-
Modelo Conceitual é independente do SGBDR.
-
Isso mesmo Raphael.
-
A idéia do Modelo Conceitual é justamente ser independente do SGBDR utilizado, sendo assim utilizável com qualquer opção escolhida.
-
Modelo conceitual: Independente de SGBD
Modelo Lógico: Dependente do tipo do SGBD. Se orientado a objetos, relacional, hierárquico, etc...
Modelo Físico: Dependente do SGBD
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
-
Errada
O termo é aplicado aos próprios dados, quando organizados dessa forma, ou a um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) – do inglês Relational database management system (RDBMS) – um programa de computador que implementa a abstração.
-
O SGBD sempre é escolhido antes no ambiente corporativo:
O CHEFE DIZ, SÓ TEMOS ESSA QUANTIDADE DE DINHEIRO, DÊ TEU JEITO.
Você achando que iria colocar um ORACLE, acaba por adotar o MYSQL. ahahahahahahahah
Num ambiente do mundo de maravilhas dos livros, escolha-se o conceito do banco de dados pra SÓ DEPOIS escolher qual o banco de dados será utilizado.
-
GABA ERRADO
a escolha do SGBDR NÃO necessita ocorrer antes da elaboração do modelo conceitual, pois o modelo conceitual independo do SGBD
-
Modelo conceitual: INDEPENDENTEMENTE de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD.
-
O modelo conceitual é como se fosse um "pré-projeto", por isso independe de implementação em um Sistema Gerencial de Banco de Dados - SGBD.
-
Não depende de SGBD;
-
"Trata-se do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional – SGBDR, o banco de dados que já sabe qual é o paradigma e qual será a implementação.
O modelo conceitual é o mais alto nível de abstração, é independente de hardware, de software, de paradigma, do tipo de SGBD que será utilizado.
No modelo lógico, verifica-se que será um modelo relacional. O banco de dados do SGBD específico se dará em outro momento, no modelo físico.
Portanto, a escolha do SGBDR deve ocorrer depois da elaboração do modelo conceitual de dados para que haja compatibilidade entre o modelo e o software adotado."
Prof. Jósis Alves do Gran.
-
Questão
Nos projetos de banco de dados, a escolha do SGBDR deve ocorrer antes da elaboração do modelo conceitual de dados para que haja compatibilidade entre o modelo e o software adotado.
Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD.
O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados a nível de SGBD.
O modelo conceitual não depende do SGBD, logo não é necessário que o SGBD seja definido antes da realização do modelo conceitual.
Gabarito errado. ❌
-
MF, o comentário desse prof tá quase perfeito. Só acho q ele deveria ser mais especifico.
"A escolha do SGBDR deve ocorrer depois da elaboração do modelo conceitual de dados, [[na fase do modelo físico]] para que haja compatibilidade entre o modelo e o software adotado."
No modelo conceitual é q nem o Carnaval lá de Pâu Amarelo (minha cidade natal): "pode tudo. Ngm é de ngm" - especialmente qdo apagam a luz!!!
No modelo lógico, eu preciso definir qual SGBD usar (relacional, hierarquico, OO, e não sei das quantas mais...)
Supondo q eu tenha optado pelo modelo relacional no modelo lógico, aqui no modelo físico, eu preciso escolher qual o SGBD espefico, ou seja, qual o SGBDR q eu vou usar (se Oracle, Mysql, M0ngoloideDB e outros não sei mais das quantas.)
-
Não depende de SGBD;
É oque precisa saber...