SóProvas



Questões de Jornalismo Público


ID
131149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

Historicamente, o termo jornalismo cívico surgiu no Brasil durante o Estado Novo, com o objetivo de incutir na população o respeito aos símbolos nacionais e os valores patrióticos. Nessa época, o governo definiu como atribuição formal do jornalismo a difusão de informações de caráter nacionalista, com o objetivo de legitimar a política de substituição de importações.

Alternativas
Comentários
  • Não confundia Jornalísmo Cívico com Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa do governo.

    "Chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos. Note-se a diferença fundamental do Jornalismo Cívico com o Jornalismo cidadão, feito essencialmente por não-jornalistas, mas pessoas comuns de qualquer profissão ou formação educacional, exercendo o jornalismo amadoristicamente e fora da regulamentação pública. Também é um movimento distinto do jornalismo comunitário, que é feito a partir de trabalho de capacitação de jornalistas dentro de uma comunidade".

    FONTE:http:// http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/u-z.html
  • Errada. O jornalismo público, também conhecido como jornalismo cívico, é um conceito que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, como uma tentativa de resgatar a credibilidade dos jornais americanos perante os cidadãos.
  • O termo "jornalismo cívico" tem a ver com democracia, não poderia ter surgido no Estado Novo, em plena ditadura.

  • errada

    O conceito “jornalismo público” ou “jornalismo cívico” surgiu nos Estados Unidos, em 1990, criado por David Merrit, editor-chefe do Wichita Eagle, da cidade de Wichita (Kansas) (MARTINS, 2002). Nos anos seguintes, o movimento de contestação do jornalismo tradicional incluiria outros jornalistas e meios de comunicação.


ID
146767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa
no Brasil, julgue os itens 71 a 75.

No contexto midiático brasileiro, historicamente, a emergência do conceito de jornalismo público se deu no início do período da redemocratização (década de 80 do século XX), no âmbito da imprensa sindical e com o chamado jornalismo comunitário e popular.

Alternativas
Comentários
  • O jornalismo público, ou jornalismo cívico, surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. Foi uma tentativa de resgatar a credibilidade dos jornais americanos perante os cidadãos, por conta da desconfiança gerada em relação aos meios de comunicação de massa durante as eleições.
  • Segundo a Wikipédia, no Brasil, o Jornalismo Público ainda é recente, mas espera-se que ao longo do tempo ele seja aprimorado, tanto pelos profissionais da Comunicação, como o público, além da interrelação entre esses dois atores sociais. As referências são de 2006 pra cá...

  • Não confundir:
    Jornalismo público - Jornalismo que busca sair das redações e ir ouvir o povo, numa tentativa de fazer a ponte entre este e o poder.

    Jornalismo cidadão - Jornalismo produzido por não-jornalistas.

  • Gab. Errado.

    Segundo o artigo "Jornalismo Público ou Convencional: que faz diferença para a democracia brasileira?" (pág. 14),

    - Jornalismo público

    Papel do jornal: espaço para apresentação de temas relevantes ao debate. 

    Papel do jornalista: Mero retransmissor de demandas do público à própria sociedade.

    - Jornalismo convencional

    Papel do jornal: provedor de informações relevantes para alimentar o debate.

    Papel do jornalista: selecionador e organizador das informações com status de notícia.  

    Link: http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2011/01/emerson_michele_camila.pdf


ID
187642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a função precípua do jornalismo exercido no âmbito do serviço público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A investigação jornalística no âmbito da administração pública não deve recorrer a métodos ocultos, bem como a informações caracterizadas pelas fontes como off-the-record.


    No âmbito da Administração Pública, a PUBLICIDADE prevalece sobre o off-the-record, valorizando informações identificadas e compromissadas com o interesse público.

  • Qual o erro da B?


ID
596755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à administração jornalística, julgue os itens seguintes.

Inclui-se na categoria de jornalismo público a prática que consiste na cobertura, por alguns jornais, de fatos decorrentes de campanhas públicas das quais eles participem diretamente como organizadores.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos.

