SóProvas



Questões de Hardware


ID
3004
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Basicamente, as funções de cálculo/controle, armazenamento temporário de dados e leitura/gravação de dados são realizadas em um microcomputador, respectivamente, nos dispositivos:

Alternativas
Comentários
  • CPU (Processador): O processador, é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Tem a finalidade de processar as informações, controlar as operações lógicas e aritméticas e efetuar o processamento de entrada e saída.

    RAM: é uma MEMÓRIA de acesso aleatório, que só funciona enquando o computador estiver ligado, por isso chamada de memória volátil. É a memória de trabalho, que executado os programas (exceto aqueles gravados na memória ROM).

    Periféricos: podem ser periféricos de entrada(utilizados para ativar comandos ou inserir dados a serem processados pelo computador) ou de saída (utilizados para exibir, armazenar ou enviar dados já processados pelo computador)
  • CPU - A sigla vem do inglês que traduzido seria Unidade Central de Processamento. É composta principalmente pela UC (Unidade de Controle) e ULA (Unidade Logica e Aritmetica) e tambem Memoria Cache.
    RAM - Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita. Se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado.
    Periféricos - aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. São Exemplos: impressoras, o Digitalizador, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouse, teclado, Câmera de vídeo, entre outros.
  • Questão idêntica à de nº Q4550 (anterior a esta)
  • Basicamente, as funções de cálculo/controle, armazenamento temporário de dados e leitura/gravação de dados são realizadas em um microcomputador, respectivamente, nos dispositivos:CPU, RAM e periféricos. Alternativa correta letra "C".
  • Seguem minhas contribuições:

    Conforme dito pela colega barbara_miranda, a CPU é composta principalmente pela UC, ULA e Memoria Cache. No entanto, em se tratando da organização estruturada de computadores a CPU é composta principalmente pela UC, ULA e Registradores (que também correspondem a um tipo de memória de altíssima velocidade). A depender do projeto do processador, as memórias cache podem residir dentro ou fora do invólucro, sendo distribuídas, portanto, em diferentes níveis. Naturalmente, aquelas que residem no interior, por não sofrerem tantas resistências do meio ao barramento, podem oferecer velocidades de acesso superiores se comparadas àquelas que residem no exterior da CPU. Mas, respeitando a hierarquia das memórias na arquitetura de computadores, os registradores proporcionam velocidades superiores, são dispostos em menor quantidade de armazenamento e são mais dispendiosos para serem projetados e construídos se comparados com a memória cache.

  • CPU, RAM e periféricos.

  • CPU => ULA + UC

    ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DE DADOS => MEMÓRIA VOLÁTIL RAM

    LETURA/GRAVAÇÃO DE DADOS => PEN DRIVE


ID
5086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido X grava um determinado arquivo A em 10 segundos, enquanto que um disco rígido Y grava o mesmo arquivo A em 8 segundos. O desempenho de gravação de Y em relação a X é:

Alternativas
Comentários
  • Dx= 1/10 => Dx= 0,1Dy= 1/8 => Dy= 0,125Dy/Dx= 0,125/0,1 = 1,25=> 25% superior
  • Basta ver que 10/8 = 1,25. Então 10 é 25% maior que 8.  
    Logo o desempenho é 25% superior, já que menos tempo é melhor desempenho.
  • Costumo usar regra de 3 para o máximo de coisas possíveis, rs.
    8 ---------- 100%
    (10-8) ---- x%
    Isso dá=200/8= 25%



  • Essa agente chuta kkk


ID
5143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O software que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador e tem como propósito propiciar um ambiente em que o usuário possa executar programas de forma conveniente e eficiente é o:

Alternativas
Comentários
  • O sistema operacional é uma camada de software construída sobre o hardware que gerencia todos os componentes do sistema, apresentando-o ao usuário como uma interface muito simples de entender e utilizar.

ID
7267
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas a componentes de hardware e periféricos de computadores:

I. Na análise da qualidade de monitores, quanto menor for o dot pitch melhor será a definição da sua imagem.

II. Monitores de mesmo tamanho que trabalham no modo Não-Entrelaçado (NE) apresentam uma qualidade de imagem muito inferior àqueles que usam o modo entrelaçado. A única vantagem do monitor Não-Entrelaçado (NE) é o seu baixo custo.

III. O BIOS (Basic Input/Output System - Sistema Básico de Entrada/Saída) informa ao processador como trabalhar com os periféricos mais básicos do sistema, como, por exemplo, o drive de disquete.

IV. O Setup é responsável por "ensinar" ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos, como o disco rígido e o vídeo em modo texto. As configurações alteradas no Setup são armazenadas no BIOS.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. No item II, a justificativa para o monitor NE está incorreta. E no item IV, o Setup define a configuração da BIOS, mas não ‘ensina’ o processador a operar com os dispositivos. Na realidade o processador apenas efetua cálculos, e o processo de reconhecimento e comunicação com os dispositivos está distribuído pelo chipset (northbridge e southbridge).
  • Dot pitch é uma especificação para um ecrã de computador, impressora, digitalizador ou outro dispositivo baseado em pixels que descreve a distância entre pontos. O Dot Pitch é o termo utilizado para referenciar os pontos no monitor. Lembrando, o canhão trabalha com 3 feixes de cores. Na tela, a camada de fósforo gera a cor correspondente ao feixe através da intensidade da corrente elétrica. Cada ponto da tela consegue representar somente uma cor a cada instante. Cada conjunto de 3 pontos, sendo um vermelho, um verde e um azul, é denominado tríade. Dot Pitch é, basicamente, a distância entre dois pontos da mesma cor. Quanto menor esta distância melhor a imagem. O Dot Pitch é medido em milímetros. Para uma imagem com qualidade, o mínimo recomendado é o uso de monitores com Dot Pitch igual ou menor que 0,28 mm. Quanto menor for o dot pitch, mais nítidas serão as imagens. (Wikipédia)

    Monitores não entrelaçados, melhores que os entrelaçados (trata-se da forma como a imagem é montada na tela, nos entrelaçados eram substituídas linhas alternadas na imagem vista na tela a cada passagem do feixe de raios, enquanto nos novos modelos todas as linhas são substituídas em seqüência). A nova tecnologia permite reduzir o efeito flicker, em que a imagem parece piscar repetidamente.

     

  • A resposta certa é a letra D


ID
7273
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A maioria das placas mãe possui duas interfaces IDE embutidas, chamadas de controladora primária e controladora secundária. Cada controladora suporta dois dispositivos, permitindo, assim, 4 dispositivos IDE num mesmo micro. O modelo da interface IDE determina o seu modo de operação e conseqüentemente a sua velocidade e seus recursos. Com relação a este modelo é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pio 4 x UDMA 33 x UDMA 66 x UDMA 100

    http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap5-34

ID
7288
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores:

I. Uma memória virtual paginada melhora o tempo de acesso médio à memória principal.

II. Uma memória física (RAM) serve como intermediária para a memória cache sempre que esta for mantida no disco rígido.

III. Uma memória cache mantém os blocos de dados mais freqüentemente usados em uma memória pequena e rápida que é local à CPU.

IV. Uma memória virtual paginada aumenta a memória principal com armazenamento em disco.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • I- E, memória virtual fica no hd, que por sua vez, é um dispositivo mais lento que a memória principal. Sendo assim, não melhora o tempo médio de acesso.
    II- E, memória cache nunca fica em disco. Quem fica é a memória virtual.
    III- C
    IV - C

ID
8284
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As fontes de alimentação são as responsáveis por fornecer energia elétrica a todos os componentes do computador. Analise as seguintes afirmações relacionadas às fontes de alimentação e aos componentes por ela alimentados em um computador:

I. As fontes de alimentação ATX possuem um recurso que permite o desligamento do computador por software. Para isso, as fontes desse tipo contam com um sinal TTL chamado Power Supply On (PS_ON).

II. As fontes de alimentação AT possuem um recurso denominado Wake-on-LAN, que permite ligar ou desligar a fonte via placa de rede, e outro recurso denominado Wake-on-Modem, que possibilita ligar ou desligar a fonte via modem.

III. O sinal Power Good, recurso existente já no padrão ATX e em algumas fontes AT, tem a função de comunicar à máquina que a fonte está apresentando funcionamento correto. Se o sinal Power Good não existir ou for interrompido, indicando que o dispositivo está operando com voltagens alteradas, geralmente o computador será desligado. O Power Good é capaz de impedir o funcionamento de chips enquanto não houver tensões aceitáveis.

IV. Para garantir o funcionamento em qualquer computador alguns conectores das fontes AT e ATX são idênticos, por exemplo, o conector que alimenta a placa-mãe. Ambos possuem 20 vias e podem ser ligados a qualquer placamãe, seja ela AT ou ATX.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  •  

    Comentários às alternativas:
    I - CORRETO
    II - ERRADO - Recurso disponível apenas nas fontes ATX
    III - CORRETO
    IV - ERRADO - Em uma primeira "olhada" parece certo, mas a pegadinha está na frase "alguns conectores" e "Ambos possuem 20 vias". Embora as fontes ATX possuam conector com total de 24 pinos, 4 deles são desconectados do conjunto de 20 pinos, justamente para ser compatível com placas-mães de 20 pinos. Logo, em fontes AT ou ATX o conector que alimenta a placa-mãe sim posui 20 pinos e TODOS são idênticos, não são apenas "alguns".
     
    fonte: http://www.infowester.com/fontesatx.php

ID
8287
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos componentes funcionais (hardware) de um computador:

I. Em uma placa-mãe, as entradas padrão PCI servem para se encaixar os cabos que ligam unidades de CD/ DVD. Esses cabos, chamados de fl at cables, podem ser de 40 ou 80 vias. Cada cabo pode suportar até duas unidades de CD/DVD.

II. O endereçamento consiste na capacidade do processador de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte. Assim, um processador com o barramento de dados com 16 bits pode acessar duas células por vez.

III. O clock interno indica a freqüência na qual o processador trabalha. Portanto, num Pentium 4 de 2,6 GHz, o "2,6 GHz" indica o clock interno, geralmente obtido por meio de um multiplicador do clock externo. O clock externo é o que indica a freqüência de trabalho do barramento de comunicação com a placa-mãe.

IV. O setor de BOOT de um HD contém um pequeno software chamado Post, que é responsável por controlar o uso do hardware do computador, manter as informações relativas à hora e data e testar os componentes de hardware após o computador ser ligado.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Típica questão safada!!! Se não souber, vá por eliminatória, fica melhor neste estilo de questão.
  • Na primeira afirmação o erro está no termo PCI. Se você substituí-lo por IDE a afirmativa é verdadeira.

    Quanto a afirmação número 4, o pequeno programa "Post" não está no HD mas na própria placa-mãe num chip chamado ROM ou Eprom.
  • POST (Power On Self Test) é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe.

    Alguns dos testes do POST incluem:

    Indentifica a configuração instalada;
    Inicializa todos os os dispositivos periféricos de apoio da placa-mãe;
    Inicializa a placa de vídeo;
    Testa memória, teclado;
    Carrrega o sistema operacional para memória;
    Entrega o controle do microprocessador ao sistema operacional.
  • As opções A e D estão idênticas!
  • No caso da placa mãe, na memória EEPROM( eletrical erasable PROM), é armazenado um programa chamado B.I.O.S (basic input output system), o qual fica responsável pela inicialização do computador.

    No B.I.O.S existem duas subdivisões de programas : o P.O.S.T (power on self test) , o qual fica responsável por testar os componentes básicos do computador, como o colega abaixo citou e o programa SETUP que nada mais é do que um configurador básico do sistema.

    Configurações básicas do SETUP :

    Data e Hora
    Configuração do HD
    sequência de boot
    cpu plug and play
    senha

    acredito que a afirmativa IV contenha dois erros: o BOOT não é concernente ao HD, mas sim ao computador como um todo e a data/hora é função específica do SETUP.
  • e) e) II e III. 

    As outras alternativas são falsas porque:

    I-As entradas padrão PCI servem somente para dispositivos do padrão PCI,como placas de som e placas de rede. No caso de um drive de CD/DVD,ele pode ser do padrão IDE (que utiliza de fato flat-cables) ou SATA,e deve ser conectado no respectivo slot.

    IV-Informações de hora e data são armazenadas no CMOS (uma bateria de lítio localizada na placa-mãe) . O trabalho do POST no caso é identificar a configuração do sistema,iniciar os dispositivos necessários,testar o teclado e memória, carregar o SO na memória e entregar o controle do microprocessador ao SO.




ID
11962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

Hyperthreading é uma tecnologia inovadora da Intel que
permite a um processador comportar-se como se fosse dois
processadores independentes, podendo executar duas linhas de
execução simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. Esse processo todo rende um acréscimo de até 20% na velocidade dos programas desde que estejam sendo executados simultaneamente. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo northwood, 64 e 32 bit, e no futuro devera se estender aos processadores da nova geração, de 64 bit´s e núcleo duplo como o Pentium D.
  • "podendo executar duas linhas de execução simultaneamente" o ideal não seria acho que o que ele faz eh alternar entre as instruções simulando assim dois núcleos, mas, não exectuar simultaneamente. pra quem sabe programação é similar a execução de Threads. Considero este questão errada!
  • Hoje essa tecnologia, lançada com o Pentium 4, não é mais tão "inovadora", porém ainda é utilizada, inclusive pela maioria dos processadores da família Core i7.

