- 
                                
Como que aumentando-se a resistência e capacitância ocorre o aumento da relação entre elas? De onde tiraram isso como uma afirmação? Esse pessoal do Cespe fuma alguma droga pesada.
                             
                        
                            - 
                                
as interconexões de fio mais finas aumentam a resistência?
                             
                        
                            - 
                                
Tambem nao entendi merd nenhuma...
                             
                        
                            - 
                                
Entendo que com a diminuição de dimensões que se ganhe em eficiência em hardware, máquinas menores com mesma capacidade dos antigos dinossauros, bem como entendo que ao diminuir as bitolas das conexões também aumentam a resistência. Mas ao mesmo tempo, enxergo que aumentado a resistência os circuitos trabalham mais forçados, não sendo mais eficientes e sim de longevidade mais curta.
                             
                        
                            - 
                                
Gabarito Certo
interconexões mais finas, aumento da resistência. Fios mais próximos aumento da capacidade.
PF aí vou eu !
 
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
                             
                        
                            - 
                                
Fios mais finos não significa menos resistência?
                             
                        
                            - 
                                
R = p L / A
                             
                        
                            - 
                                
Essa banca precisa ter uma bibliografia própria
                             
                        
                            - 
                                
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.[1]
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.
Os fatores que influenciam na resistência de um dado condutor são:
- A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
- A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
- A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito. A resistividade, por sua vez, depende da temperatura na qual o condutor se encontra.
Esses fatores que influenciam a resistência de um condutor podem ser resumidos pela Segunda Lei de Ohm.
 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_el%C3%A9trica
                             
                        
                            - 
                                
Está correto que a resistência aumenta quando os fios se tornam mais finos e a capacitância aumenta com a aproximação dos fios, mas isto não tem relação alguma com melhoria de performance, pelo contrário, são efeitos indesejáveis de projeto de chips, eles querem a todo tempo diminuir a resistência (calor e consumo) e capacitância (interferência elétrica). 
Na verdade a indústria de pastilhas diminui os chips para encurtar a distância entre os transistores e com isto encurtar o comprimento dos fios que os ligam, gerando menos calor e consumindo menos energia. E também para conseguir colocar mais transistores em um espaço menor, podendo aumentar a quantidade de núcleos de um processador, por exemplo. Com a diminuição do calor, podem também aumetar o clock.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/10/o-que-sao-nanometros-e-por-que-eles-sao-tao-importantes-na-tecnologia.html
                             
                        
                            - 
                                
Analisando-se fios feitos do mesmo material:
- Quanto mais comprido o fio, maior é a sua resistência, então: R é proporcional a L, onde L é o comprimento do fio.
- Quanto mais grosso o fio, maior a área de sua secção transversal A, menor é a resistência, então:R é proporcional a 1 / A .
Inversamente proporcional, temos:
- Quanto mais comprido o fio, menor sua capacitância
- Quanto mais grosso o fio, maior sua capacitância
http://lilith.fisica.ufmg.br/~feletro/NEMES/capitulo-5.pdf
 
                             
                        
                            - 
                                
Aumento de resistência  por diminuição  de espessura e aumento de capacitancia por proximidade são na verdade efeitos colaterais da miniaturização que leva ao desempenho  e não  causa do aumento de desempenho. Ninguém entrou com recurso contra isso na época e duro de engolir. Cespe sendo cespe.
                             
                        
                            - 
                                
Os efeitos físicos que parecem contraditórios na verdade são os sintomas do aumento de desempenho/clock.
 
Segundo a CESPE quando justificou porque a manteve CORRETA:
 
"O  item  versa  sobre  organização  e  arquitetura  de  computadores  e  dos  componentes  de  um  computador.  Conforme  literatura especializada, "Tradicionalmente, o fator dominante nos ganhos de desempenho de hardware tem sido em aumentos na velocidade do clocke densidadelógica. Porém, à medida que a velocidade do clock e a densidade lógica aumentam, diversos obstáculos se tornam mais significativos.Com relação ao atraso de RC: a velocidade em que os elétrons podem fluir em um chip entre os transistores é limitada pelaresistência (R) e capacitância (C) dos fios de metal que os conectam; especificamente, o atraso aumenta à medida que o produto RC aumenta. À medida que os componentes no chip diminuem de tamanho, as interconexões de fio se tornam mais finas, aumentando a resistência. Além disso, os fios estão mais próximos, aumentando a capacitância". Assim, como se  vê,  o  item  trata  de  assunto  relativo  ao  edital: arquitetura,  organização  e  componentes  de  computadores,  tópico  este  tratado  em  livros  de  autores conhecidos para cursos degraduação em computação e informática".
 
Fonte: https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/2202/policia-federal-2013-perito-criminal-federal-justificativa.pdf
                             
                        
                            - 
                                
Livro do Stallings:
Atraso de Rc: a velocidade em que os elétrons podem fluir em um chip entre os transistores é limitada pela resistência (R) e capacitância (C) dos fios de metal que os conectam; especificamente, o atraso aumenta à medida que o produto RC aumenta. À medida que os componentes no chip diminuem de tamanho, as interconexões de fio se tornam mais finas, aumentando a resistência. Além disso, os fios estão mais próximos, aumentando a capacitância.