SóProvas


ID
1310671
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação aos direitos e às garantias fundamentais previstos na Constituição da República de 1988.

1. Mesmo sem o consentimento do morador, a autoridade policial poderá ingressar, a qualquer momento, na sua residência.
2. Expedida ordem judicial, a polícia está autorizada a penetrar na casa do suspeito durante o dia ou a noite.
3. Em caso de flagrante delito, a inviolabilidade da residência é afastada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C;

    Apenas a alternativa 3 está correta... CF88:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    Bons estudos!!!

  • Resposta: Letra C.

    Questão toda no artigo 5º, XI da CF/88

  • Art.5º. (...)

    XI- a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    (...).

  • achei esta questão um pouco estranha de fato a nº 2 esta errada onde diz à noite, todos sabem que pode até ser no período noturno desde que haja consentimento dos moradores e que se somente um autorizar por ex: o homem e a esposa não autorizar tal diligencia não poderá ser realizada, nº 3 correto em se tratando de flagrante delito ocorrerá em qualquer momento do dia ou da noite, porém a nº 1 me deixou intrigado vamos a assertiva:

    Mesmo sem o consentimento do morador, a autoridade policial poderá ingressar, a qualquer momento, na sua residência - julguei item como correto ex: flagrante delito, poderá a autoridade policial realizar sem o consentimento do morador e a qualquer tempo.

    alguém concorda ou discorda do meu posicionamento???

  • Bruno silva o fato de uma pessoa ser militar n le da o direito de entrar na casa de  ngm! Salvo em caso de flagrante, desastre, socorro ou durante o dia por determinação da lei!

  • Também está correta!!!
    1. Mesmo sem o consentimento do morador, a autoridade policial poderá ingressar, a qualquer momento, na sua residência.

    pois se for em flagrante delito ou socorro, a autoridade não irá esperar a autorização do morador para penetrar na casa.

    Ex: uma casa pegando fogo, e a autoridade esperando o morador autorizar a sua entrada. Não tem sentido!!!!

  • Concordo com o pessoal que diz que a 1 está correta. Como dito pelos colegas, nos casos de flagrante delito, desastre ou socorro não há nenhuma limitação em termos de horário. O problema todo é que a expressão utilizada é muito ambígua. "A qualquer momento" pode referir-se a horário, ou a "em qualquer hipótese". Se interpretarmos como horário, certamente está correta. A banca deve ter interpretado "a qualquer momento" no sentido de "em qualquer hipótese", o que aí sim tornaria a assertiva errada, pois sem consentimento não é em qualquer hipótese que se pode adentrar, somente naquelas já acima citadas.

  • Questão possível de anulação
  • Não acho que a questão seja passível de anulação. É importante observar o "a qualquer momento", que condiciona a afirmação.
     Não se pode entrar a qualquer momento, apenas nos casos previstos no Art 5º, XI.

  • Existem quantas maneiras de um policial, sem o seu consentimento, entrar na sua residência?

     

    Flagrante delito;

    Desastre;

    ​3º Para prestar socorro; 

    4º Por determinação judicial, durante o dia.

     

    Vejam que das 4 possibilidades uma sofre limitação, ou seja, a expressão "a qualquer momento" não pode ser aplicada a ideia proposta.

     

    Dica: percebam nos programas da televisão que mostram as ações policiais em cumprimento de mandado judicial CHEGANDO BEM CEDINHO NA CASA DOS VAGABUNDOS kkkk (polícia 24h e outros).

     

    Bons estudos a todos.

  • Com certeza a questão é passível de anulação! 

    1. Mesmo sem o consentimento do morador, a autoridade policial poderá ingressar, a qualquer momento, na sua residência. 

     

    CF:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

     

    O policial poderá ingressa na residência em caso de flagrante delito? SIM! Tem horário para acontecer o flagrante delito? não! então, pode a qualquer momento!

    Tem hora marcada para acontecer desastre? Se sim, digam-me qual é o vidente porque vou anotar num caderno todos os dias e horários dos desastres da minha vida. Então o policial pode entrar na residencia, em qualquer horário, em caso de desastre.

