SóProvas


ID
1309957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito a aspectos da administração financeira e orçamentária pública, julgue o item a seguir.


Uma das funções do Estado, em relação às falhas de mercado, é reprimir o surgimento de assimetria de informações entre os agentes econômicos de produção e de consumo.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante, ERRADO

    Quem tiver fonte, não deixe de postar. Creio que o Estado não deve procurar mitigar a assimetria de informações entre os agentes econômicos e de consumo mas entre eles e o próprio Estado. 

    Ex: Imagine a relação entre empresas e agências reguladoras. As firmas possuem informações que os órgãos reguladores não observam ou detectam ou são insuficientes do ponto de vista quantitativo ou qualitativo. "O regulado tem um conhecimento consideravelmente maior do esforço empreendido na prestação do serviço, de suas atividades, etapas de produção e estrutura de custos, que o órgão regulador."

  • Acho que o erro é falar que o Estado deve reprimir essa assimetria de informação. Pq ela sempre vai existir. A empresa sabe mais de seu produto do que o consumidor. O empregado sabe mais de seu potencial do que a empresa saberia. O Estado tem o papel de fiscalizar para não haver abusos. Creio que seria nessa linha de pensamento.

  • EM 18out ainda aguardamos gabarito oficial do cespe. Questão controversa. 

  • Em 30/10/2014 - Cespe manteve o gabarito como errado.


  • Pessoal, achei um texto que fala sobre assimetria de informações... Pelos diversos fatos de como podem surgir as assimetrias de informações, concluí que nunca o Estado conseguirá acabar com elas, é praticamente impossível! Assim, não teria como reprimir o surgimento dela, apenas combatê-las com políticas públicas e outras ações.


    Fonte: http://www.cursomarcato.com.br/admin/mod_ac/exclusivo/5360/104/53/3.pdf

    Vejam na página 4 em diante as diversas ocasiões que podem ocorrer alguma assimetria de informações.

  • SEGUE COMENTÁRIO DO PROFESSOR SÉRGIO MENDES

    Segue passagem de Finanças Públicas (Fernando Rezende), 2a. ed., Ed. Atlas, página 30, no item "Informações assimétricas":


    "O papel do governo é tentar mitigar a assimetria de informação por meio de leis e de fiscalização sobre as informações de que todo consumidor deve dispor."


    Como a informação assimétrica é uma falha de mercado, então, em relação às falhas de mercado, o Estado deve mitigar a assimetria das informações.


    Segue passagem do mesmo livro, desta vez, na página 27, no item "falhas de mercado":


    "No mundo real, mercados perfeitamente competitivos são raros, existindo falhas de mercado que justificam a intervenção do governo. São exemplos mais comuns de tais falhas a existência de bens públicos, de externalidades, de participantes do mercado com grau elevado de influência sobre os preços e a quantidade produzida e de assimetria de informações".


    Logo, o gabarito deveria estar correto.



    FONTE: SÉRGIO MENDES  E HEBER CARVALHO

  • Alguém sabe se o gabarito foi alterado?


  • Concordo com o comentário do Alysson, mas essa questão é de economia e não de AFO.

  • Meu raciocínio foi exatamente em cima do que o Danilo Capistrano comentou. Pra mim, o gabarito deveria ser CERTO.

  • Errado. A assimetria entre o ente contratante (doravante denominado principal) e o prestador contratado(chamado de agente) imprime, naturalmente, a assimetria de informações, ou seja, o agente que está na rua prestando o serviço tem muito mais informações sobre os serviços que presta que o ente que o controla e que tutela a prestação dos seus serviço. A divergência de informações é fato consumado na teoria do Agente e Principal.  

    As demais questões da própria prova da ANTAQ comprovam esse posicionamento(vide questões de Direito Administrativo)


    O que deve ser combatido, de fato, é o chamado risco moral, ou seja, a possibilidade do agente utilizar a assimetria das informações para descumprir partes do contrato, omitir má qualidade da prestação do serviços. Essa questão inclusive, acerca do risco moral, foi cobrada várias vezes pela banca, nas provas da agências reguladoras.

  • Falhas de Mercado: São distorções que impedem que o ótimo de Pareto se realize, tais como: existência de bens públicos, falhas de competição (existência de monopólios naturais), externalidades, mercados incompletos, informação assimétrica, desemprego e inflação.

    Segundo a teoria tradicional do bem-estar social, sob certas condições, os mercados competitivos geram uma alocação de recursos que se caracteriza pelo fato de que é impossível promover uma realocação de recursos de tal forma que um individuo aumente o seu grau de satisfação, sem que, ao mesmo tempo, isso esteja associado a uma piora da situação de algum outro indivíduo.

    Fonte: Finanças Públicas, 4E - Por Giambiagi,fabio/alem,Ana.

    ----------

    Uma das funções do Estado, em relação às falhas de mercado, é reprimir o surgimento de assimetria de informações entre os agentes econômicos de produção e de consumo. ERRADA

  • ----------

    O Estado não consegue reprimir assimetria de informação. Assimetria de informação é algo negativo. Entre os agentes economicos, sempre uma das partes não terá acesso a todas as informações da outra. A assimetria sempre existirá, o Estado tenta diminuir.

    Fonte: Professor Anderson Ferreira em sala de aula (cursos de exercícios avançados para o TCU).

    ----------

    Reprimir: proibir, ocultar, não deixar manifestar.

  • ótima explicação Analista Federal.

    O Estado não consegue reprimir, apenas diminuir essa assimetria de informação.

  • Segundo Fernando Rezende, o papel do governo é tentar MITIGAR a assimetria de informação por meio de leis e de fiscalização sobre as informações de que todo consumidor deve dispor.

    Contudo, a questão afirma que a função do Estado é reprimir a assimetria de informação, esta não é função do Estado. O Estado deve tentar reduzir a assimetria de informação, visto que o custo da informação pode ser muito cara, ou até impossível, obter informações precisas.

    Gabarito: Errado.

  • Usar o conceito abaixo para "reprimir" é incorreto.

    O que falar então da "repressão ao crime organizado"? O crime nunca vai acabar, restando ao estado o função de diminuí-lo/controlá-lo para não atingir níveis que comprometam ainda mais o estado da situação.

    Uma daquelas questões (dentre muitas) que o gabarito poderia ser qualquer um e haveria amigos aqui se esforçando para justificar a banca.

  • GABARITO: E 

    Cometário da professora do QC: 
     

    Segundo Fernando Rezende, o papel do governo é tentar MITIGAR a assimetria de informação por meio de leis e de fiscalização sobre as informações de que todo consumidor deve dispor.

    Contudo, a questão afirma que a função do Estado é reprimir a assimetria de informação, esta não é função do Estado. O Estado deve tentar reduzir a assimetria de informação, visto que o custo da informação pode ser muito cara, ou até impossível, obter informações precisas.

    Gabarito: Errado.

  • Uma das funções do Estado, em relação às falhas de mercado, é (reprimir) ESTABILIZAR o surgimento de assimetria de informações entre os agentes econômicos de produção e de consumo.

  • "REPRIMIR" assimetrias? Resp.: Não ! Os mercados são, tradicionalmente, imperfeitos.

    Há como "minimizar" as falhas de mercado (assimetrias).

    Bons estudos.