    Note-se a diferença fundamental do Jornalismo Cívico com o Jornalismo cidadão, feito essencialmente por não-jornalistas, mas pessoas comuns de qualquer profissão ou formação educacional, exercendo o jornalismo amadoristicamente e fora da regulamentação pública. Também é um movimento distinto do jornalismo comunitário, que é feito a partir de trabalho de capacitação de jornalistas dentro de uma comunidade.
  • Redação pouco confusa, errei. Mas tá certo, rs


ID
1401919
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“ Jornalismo é espaço público por onde são transferidas informações relevantes, com potencial para alterar a realidade, que se sucedem no tempo e no espaço, objeto de interesse da coletividade e abrangidos pelos seus critérios de cobertura. Essas informações têm de ser transmitidas com honestidade, fidelidade, precisão e responsabilidade. Devem ser mediadas por um processo ético, rigoroso, criterioso, isento, imparcial, sem preconceito e independente na sua apuração, organização, hierarquização, aferição e difusão dos acontecimentos. Também é necessário que estejam acompanhadas de contextualizações e análises confiáveis e sejam apresentadas com linguagem clara, precisa e objetiva, que permita elucidação e esclarecimento de seus significados, de suas causas e de seus efeitos na sociedade” (Manual de Jornalismo da EBC, 2013). A partir da leitura do parágrafo acima, é possível apreender alguns dos pressupostos do Jornalismo Público, com destaque para:

Alternativas

ID
2265475
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o Manual de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação, uma cobertura jornalística, especialmente quando se trata de temas políticos, deve ser realizada de forma apartidária, justa, autônoma e em sintonia com o interesse público do cidadão. Esses parâmetros orientam uma cobertura voltada, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Justiça também, sobretudo hoje, em que na prática existe o PJ - Partido da Justiça.


ID
2295667
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo que apresenta segmentação e atividades especializadas é aquele que se conhece por jornalismo especializado. Não são formas de jornalismo especializado o

Alternativas
Comentários
  • Opinativo é um gênero do jornalismo, não uma de suas segmentações.

    Associativo é um tipo do jornalismo (que congrega voluntários), não uma de suas segmentações.

  • Jornalismo Literário também é um gênero. E agora, IADES?


ID
2579128
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”.

(BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1658-2.pdf).


Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:

Alternativas

ID
2579146
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país.

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu).


Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://jeduca.com.br/

  • A Jeduca foi criada em 2016 com o objetivo de ajudar a qualificar o trabalho dos repórteres que cobrem educação. São mais de 500 membros em todo o País que formam uma rede de troca de informações e que têm a possibilidade de consultar, gratuitamente, uma editora pública que auxilia na discussão de pautas e abordagens. http://jeduca.com.br/

     

    FONTE: http://www.fmss.org.br/educacao-em-pauta-com-o-jeduca/


ID
2610643
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma reunião de pauta, o editor de um caderno da editoria geral de um jornal de grande circulação no Estado, está diante de duas sugestões de reportagem: a primeira traz uma planilha com os gastos da prefeitura de uma cidade do interior com os gastos no cachê de artistas que se apresentaram em festas na cidade. A segunda mostra, com fotos, os momentos de lazer dos artistas contratados para as festas desta cidade.


De acordo com o código de Ética dos Jornalistas profissionais, o tratamento mais adequado para cada uma dessas sugestões é

Alternativas
Comentários
  • a segunda entra na categoria do entretenimento.


ID
2643145
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As emissoras de televisão aberta têm buscado criar nos telejornais editorias mais rentáveis para atrair mais público e anunciantes. A pesquisadora Samaria Araujo de Andrade confirma, em sua obra Jornalismo em mutação (2015), a identificação de um recurso que vem sendo comprovadamente utilizado para renovar a estrutura desses telejornais. Identifique qual das respostas a seguir descreve esse recurso.

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo em Mutação, de Samária Araújo de Andrade


    Dentro dos telejornais, o investimento no formato “série de reportagens” também permite trabalhar determinados segmentos de público e o interesse de certos anunciantes, em busca das editorias mais rentáveis. As séries permanecem alguns dias no ar, por volta de uma semana, sempre dentro do espaço dos telejornais. Elas funcionam na mesma lógica dos programas de temporada: se têm audiência e conquistam anunciantes, podem voltar a ser tema; se não alcançam o pretendido resultado, saem do ar sem problema, pois se trata apenas de uma série, enquanto o telejornal é uma estrutura que permanece. Como se tratam de produtos de bem simbólico, a criação de novos programas e novas séries dentro dos telejornais já existentes é bem aceita e até recomendável, para alimentar a criatividade e necessidade de inovação requerida pelo setor.


ID
2670037
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Você é o assessor de comunicação de uma instituição pública estadual e foi encarregado de informar sobre um programa de regularização de documentos para a população idosa carente. A verba é limitada e há necessidade de produzir um único veículo de divulgação.