    Acidente acontece só de dia? não né. Então o policial pode entrar na residência em qualquer horário!

     

    A exceção é quanto determinação judicial. Essa tem que ser executada durante o dia.

     

    Mas voltando a questão: 

    autoridade policial poderá ingressar, a qualquer momento? 

    Sim. Poderá! Pois há exceções que admitem isso. 

    Diferentemente se a banca falasse: "autoridade policial deverá ingressar na residência, a qualquer momento, independente do motivo"

     

  • Poderá? Sim, se em flagrante ou para prestar socorro.

     

  • Tem gente que viaja muito longe do que a questão pede!

    Não é porque o cara é policial que pode entrar na casa de outro a qualquer momento, mas sim, somente nos casos previstos em lei.

    Ou seja, não tem nada passível de anulação na questão, basta se atrelar somente ao que ela pede.

  • O fato de poder entrar para prestar socorro ou em flagrante delito é EXCEÇÃO, a regra é que "a casa é asilo inviolável, niguem podendo nela entrar sem o consentimento do morador...".

    Galera anda viajando demais!

  • Cabe anulação da questão, pois " Expedida ordem judicial, a polícia está autorizada a penetrar na casa do suspeito durante o dia ou a noite". Em regra está certa, porém a noite poderá sim com o consentimento do morador.

  • Fiquei com dúvida da letra A, exatamente pelo mesmo raciocínio do colega Carlos Henrique Albrecht.

    Acabei indo na C por ser a mais correta e pela alternativa A falar o básico, entretanto, a autoridade policial pode sim entrar em qualquer horário, por flagrante delito, desastre, ou para prestar socorro.

    Mas acabei não marcando a assertiva correta por ser incompleta, entretanto, deveria ser anulada.

  • item 01 MAL FORMULADO, passível sim de anulação!

  • Quanto a letra A, a regra é que sem o consentimento do morador, a autoridade não poderá ingressar, a qualquer momento, na sua residência, salvo as exceções previstas em Lei. Como a questão traz uma acertiva contrária a regra, sem citar as exceções, logicamente ela está errada.

    Não está mal formulada, foi feita deste modo justamente para confundir aqueles que estão sempre atentos às exceções e não se apegam muito ao conceito fático da questão.

  • O enunciado PEDE - Analise as afirmativas abaixo em relação aos direitos e às garantias fundamentais previstos na Constituição da República de 1988

    Conforme a CRFB, no seu art. 5º, XI - A casa é asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinação judicial.

    Conforme a CFRB:

    Em caso de flagrante delito, a inviolabilidade da residência é afastada. (item 3) CERTO

    Expedida ordem judicial, a polícia está autorizada a penetrar na casa do suspeito durante o dia ou a noite. (item 2). ERRADO. Conforme o artigo citado, só durante o dia, por determinação judicial.

    Vamos responder o que o enunciado pede, e não ir além disso. Porém há suas exceções em outras leis, mas aqui não é o caso.

    Mesmo sem o consentimento do morador, a autoridade policial poderá ingressar, a qualquer momento, na sua residência. (item 1) ERRADO. não precisa nem fundamentar. Sabemos que não é o que a questão pede, mas podemos fundamenta-la em outras leis.

    Bem simples. Conforme CRFB, e o povo confunde com CP ou indo além do que se pede querendo fundamentar a questão. É letra de lei e a banca pede interpretação e atenção.

    Bons estudos!

  • A questão aborda a temática relacionada aos direitos e garantias fundamentais, em especial no que tange à inviolabilidade de domicílio. Conforme a CF/88, temos que:

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Analisemos as assertivas:

    I: está incorreta. Sem consentimento, somente é possível adentrar no domicílio nas hipóteses excepcionalmente previstas: “salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    II: está incorreta. Somente durante o dia. “ou, durante o dia, por determinação judicial".

    I: está correta. “salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    Gabarito do professor: letra c.



  • Questão muito maldosa.