-
Depreciação: Perda do valor do bem pelo decurso do tempo. Reduzir esse processo não motiva a substituição de nada
-
A redução de custo não motiva a substituição de equipamentos.
-
Entendo que os fatores que motivam as substituições de equipamentos são: obsolência, materiais sucateados e inservíveis.
-
A redução de custos pode motivar a substituição de equipamentos, pois ele pode estar gastando mto energia, mto combustível e pode existir equipamento mais moderno que consuma menos.
-
Acredito que redução de custos motiva SIM a substituição de equipamentos. Depreciação também motiva esta substituição, pois vai chegar o momento em que o equipamento terá um custo alto de manutenção, baixo valor de mercado e baixa produtividade. Acredito que o erro da questão está em afirmar que são OS FATORES. Entendo que existem outros fatores além destes.
-
Depreciação é um dos fatores que motivam as substituições mas a redução de custo, não. O aumento do custo é que motiva a substituição.
Pense num carro velho que dá muita manutenção, você não vai querer troca-lo por um mais novo?
-
Entendo da mesma forma que o Cássio. O erro estaria em "os fatores", pois, além da redução de custos e da depreciação, outros fatores que motivariam a substituição seriam, por exemplo, inovação tecnológica e substituição de equipamentos obsoletos, ultrapassados ou excedentes para expansão, aumento de produção.
-
..." a substituição só terá sentido se for acompanhada de uma redução de custos. Os casos em que a redução de custos não é objetivo principal são esporádicos e ocorrem, quase sempre, em decorrência de imposições legais e ambientais."
Administração de materiais e recursos patrimoniais; Martins,Petrônio Garcia e; Campos,Paulo Renato. 3º Ed. Pag:301
A depreciação é a perda de valor do bem. a vida econômica de um bem é o período de tempo em que o custo anual equivalente de possuir e de operar o bem é mínimo... assim é de se esperar que os custos operacionais aumentem com o passar do tempo, até um momento em que não e mais interessante manter o bem, é quando ele atingiu sua vida econômica.
-
Redução de custo é um dos objetivos e não um fator.
-
É de fato todos sabem destas coisas, do aumento de custo, da depreciação... mas a questão é meramente interpretativa...
-
Complementando...
Na verdade, aumento do custo, obsolescência, desgaste, são alguns dos fatores que motivam as substituições de equipamentos. ERRADA
-
A troca de equipamentos, em geral, resulta em despesas, pois há desembolso de caixa para comprar os novos equipamentos, e isso é contrário a ideia de redução de custos. Além disso, trocar equipamento não significa reduzir custo, pois ele faz parte do imobilizado, não dos custos diretos. Contabilmente ativo/imobilizado é separado dos custos.
-
Essa questão poderia ser anulada. A compra de uma máquina que otimize a produção, no começo gera um custo mas com o passar do tempo esse custo é superado pelo benefício que a máquina vem a proporcionar (Investimento). E a depreciação é uma causa normal de substituição de equipamentos. Ex: Você compra um carro que possui um uso muito grande e diário, após determinado tempo de uso o bom é vender o bem e substituir para não se tornar obsoleto e aumentar grandemente os custos de manutenção.
Na minha concepção o Cespe as vezes faz as provas com tirinhas de livros ou de conceitos de administração. Mas essa ciência é humana e aberta a muitas interpretações.
-
Está incorreto pois existem outros fatores além desses DOIS FATORES que podem motivar a substituição dos equipamentos como a tecnologia por exemplo, entre outros. Questão de interpretação, ou sejá, não são OS FATORES apenas..... existem outros
-
Redução de custo e depreciação são OS fatores que motivam as substituições de equipamentos (errada, restringiu)
Redução de custo e depreciação são fatores que motivam as substituições de equipamentos (certa, podem ter outros)
-
A que nível de percepção chegamos, pessoal?!
-
A troca de equipamento resulta em despesa, porém a longo prazo resulta em redução de custos para as empresas, não entendi o erro da questão..
-
Sem conceitualizar, vou apenas expor o que eu entendi da questão. Caso alguém tenha explicações diversas, favor exponham-nas.
Redução de custo---> (CORRETO) e depreciação---> (ERRADO) são os fatores que motivam as substituições de equipamentos.
* Reduzir custos é obviamente um dos fatores que motivam a substituição de equipamentos. EX: máquinas cuja manutenção se torna mais onerosa do que a compra de novas (a substituição ocorrerá para reduzir custos); materias inutilizaveis gerando custos de armazenagem desnecessários (vou susbstituí-los por outros que sejam úteis, visando à redução de custos de armazenagem e manutenção)
* Quanto à depreciação, não faz o nenor sentido. Imagine a situação hipotética: computadores de uma repartição, com o passar do tempo, perderão valor (depreciação), por fatores como defasagem, não me parece um motivo justificável substituí-los apenas porque eles não valem o mesmo que antes, pelo contrário, quando ocorre substutuição apenas por motivo de depreciação, ocorrem gastos desnecessários.
-
Bruno, pensando na sua explicaçao e na minha resposta, coloquei o gabarito como Certo justamente por raciocinar que:
Se eu tenho um carro muito velho e ele me dá MAIS CUSTOS de manutenção, eu penso em trocá-lo justamente com o objetivo de REDUÇÃO DESSES CUSTOS. Por isso acreditio que uma MOTIVAÇÃO para substituir equipamentos é justamente pq vou diminuir meus gastos .
Será que estou errada ?
Cespe
Cespe
-
Se um equipamento faz eu reduzir meus custos, pra que que eu vou substituir ele??? entendi....