  • Ed, realmente ele executa duas linhas simultaneamente. Esse eh o conceito de multithreads. Não são dois processos a executar simultaneamente, mas 2 linhas de execução, uma para cada thread. É diferente.
    Segundo[1], ela permite q o nucleo de um processador se comporte como 2 nucleos distindos, permitindo q duas threads independentes executem simultaneamente, mantendo o pipeline mais "movimentado". Eh uma especie de "rascunho" do dual core, so q virtual. 

    [1] Infrastructure Architecture: Infrastructure Building Blocks and Concepts,  Por Sjaak Laan
  • correto - hyperthreading é criação Intel & consiste em simular um outro processador às custas do processador atual, fazendo-o trabalhar excessivamente.

  • Gabarito Certo

    Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que faz com que cada núcleo do processador possa executar mais de um processo de uma única vez, tornando o sistema mais rápido quando se usam vários programas ao mesmo tempo. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede, os processadores da série Intel® Core2™ (Extreme Edition) e Intel® Core™ (i3 e i7) usufruem dessa tecnologia proporcionando até 12 núcleos totais (i7 4960x). Essa técnica foi criada para oferecer maior eficiência na utilização dos recursos de execução do processador. Segundo a Intel, a Hyper-Threading oferece um aumento de desempenho de até 30% dependendo da configuração do sistema.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • E o medo de resolver uma questão desse ano, agora, em 2021

  • E o medo de resolver uma questão desse ano, agora, em 2021

  • Hyper-Threading – Permite simular uma quantidade maior de núcleos – núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo.


ID
16993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
AL-TO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As portas seriais dos microcomputadores são também conhecidas como:

Alternativas
Comentários
  • a) COM (Porta Serial)b) DMA (Circuito especializado para troca de dados entre disco e memória.)c) IDE (Tecnologia de discos)d) LPT (Porta Paralela)e) VGA (Mais conhecido como vídeo)
  • a-

    DMA (direct memory access) é um mecanismo que os dispositvos usa, para o controlador transferir dados direto para memoria. , buffer do controlador. Isso deixa CPU livre para outros processos. DMA permite dispositivos acessar memoria indepepdente do CPU


ID
27412
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Por terem o funcionamento basicamente mecânico e custo relativamente barato, a prevenção é o tipo de manutenção periódica mais recomendada para as impressoras jato de tinta, abrangendo limpeza

I. da cabeça de impressão e do carro de impressão, utilizando uma pequena quantidade de álcool ou outro produto indicado.
II. do sensor e fita flat de orientação do carro de impressão, utilizando uma pequena quantidade de álcool.
III. e até mesmo lubrificação do eixo da impressora, com graxa de silicone.
IV. e lubrificação do suporte do carro de impressão, com graxa automotiva.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Com graxa automotiva foi ótima kkkkkkkkkkkkkkkkk....

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Graxa automotiva está INCORRETO

     

    IV. e lubrificação do suporte do carro de impressão, é graxa de silicone, que é o material que os próprios fabricantes utilizam. Na falta, uma segunda opção seria usar óleo automotivo


ID
27415
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Durante o boot, o BIOS realiza uma série de testes, visando detectar com exatidão os componentes de hardware instalados no micro, por meio do POST (Power-On Self Test), que exibe, no final do teste, as condições de funcionamento do computador e seus componentes, o que é de muita importância para a tarefa de manutenção corretiva. Entre os bips emitidos pelo POST, um bip curto significa que

Alternativas
Comentários
  • 1 bip curto P.O.S.T. executado com sucesso. Este bip é emitido pelo BIOS quando o P.O.S.T. é executado com sucesso.

    1 bip longo Falha no Refresh
    (refresh Failure). O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM.

    São diversos os bips.. no google pesquise por bips emitidos post

    Estudar Galeraaaaaaa
  • bips e mensagens de erro:

    http://marcelomenezes.wordpress.com/2008/03/26/sinais-emitidos-pelo-bios/

  • Depende da placa mãe na verdade , "porem geralmente" é 1 mesmo .

  • http://kawaiforeverandever.blogs.sapo.pt/post-1671

    O que é o POST?

    POST (Power oself test, que em português é algo como "Auto-teste de inicialização") é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pelo BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado IPL (Initial Program Loading)

  • 1Bip - post normal

    2 bip - erro na memória ram

    5 bip - erro no processador

    não bip - fonte de alimentação ou cpu desconectada 


ID
28414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual a interface apropriada para a instalação de um drive CDROM?

Alternativas
Comentários
  • Barramento IDE - Integrated Drive Electronics.
    Função: É usado para conectar as unidades de armazenamento internas (HD, Drive CD, Drives de DVD) à placa-mãe do computador.
  • "ISDN/RDSI- Rede Digital de Serviços Integrados – IntegratedServices Digital Network): utiliza a linha telefônica convencional paratráfego de voz e dados ao mesmo tempo. Ela divide o par de fios em doiscanais, um para voz e outro para dados. Cada um com 64 Kbps. São duaslinhas telefônicas no mesmo fio de antigamente, mas agora oferecendo até128 Kbps de conexão à Internet, via rede dial-up. Nesse caso, o usuário gastaimpulsos durante a conexão: a operadora cobrará os pulsos de cada canal emseparado, mais a segunda linha. Requer a compra da placa ISDN."

ID
56641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de hardware e software, julgue os itens de
36 a 40.

A memória principal funciona como memória intermediária para a memória cache sempre que se fizer necessário implementar cache em dois níveis.

Alternativas
Comentários
  • A memoria em dois niveis (L1, L2) não usa a memoria principal como intermediario.
  • A memória principal, como o próprio nome já diz, é a principal memória utilizada pelo computador. Logo, não pode ser intermediária.

    O conceito de memória intermediária está ligado à memória cache, e não à memória principal.

  • Questão Errada

    Complementando os comentários dos colegas:

    Cache L1 (Leve 1 - Nível 1 / cache interno): a memória cache consiste numa pequena quantidade de memória incluída no processador.  Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial, chamado Controlador de Cache, transfere os dados mais requisitados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Quando fala-se "cache L1" referencia-se a memória cache que vem dentro do processador;

    Cache L2 (Level 2 - Nível 2 / cache externo): o cache L1 não se mostrava suficiente. Uma solução foi a implantação de uma memória cache fora do processador: o cache L2 que, para ser usado, necessita de um controlador, que geralmente é embutido no chipset da placa-mãe.

    Cache L3 (Level 3 - Nível 3 / cache interno): inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores atuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou picómetros de área.
  • Memória Principal também conhecida como memória primária, e não intermediária.
  • O Cespe apenas inverteu os conceitos.
    A memória cache funciona como INTERMEDIÁRIA para a memória principal sempre que se fizer necessário cache em dois níveis.
  • GABARITO: ERRADO

    -> O cache em dois níveis, L1 e L2, não utilizam a memória principal como intermediário.

    -> A memória cache que é uma intermediária entre a memória principal e os registradores.

    Prof. Victor Dalton - Estratégia Concursos


ID
56647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de hardware e software, julgue os itens de
36 a 40.

Um microcomputador contém um conjunto de circuitos integrados, que são gerenciados para realizar processamento e armazenamento. O BIOS (basic input output system) é o circuito que gerencia praticamente todo o funcionamento da placa-mãe. Ele tem a responsabilidade de manter todas as informações necessárias ao reconhecimento de hardware.

Alternativas
Comentários
  • A questão afirma:"Ele tem a responsabilidade de manter todas as informações necessárias ao reconhecimento de hardware. "Todos? E os drivers?Falso, portanto.
  • Aqui não entra o mérito do SO ainda (drivers, dll, módulos, etc). A questão é que a BIOS não armazena os dados. Os dados são armazenados na CMOS. A CMOS é lida pela BIOS a cada boot para recuperar as informações. Ela é volátil e para isso existem as baterias das placas mãe.
  • Um bom exemplo são as informações contidas no SETUP, elas podem ser alteradas pelo usuário e armazenadas no CMOS, no entanto quem realmente utiliza estas informações é a BIOS, no momento de BOOT do micro.

    CMOS - memória RAM alimentada por baterias quando o micro esta desligado;
    BIOS - antigamente era ROM (memória gravada de fábrica que não pode ser alterada) e atualmente vem como memória FLASH.
  • Vamos por partes:

    "Um microcomputador contém um conjunto de circuitos integrados, que são gerenciados para realizar processamento e armazenamento."

    Correto. Esse conjunto de circuitos integrados chama-se chipset.

    "O BIOS (basic input output system) é o circuito..."

    Já está errado. Pois o BIOS não é um circuito, mas um programa responsável pelo processo de inicialização (boot) do computador. Continuemos...

    "...que gerencia praticamente todo o funcionamento da placa-mãe."

    Errado. Esse é o conceito, mais uma vez, de chipset.

    "Ele (o BIOS) tem a responsabilidade de manter todas as informações necessárias ao reconhecimento de hardware."

    Errado de novo. Quem tem essa responsabilidade é a CMOS, uma memória RAM (volátil) que fica ligada a uma bateria e que armazena os dados referentes aos hardwares conectados a placa-mãe. Esses dados podem ser alterados pelo SETUP.

    Portanto, quase toda a questão está errada!

  • Bios é um PROGRAMA que é normalmente armazenado em memória do tipo EPROM, ou atualmente em uma memória fashrom, que contém sub-rotinas de inicialização do sistema.
    SETUP-  contém todas as informações para que o sistema reconheça os hardwares instalados no computador!
  • BIOS: responsável pelo BOOT (inicialização do Sistema Operacional) e pelo POST (teste dos componentes).
    SETUP: responsável pela configuração dos componentes da placa-mãe.
  • Errado, pois a BIOS é um software e não um circuito.

  • Depois de assistir a série Halt and Catch Fire estou me achando a entendida de BIOS, rsrs.

  • BIOS: é um software responsável por iniciar os trabalhos de um computador, verifica por exemplo a presença de dispositivos de entrada e saída.


ID
59509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos diversos componentes de um computador do tipo
IBM PC com processador Pentium IV, julgue os itens
subseqüentes.

Por questões de otimização da velocidade de troca de dados em discos SATA, a configuração da BIOS em processadores Pentium IV depende do tipo de sistema operacional instalado.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê dessa questão está correta. Se alguém tiver uma explicação, agradeço.Segundo esse capítulo(http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap9-1) do Livro "Hardware o Guia Definitivo" do Carlos Morimoto, o Sistema Operacional não tem nada relacionado com a BIOS.
  • Se você acessar a bios do seu computador que possui entrada SATA, irá perceber que você deve configurar a compatibilidade do SATA com SO instalado.A título de exemplo, o Windows XP é bastante problemático com drives SATAs, por isso as BIOS têm esta opção.
  • Nao achei artigos que justificassem a questão, mas acertei devido a um fato vivenciado por mim:

    Tentei instalar WinXP em uma maquina com justamente este processador em um HD SATA, porém, o instalador do win não reconhecia em hipótese alguma o HD.Daí, alguém me deu a idéia de ir na BIOS e alterar uma opção lá que já esqueci de "SATA MODE" para "SCSI" e funcionou.Dai percebi a incompatibilidade WinXP x SATA

    Espero ter ajudado um pouco

  • A configuração da BIOS vai depender do tipo de SO instalado na máquina, uma vez que algumas configurações podem não ser adequadas, implicando no mal funcionamento da máquina. A BIOS é a configuração base para os dispositivos de E/S, e o SO gerencia os dispositivos, por meio dos parâmetros definidos na BIOS.

  • Creio que não seja precisamente dizer que a configuração da BIOS depende do sistema operacional, mas que, dependendo do sistema operacional devemos alterar a configuração da BIOS. Não é a configuração da BIOS que depende do sistema operacional e sim o sistema operacional que pode depender da configuração da BIOS.


