SóProvas


ID
1310074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o próximo item, no que se refere à administração de cargos, carreiras e salários e à gestão por competências.


Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que favorece a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como correto. Minha dúvida: pode favorecer mas não significa que irá favorecer.


     Alguém pode me explicar por inbox?

  • CERTA

    A adoção da gestão por competências proporciona, dentre outras, as seguintes vantagens (GRAMIGNA, 2002): 

    • A definição clara de perfis profissionais que podem favorecer a elevação da produtividade; 

    • Um foco claro para os esforços de desenvolvimento das equipes, tendo como base as necessidades da organização e o perfil dos seus funcionários; 

    • A priorização dos investimentos em capacitação, favorecendo a obtenção de um retorno mais consistente; 

    http://portal.estacio.br/media/3327523/2-gestao-competencias-impactos-gestao-pessoas.pdf

  • pode favorecer mas não significa que irá favorecer.

    Vanessa IPD , quando a questão afirma que "favorece a obtenção de retorno" não significa que IRÁ favorecer, pois esse "irá" dá uma ideia certeza. Agora qdo se fala em "pode favorecer" indica que a organização pode ou não obter o retorno almejado.

    Se a afirmação fosse: Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que GARANTE a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento. (Aí sim a afirmativa estaria errada, pois a empresa não tem como ter certeza que tal investimento trará 100% de retorno)

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos.

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MI - Assistente Técnico Administrativo Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Gestão de Competências; 

     A gestão por competências tem sido utilizada como instrumento para aperfeiçoar os investimentos públicos na capacitação de servidores. 

    GABARITO: CERTA



    Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Gestão de Competências; 

     Na administração pública direta, autárquica e fundacional, a gestão por competências traduz-se no alinhamento das necessidades de capacitação e desenvolvimento às diretrizes das organizações.

    GABARITO: CERTA.


  • Jurava que no lugar de "treinamento" seria "desenvolvimento"...

  • Muitas empresas têm adotado a gestão por competências como modelo de gestão, visando a orientar seus esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização  (individual, grupal e organizacional ), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.

    Na gestão por competências, o foco deixa de ser o cargo, voltando-se para as competencia!!

    Fonte: Andréira Ribas

    Essas questão taxativas "garante", dão até medo de marcar, rsss ainda mais sendo Gestão de Pessoas, devido tamanha subjetividade.

    GAB CERTO

  • Bom, tendo em vista que a questão no contexto geral é correta me surge uma dúvida. Muito autores acreditam que treinamento e desenvolvimento de pessoal não é um gasto, mas sim um investimento. Afirmam que é investimento o trinamento e desenvolvimento feito pelas organizações que consideram essas ferramentas como um método que venham trazer retorno para as estratégias. Logo me deixou um pouco confusa, e acabei errando. 


  • Gabarito: Certo.

    A Gestão por competências segundo Brandão e Guimarães, se refere à estruturação das atividades e das equipes da organização de acordo com os tpos de competências necessárias para realizá-las. (Andréias Ribas, 114.)

  • Pra mim: questão confusa, mal redigida e bastante subjetiva.

  • não entendi...

  • SE A EMPRESA ADOTA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, ENTÃO TERÁ DE ADMINISTRAR, EM RELAÇÃO AO INDIVÍDUO, OS CONHECIMENTOS, AS HABILIDADES E AS ATITUDES NO AMBIENTE DE TRABELHO. PARA ISSO, É NECESSÁRIO INVESTIR EM TREINAMENTO PARA TAPAR AS LACUNAS ENCONTRADAS PELO MAPEAMENTE DE COMPETÊNCIAS, O QUE RESULTARÁ NA OBTENÇÃO DE RETORNO MAIOR NOS VALORES GASTOS EM TREINAMENTO. 

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CORRETA!

     

    As organizações que utilizam a gestão por competências irão priorizar ações para superação da lacuna de competências. A questão traz um exemplo: capacitação. Lembre-se que treinamento é uma ferramenta para o desenvolvimento ao longo prazo que é utilizado pela gestão por competência.

  • FIXANDO:

    GESTÃO POR COMPETÊNCIAS - PRIORIZA A CAPACITAÇÃO.

  • Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que favorece a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento. Resposta: Certo.

     

    Comentário: a gestão por competências priorizará ações para superação da lacuna de competências.

  • Achei muito subjetiva.

    A organização, mesmo adotando a gestão por competências pode priorizar o recrutamento e seleção no lugar da capacitação. Já vi questões inclusive falando sobre isso. Mas né... tem que aprender o que a banca pede, e não os livros ensinam.

  • Capacitação é mais amplo que treinamento, visto que este último é específico para um cargo.

  • Os treinamentos buscam aprimorar competências.

  • Se uma empresa está sempre realizando treinamentos, por conta da priorização. Então é normal ela depois de um tempo insistindo nessa tática obter um melhor retorno sobre o investimento do que outras empresas que realiza a primeira vez.

  • Questão polêmica!

    Após ser realizada o mapa de competências e identificado os gaps de competência são elaborados planos específicos de capacitação para cada empregado. A ideia é criar mecanismos para que o indivíduo desenvolva as competências que lhe faltam e estimular o autoaperfeiçoamento.

    Nesse sentido, não há dúvidas que a gestão por competências prioriza investimento em capacitação, por isso o enunciado foi considerado correto.

    No entanto, você deve lembrar que existem três formas básicas de lidar com o gap de competências: desenvolver a competência internamento (treinamento e desenvolvimento), recrutar e selecionar indivíduos do mercado ou ainda formalizar parcerias e alianças com outras empresas (terceirizar a atividade, por exemplo). Assim, na prática, a solução a ser adotada depende das circunstâncias.

    Caso o gap seja muito grande, por exemplo, talvez seja preferível terceirizar. Caso a competência seja estratégica e precise ser mantida no âmbito interno (não é viável terceirizar) pode-se optar por contratar um profissional especializado. Enfim, não existe uma única solução de modo que muitos candidatos podem ter ficamos inseguros de assinalar o item mesmo dominando o conteúdo.

    Gabarito: CORRETO

  • Gab: CERTO

    Galera, se a organização adota a Gestão por Competências, ela está indicando aos stakeholders, fornecedores, clientes, participantes e futuros colaboradores que seu processo de trabalho é baseado nos Conhecimentos; nas Habilidades e nas Atitudes dos indivíduos. Nesse sentido, então, ela priorizará investimentos em capacitação justamente por este ser o foco de seu funcionamento.

    • Se partirmos do pressuposto de que a empresa possui ambiente forte e favorável a ela e ainda implementa ações de educação corporativa, conseguiremos visualizar que o retorno dos valores gastos em treinamento virão mais "facilmente"!

    --------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Está super atualizado. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!