SóProvas


ID
1311127
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O gerente de relações com o mercado do Banco I divulga comunicado interno aos colaboradores da Instituição sobre a necessidade de divulgação aos novos acionistas dos relatórios apresentados à Comissão de Valores Mobiliários. Nesse comunicado, dá a orientação de que os relatórios devem ser enviados, preferencialmente, por meio eletrônico, ou em papel. Um dos colaboradores mostra-se contrário a essa ideia, aduzindo que, em mensagem eletrônica, os relatórios seriam extensos e que, em papel, a impressão de mais de duzentas folhas por acionista e os custos de postagem gerariam enorme despesa.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o envio dos relatórios

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha da Banca galera, ela vem com todo um blá, blá, blá e nos dar a entender que a questão reflete aos gastos com os papeis e na verdade ela pergunta; "Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, (o envio dos relatórios)" ela apenas quer saber sobre o envio de relatórios de acordo com o código de ética do Banco do Brasil; Que nos traz 4.2. Somos transparentes e ágeis no fornecimento de informações aos acionistas, aos investidores e aos credores. enviar relatórios diz respeito a trasnparencia.

  • Somos transparentes e ágeis no fornecimento de informações aos acionistas, aos investidores e aos credores. enviar relatórios diz respeito a trasnparencia.

  • Além do que foi colocado pelo David Mesquita, devido ao fato de ser uma entidade que atua no mercado privado, explorando atividade econômica, o Banco do Brasil (S/A de capital aberto) é obrigado a observar regras típicas de uma sociedade anônima, dentre elas, a transparência e a prestação de contas em relação aos seus acionistas.

     

  • Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o envio dos relatórios realiza o dever de transparência e informação aos acionistas.

    Vejamos como o assunto é tratado no Código de Ética do Banco do Brasil:

    São princípios que ditam a direção que devemos tomar, principalmente quando vivenciamos dilemas éticos (quando precisamos tomar decisões em questões éticas) e precisamos tomar decisões aderentes às expectativas do Banco, ainda que não tenham sido previstas em normas específicas.

    (...)

    Transparência: O Banco zela pela transparência de suas ações. As informações devem ser completas, precisas e claras. A confiança de nossos parceiros está ligada ao livre acesso que o Banco dá às informações de seus relatórios, prestações de contas e tomadas de decisão. O sigilo e a confidencialidade das informações permeiam e são exigidos em nossas ações no Banco. Entretanto, ações executadas deliberadamente às escondidas não são éticas.

    Resposta: C

  • Gabarito: C

    "Somos transparentes e ágeis no fornecimento de informações, observando regras de sigilo e confidencialidade."