No que se refere à estratégia para essa divulgação,

Alternativas
Comentários
  • a) a segmentação é a opção mais adequada, pois permite gerar identidade com o público. Assim, pode-se optar por produzir boletim informativo com linguagem específica voltada aos idosos. (forma mais tradicional e economica para divulgar algo e segmentar reduz os custo e atende o que se pedi) OPÇÃO CORRETA

    b) deve-se optar por produzir um informativo direcionado a todos cidadãos do estado, independentemente de classe social ou idade, pois a função da comunicação pública é dar amplo acesso à informação, mesmo que esse tipo de publicação fique mais onerosa. (o enunciado afirma que não temmta dotação, então, item excluído pq fala da onerosidade.)

    c) segmentar a publicação apenas para os idosos seria discriminar a população de terceira idade, o que é proibido na comunicação pública. Portanto, a publicação deveria ser massificada. (segmentar não discrima e usa com racionalidade a verba pública)

    d)como a verba é pequena, a segmentação para a população carente é recomendada e pode ser feita utilizando redes sociais, notadamente o Instagram que não sofre os bloqueios de perfil do Facebook.  (idosos são o alvo e em sua maioria, principalmente carentes, não usam redes sociais)

    e) mesmo com a verba pequena, é possível fazer a massificação da divulgação ao adotar o uso das redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook, que são as redes mais populares e que podem viralizar o conteúdo.(idosos são o alvo e em sua maioria, principalmente carentes, não usam redes sociais)

  • O púlbico-alvo são idosos e a maioria das opções só fala em redes sociais, de modo que é mais uma questão de bom senso que de leitura realmente. 


ID
2671993
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Marque V, para verdadeira, e F, para falsa, nas afirmativas abaixo, relativas ao movimento do Jornalismo Público ou Cívico, que tomou forma na década de 1990 nos Estados Unidos, a partir de experiências de engajamento com as comunidades a que atendiam. (ROTHBERG, 2011)


I. O jornalismo público estimula a discussão de meios para a resolução de problemas, mas não deve defender meios específicos para enfrentá-los.

II. A neutralidade não mais persiste como meta para a atividade jornalística, pois o profissional precisa tomar partido, aderindo aos posicionamentos dos veículos em que atua.

III. Uma comunidade mais forte tende a ler mais jornais; enquanto a alienação e a passividade são forças contrárias, relacionadas à diminuição da circulação de jornais.

IV. O jornalismo público considera adequadas as formas tradicionais de relacionamento com as fontes e autoridades, pois os jornalistas fazem parte da elite intelectual e devem extrair conhecimento de quem está no poder.


Em relação a essas afirmativas, a sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos. Na visão de Dornelles, note-se a diferença fundamental do Jornalismo Cívico com o Jornalismo cidadão, feito essencialmente por não-jornalistas, mas pessoas comuns de qualquer profissão ou formação educacional, exercendo o jornalismo amadoristicamente e fora da regulamentação pública. Também é um movimento distinto do jornalismo comunitário, que é feito a partir de trabalho de capacitação de jornalistas dentro de uma comunidade.

    O jornalismo público, também conhecido como jornalismo cívico, é um conceito que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, como uma tentativa de resgatar a credibilidade dos jornais americanos perante os cidadãos. Este novo posicionamento foi necessário por causa da desconfiança gerada em relação aos meios de comunicação de massa durante a eleição presidencial de 1988. O movimento ocorrido nos Estados Unidos, liderado por jornalistas, professores e profissionais da mídia, tentou demonstrar e questionar, através de projetos, conceitos fundamentais do jornalismo e propor uma nova atitude de relacionamento com os sujeitos. O que ocorre é uma falta de cumprimento com as obrigações relativas à vida pública e a profissão para conseguir esse objetivo. O jornalismo público não é um novo jornalismo, mas uma forma de cumprir mais fundamentada, participativa, voltada para o interesse do cidadão

  • I. O jornalismo público estimula a discussão de meios para a resolução de problemas, mas não deve defender meios específicos para enfrentá-los.

    Alguém consegue elucidar isso?


