrada em restos a pagar. (Errado)
Se a despesa fosse referente ao ano de 2013, mas fosse empenhada apenas em 2014, então ela seria registrada como despesa de exercícios anteriores.
-
DEA = liquidou, mas não empenhou
RP = liquidou e empenhou, mas só pagou no ano seguinte
-
É despesas de exercício a pagar, pois só liquidou mas não empenhou.
-
Questão errada!
É restos a pagar processados = Despeza empenhada e liquidada.
-
IraÊ alves,
Voce está parecendo a cespe quando elabora questões para derrubar 412415213123 candidatos
-
DEA - 3 CASOS:
a) despesas que não se tenham processado na época própria (empenho+ liquidação)
b) restos a pagar com prescrição interrompida;
c) compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício: a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.
-
gabarito:errado
Restos a pagar: São as despesas empenhadas, mas não pagas dentro do exercício financeiro; podem ser:
Processada: despesas empenhadas e liquidadas mas NÃO PAGAS
Não processada: despesas empenhadas mas NÃO LIQUIDADAS E NÃO PAGAS
-
-
Despesas
Processadas: Despesas empenhadas, liquidadas, NÃO PROCESSADAS
NÃO PROCESSADAS: Despesas empenhadas, NÃO LIQUIDADAS, NÃO PAGAS.
-
Gab: ERRADO
A essência das Despesas de Exercícios Anteriores - DEA é exatamente de não haver EMPENHO. Ele é feito no ano de reconhecimento da dívida, ou seja, ano da CIÊNCIA DO FATO. A questão estaria certa se indicasse que o RP foi cancelado OU que seria inscrito em RP.Processado, casos em que ocorrem as etapas de empenho + liquidação - Ñ-pagamento. Portanto, gabarito errado.
Erros, mandem mensagem :)
-
ao contrário
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Prof. Sérgio Mendes
Como a realização do pagamento ocorreu em 2014, a referida despesa será registrada como restos a pagar processados, uma vez que foi empenhada e liquidada em 2013. Se tal despesa fosse apenas empenhada em 2013, ela seria registrada em restos a pagar não processados.