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ID
131155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

A concepção historicamente determinada do conceito de indústria cultural atualmente é reforçada pelo conceito de capitalismo informacional, citado por Manuel Castells (A Sociedade em Rede), com os mesmos pressupostos da Escola de Frankfurt.

Alternativas
Comentários
  • Capitalismo informacional é um conceito que elege a tecnologia da informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modelo capitalista, a partir dos anos 80. E sugere que a sociedade da virada do século XX para o século XXI vivencia uma realidade de novas práticas sociais geradas pelas mudanças decorrentes da “revolução tecnológica concentrada nas tecnologias de informação” (1999:39).

    O conceito foi proposto pelo sociólogo Manuel Castells, e sua noção principal baseada nas mudanças provocadas pelas novas tecnologias de informação também integra as formulações teóricas de outros estudiosos, tais como Pierre Levy em Cibercultura ) e Ulrich Beck em Modernização Reflexiva , ao lado de Anthony Gideens Scott Lash. Estes, entre outros autores que repensam as novas Teorias Sociais Conteporâneas, constataram as novas práticas sociais advindas da revolução da tecnologia, principalmente as tecnologias da informação, que teriam criado uma nova estrutura social que se manifesta de acordo com a diversidade cultural e de acordo com as instituições existentes.

    O conceito empreende uma interação dialética entre tecnologia e sociedade, na qual a importância da tecnologia reside em incorporar a sociedade, mas está longe de determiná-la, e, por sua vez, a sociedade utiliza a inovação tecnológica, mas não a determina. E essa é a diferença principal entre ele e o conceito de indústria cultural, da Escola de Frankfurt, que diz que a sociedade DETERMINA a produção da cultura, ou seja, a cultura está subjugada às leis capitalistas da "oferta e demanda" sociais.

  • Errado
    Conhecimento básico cobrado em provas da área de com. social. O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termo pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942, mas publicada somente em 1947. Para os dois pensadores, a autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. No entanto, o valor contestatório dessas obras poderiam não mais ser possível, já que provou ser facilmente assimilável pelo mundo comercial[3]. Adorno e Horkheimer afirmavam que a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura estaria apagando aos poucos tanto a arte erudita quanto a arte popular. Isso estaria acontecendo porque o valor crítico dessas duas formas artísticas é neutralizado por não permitir a participação intelectual dos seus espectadores. A arte seria tratada simplesmente como objeto de mercadoria, estando sujeita as leis de oferta e procura do mercado. Ela encorajaria uma visão passiva e acrítica do mundo ao dar ao público apenas o que ele quer, desencorajando o esforço pessoal pela posse de uma nova experiência estética. As pessoas procurariam apenas o conhecido, o já experimentado. Por outro lado, essa indústria prejudicaria também a arte séria.