ID
71782
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a componentes de microcomputadores, características tais como, PC6400 funcionando em dual channel,SATA II, com buffer de 8 MB e Taxa de transferência de até 1000 Mbps com velocidade autonegociada, referem-se respectivamente a

Alternativas
Comentários
  • Conforme pagina 8 do gabarito, a resposta é letra D. Foi utilizado o gabarito de analista e não o de tecnico.
  • - PC6400 funcionando em dual channelAs memórias DDR e DDR2 são classificadas de acordo com a velocidade máxima que conseguem operar. Elas seguem a seguinte classificação: DDRxxx/PCyyyy, onde:* (xxx) indica o clock máximo que os chips da memória suportam. * (yyyy) indica a taxa de transferência máxima da memória, medida em MB/s. A taxa de transferência de dados das memórias DDR800 é de no máximo 6.400 MB/s, e por isso que elas são rotuladas como PC6400.O termo “Dual channel” (“dois canais”) é uma técnica usada para dobrar a velocidade de comunicação entre o controlador de memória e a memória RAM, aumentando assim o desempenho do micro.Fontes:http://www.clubedohardware.com.br/artigos/968http://www.clubedohardware.com.br/artigos/673- SATA II, com buffer de 8 MBSerial ATA, SATA ou S-ATA (Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa como unidades de disco rígido e drives ópticos.A primeira geração Serial-ATA, também conhecida como SATA/150 ou mesmo SATA I, funciona em 1,5 gigahertz. Com o lançamento do chipset NVIDIA nForce4 em 2004 a taxa de clock dos Discos Rígidos SATA foi duplicada chegando a 3.0 GHz com uma transferência máxima de 300 MB/s, dando o rigem a nova versão do SATA, o SATA II.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA- Taxa de transferência de até 1000 Mbps com velocidade autonegociadaUma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede.Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_de_rede

ID
76546
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os gabinetes ATX dispõem, em sua concepção básica, dos terminais Power SW, Reset SW, Power LED, HD LED e Speaker para serem conectados aos respectivos conta- tos da placa-mãe, constituídos de dois pinos, um positivo e um neutro. Entretanto, algumas dessas conexões, por não exigirem polaridade, podem ser ligadas em qualquer sentido, que são APENAS os terminais

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão basta ler este excelente artigo:http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap10-12
  • como complemento...  http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070913191209AAhZaEB
  • ALTERNATIVA E

    Reset
    : Apesar de a qualquer momento podermos resetar o micro simplesmente teclando Ctrl+Alt+Del, algumas vezes o micro trava de tal maneira que é impossível até mesmo resetar o micro através do teclado. Nestas situações o botão de reset evita que tenhamos que desligar e ligar o micro.

    O conector do reset possui apenas dois encaixes e dois fios, geralmente um branco e outro laranja. Este conector deverá ser ligado no encaixe da placa mãe sinalizado como "Reset SW", "RST", ou simplesmente "Reset". Novamente você não precisa se preocupar em inverter o conector, pois, assim como o Speaker, ele não tem polaridade.

    Speaker, ele não tem polaridade.

    O Power Led Como no caso do HDD Led,  possui polaridade, por isso, se a luz do painel não acender ao ligar o micro, basta inverter a posição do conector.


ID
76552
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao constatar que o processador necessitava ser substituído, o técnico solicitou ao estoque a liberação de uma nova peça. Sabendo-se que se tratava de um modelo Intel Pentium IV, o processador compatível com a placa-mãe existente no equipamento seria aquele com o soquete

Alternativas
Comentários
  • existem dois modelos : Pentium 4 soquete 423 e soquete 478 (mais recente).
  • b)478 ou LGA 775.

    sockets - processadores

    Pentium 4 - 478

    Xeon - 603

    Itanium - PAC-418

    Athlon- 64 - 939


ID
76555
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa de vídeo com problema deve ser substituída. A única informação disponível é a sua velocidade de 133 MB/s. Portanto, trata-se de uma placa de vídeo com barramento

Alternativas
Comentários
  • O barramento PCI é usado para encaixar placas de expansão, como modem, placa de rede, placa de som, placa de vídeo e afins.
    Placas de vídeo PCI (e qualquer equipamento PCI) usam a frequência do barramento PCI (que é de 133MHz). Esse barramento tem largura de 32 bits (ou seja, transfere 4 bytes em cada ciclo de frequência) e trabalha numa frequência de 33MHz (na verdade 33,3333...MHz) - lembre-se que MHz significa "milhões de ciclo por segundo"). Então se calcularmos 4 bytes x 33,3333 MHz dará o resultado de 133,333 MB/s.
    Resposta: D

    Fonte: João Antonio
  • Barramento PCI, 132 Megabits (A alternativa C está possivelmente correta, pois o certo é 132 Megabits, e o enunciado da questão pode te induzir ao erro)

    Barramento PCI-Xpress suporta taxa de transferência de 250 Megabits.

  •      frq_____largura____bandwidth (Mbps)

    ISA   8______16_________8

    PCI  33______32________133

    AGP 66______32________266


ID
76558
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O técnico que diagnosticou o problema nos pentes de memória do microcomputador encontra-se ausente e, com ele, os pentes com problema. Na avaliação visual dos slots existentes na placa-mãe, outro profissional constatou que o pente de memória adequado àquele slot é o pente de 168 terminais. Dessa forma, trata-se da memória com tecnologia

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    a) 168 pinos ou terminais

    b) 184 pinos ou terminais

    c) 184 pinos ou terminais

    d) 240 pinos ou terminais

    e) 240 pinos ou terminais

  • Resposta CERTA é a letra C kra.

    confira aí.
  • a correta é a DIMM   168 pinos

    a DDR tem 184 pinos 
  • Dentre as alternativas dadas a resposta certa é a “A”. A memória que utiliza módulo DIMM -168 e a SDRAM (SYNCHONOUS DRAM), que trabalhava de forma sincronizada com o processador.
  • Entendo que a alternativa "A" deveria se referir a SDR e não a DIMM.

  •  a)DIMM. - 168 terminais

     b)DDR. 184 terminais

     c)DDR1. 184 terminais

     d)DDR2. 240 terminais


ID
76567
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

Em relação às tecnologias abordadas no texto no destaque [1], é correto afirmar que, nos computadores atuais, a relação custo-benefício é vantajosa para

Alternativas
Comentários
  • Como mencionado no enunciado, SATA (Serial Advanced Tecnology Attachment) é uma tecnologia de disco, criada em 2003, que utiliza transmissão serial de dados. Isto torna possível o uso de frequências maiores de clock e, consequentemente uma transmissão mais rápida de dados. A tecnologia IDE (PATA) usa transmissão paralela, o que favorece a ocorrência de interferências eletromagnéticas entre as vias,causando ruído nos dados e deixando a  transmissão mais lenta.

ID
76570
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

No que se refere aos itens [2] e [4], a velocidade, em rotações por minuto (rpm), com que giram os discos dos HDs é fator fundamental para o desempenho do dispo- sitivo. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Independente de ser SATA ou PATA, notebooks geralmente usam 5400rpm por questão de consumo de energia.
  • Caro colega carlos samuel domingues motta que tal colocar um comentário um pouco mais construtivo como o do leoh?

    Não acrescenta nada simplesmente repetir a resposta correta
  • Mas é bom quando a pessoa escreve o gabarito da questão, pq tem gente que já respondeu mais de 10 e não tem mais como saber se acertou ou não a questão...
  • Acertei essa questão na tática, eliminando as palavras que continham (somente), brincadeira. rsrsrs.


ID
76573
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

Em relação ao item [3], para que os HDs trabalhem adequadamente,

I. os discos instalados em cada canal devem ser identificados como master ou slave, segundo o tipo de particionamento efetuado em cada um deles.

II. os discos instalados no primeiro canal podem ser "jampeados" como master e os do segundo canal como slave.

III. os discos instalados em cada canal necessitam ser "jampeados", de maneira que sejam identificados como master e slave, sucessivamente.

IV. o disco que conterá o sistema operacional deve ser instalado no primeiro canal e "jampeado" como master.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - O particionamento dos discos não influenciam em nada a disposição master/slave deles nos slots.II - Na verdade, cada canal, ou slot, terá um master e um slaveIII - Correto, conforme mencionado acimaIV - Tenho lá minhas dúvidas, mas acho que no caso do windows principalmente (SO burro) só mesmo colocando ele como master no disco 1 slot 1 para ele bootar :)
  • Discordo deste gabarito. Um hd PATA jumpeado como slave pode inicar o Sistema Operacional. A boa prática sugere que ele seja Master, mas nada impede que seja o Slave.

  • a IV está errada pois o disco com o sistema operacional não necessita estar obrigatoriamente no primeiro canal e, como disse nosso amigo aqui, nao necessita estar como master.....
    ahh e a III dá a entender que a sequência obrigatória é master e slave, mas não existe essa obrogatoriedade!!!

    acertei essa por exclusão das outras mas que tá mal formulada é fato!!!

ID
76576
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos
rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença
entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma
paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes
estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a
transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás
do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das
vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2]
destinam-se,
exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o
restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite
a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a
possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador
tipo PC [3].
No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada
através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de
vias [4],
se constitui em vantagem oferecida pela dimensão
reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço

interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar.
No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão,
atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso
interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5]
que torna possível a troca do dispositivo com o computador
ligado.

A técnica referida no item [5] é denominada

Alternativas
Comentários
  • Na "hot-swap" pode-se instalar um dispositivo com o PC ligado ou desligado, já na "plug and play" apenas com o PC desligado!

  • Não é no "plug and play" que é possível adicionar um dipositivo com o computador ligado? Sendo assim, a alternativa correta não seria a "B"?

  • não poderia ser a B, pois em se tratanto de HD internor nao há conector do tipo USB.

    hot swap nada mais é do que a possibilidade de conectar e desconectar algo sem precisar desligar o sistema.


    plug and play é o dispositivo pelo qual podemos inserir algo na porta usb e nao precisarmos instalar nenhum driver.




  • Os dispositivos SATA admitem a técnica de hot swap ( "troca a quente"), que, essencialmente, significa que os discos nessa tecnologia podem ser conectados e desconectados do computador com a máquina ligada, sem risco de dano para o micro ou para o disco. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

    Fonte: João Antonio

  • Conheço o HOT PLUGED , o hot swap, que pelo jeito é a mesma coisa, eu não conhecia.
  • Existe diferença entre hot plugged e hot -swap  sim:
    Hot swap e  hot plugging são termos usados para descrever separadamente as funções de substituir os componentes do sistema sem desligar o sistema. Hot swapping descreve a substituição de componentes sem interrupção significativa para o sistema, enquanto hot plugging descreve a adição de componentes que podem expandir o sistema, sem interrupção significativa para o funcionamento do sistema. [1] Para troca quente uma vez que o software apropriado instalado no computador , um usuário pode conectar e desconectar o componente sem reinicializar. Um exemplo bem conhecido desta funcionalidade é a (USB) que permite aos usuários adicionar ou remover componentes periféricos como mouse, teclado ou impressora.!

ID
95113
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um componente de hardware do microcomputador classificado como periférico é

Alternativas
Comentários
  • Os periféricos podem ser de entrada, saída ou ambos. A impressora é um periférico de saída.
  • O termo periférico refere-se ao hardware que fica na "periferia"(área externa) do computador, dispositivos como impressoras, monitores, reclados e assim por diante.
  • Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.

    http://www.infowester.com/guiahdinic.php

    ^^ )
  • Resposta 

    e) Impressora, periférico de saída.

  • Desde quando impressora é componente de hardware do computador????

    Até onde sei ela é apenas um periférico e ponto.

    Componente de computador é memória, processador, placa mãe, etc.....


ID
104797
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

NÃO é um tipo de conexão, informado ao computador, que um dispositivo utiliza quando é conectado por meio de USB:

Alternativas
Comentários
  • A comunicação entre os dispositivos conectados via USB é feita através de um protocolo. Nele, o host, isto é, o computador ou o equipamento que recebe as conexões, emite um sinal para encontrar os dispositivos conectados e estabelece um endereço para cada um deles, lembrando que até 127 dispositivos podem ser endereçados. Uma vez estabelecida a comunicação, o host recebe a informação de que tipo de conexão o dispositivo conectado utiliza. Há quatro possibilidades:

    Bulk: esse tipo é utilizado por dispositivos que lidam com grandes volumes de dados, como impressoras e scanners, por exemplo. O Bulk conta com recursos de detecção de erro para garantir a integridade das informações transmitidas;

    Control: tipo utilizado para transmissão de parâmetros de controle e configuração do dispositivo;

    Interrupt: tipo utilizado para dispositivos que transferem poucos dados, como mouses, teclados e joysticks;

    Isochronous: esse tipo é aplicado em transmissões contínuas, onde os dados são transferidos a todo o momento, razão pela qual não há recursos de detecção de erros, já que isso atrasaria a comunicação. Dispositivos como caixas de som utilizam esse modo.

    FONTE: http://www.infowester.com/usb.php

  • Só complementando, o swappable significa, capaz de ser trocada, em USB, uma das vantagens é o hot-swappable, e não um tipo de conexão, que a questão pediu.