ID
2828422
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No livro “Jornalismo Público” (Unesp, 2011), Danilo Rothberg discute alguns aspectos da cultura profissional do jornalista que devem ser avaliados, e um deles é o framing, cuja noção pode ser adequadamente definida como

Alternativas
Comentários
  • "A fim de entender o que seria pluralidade no jornalismo, o autor recorre ao conceito de framing, que explica como um enquadramento aumenta ou diminui a importância de certas ideias e temas. Assim, a diversidade jornalística seria possível pelas diferentes abordagens, perspectivas, marcos interpretativos, seleções e ênfases na apuração de fatos e produção noticiosa". 

    http://www.insite.pro.br/2013/dezembro/resenha_jornalismo_publico.pdf

  • Enquadramento noticioso ou framing, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação, a princípio formulada por Gregory Bateson (1954) e depois por Erving Goffman(1974). De acordo com tal perspectiva, a mídia se utiliza de certas palavras, ideias, expressões e adjetivos que promovem uma abordagem que molda o acontecimento, destacando alguns aspectos e ocultando outros. Assim, recorta-se determinado ângulo do fato ou do problema tratado, tornando-o mais conhecido, e portanto mais real, condicionando a atitude dos cidadãos em relação ao ocorrido e eventualmente interferindo nos processos de mudanças sociais. Através da análise do enquadramento utilizado por um veículo de mídia pode-se perceber sua linha editorial e os interesses que defende.

    Fonte: Wikipedia

  • Letra B

    Teoria do enquadramento (framing): Processo de transformação de eventos cotidianos em imagem criada pela mídia.

    Eventos cotidianos> percepção que a mídia tem do evento > fatores de seleção de notícias > imagem criada pela mídia.

  • Já "a teoria do agendamento demonstra que a mídia pode ter efeitos directos (não mediados) sobre as pessoas, tendo, nomeadamente, o poder de “dizer” às pessoas sobre o que pensar (Cohen, 1963: 120)...Rogers, Dearing e Bregman (1993) escreveram que a literatura sobre agendamento abarca investigações sobre três componentes do processo de estabelecimento das agendas e a sua relação: 1. O estabelecimento das pautas, ou seja, da agenda mediática, revelada nos conteúdos; 2. Os assuntos que preocupam o público e sobre os quais este conversa e sobre a importância relativa que o público concede a cada um dos temas inscritos na sua agenda; 3. A agenda política". Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-teoria-do-agendamento.pdf 

  • LETRA B

    O framing ou enquadramento tem como hipótese a ideia de que a mídia tem o poder de dizer como a população vai pensar os temas enquadrados.


ID
2828839
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

  • letra c

    Fairness ou equidade: consites no tratamento justo a todos os acionistas, tanto na geração de riquezas como nos resultados das operações.

     

    Disclosure ou divulgação: na realidade este princípio é traduzido no desejo ou mesmo obrigação de divulgar as realizações da empresa aos clientes, fornecedores, acionistas e mercado, principalmente as informações relevantes que tenham influência nos negócios ou que envolvam resultados, oportunidades e riscos.

     

    Accountability: está ligada a responsabilidade da prestação de contas fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.

     

    Compliance ou conformidade: significa o cumprimento fiel das normas reguladoras explícitas nos estatutos, regimentos das empresas e das leis do país, ressaltando assim uma postura transparente e ética da empresa.

  • Essa questão é do tipo PA- presta atenção.

    Quem faz a prestação de contas? Accountability


ID
2877325
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o que se estabelece em relação ao Portal Institucional Padrão do Governo Federal, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Portal Institucional Padrão é uma infraestrutura de portal desenvolvida com base nos eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual. O modelo permite que o portal de cada órgão seja reconhecido como propriedade digital do Governo Federal, gerando um ambiente com credibilidade junto aos internautas.

    Ele é responsivo, ou seja, foi concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, mantendo a gestão do conteúdo organizada e eficaz. 

    O portal padrão foi desenvolvido em CMS de código aberto e sua estrutura permite que o órgão, a partir da instalação do produto já desenvolvido, faça as adequações de arquitetura da informação e conteúdo necessários para a montagem do seu portal institucional. 

    Fonte: http://www.secom.gov.br/atuacao/comunicacao-digital/identidade-digital-1/portal-institucional-padrão


ID
2882989
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considerando essa informação, o item.


O modelo da comunicação de massa, difundido pela Internet, marca uma relação de transmissão entre emissor e receptor, cabendo ao público o papel de observador passivo da informação.

Alternativas
Comentários
  • (...) o dispositivo comunicacional designa a relação entre os participantes da comunicação. Podemos distinguir três grandes categorias comunicacionais: um-todos, um-um e todos-todos. (...) O ciberespaço torna disponível um dispositivo comunicacional original, já que ele permite que comunidades constituam de forma progressiva e de maneira cooperativa um contexto comum (dispositivo todos-todos).

