-
O Diagrama de Tempo, incluído a partir da UML 2.0, apresenta a interação e o comportamento dos objetos em uma escala de tempo.
-
O diagrama de tempo é tipicamente
utilizado para demonstrar a mudança
no estado de um objeto no tempo em resposta a eventos externos.
-
Captura o comportamento de objetos ao longo do tempo e a duração na qual eles permanecem em determinados estados. O foco se dá nas restrições de tempo das interações. É uma mistura entre o diagrama de sequência e o diagrama de máquina de estados.
Fonte: material do professor Fernando Pedrosa.
-
Enfoca as mudanças de Estado do Objeto ao longo do TEMPO.
-
Maquina de estados é para você saber os possíveis estados que um objeto passa
Maquina de tempo é para você saber a duração (tempo mínimo e tempo máximo) que um objeto permaneceu em um determinado estado
Diagrama de sequência a ordem temporal da troca de mensagens entre objetos, ou seja, posso visualizar o momento em que a mensagem foi dispara de um ponto a outro.
Portanto chega-se a conclusão de que: Diagrama de tempo vai mostrar o estados que o objeto tem (maquina de estados) + os eventos que podem ser disparados para mudá-lo de estado (mensagens disparadas) e, além disso, o tempo que o objeto permaneceu naquele estado (tempo) . Então conclui-se que esse diagrama é uma mistura de maquina de estados + sequencia.
-
Falar que é usada para demonstrar em que momentos uma classe pode ser instanciada acho muito forte e pouco prático. Pode ser usado para todo tipo de temporização, inclusive para instanciação de classe.
-
O que ocorre é a mudança de estado de um objeto paralela à mudança do tempo.