    Hot-swappable: dispositivos USB podem ser conectados e desconectados a qualquer momento. Em um computador, por exemplo, não é necessário reiniciá-lo ou desligá-lo para conectar ou desconectar o dispositivo;

ID
104800
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O tempo que a cabeça de leitura demora em ir de uma trilha a outra do disco é um fator importante no desempenho geral do disco denominado

Alternativas
Comentários
  • Para acessar os dados, o S.O. precisa dirigir o disco por um processo de três passos:
    1. Seek (ou busca): consiste em posicionar a cabeça sobre a trilha apropriada
    2. Latência rotacional ou atraso rotacional: quando a cabeça tiver atingido a trilha correta, é preciso esperar até o setor desejado atingir a cabeça de escrita/gravação
    3. Tempo de Transferência: é o tempo para transferir um bloco de bits

    (Fonte: http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/ine641400/AOC2_aula20.pdf - Slide 20.10)


ID
104806
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os monitores LCD, que estão substituindo rapidamente os monitores CRT nos computadores, utilizam

Alternativas
Comentários
  • Existem duas tecnologias de iluminação de telas LCD. A mais comum consiste no uso de lâmpadas de catodo frio, um tipo de lâmpada florescente, ultra compacta e de baixo consumo. A outra é a utilização de LEDs para a iluminação da tela, uma tecnologia que permite produzir telas mais finas, econômicas e duráveis, porém mais caras.Além do baixo consumo elétrico, outra vantagem do uso de LEDs é que a iluminação da tela é mais uniforme do que nos monitores de LCD com lâmpadas de catodo frio, pois os LEDs são distribuídos de forma relativamente uniforme, em contraste com a lâmpada de catodo frio, que fica em uma das extremidades da tela. Existe também um pequeno ganho na nitidez das cores, pois os LEDs usados emitem luz quase que perfeitamente branca, ao contrário das lâmpadas de catodo frio, que tendem ao azul.http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap10-28
  • O item A descreve uma tela OLED.
    O item B descreve um monitor CRT.
    O item C peca ao falar da fidelidade das cores, existem algumas tecnologias para monitores CRT que chegam praticamente a igualar à cor real.
    O item D descreve como se faz um holograma.
    O item E está correto.
  • Um monitor LED é LCD? Achei bem estranho...

  • Corrigindo a ludimila, a D descreve o monitor/tv de plasma.

  • Questão que merece recurso...

    Um LCD consiste de um líquido polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos polarizadores das duas lâminas estão alinhados perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos elétricos que permitem que um possa ser aplicado ao líquido no interior.

    Entre as suas principais características está a sua leveza, sua portabilidade, e sua capacidade de ser produzido em quantidades muito maiores do que os tubos de raios catódicos (CRT). Seu baixo consumo de lhe permite ser utilizado em equipamentos portáteis, alimentados por eletrônica. É um dispositivo eletrônico-óptico modulado, composto por um determinado número de , preenchidos com cristais líquidos e dispostos em frente a uma fonte de luz para produzir imagens em cores ou preto e branco.

    A mais antiga descoberta que levou ao desenvolvimento da tecnologia LCD foi a descoberta dos cristais líquidos, em 1888. Em 2008 as vendas mundiais de televisores com telas de LCD superaram a venda de unidades CRT. Um de é um monitor muito leve e fino, sem partes móveis.

    A tecnologia LCD já é utilizada há algum tempo. Como exemplo, podemos citar consoles portáteis que começaram no (), digitais, , , , portáteis, digitais e .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/LCD


ID
104923
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A fim de evitar problemas com a substituição de um teclado PS/2 por um USB em uma eventual situação de queima da interface do teclado PS/2, que estava ativada na placa-mãe no momento da queima, é conveniente manter

Alternativas
Comentários
  • Letra A, mantenha no CMOS Setup o item USB Legacy (ou Keyboard) Support habilidado,

     

    CASO REAL:

    para, não somente, quando queimar a interface PS/2, MAIS TAMBÉM QUANDO QUEIMAR O SEU TECLADO E NÃO TIVER TECLADO PS/2 DISPONÍVEL PARA VENDER, VC VAI FICAR POR UM PEQUENO SEM TECLADO QUE PODE ATÉ COMPROMETER ALGUMA TAREFA URGENTE.

     

  • É nessas horas que formatar o computador dos outros serve pra alguma coisa, kkkk K!


ID
105529
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos componentes funcionais de um computador, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Comentando...a) Interfaces PCI servem para conectar PLACAS em geral (FaxModem, Rede, Som, Vídeo "antigas", de Captura, de Tv, etc). OS cabos Flat de 40 ou 80 vias são conectados nos slots IDE específicos.c) O processador tem DUAS frequências de trabalho a INTERNA, que "indica a frequência na qual o processador trabalha", e a EXTERNA, que define a "frequência de trabalho do barramento de comunicação com a placa-mãe." d) POST (Power On Self Test) é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada por um software, o BIOS, existente na memória ROM. O programa que vem instalado no HD, e que é responsável pelo seu controle, é geralmenet chamado de FIRMWARE (é como se fosse o BIOS específico do HD). e) Nada a ver! O que faz um processador ser de 16 ou 32 é sua ARQUITETURA, sua contrução, não dependendo de uma simples configuração no PC.;)
  • Endereçamento:
    O endereçamento consiste na capacidade que o processador tem de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte. Assim, um processador com o barramento de dados com 16 bits, pode acessar duas células por vez. Isso porque um byte equivale a 8 bits e 16 dividido por 8 é igual a 2, portanto, duas células. Um processador com 32 bits pode acessar até 4 células. Para descobrir o valor máximo de memória que o processador consegue acessar, basta fazer um cálculo: elevar a 2 o número de bits do barramento de endereços. Por exemplo, 2 elevado a 32:

    2 ³² = 4.294.967.296 bytes => 4 GB

    A maioria dos processadores usam esse valor atualmente.


ID
106252
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma placa de rede sem driver normalmente consta no Gerenciador de dispositivos do Windows como PCI

Alternativas
Comentários
  • Se for um controlador de rede off-board, pode aparecer no Gerenciador de Dispositivos do Windows como "PCI Device" ou "Communication Device". Mas como a questão fala sobre o que "normalmente" consta, aí vale a resposta "mais certa", que é a B (Ethernet Controller).

  • Gabarito B

    Bem lembrado colega Guilherme Miranda, muito boa resposta.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
106255
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre placas de redes no Windows, considere:

I. Existem modelos de placas para as quais o Windows não possui drivers. Assim, a rede fica inoperante nos computadores com estas placas.

II. Uma placa fica sem um driver nativo do Windows quando a sua data de lançamento for mais antiga que o lançamento do Windows.

III. As placas para as quais o Windows não possui drivers nativos aparecem no Gerenciador de dispositivos com um sinal "?".

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA: Letra D

    II.  Um dispositivo fica sem driver nativo quando a sua data de lançamento é mais RECENTE que o lançamento do Windows.


ID
106330
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

NÃO se trata de um item monitorado pelo programa Monitor de Hardware apropriado para uma placa-mãe específica do computador:

Alternativas
Comentários
  • Processadores modernos são muito quentes, e mais exigentes com respeito à refrigeração e à alimentação elétrica. Por isso todas as placas mãe atuais oferecem programas conhecidos genericamente como "Monitores de hardware". Monitoram constantemente as temperaturas do processador e do sistema, voltagens da fonte e rotações dos coolers.
  • Resposta D!

    Todas as outras opções referem-se a monitoramento de hardware, exceto a "D" (índice de fragmentação do HD), que pode ser verificado com o Desfragmentador de disco, localizado em "Ferramentas de Sistema".

  • Conhecendo um computador superficialmente dá pra acertar a questão. Todas as alternativas dizem respeito às características críticas da placa-mãe exceto, a opção d) que se refere ao HD (disco rígido).

  • Poderia considerar também que as outras alternativas dizem respeito a partes físicas do computador.

    Sobrando a alternativa correta.


ID
113587
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O padrão de disco rígido Serial ATA foi lançado, na sua primeira versão, para trabalhar com uma velocidade de

Alternativas
Comentários
  • A primeira geração Serial-ATA, também conhecida como SATA/150 ou mesmo SATA I, funciona em 1,5 gigahertz. A transferência de dados é de 1,2 gigabits por segundo ou 150 megabytes por segundo, o que permite cabos mais longos do que os antigos cabos IDE ou ATA/133. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA)
  • Nome Freqüência do barramento (MHz) MB/s Modo de transmissão
    SATA I (150, 1.0 ou 1.5 Gb/s) 1500 150 Serial
    SATA II (300, 2.0 ou 3 Gb/s) 3000 300 Serial
    SATA III (600, 3.0 ou 6 Gb/s) 6000 600 Serial

ID
113596
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um disco rígido pode ter partições do tipo primária e estendida em números de

Alternativas
Comentários
  • um disco rígido admite um máximo de quatro partições. Destas, no mínimo uma tem que ser primaria. E no máximo uma pode ser estendida.http://www.bpiropo.com.br/MC950904.htm
  • O particionamento do tipo DOS é comumente encontrado num computador PC doméstico. Localiza-se no primeiro setor do disco, que é chamado MBR (Master Boot Record). Caracteriza-se por permitir até quatro partições, ditas primárias. Caso seja necessário um número maior, pode-se usar uma partição primária como estendida. Neste caso, essa partição será um repositório de unidades lógicas (ou partições lógicas). http://pt.wikipedia.org/wiki/Partição
  • A questão se refere ao particionamento dos computadores baseados em BIOS. As regras para computadores baseados em UEFI são outras: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd799232(v=ws.10).aspx


ID
117871
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um monitor de microcomputador de 15" (polegadas) indica que esta medida é o tamanho da

Alternativas
Comentários
  • A medida em polegadas de um monitor corresponde à diagonal do mesmo, contudo, esta medida é somente uma referência, já que o que vale é a área visível da tela, e esta área varia de fabricante pra fabricante.  Não existe uma medida universal e nem padrão de tela, somente medidas referenciais.

     

  • Eu morria e não sabia disso. A banca fica "catando" coisa para por na prova. rsss
  • Eu morria e não sabia disto. (2)
  • eu morria e não sabia disso [3]
  • Essa realmente é demais....Poxa, a banca fica catando coisas, so para complicar...
  • Eu morria e não sabia disso...
  • eu morria e não sabia disso (4)
  • eu morria e não sabia disso (5)
  • Eu morria e não sabia disso (6)
  • A diagonal da tela é usado como referencia. Da mesma forma é feita a medida em tela wide screen

    é usada a digonal pois pela forma de pitagoras é a combinação pega a largura e a altura
    diagonal = largura2+ alura2
  • errei. mas agora morro sabendo rsrsrs


ID
126793
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A denominação SMP refere-se tanto à arquitetura de hardware do computador quanto ao comportamento do sistema operacional que reflete esta arquitetura. Um SMP é um sistema de computador independente sobre o qual é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Cada processador tem a sua cache!
  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) é uma tecnologia que permite a um determinado sistema operacional distribuir tarefas entre dois ou mais processadores. Este método, mais especificamente, permite que vários processadores partilhem o processamento de instruções requisitadas pelo sistema.O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.Este método também é chamado de "processamento paralelo".FuncionamentoOs processadores trabalham em conjunto compartilhando os recursos de hardware, geralmente são processadores iguais, similares ou com capacidades parecidas. Todos tem os mesmos privilégios de acesso ao hardware, ao contrário do que acontece em sistemas multiprocessados assimétricos, onde um processador é encarregado de gerenciar e coordenar as tarefas e ações dos demais, o que pode proporcionar melhor controle sobre a sobrecarga ou a ociosidade dos processadores subordinados. Por tratar todos os processadores de forma igualitária, no multiprocessamento simétrico, qualquer processador pode assumir as tarefas realizadas por qualquer outro processador, as tarefas são divididas e também podem ser executadas de modo concorrente em qualquer processador que esteja disponível. Os acessos dos processadores aos dispositivos de entrada e saída e a memória são feitos por um mecanismo de intercomunicação constituído por um barramento único.A memória principal da máquina é compartilhada por todos os processadores através de um único barramento que os interliga, de modo que esse acesso a memória é nativo, não existe a necessidade de um mascaramento da memória real a nível de aplicação. Por todo acesso à memória principal ser realizado através de um único barramento, aqui temos um ponto de gargalo do sistema, pois o acesso é serial, ou seja, o sistema fica limitado a passagem de apenas uma instrução de cada vez pelo barramento, abrindo uma lacuna de tempo entre uma instrução e outra. Memórias caches junto aos processadores diminuem o tempo de latência entre um acesso e outro à memória principal e ajudam também a diminuir o tráfego no barramento. Como estamos falando em mais de um processador, cada um com sua memória cache é imprescindível garantir que os processadores sempre acessem a cópia mais recente da memória cache, isso se chama coerência de cache geralmente implementada diretamente por hardware. Um dos métodos de coerência de cache mais conhecido é o snooping, quando um dado compartilhado nas caches dos processadores é alterado, todas as cópias das caches são consideradas inválidas e logo após atualizadas mantendo assim a integridade do dado.
  • Gerenciamento

    O sistema operacional é quem se encarrega de realizar a interação entre os processadores e as aplicações do sistema. Deixando a existência de múltiplos processadores transparente para os usuários, pois o próprio sincroniza os processos com os processadores.