-
Jordana, concordo ctg
-
caracaaaa mano olha o nivel de percepção da galera
#ANVISA
-
A meu ver, o erro da questão não está no "Redução de custo e depreciação". O erro acontece quando o cidadão que criou a assertiva restringe o fato a essas duas causas, e sabemos que existem motivos de sobra pra se substituir os equipamentos.
Corrigindo: Redução de custo e depreciação são alguns dos fatores que motivam as substituições de equipamentos. CORRETO!
Portanto, da forma que está, a questão é mesmo errada. Nenhum equívoco no gabarito.
-
O erro está em afirmar que depreciação é motivo de substituição, quando não o é necessariamente. Exemplo: Um carro de uma entidade tem vida útil de 10 anos. Passados esses 10 anos, houve uma depreciação da maior parte do valor, só restando o valor residual. No entanto, o carro continua funcionando perfeitamete, sendo útil à admnistração. Nesse caso, o fato de ter havido depreciação não é motivo para substituição.
-
Pelo que eu entendo a depreciação é a perda de valor do bem pelo seu tempo de uso. Isso não significa que ele ficara obsoleto ou perderá a sua eficácia.
Ex: Uma maquina com muito tempo de uso pode continuar produzindo da mesma maneira que produzia quando ela era nova, mesmo que tenha sofrido depreciação durante seu tempo de uso.
Gab Errado.
-
Redução de custo é um motivo pra trocar o bem.
Mas nem sempre a depreciação vai gerar um prejuízo e me dar motivo para trocar o bem.
Depreciado é um bem que teve o seu valor diminuído, rebaixado. Preciso trocar por isso? Depende!
No caso do carro, se quebrar muito, consumir mais combustivel, enfim, aí, a troca dele seria vantajosa e "econômica". (aqui seria redução de custo)
Maas, se for um bem que não traga prejuízo, que nada mude em sua utilidade, não há sentido na troca, comprar outro é que seria prejuízo.
Quem nunca teve uma havaiana nova que arrancou aquele tampo e, por estar perfeitamente em bom estado, ao invés de jogá-la fora e comprar outra, colocou um arame atravessado???? kkkkkkkkkkkkkkkk
Atire a primeira pedra você que nunca fez isso quando era guri ou adolescente. rsrs (esse caso é só depreciação)
-
Geovanna sua linda não posso atirar a 1º pedra. Linda, maravilhosa e poderosa do meu coração!
-
Me perdoem os advogados do cespe, mas ô questãzinha abigua ... pode-se pensar tbm que é para reduzir o custo da empresa, a nova aquisição.
-
-
GALERA, quando a banca diz ''Redução de custo e depreciação SÃO OS fatores...'' há uma restrição, o item estaria correto se fosse feita a seguinte alteração ''Redução de custo e depreciação são ALGUNS DOS fatores...''
Força, Guerreiro!
-
Concordo, Geovana. Muito embora a depreciação não represente, necessariamente um desgaste do produto.
-
existem outros fatores. Não apenas estes.
OS fatores, há uma exclusividade.
-
Existem outros fatores que motivam as substituições de equipamentos.
-
Segundo o cometário da professora, nem a redução de custo e nem a depreciação motivam as substituições de equipamentos. Segundo ela o fato de vc comprar um bem e ele depreciar, a exemplo de um carro, isso não quer dizer que vc vai trocá-lo caso ele ainda esteja sendo útil. Seria mais ou menos assim, comprei uma hillux para transportar cacau da minha fazenda, um ano depois, esse carro depreciou 20.000 reais, mas ainda está em perfeito estado e atende perfeitamente a função de transportar cacau, logo não irei trocá-la só porque depreciou.
-
mais uma questão em que poderia ser certo ou errado, o concurseiro depende da prova tbm, n só do seu conhecimento adquirido ...
-
Ambigua demais.
-
Questão que, literalmente, "derruba" metade dos concorrentes... Só olhar as estatísticas! Rs! =)
-
Galera, a resposta não tá na interpretação de redução de custo "e" depreciação (apenas os dois), mas que a depreciação de um item não necessariamente vai retirá-lo da empresa. Parem de viajar na maionese.
-
Comprei uma "Ferrari" para carrregar banana na minha humilde fazenda e aquela perdeu um pouco do seu valor, nem por isso vou trocá-la.
-
Eu tenho uma empilhadeira 88 funcionando direitinho. Eu quero reduzir os custos vou comprar uma nova? Não!!
A não ser que essa nova, mesmo aumentando meus custos, empilhe 10 paletes de uma vez!!! Aí vi vantagem!!! Se souber onde vende, avisa aí!
Alô! Tem mais alguém aí?
-
Mara, estou aqui! hahahahah
-
Comentários: Da forma que a banca colocou a assertiva, dá a entender que a redução de custos e a depreciação são os únicos fatores que motivam as substituições de equipamentos. O que não é verdade. Por esse motivo a assertiva está errada.
Gabarito: Errada
-
oi Mara...sua linda
-
Li vinte e cinco comentários, grato a todos! Se fosse um jogo de futebol, estaria empatado. Mas penso que a assertiva restringiu para apenas dois os fatores para substituições.
"Redução de custo e depreciação são os fatores que motivam as substituições de equipamentos."
-
Redução de custo e depreciação NÃO são fatores que motivam as substituições de equipamentos.
Redução e depreciação não me motiva necessariamente a fazer substituições de equipamento
-
Errado. A redução de custo não motiva nem necessariamente a depreciação. O que motiva a substituição é se ele é irrecuperável, antieconômico, ocioso.
Avante Colegas!
Fonte: Grancursos