    Cibercultura, Pierre Lévy, p. 63

  • Gabarito: Errado


ID
2932441
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A mesa da Câmara convocou os jornalistas contratados para que apresentassem uma proposta de mídia que facilitasse a interatividade dos munícipes e, com isso, permitisse que a edilidade tivesse mais agilidade na resposta aos anseios dos moradores. Os profissionais sugeriram a criação de um jornal online que permitisse que a notícia fosse apropriada, lida, modificada, distribuída e referenciada, sem nenhum custo para o leitor. Isto é, foi apresentada uma proposta de Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo Open Source (código fonte aberto) é também é conhecido Jornalismo Cidadão (citizen journalism), Jornalismo Colaborativo ou Jornalismo Democrático.

    GAB D


ID
3008956
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O gênero jornalístico que tem por premissa o engajamento com a promoção do social é o

Alternativas
Comentários
  • Chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos.

    Na visão de Dornelles, note-se a diferença fundamental do Jornalismo Cívico com o Jornalismo cidadão, feito essencialmente por não-jornalistas, mas pessoas comuns de qualquer profissão ou formação educacional, exercendo o jornalismo amadoristicamente e fora da regulamentação pública. Também é um movimento distinto do jornalismo comunitário, que é feito a partir de trabalho de capacitação de jornalistas dentro de uma comunidade

    fonte: wiki


ID
3214426
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pesquisadores do campo da comunicação identificam a fusão entre o mundo dos negócios e o Estado e acreditam na possibilidade de estruturação de uma prática que possa contribuir para identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico e facilitar a ação governamental para garantir o debate público. Essa área do campo da comunicação corresponde à Comunicação

Alternativas
Comentários
  • A questão trabalha com a definição apresentada no "Glossário de comunicação e cidadania - Jorge Duarte"

    COMUNICAÇÃO PÚBLICA – Zemor (995, p. 6) identifica o campo da Comunicação Pública como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade de estruturação de uma prática que possa contribuir para identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico, facilitar a ação governamental garantindo o debate público.


ID
4893115
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“[...]retomando os mais amplos e principais critérios defendidos para o rádio ser público – financiamento, gestão e programação democráticas, independentes e autônomas – considero que o que mais se construiu, até agora, como modelo para este tipo de radiodifusão no Brasil se refere quase exclusivamente à programação. Porém, mesmo na programação, ainda é um avanço que ocorre somente em termos de conceituações, de definições de linhas, de autoproclamação de missão e objetivos”. (In: ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. A programação de rádios públicas brasileiras. Florianópolis: Insular, 2012).


Assinale a alternativa correta sobre a programação musical e jornalística de uma emissora pública:

Alternativas

ID
4900492
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
CRF - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia com atenção:

I - O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que pode ser impedido apenas por interesses oficiais;
II - A divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de divulgação pública, dependendo da natureza de sua propriedade.

Sobre os itens acima:

Alternativas

ID
4900495
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
CRF - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse:

Alternativas

ID
4900498
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
CRF - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia com atenção:

I - A apresentação de informações pelas instituições públicas, privadas e particulares, cujas atividades produzam efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social;
II - A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade.

Sobre os itens acima:

Alternativas

ID
4931755
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dentro da política de comunicação implementada pelo Ministério das Comunicações, as rádios comunitárias têm como um dos seus objetivos

Alternativas

ID
4976422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de novas mídias, julgue o item subsequente.


O jornalismo praticado na Web está mais próximo do conceito de jornalismo público do que a forma tradicional de jornalismo de massa.

Alternativas
Comentários
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos que são cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Acesse o canal no YouTube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

  • Gab.: certo.

    Por “comunicação pública”, é bom destacar, entende-se comunicação enquanto um bem público e indispensável à democracia. Algo que, como se pode enxergar, está para além dos interesses meramente mercadológicos de que se vale, por exemplo, a indústria jornalística e seus múltiplos modelos de enquadramento comercial da informação. Um sistema processual em que a comunicação possa efetivamente ser concebida como um processo básico da vida em sociedade e essencial ao desenvolvimento humano em qualquer parte.

    Fonte: Rosildo R. Brito é professor e jornalista, Campina Grande, PB / Observatório da imprensa

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/interesse-publico/_ed762_jornalismo_publico_como_assim/