    Mesmo as arquiteturas de SMP já existirem há muitos anos no mercado, até pouco tempo os sistemas não tinham uma padronização para as funções básicas de operação, cada sistema implementava suas próprias funções. O que tornava impossível que os sistemas operacionais fossem portáveis. Apartir dessa necessidade foi criada a MPS (Específicações da Intel para Multiprocessadores ou do inglês - Intel's Multiprocessor Specification), com o objetivo de padronizar o desenvolvimento de SOs que suportassem essas arquiteturas. A criação da MPS fez com que a Intel saísse na frente no desenvolvimento da tecnologia multicore.

    Vantagens

    Sistemas de multiprocessamento simétrico são considerados mais poderosos em relação aos de multiprocessamento assimétricos, abaixo alguns descritivos de comparação entre eles.

    No multiprocesasmento simétrico muitos processos podem ser executados ao mesmo tempo sem queda no desempenho, pois o sistema operacional delega as instruções a cada processador;
    Se um processador falhar o sistema não tranca pois qualquer outro processador pode assumir as tarefas daquele que falhou, já no assimétrico por exemplo, se o processador mestre falhar o sistema trava;
    No SMP o usuário pode melhorar o desempenho da máquina simplesmente adicionando um processador;

    Tecnologias

    Antigamente para utilizar SMP era necessário hardware específico, placas-mãe com dois ou mais soquetes de CPU, grandes estruturas de servidores clusterizados. Hoje em dia com a tecnologia multi-core, as fabricantes já integram tudo isso em apenas um dispositivo físico, também conhecidos como processadores multi-core.

    Alguns exemplos de processadores multi-core:

    Intel Xeon;
    Intel Pentium D;
    Core Duo e Core 2 Duo;
  • Multiprocesamiento simétrico
    MP é a sigla de Symmetric Multi-Processing, multiproceso simétrico. Trata-se de um tipo de arquitectura de computadores em que dois ou mais processadoré compartilham uma única memória central.
    Explicação detalhada
    A arquitectura SMP (Multi-processamento simétrico, também telefonema UMA, de Uniform Memory Access), se caracteriza pelo facto de que vários microprocesadores compartilham o acesso à memória. Todos os microprocesadores competem em igualdade de condições por dito acesso, daí a denominación "simétrico".
    Os sistemas SMP permitem que qualquer processador trabalhe em qualquer tarefa sem importar sua localização em memória; com um propício suporte do sistema operativo, estes sistemas podem mover facilmente tarefas entre os processadores para garantir eficientemente o trabalho.
    Um computador SMP compõe-se de microprocesadores independentes que se comunicam com a memória através de um autocarro compartilhado. Dito autocarro é um recurso de uso comum. Por tanto, deve ser arbitrado para que somente um microprocesador o use na cada instante de tempo. Se os computadores com um sozinho microprocesador tendem a gastar considerável tempo esperando a que cheguem os dados desde a memória, SMP piora esta situação, já que há vários parados em espera de dados.
    Conceitos relacionados
     

  • Questão retirada praticamente em sua total literalidade do livro de William Stallings, Quinta edição (Arquitetura e Organização de Computadores), página 653, primeiro parágrafo do tópico 16.2.

  • O principal erro da letra d): "... escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache. "
    A descrição sobre política de escrita na cache refere-se à
    Write-Back (memória é atualizada quando a informação sai da cache). Quem fica responsável por atualizar a memória é o Sistema Operacional.
    Na
    escrita direta (Write-Through) o hardware escreve na cache e na memória principal. O desempenho é pior do que a write-back, mas a implementação do S.O. fica bem mais simples.
  • a) existem dois ou mais processadores similares, com capacidade de computação compatível e que compartilham a mesma memória principal e facilidades de E/S.

    Certo. Sistemas SMP possuem diversos processadores q compartilham memoria.

     b) o sistema é controlado por um sistema operacional integrado, que provê interação entre os processadores e seus programas, em nível de tarefas, de arquivos e de dados.

    Certo.

     c) os processadores são conectados entre si por meio de um barramento ou de outro esquema de conexão interno, de forma que o tempo de acesso à memória é aproximadamente o mesmo para cada processador.

    Certo.

     d) para resolver o problema de coerência de cache, utiliza um único cache para todos os processadores e adota a política de escrita direta onde as operações de escrita são usualmente efetuadas apenas sobre a cache, sendo a memória principal atualizada somente quando a linha correspondente é removida da cache.

    Errado. Em SMP ha um cache para cada processador, tornando-se necessario um mecanismo q torne todas essas caches coerentes. Senão, se houvesse um unico cache para todos os processadores, nao haveria problemas de coerencia de caches.

     e) como todos os processadores são capazes de desempenhar as mesmas funções, em um multiprocessador simétrico, uma falha em um único processador não causa a parada do sistema, podendo continuar a funcionar, com desempenho reduzido.

    Certo.


ID
148312
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No chipset, o chip mais complexo, que fica fisicamente mais próximo do processador e incorpora os barramentos "rápidos" e as funções mais complexas, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Ponte Norte

    O chip ponte norte, também chamado de MCH (Memory Controller Hub, Hub Controlador de Memória). Sendo o chip mais complexo, que fica fisicamente mais próximo do processador. Ele incorpora os barramentos "rápidos" e funções mais complexas, incluindo o controlador de memória, as linhas do barramento PCI Express, ou o barramento AGP, além do chipset de vídeo onboard, quando presente.

  • Chipset, a identidade da placa-mãe
    Ponte Norte
    O chip ponte norte é também chamado de MCH (Memory Controller Hub) é conectado diretamente ao processador e possui as seguintes funções:
    ? Controlador de Memória;
    ? Controlador do barramento AGP (se disponível);
    ? Controlador do barramento PCI Express x16 (se disponível);
    ? Interface para transferência de dados com a ponte sul.
    Vale ressaltar que para processadores da AMD, como é o caso dos diversos modelos de Athlon 64, o controlador de memória está localizado no próprio processador, e não na ponte norte.

    Ponte Sul
    O chipset da ponte sul, também chamado ICH (I/O Controller Hub) é conectado à ponte norte e sua função é basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e saída. Ela controla:
    ? Discos Rígidos (IDE ou SATA);
    ? Portas USB;
    ? Som on-board;
    ? Rede on-board;
    ? Barramento PCI;
    ? Barramento PCI Express (se disponível);
    ? Barramento ISA (se disponível);
    ? Relógio de Tempo Real (RTC);
    ? Memória de configuração (CMOS);
    A ponte sul é também conectada a dois outros chips disponíveis na placa-mãe: o chip de memória ROM, mais conhecido como BIOS, e o chip Super I/O, que é o responsável por controlar dispositivos antigos como portas seriais, porta paralela e unidade de disquete.
  •  a)SATA.- interface serial para HDDs que susbstituiu PATA, o qual era tambem chamado IDE ou ATA. Embora seja serial, é mais eficiente do que paralelo porque com paralelo havia perda de informação devido ao ruído. O cabo SATA tem 4 canais e HDDs com SATA nao necessitam jumpers para identificar slave & master. 

     b)SCSI.- (small computer system interface) interface paralela para macintosh, apple & sistemas unix para perifericos. Tem transferencia de 40MB/s e suporta ate 7 dispositivos em uma unica porta. O cabo SCCI pode ter 50, 68, ou 80 vias. 

     c)Porta norte. - adminstra os processos de maior velocidade, como a comunicação processador- memoria e processador-componentes placa-mae.

     d)Porta sul.- dispositivos entrade e saída e IDE, SATA, alem de barramentos paralelos e seriais. 

     e)PCI Express.- barramento interno que tem ate 32 canais, transmitindo 8 bits por canal @ 2.5. GHz em 250MB/s. 


ID
149731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de fundamentos de computação, julgue os itens
seguintes.

Um dos fatores do hardware que tem muita influência no desempenho do computador é a quantidade de discos removíveis reconhecidos pelo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Um dos fatores do hardware que, não tem muita influência no desempenho do computador é a quantidade de discos removíveis reconhecidos pelo sistema operacional.

  • Alguns tipos de mídias removíves: o CD-R (do inglês Compact Disc - Recordable), o disquete, significando disco flexível; o DVD significa Digital Versatile Disc (antes denominado Digital Video Disc); a Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, entre outros.
  • Os componentes que possuem maior impacto no desempenho do computador são:  processador, placa de vídeo e RAM.


ID
150199
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os monitores policromáticos que processam até 256 cores simultaneamente, com alta resolução gráfica são os que operam no modo

Alternativas

ID
150304
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O conjunto de serviços utilizados na interação dos softwares com os dispositivos físicos de hardware do sistema é denominado

Alternativas
Comentários
  • Um driver de dispositivo simplifica a tarefa da aplicação atuando como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operacional. O código de alto nível das aplicações pode ser escrito independentemente do dispositivo que será utilizado. Qualquer versão de um dispositivo, como uma impressora, requer os seus próprios comandos. Entretanto, a maioria das aplicações acedem aos dispositivos usando comandos genéricos de alto-nível, como println, que imprime um texto. O driver converte esses comandos genéricos e converte para um código de baixo-nível interpretado pelo dispositivo. Em uma melhor tradução: um driver (do verbo to drive) opera ou controla um hardware, ou seja, é o meio de comunicação do hardware.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_de_dispositivo
  • a-

    Driver (escritos em linguagem de maquina) comunica com o controlador, recebendo comandos gerais do dispositivo e os convertendo em comandos especificos para o controlador, o qual atua direto sobre hardware.

    caminho:

    Aplicacao -> System Call -> driver -> controlador -> hardware

     

    Independente de hardware

    dependente de hardware

     

    Independencia de hardware significa que as chamadas sao as mesmas. Dependencia implica reescrita do driver para executar em outro sistema


ID
151783
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere a seguinte especificação de hardware de um microcomputador:

Placa mãe com soquete LGA 775; FSB de 1066 MHz; Slot PCI Express 16X; Memória RAM tipo DDR2, PC5300, Dual Channel; controladora de disco padrão SATA-300

I. LGA 775 é um padrão de soquete para receber, exclusivamente, processadores INTEL, tais como, Pentium IV, DualCore e Core2Duo.
II. A placa mãe trabalha com clock externo de 1066 MHz e possui slot PCI Express 16X capaz de transferir dados a velocidade de 4000 MB/s.
III. Devido a incompatibilidade com memórias tipo DDR, a placa mãe contém slots exclusivos para memórias DDR2; a memória do tipo PC5300 trabalha com clock de 800 MHz.
IV. A técnica dual channel só poderá ser utilizada se forem instalados, no mínimo, 2 pentes de memória nos respectivos slots da placa mãe.
V. SATA-300 significa que nesta controladora poderá ser conectado um HD dotado dessa tecnologia SATA-300, trabalhando a 3,0 Gbit/s.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Observando que a III é errada, mata a questão.

    PC5300 -> 5300/8 = 662,5 (aproxima para 667), logo não é 800Mhz

    5300 é o valor máximo de transferência do módulo; -em MB-
    8 é o número de bytes transferidos por clock; -ou 64bits-
    662.5 é a frequência de operação do módulo.

  •  c)I, II, IV e V, apenas.

    Como notado pelo colega, PC5300 significa o valor em bits. o valor em bytes é 5300/8 = 662.5.

    LGA 775 é um socket exclusivo da intel e é para processadores Intel Pentium 4, Pentium 4 Extreme Edition,Pentium D ,Dual-Core,  Core 2 Duo, Core 2 Extreme ,Core 2 Quad ,Xeon  & Celeron.


ID
157438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

Podem-se encaixar processadores com arquiteturas diferentes em uma mesma placa-mãe; exemplo disso é o fato de placas-mãe com chipset da Intel suportarem o chipset da AMD.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Os processadores Pentium II e Pentium III para Slot 1 são para placas mãe de arquitetura Intel. Os processadores AMD para Slot A só servem em placas mãe de arquitetura AMD.
    Nesse caso precisa de um processador de mesmo Slot.

    E não basta servir no slot, precisa ser compatível com a placa-mãe. Diga o modelo dela, que só assim podemos saber quais CPUs são compatíveis.
  • errado- Os slots, assim como sockets, suportam compatibilidade com a mesma marca. E, ainda assim, é comum processadores da mesma marca serem incompativeis com sockets que sao especificoa com um modelo, como Pentium 4 que usa 478

  • chipset da Intel é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.

    Como descobrir se um processador é compatível com uma placa-mãe?

    A compatibilidade mais óbvia e mais fácil de identificar é a compatibilidade do soquete: tanto o processador quanto a placa-mãe têm de usar o mesmo soquete.

    Por exemplo, os processadores da série Ryzen atualmente utilizam o soquete AM4 e, portanto, são compatíveis apenas com placas-mãe que utilizem este tipo de soquete.

    Da mesma forma, processadores Core i de oitava geração utilizam o soquete LGA1151 e, portanto, requerem uma placa-mãe com este tipo de soquete.

    Mas apenas a compatibilidade de soquete não é suficiente: ela diz respeito apenas ao fato de o processador encaixar na placa-mãe. Os outros dois tipos de compatibilidade (elétrica e lógica) também precisam ser respeitados, e o soquete LGA1151 é um excelente exemplo disso, como explicaremos em seguida.


