SóProvas


ID
1311199
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em janeiro de 2013, o governo do Estado de São Paulo sancionou projeto que fecha empresas que submetem trabalhadores a condições análogas à escravidão. Essa medida do governo cassa a inscrição no cadastro do ICMS dos estabelecimentos comerciais envolvidos na prática desse crime, seja diretamente, seja no processo de produção, ou ainda como nos casos de terceirização ilegal. Além disso, os autuados ficarão impedidos por dez anos de exercer o mesmo ramo de atividade econômica.

BONDUKI, A. Combate ao trabalho escravo. Conhecimento Prático Geografia, n. 50. São Paulo: EBR, 2013. p. 20-21. Adaptado.

No contexto mencionado, o ramo de atividade econômica com a maior ocorrência de trabalho degradante análogo à escravidão é o

Alternativas
Comentários
  • acertei a questão por lembrar que com a revolução industrial muitos trabalhadores de fabricas textil eram obrigados a trabalharem ate 12 horas por dia, e inclusive crianças eram submetidas a tais serviços. Graças a deus que as coisas melhoraram, e ainda há quem reclame.

  • acertei por as outras alternativas nao fazerem tanto sentido

  • Acertei por lembra que em São Paulo tem Boliviano pra c.A.R.a.l.h.o. sendo explorado nesse ramo!

  • Em verdade, o setor correto seria "vestuário", pois indústria têxtil fabrica tecidos e não roupas. É na fabricação de roupas q se encontra a maior parte das denúncias desse tipo, em áreas urbanas. Se eu errasse, provavelmente recorreria pra anular essa questão.

  • Não é um problema só de SP, mas diria que dos países de mão de obra barata como China e alguns países da Africa e Ásia.

  • matei a charada por esse trecho: "... seja no processo de produção, ou ainda como nos casos de terceirização ilegal" e também por ter lido algo sobre isso em algum momento na mídia. Perseverânça faz toda a diferença... avante!

  • Acertei porque lembrei do Brás de SP rsrs

  • acertei pois lembrei da matéria sobre a exploração dos bolivianos, todavia acho que o setor onde mais ocorre trabalho escravo é o de vestuário e não textil

  • B

    Ainda há trabalho análogo à escravidão no ramo têxtil, lembrem-se dos bolivianos em fábricas clandestinas em São Paulo. 

  • Na verdade, segundo o ti Google ---> A indústria têxtil tem como objetivo a transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, artigos têxteis para o lar e uso doméstico (roupa de cama e mesa, tapetes, cortinas etc.) ou em artigos para aplicações técnicas (produtos geotêxteis, airbags, cintos de segurança etc.). As indústrias têxteis têm seu processo produtivo muito diversificado, ou seja, algumas podem possuir todas as etapas do processo têxtil (Fiação, Tecelagem e Beneficiamento) outras podem ter apenas um dos processos .

  • Uma linha de raciocínio que pode ajudar a responder e lembrar o grau de instrução que o trabalho demanda, quanto menor for esse maiores as chances de se encontrar trabalhadores análogos a condição de escravos