SóProvas


ID
131149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

Historicamente, o termo jornalismo cívico surgiu no Brasil durante o Estado Novo, com o objetivo de incutir na população o respeito aos símbolos nacionais e os valores patrióticos. Nessa época, o governo definiu como atribuição formal do jornalismo a difusão de informações de caráter nacionalista, com o objetivo de legitimar a política de substituição de importações.

Alternativas
Comentários
  • Não confundia Jornalísmo Cívico com Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa do governo.

    "Chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos. Note-se a diferença fundamental do Jornalismo Cívico com o Jornalismo cidadão, feito essencialmente por não-jornalistas, mas pessoas comuns de qualquer profissão ou formação educacional, exercendo o jornalismo amadoristicamente e fora da regulamentação pública. Também é um movimento distinto do jornalismo comunitário, que é feito a partir de trabalho de capacitação de jornalistas dentro de uma comunidade".

    FONTE:http:// http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/u-z.html
  • Errada. O jornalismo público, também conhecido como jornalismo cívico, é um conceito que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, como uma tentativa de resgatar a credibilidade dos jornais americanos perante os cidadãos.
  • O termo "jornalismo cívico" tem a ver com democracia, não poderia ter surgido no Estado Novo, em plena ditadura.

  • errada

    O conceito “jornalismo público” ou “jornalismo cívico” surgiu nos Estados Unidos, em 1990, criado por David Merrit, editor-chefe do Wichita Eagle, da cidade de Wichita (Kansas) (MARTINS, 2002). Nos anos seguintes, o movimento de contestação do jornalismo tradicional incluiria outros jornalistas e meios de comunicação.