ID
157441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

A ponte norte (northbridge), relacionada ao chipset de uma placa-mãe, faz a comunicação do processador com as memórias por meio do FSB (front side bus).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Além do processador e das memórias, existem outros circuitos que desempenham papéis muito importantes no funcionamento de uma placa-mãe, como o CHIPSET. As placas-mãe atuais possuem um chipset composto por dois circuitos, a PONTE NORTE  e a PONTE SUL.

    PONTE NORTE OU NORTH BRIDGE:
    Este chip faz um trabalho "mais pesado". Cabe à ponte norte as tarefas de controle do FSB (Front Side Bus), CPU, memória RAM, placa de vídeo (AGP e PCI Express x 1 e x16)


    PONTE SUL OU SOUTH BRIDGE:
    Responsável pelo controle de dispositivos de entrada e saída, como as interfaces IDE ou SATA, placas de extensão PCI, componentes externos (USB, PS/2, serial e paralelo)


    Prof. Leite Junior
  • FSB é a sigla para Front Side Bus, que significa barramento frontal, o responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a North Bridge da placa-mãe. Refere-se basicamente ao caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe, sendo que geralmente é utilizado quando existe menção ao clock externo do processador.


ID
157447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

Entre os diversos tipos de conectores existentes em uma placa-mãe para Pentium IV, encontram-se os conectores IDE, SATA e os slots de expansão, como PCI e AGP.

Alternativas
Comentários
  •  Questão certa.

    IDE e SATA são os conectores para HD, enquanto PCI e AGP são os slots de expansão para as placas de som, vídeo, rede, etc.

  • Tecnicamente falando o AGP (Accelerated Graphics Port) não é um barramento, já que apenas um dispositivo é conectado nele: a placa de vídeo. É mais uma conexão ponto-a-ponto de alto desempenho usada apenas por placas de vídeo.

  • correto: Pentium 4. bus: IDE, SATA. slots: AGP, PCI.

    Pentium 4 é como pentium III com ALU (arithmetic logic unit) 2x a quantidfade de colock interno do processador. SSE-2 144 para novas instruções. Rgisters: 128 bits.

    Frequencia interna: 2.4 & 3.4 GHz.

    NetBurst : microarquitetura com L3 (até 2MB).

    frquencia externa: 200Mhz. (800Mhz com QuadPump).

    Hyperthreading: emula dual core.

    Hyperpipelined = desvio incondicional de ate 4 instruções a frente. 


ID
158689
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual o termo que designa o conjunto de componentes eletrônicos que constituem um computador?

Alternativas
Comentários
  • Correta "A" 

    Hardware - É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.

    Software - É a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.

    Randware - não existe

    Firmware  - é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente.

    Freeware - Ou Software gratuito é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties.

ID
193003
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

interface que possui a transmissão de bits em série é

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente dos discos rígidos IDE, que transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo enorme, os discos rígidos SATA transferem os dados em série.
    Os cabos Serial ATA são formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios,[1] o que permite usar cabos com menor diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.

  • O sistema ATA é o antigo IDE que usa aquela fita como modo de conexão com a placa mãe, ele é mais lento.

    O SATA é o sistema mais novo usa um cabo como conexão que ocupa menos espaço sobrando lugar para a ventilação passar e costuma ser duas vezes mais rápido na transferência de dados. 

    Os discos rígidos SATA transferem os dados em série.


ID
201277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O chipset é um circuito oscilador cuja função é sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido.

Alternativas
Comentários
  • O relógio possui essa função

  • O chipset interliga os dispositivos(DVD/HD/Memória/processador etc).

  • Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.
  • O chipset (conjunto de chips - north bridge e South bridge) não tem a função de sincronizar, mas sim de interconectar os dispositivos presentes na placa-mãe. Mais detalhes em: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Chipsets/568

  • Errado. 


    Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

    Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/memoria/1402-o-que-e-chipset-.htm#ixzz2g08Qcl1o



     
  • A função principal do chipset é a de auxiliar o controle de tráfego que passa pela placa-mãe

  • Não podemos afirmar isso,pois não especificou o chipset !! Nesse caso   sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido seria característica do CHIPSET PONTE SUL ...


    Já o CHIPSET PONTE NORTE irá controlar o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM,além de fornecer canal para a comunicação com o CHIPSET PONTE SUL

  • e-

    chipset:

    -um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe.

    - Divide-se entre “ponte norte” e “ponte sul”.

    -define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter.


ID
229486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de gabinetes e de fontes de alimentação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Correta.

    b) O conector do teclado é o mini-din (semelhante ao ps/2 - roxo), e o mouse é o ps/2 (verde).

    c) Indifere...

    d) A tensão das fontes ATX são: +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V e -12 V, e as placas-mães possuem regulador de voltagem.

    e) Os conectores AT eram duplos, e fáceis de serem encaixados invertidos.

  • ATX (acrônimo para Advanced Technology Extended) é um padrão criado no ano de 1995 pela Intel, abordando quatro grandes áreas de melhorias, maior facilidade de uso, melhor apoio para os atuais e futuros dispositivos de entrada e saída, melhor suporte para atuais e futuras tecnologias de processadores e redução de custo do sistema.

    O padrão ATX corrigiu vários problemas relativos a limitações de seu padrão anterior, o AT, inúmeras revisões já foram feitas e atualmente o padrão encontra-se na versão 2.2. Hoje em dia esse formato ainda é o mais usado nos computadores pessoais vendidos no mercado, mesmo com o lançamento do padrão  pela Intel em 2003, que seria considerado seu sucessor mas atualmente o desenvolvimento desse padrão está parado.


ID
242812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere que determinada empresa planeje elaborar um manual
para orientar seus usuários de produtos e serviços de informática.
Nesse manual, devem constar informações acerca de fundamentos,
organização e componentes de computadores. Julgue se cada item
a seguir apresenta informação correta, a ser colocada no referido
manual.

Os netbooks normalmente utilizam discos de estado sólido (SSDs), que, em comparação aos discos rígidos mecânicos, são menores, apresentam menor tempo de acesso, consomem menos energia, são mais resistentes a vibrações e impactos, além de serem muito mais silenciosos.

Alternativas
Comentários
  • Os Netbooks é um termo usado para descrever uma classe de computadores portáteis tipo subnotebook  com características típicas: peso reduzido, dimensão pequena ou média e baixo custo. Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, teclado reduzido em tamanho (em torno de 80 a 95%) e ausência de qualquer espécie de drive de cd/dvd. Existe, também, uma tendência de utilizar drives de estado sólido SSD em vez dos tradicionais HD. Essa utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistentes a impactos, porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior, com 8, 16 ou 32 GB. Eles também podem ser muito menores do que a média de 2,5'' do disco rígido de laptops, como eles não têm de se assemelhar a um HD, podem ter a forma de um pequeno chip, ou vários pequenos chips, comparáveis ao que está dentro de uma memória stick. Todos os netbooks no mercado hoje possuem suporte Wi-Fi, rede sem fio e muitos podem ser usados em rede de telefonia móvel (por exemplo, 3G). Alguns também incluem Ethernet e ou portas de modem para banda larga ou dial-up de acesso à internet.

  • As unidades SSD são “discos” de estado sólido, o que significa que eles não utilizam partes mecânicas; eles utilizam memórias flash para armazenar os dados. Por essa razão, eles são mais rápidos e imunes a choques físicos, além de consumirem menos energia. Em resumo, as unidades SSDs são melhores do que os discos rígidos convencionais, apesar de atualmente serem mais caros.

  • ah, tá! Em 2010 os netbooks usavam discos de estado sólido (SSDs)!
    até hj estes discos são raros em netbooks, quanto mais há 6 anos!
    Fala sério!
  • Sinceramente , nunca vi um netbook com SSD - "Os netbooks normalmente utilizam discos de estado sólido (SSDs) "-  cada uma mesmo...

  • Isso caberia recurso, raramente se vê um note com ssd, isso é uma pegadinha muito malandra
  • "Basicamente, a diferença entre notebook e netbook é o tamanho das telas. A partir de 13 polegadas, trata-se de um laptop tradicional. Já os pequenos e novatos netbooks têm suas telas medindo entre 7 polegadas e 12,9 polegadas. Como não é uma diferenciação oficial -- apesar do mercado adotar essas medidas e as diferentes nomenclaturas – vários fabricantes chamam seus computadores portáteis, independente do tamanho, de notebooks."

    Concordo que a definição sobre SSDs também está correta. Mas, provavelmente o examinador deve ter adotado a máxima dos fabricantes citado no texto acima. Padrão Cespe é fo...fa!!

  • Ha ta em 2010 SSD kkkkk,

  • Gente, tudo bem que é raridade um netbook usar SSD e tals, mas pra quem tá truncando com a questão tem que aprender brincar com a cebraspe, é só negar a premissa, se a questão falasse que os netbooks NÃO usam SSD a questão estaria errada!!!!! pois apesar de ser raridade existia netbook na época que usava, simples assim

    Esse raciocínio vale pra qualquer questão, abraços

  • Ta bom que em 2010 a maioria dos notebooks "normalmente" utilizavam SSD kkkkkk

  • Estamos em 2021 e meu note ainda utiliza HD suahsuahs


ID
260809
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Trata-se de um recurso para otimizar o desempenho de HDs SATA, que consiste na controladora utilizar o tempo ocioso entre uma leitura e outra para avaliar e reorganizar a ordem das leituras seguintes para que sejam executadas no menor movimento possível dos discos:

Alternativas
Comentários
  • O padrão de interface dos controladores SATA é AHCI (Advanced Host Controller Interface) que permite a utilização de recursos avançados, como o SATA hot plug e NCQ (Native Command Queuing).

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA


    O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ (do acrônimo do inglês Native Command Queuing), é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos pendentes serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo (disco rígido).

    Um dispositivo SATA que suporte NCQ tem uma fila interna em que os comandos podem dinamicamente ser reagendados e requisitados novamente. NCQ inclui um mecanismo de rastreamento para ambas parcelas proeminentes e terminadas do workload do dispositivo. Além disso, o NCQ pode deixar o host emitir comandos adicionais ao dispositivo enquanto o dispositivo atende outro comando.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Native_Command_Queuing
  • Native Command Queuing

    É uma forma de otimizar a leitura de dados em um HD. A controladora calcula, a partir de uma fila de comandos, a melhor ordem de leitura de dados para fazer o menor percurso. E como funciona um elevador. Ele não vai nos andares seguindo a sequência dos botões apertado. Ele calcula a melhor rota. (Presente em SATA)


ID
267733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.

O procedimento de instalação de discos removíveis é semelhante ao de instalação de discos fixos, devendo ser executado por meio do recurso Adicionar ou remover programas, localizado no Painel de controle do Windows.

Alternativas
Comentários
  • Os discos removíveis (pen drives, por exemplo) são conectados por meio de barramentso USB. Eles são auto-detectados e instalados. Raramente necessitam de um CD com drivers auxiliares.

    Os discos físicos são conectados, geralmente, por meio de slots IDE ou conectores SATA. Eles são mais complexos e necessitam de drivers especiais para funcionarem de forma mais otimizada.
  • Diferente da maioria dos discos fixos, os discos removíveis já vem com a tecnologia que viabiliza o plug and play, desobrigando o usuário de instalar o hardware manualmente.
  • Questão para Analista do TRE-ES...
  • GABARITO: ERRADO

    Nem os discos removíveis (como os via USB) nem os fixos são instalados pelo Painel de Controle. Os removíveis são detectados automaticamente quando plugados, e os fixos, instalados com o computador desligado, são configurados também automaticamente durante a inicialização do computador.

    Prof. Victor Dalton - Estratégia Concursos


ID
267736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.

A fonte de alimentação do computador, projetada para transformar as tensões comuns da rede elétrica para níveis compatíveis aos da CPU, filtra ruídos e estabiliza os valores de tensão.

Alternativas
Comentários
  • A energia alternada que chega na fonte é de 120V ou 240V
    Os componentes internos do computador funcionam com energia contínua de 12V ou 5V (dependendo do componente)
    Essa conversão, filtragem e estabilização é pela propria fonte. Atualmente, as fontes são mais seguras não justificando a compra de estabilizadores de tensão como ocorria antigamente. Estes estabilizadores extras, filtros e nobreaks somente são indicados para ambientes altamente críticos (datacenters) ou áreas rurais.
  • Se tratando de cespe, se você sente que a questão está errada, então ela tá certa. haha xp

  • Questão para analista do TRE

  • Acertei a questão por saber que o celular pode ser carregado em tomadas de 220V, pois o carregador converte os níveis de energia não danificando o aparelho.


ID
270784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

A CPU contém internamente uma memória de alta velocidade para o armazenamento de valores intermediários ou informação de comando. Essa memória é composta por registradores (ou registros), e cada registro possui uma função própria.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    É a memória cache L1 e L2 (level 1 e level 2).
  • Não é a L1 ou L2. São os proprios registradores.

    Os registradores encontram-se dentro da CPU. Exemplo: Reg. de instrução, PI, RDM, REM, etc..

    A cache L1 e L2 está dentro da mesma pastilha onde está a CPU, mas não está dentro da CPU. Ela está simplesmente bem próxima à ela.

    Portanto, a questão fala dos registradores (que são memórias bem pequenas para armazenar uma única instrução)
  • mas cada um registrador possui uma funcao própria ? Ou seja determinado registrador nunca executará funções de outro registrador?
  • Apesar de ter marcado a questão como correta concordo em parte com o questionamento do colega leonardo acima.

    Alguns registradores realmente possuem função própria que nunca será executada por outro registrador. Por exemplo PC, SP, RDM,  etc...
    Mas existem também os registradores de uso geral, que são utilizados para guardar dados da aplicação em execução. Por exemplo AX, BX, CX da arquitetura 8086. Alguns destes registradores possuem funções próprias, Como por exemplo o AX que normalmente recebe o resultado de operações de acumulação, mas ainda sim eles podem ser utilizados para outros propósitos.
    Já outras arquiteturas como o pentium 4 possuem 128 registradores, sendo que muitos não possuem nenhum uso específico.

    Logo concordo que é um pouco forçado afirmar que : "cada registro possui uma função própria. "
  • Correto. Eis alguns registradores importantes e suas funções:

    - CI Contador de Instruções (em inglês: PC - Program Counter) - armazena o endereço da próxima instrução a ser executada - tem sempre o mesmo tamanho do REM.
    - RI Registrador de Instrução (em inglês: IR - Instruction Register) - armazena a instrução a ser executada.
    - ACC Acumulador (em inglês:ACC - Accumulator) - armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na UAL; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador - o tamanho da palavra é igual ao tamanho do acumulador.

    A comunicação entre memória e UCP usa dois registradores chamados de Registrador de Endereços de Memória - REM ou, em inglês, Memory Address Register (MAR), bem o como Registrador de Dados da Memória - RDM ou, em inglês, Memory Buffer Register (MBR).
  • O gabarito é duvidoso, pois depende da arquitetura adotada. Máquinas RISC costumam ter registradores de uso geral, enquanto máquinas CISC costumam ter registradores com funções específicas.
    Agora, levando para o lado do bom senso, máquinas RISC stricto sensu são pouquíssimas e as arquiteturas dominantes na prática são tipicamente híbridas CISC e RISC. Além disso, nessas arquiteturas, os registradores costumam ter funções específicas. Na famosa x86, mesmo os registradores ditos "de uso geral" possuem função específica, como é o caso do AX e DX na operação div, que armazenarão o quociente e o resto.
  • Acredito que caberia recurso para questões. Pois existem registradores de uso geral, onde não há distinção de função.

ID
290410
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

USB (Universal Serial Bus) é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    A tecnologia USB(Universal Serial Bus - Barramento Serial Universal) surgiu no ano de 1994 e, desde então, vem passando por várias revisões. As mais populares são as versões 1.1 e 2.0, sendo esta última ainda bastante utilizada. A primeira é capaz de alcançar, no máximo, taxas de transmissão de 12 Mb/s (megabits por segundo), enquanto que a segunda pode oferecer até 480 Mb/s. 

    O objetivo do padrão PnP(Plug and Play ou ligar e usar) foi tornar o usuário sem experiência capaz de instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente sem mais delongas.

     

    Mediante uma topologia em árvore, é possível ligar até 127 dispositivos a uma única porta do computador, utilizando, para a derivação, hubs especialmente concebidos, ou se, por exemplo, as impressoras ou outro periféricos existentes hoje tivessem uma entrada e saida USB, poderíamos ligar estes como uma corrente de até 127 dispositivos, um ligado ao outro, os quais o computador gerenciaria sem nenhum problema, levando em conta o tráfego requerido e velocidade das informações solicitadas pelo sistema.

     

    O USB 3.0 chegou ao mercado em 2009, com a mesma praticidade do USB 2.0, sua designação comercial é USB SuperSpeed.

    Caracteriza-se principalmente por um aumento da velocidade de transferência que chega a 5 Gigabits por segundo, o equivalente a mais ou menos 614.4 MB/segundo. Devido a mais conexões dentro do próprio USB 3.0, que antes no modelo 2.0, eram 4, no 3.0 chegam a 9, permitindo ser full-duplex, transferindo dados bidirecionalmente, podendo receber e enviar dados ao mesmo tempo

     

     

    Conector USB 3.0 B

    Tal como acontece na versão anterior, o USB 3.0 também conta com conectores diferenciados para se adequar a determinados dispositivos. Um deles é o conector do tipo B, utilizado em aparelhos de porte maior, como impressoras ou scanners.

     

     

    Especulações USB 3.5 e 4.0

    Devido ao lançamento do Thunderbolt, já utilizado em aparelhos MacBook Pro da Apple, como uma substituição do USB padrão, que chegam a taxas de transferências de 20 Gigabits por segundo, existem especulações da entrada do USB 3.5 ao mercado que sairia em 2014, na qual seria um "tapa buraco" entre a versão 3.0 e 4.0 (ainda não lançado), suas taxas de transferências chegariam a 10 Gigabits por segundo.

     

     

    USB x Thunderbolt

    Thunderbolt (também conhecida como Light Peak) veio ao mercado com o intuito de substituir o antigo e recentemente atualizado USB, desenvolvido pela Intel com colaboração da Apple, possuí altas taxas de transferências, até 20 Gbit/s, combinando transferência de dados, áudio, vídeo (em alta definição) e energia em um único cabo. A tecnologia ainda é nova, mas pretende ao longo do tempo, substituir o USB, grandes fabricantes já anunciaram incluir a tecnologia em seus produtos. Mas ainda há um grande caminho, devido ao fato que praticamente os aparelhos USB ainda dominam o mercado.

     

    https://www.infowester.com/usb30.php

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus#USB_3.0


ID
308611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com referência à arquitetura de computadores, julgue os itens
seguintes.

Em razão de os processadores modernos lançados no mercado trabalharem com frequências de clock cada vez mais elevadas, a dissipação térmica tornou-se uma preocupação, visto que, quanto maior a frequência de clock utilizada, maior o calor produzido. Esse comportamento desencadeia uma necessidade, a de se utilizar um sistema de refrigeração mais aprimorado, o que, consequentemente, onera o custo do computador. Nessa situação, uma solução simples e barata é a utilização da denominada pasta térmica, que, aliada ao uso de um cooler adequado ao modelo de processador instalado, pode ajudar a amenizar o problema de superaquecimento no processador.

Alternativas
Comentários
  • "Nessa situação, uma solução simples e barata é a utilização da denominada pasta térmica"
    Vale lembrar que a pasta termica é a solução padrão para instalação dos coolers em CPU
  • Questão correta, mas discordo de dois pontos: a tendência atual não é simplesmente aumentar cada vez mais a frequência da CPU. Essa era a tendência há alguns anos atrás. Hoje em dia está se optando em criar mais núcleos em cada processador, porque, além de outras coisas reduz o problema do superaquecimento.

    Como se não bastasse, a questão fala que a dissipassão térmica tornou-se uma preocupação, dando a entender que é uma preocupação nova. Essa é uma preocupação que começou há décadas atrás, e não agora. O superaquecimento há muito tempo é o principal problema ao se criar um novo processador.

    Se a questão fosse do ano 2000 ou antes, tava 100% correta, mas pra 2011 acho que tá meio imprecisa :P

  • Questão pra lá de estranha, colocando a utilização de pasta térmica como se fosse algo novo ou opcional. Não é nenhum, nem outro.

  • Gabarito: Certo

    pasta térmica é um dos principais componentes do computador que ajudam a manter a temperatura de um processador baixa. Ela é um líquido viscoso, geralmente de cor branca ou prateada (dependendo de seu material), que é aplicado na superfície do processador junto do cooler.

    Fonte: Canaltech.com.br


ID
311776
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O barramento PCI-X de 133 MHz (64 bits) tem uma taxa de transferência de

Alternativas
Comentários
  • PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended) foi desenvolvido para melhorar a performance do barramento PCI de 64 bits. A principal diferença, com relação ao PCI tradicional, é o aumento da freqüência de operação, que vão de 66 à 533 MHz. O barramento PCI-X de 133 MHz é capaz de transferir 1066 MB/s, a mesma taxa de operação do AGP 4x. Não confundir PCI-X com PCI-Express.

    Frequências de operação: 66, 133, 266 e 533MHz.
     
    Velocidades: 533MB/s (66MHz), 1066MB/s (133MHz), 2132MB/s (266MHz) e 4264MB/s (533MHz).
     
    Barramento: 64bits (padrão / pode ser reduzido em aplicações baixo custo).
     
    As versões do PCI-X 2.0 são comumente chamadas de PCI-X 66, PCI-X 133, PCI-X 266 e PCI-X 533.

     
  • 64bits / 8 = 8 bytes

    8 x 133 = 1064
  • PCI-X 1.0

    Frequências de operação: 66, 100 e 133MHz.
    Velocidades: 533MB/s (66MHz), 800MB/s (100MHz) e 1066MB/s (133MHz).
    Barramento: 64bits (padrão / pode ser reduzido em aplicações baixo custo).

    A 133 MHz a taxa de transferência atinge respeitáveis 1066MB/s, o mesmo barramento de dados permitido pelo AGP 4X.

    PCI-X 2.0

    Frequências de operação: 66, 133, 266 e 533MHz.
    Velocidades: 533MB/s (66MHz), 1066MB/s (133MHz), 2132MB/s (266MHz) e 4264MB/s (533MHz).
    Barramento: 64bits (padrão / pode ser reduzido em aplicações baixo custo).

    As versões do PCI-X 2.0 são comumente chamadas de PCI-X 66, PCI-X 133, PCI-X 266 e PCI-X 533.


ID
316285
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O padrão PCI Express

Alternativas
Comentários
  • Questão bem específica para quem é da área de informática, mas vamos lá.

    A - Inteiramente ERRADA. O barramento PCI Express pode ser utilizado para conectar qualquer tipo de equipamento em forma de placa (modem, placa de rede, placa de vídeo, placa de som, etc). Esse barramento substituiu o AGP, que é exclusivo para placa de vídeo. Além disso, pode operar em 1X, 4X, 8X e 16X, chegando até 4GB/s de taxa de transfência.

    B - ERRADA. A sua taxa de frequência máxima é de 4GB/s. Pode trabalhar com 32 ou 64 bits.

    C - ERRADA. Pode utilizar, no máximo, 16 caminhos de dados.

    D - ERRADA. É um barramento ponto a ponto.

    E - Correta

    Fonte: Antônio, João. Informática para Concursos.
  • É uma banca muito sem critério e credibilidade, pois tirou a questão do Wikipédia!

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/PCI_Express
  • Quer se dar bem nas provas da FCC, não precisa ler aqueles livros consagrados reconhecidos, que custam uma nota, a FCC é sua amiga.... pega tudo da wikipedia ..  melhor link para estudar FCC( www.wikipedia.com).. não tem erro(rsrsrrs) modo de dizer , mas acreditem 90% do conteudo das provas é daiq ue sai ...comparem ... estudem ... 

    o Seu maior adversario é vc ........


    bons estudos

ID
319018
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere:

Na incessante busca por aperfeiçoamento tecnológico, a indústria de computadores sempre surgia com inovações. Foi assim com (I) a multiprogramação, (II) o barramento único, (III) o hardware de ponto flutuante e (IV) a tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer).

No âmbito da arquitetura de computadores, a correta sequência cronológica em que os itens (I), (II), (III) e (IV) se sucederam foi

Alternativas
Comentários
  • Ponto flutuante com certeza foi criado antes de todos. pois é um problema inerente a função computacional. "The UNIVAC 1100/2200 series, introduced in 1962, supported two floating-point formats.". Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Floating_point
    Só aqui já dá para matar a questão e correr para o abraço.
    "Entre as pesquisas realizadas nessa época, podemos citar a de David Patterson. Juntamente com Carlos Séquin, ele publicou em 1982 um estudo mostrando o desempenho, os parâmetros e elementos de linguagens de alto nível quando compiladas e executadas. Esse artigo descrevia uma nova arquitetura para um processador, propondo solucionar os problemas de desempenho e custo existentes nas arquiteturas complexas vigentes (CISC). Esta arquitetura foi chamada de RISC, porque criava um processador com pequeno conjunto de instruções". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RISC
    Que Deus nos abençoe
  • Unidade de ponto flutuante ou Unidade de Vírgula Flutuante (também abreviado por FPU, do inglês Float Point Unit) é o hardware dedicado a executar operações matemáticas de dados representados em ponto flutuante em umcomputador. Esta unidade pode estar integrada na unidade central de processamento, como acontece na generalidade dos processadores modernos, ou pode ser implementada através de um co-processador matemático externo.
  • III - Hardware de ponto flutuante - 1942 ou antes
    II - Barramento único: 19?? (system bus)
    I - O primeiro computador com multiprogramação foi o Leo III (1961).
    IV - O nome RISC foi criado em 1980-1984 (projeto Berkeley RISC).

    "The first commercial computer with floating-point hardware was Zuse's Z4 computer designed in 1942–1945."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Floating_point#History

    "The first computer using a multiprogramming system was the British Leo III owned by J. Lyons and Co.."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Multiprogramming#Multiprogramming
    "The first LEO III was completed in 1961."

    "RISC was led by David Patterson (who coined the term RISC) at the University of California, Berkeley between 1980 and 1984."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Berkeley_RISC
  • Questão cascuda!! Ter que lembrar datas de criações de tecnologias como barramento único e ponto flutuante é osso. Vamos ter que começar a estudar historia dos computadores para fazer concursos rsss...
  • tá zuando cobrar história dos computadores...quase todo mundo pula essa parte por razões óbvias né kkkk


ID
319030
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a monitores em cores e impressoras em cores, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Uma impressora jato de tinta necessita de um número muito maior de pontos por polegada para imprimir, com qualidade semelhante a uma imagem mostrada no monitor de vídeo que tenha um determinado número de pixels por polegada.
    Isso acontece porque a impressora trabalha com pontos formados por até quatro canais de cores (normalmente o padrão CMKY), cada um deles com apenas uma opção de intensidade (quantidade fixa de tinta por canal), enquanto um monitor de vídeo forma um pixel utilizando três canais de cores (RGB), mas cada um deles com 256 níveis de luminosidade diferentes. Sendo assim, o número de cores que podem ser gerados pela impressora em um ponto é 16 (24), enquanto um monitor de vídeo pode gerar 16.777.216 (256³) cores diferentes em um pixel.
    Fonte: a mais utilizada pela FCC (http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_de_jato_de_tinta)

  • Quais impressoras em cores? Laser, a jato de tinta, a jato de cera? Que alternativa B é essa?


ID
319039
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É um tipo de dispositivo de armazenamento não volátil, no qual os dados são gravados de forma binária, segundo a presença (bit 1) ou ausência (bit 0) de carga de elétrons numa camada de óxido. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos de armazenamento por meio eletrônico (SSDs)

    Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.

    Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmeras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando como buffer.

    A gravação das informações em um dispositivo de armazenamento por meio eletrônico se dá através dos materiais utilizados na fabricação dos chips que armazenam as informações. Para cada dígito binário (bit) a ser armazenado nesse tipo de dispositivo existem duas portas feitas de material semicondutor, a porta flutuante e a porta de controle. Entre estas duas portas existe uma pequena camada de óxido, que quando carregada com elétrons representa um bit 1 e quando descarregada representa um bit 0. Esta tecnologia é semelhante à tecnologia utilizada nas memórias RAM do tipo dinâmica, mas pode reter informação por longos períodos de tempo, por isso não é considerada uma memória RAM propriamente dita.

    Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico tem a vantagem de possuir um tempo de acesso muito menor que os dispositivos por meio magnético, por não conterem partes móveis. O principal ponto negativo desta tecnologia é o seu custo ainda muito alto, portanto dispositivos de armazenamento por meio eletrônico ainda são encontrados com pequenas capacidades de armazenamento e custo muito elevado se comparados aos dispositivos magnéticos.

  • Questão para físico, não para Analista de Sitemas :-)


ID
330211
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É o componente de um computador capaz de entender e realizar uma operação definida por uma instrução de máquina:

Alternativas
Comentários
  • B) central processing unit- correto: Hardware de um host o qual executa instruções de um programa por operações aritméticas, lógicas e de input/output em um sistema.os passos para execução são: fetch, decode, execute and writeback.
  • processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as intruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados.
  • Uma CPU é composta basicamente pelos seguintes componentes:


ID
331366
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Suponha que seu vídeo esteja configurado para a resolução de tela 1024 por 768 pixels. Qual configuração aumentará o tamanho da fonte, levando emconta a configuração citada?

Alternativas
Comentários
  • PARA AUMENTAR O TAMANHO DA FONTE ( TEXTO) DEVE-SE DIMINUIR A RESOLUÇÃO ATUAL DE 1024X768

    PARA 800X600.


ID
332779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos componentes de um computador (hardware e software), julgue os itens a seguir

Os dispositivos de E/S podem ser divididos em duas categorias: os que são utilizados como memória secundária e os que servem para a interface homem-máquina.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe de alguma referência que corrobore esta questão?
    Como ficariam nesta classificação interfaces de rede? Homem-máquina ou memória secundária?
    E no caso de sensores externos como por exemplo termômetros digitais? esta classificação também seria falha
  • Discordo do gabarito dessa questão. Segundo o Tanenbaum:
    "Os dispositivos de E/S podem ser, de modo genérico, divididos em duas categorias: dispositivos de bloco e dispositivos de caractere"
    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos - Tanenbaum 3 ed pg 203
  • Os dispositivos de e/s podem ser divididos em memória secundária (HDs, discos opticos, pen drives...) e interface homem-máquina (teclado, mouse, monitor...). Como o examinador não disse que não podem existir outras categorias ou e também não disse que qualquer que seja o dispositivo deve estar inserido em alguma dessas categorias, o item está certo.
  • Dispositivos de Entrada e Saída;
    Um processador dizemos COMPUTA(calcula, executa etc),  para ter alguma utilidade se faz necessário informar o que deve ser computado. Estes são os ditos dispositivos de entrada; pois permitem que o processador recebe um INPUT, de que deve ser calculado, processado..
    De forma idêntica, inútil seria, se o processador não exteriorizasse os resultados, impresso, display, voz, etc.. estes, óbviamente são os ditos dispositivos de saída;
    O que acabo de explicar é o conceito de interface homem-máquina.
    Porque peguei um processador e não um computador para iniciar? porque conceitualmente para um computador o conceito que vale é a interface homem-máquina, mas o outro se aplica para a comunicação de processador e dispositivos auxiliares;
    Não sei quantos que me leem são da área, mas o computador é feito de um processador central e dispositivos periféricos: mouse, placa da video, monitor, impressora, microfones, altofalantes, camera, todos estes percebe-se que tem algo a ver com a comunicação homem-máquina e a relação entrada ( dados para dentro do computador ) e saída ( dados para fora do computador ) é bastante inteligível, espero...
    Mas o processador ( ou o cérebro do computador ) é ligado através de interfaces a estes dispositivos e a 2 em especial MEMORIA e UNIDADE de armazenamento , claramente Discos, ou algo que tenha capacidade de armazenamento, e como não estão dentro da CPU, são componentes externos.
    Veja que DISCO e MEMORIA, não existe relação entre a MAQUINA e O HOMEM,  mas o processador precisa se comunicar com todos os dispositivos em especial aos dispositvos que lhe prestam Memória para uso.
    Portanto a categoria, Processador <-> Memoria Secundária e , Computador <-> Homem
    Poderia dizer Processador<->Homem, mas é menos inteligível.
    Lembrando então Interface Homem-Maquina e Processador-Memoria secundária
    Alias, o processador tem sua memória primária ( encapsulada ou ON CHIP ), mas a limitação é o espaço, são os caches Nivel 1 e 2 de processadores, antigamente somente os registradores.

    A assertiva está correta.
    Sorte a todos.
  • Alguém pode me explicar em que categoria o processador estaria inserido? Não concordo com esse gabarito.
  • Essa é só uma maneira de subdividir os dispositivos de E/S. Em nenhum momento é utilizada a palavra SOMENTE, ou APENAS EXISTEM DOIS TIPOS DE CATGORIAS.

    É apenas uma maneira de abordar os dispositivos.


ID
334687
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O padrão de fontes de alimentação em sua versão ATX 12V 1.x sofreu pequenas revisões ao longo do tempo, até que em sua versão 1.3, teve como principal novidade a implementação do conector de energia para dispositivos

Alternativas
Comentários
  • 2 alternativas iguais: PCI Express
    A transcrição está correta?
  • Evoluções do ATX

    - ATX12V 1.x:
     essa nova especificação surgiu em meados de 2000 e consiste, basicamente, em um conector adicional de 12 V formado por 4 pinos, e outro, opcional, de 6 pinos e tensão de 3,3 V ou 5 V. Essa versão foi sofrendo pequenas revisões ao longo do tempo. A última, a 1.3, teve como principal novidade a implementação de um conector de energia para dispositivos SATA;

    - ATX12V 2.x: série de revisões que lançou um conector para a placa-mãe de 24 pinos (até então, o padrão era 20 pinos) e adicionou, na versão 2.2, um plugue para placas de vídeo que usam o slot PCI Express, recurso necessário devido ao alto consumo de energia desses dispositivos. Neste padrão, o conector opcional de 6 pinos foi removido;

    - EPS12V: especificação muito parecida com a série ATX12V 2.x, definida pela SSI (Server System Infrastructure) inicialmente para ser aplicada em servidores. Seu principal diferencial é a oferta de um conector adicional de 8 pinos (que pode ser uma combinação de dois conectores de 4 pinos) e um opcional de 4. Para atender de forma expressiva o mercado, muitos fabricantes oferecem fontes que são, ao mesmo tempo, ATX12V v2.x e EPS12V.


ID
337891
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual das figuras apresentadas, a seguir, indica a presença de um leitor de cartões, saída VGA para monitor e porta USB em um moderno netbook?

Alternativas
Comentários
  • letra B: a primeira saída é usb e a ultima saída de cor azul a vga


ID
352492
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São parâmetros fundamentais que determinam o desempenho de uma CPU:

Alternativas

ID
357775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura dos computadores embasados em
processador Pentium IV, julgue os itens seguintes.

O Pentium IV utiliza a técnica denominada QDR (quad date rate), que faz que o barramento local tenha um desempenho quatro vezes maior que o seu clock real.

Alternativas
Comentários
  • Esses processadores trabalham externamente transferindo quatro dados por pulso de clock. Por causa disto, o clock externo rotulado desses processadores é quatro vezes maior do que o seu clock real.
  • "Alguns processadores possuem o clock externo em DDR (Double Data Rate), ou seja, transmitem dois dados por pulso de clock enquanto outros têm o clock externo em QDR (Quad Data Rate) que transmite 4 dados por ciclo de clock, o que torna mais eificiente o envio de dados entre o processador e a controladora de memória."


    Fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/dual-channel/777823/
  • A novidade do pentium IV é o quadpump, o qual permite uma frequencia externa de 200Mhz a 800 Mhz


ID
358489
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microcomputadores armazenam as informações de hardware em um componente, como ordem de execução de boot, podendo ser considerado um programa de configuração que todo micro possui e que está gravado na memória ROM. Muitas das vezes, é acionado por meio da tecla Del em alguns computadores “desktop” ou F2 em “notebooks”, para alterar os parâmetros armazenados na memória de configuração CMOS. Esse componente é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C SETUP 

    Shell é um programa que intermedeia o contato entre o usuário e o computador.

    kernel a interface entre o usuário e o sistema operacional

  • c-

    A modern BIOS setup utility has a text user interface (TUI) or graphical user interface (GUI) accessed by pressing a certain key on the keyboard when the PC starts. Usually, the key is advertised for short time during the early startup, for example "Press DEL to enter Setup". The actual key depends on specific hardware. Features present in the BIOS setup utility typically include:

       Configuring, enabling and disabling the hardware components

       Setting the system time

       Setting the boot order

       Setting various passwords, such as a password for securing access to the BIOS user interface and preventing malicious users from booting the system from unauthorized portable storage devices, or a password for booting the system

    https://en.wikipedia.org/wiki/BIOS#Setup_utility


ID
358498
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O Blu-ray é o padrão de disco óptico que surgiu com a proposta de substituir o DVD, tanto em reprodutores de vídeo quanto em computadores. O Blu-ray é um padrão de disco óptico criado para aplicações de vídeos e de armazenamento de dados em geral, possuindo características mais avançadas. A principal diferença está na capacidade de armazenamento. Em sua versão mais simples, com uma camada, pode guardar até 25 GB de dados, contra 4,7 GB do DVD, havendo também uma versão com dupla camada capaz de armazenar 50 GB de dados. No que diz respeito à proteção contra cópias, o Blu-ray não tem apenas o controle geográfico para lidar com supostas cópias ilegais, conta também com outros meios de proteção, como os descritos a seguir:

I. Trata-se de um tipo especial de marca d'água que deve estar presente em todos os discos Blu-ray originais e que deve ser lido por qualquer aparelho reprodutor. É necessário um mecanismo especial para que essa marca seja inserida em mídias de cópia.

II. Trata-se de uma tecnologia que "protege" o conteúdo da mídias de filmes por meio de criptografia para evitar cópias indevidas de discos. Para isso, os fabricantes de unidades Blu-ray recebem chaves de decodificação que servem de comunicação com uma chave existente na mídia. Dessa forma, o aparelho consegue executar o conteúdo do disco. Obtendo-se esta última chave, é possível fazer cópia do conteúdo, mas sua obtenção geralmente depende da chave do fabricante. Se esta for "capturada" e isso se tornar conhecido, mídias Blu-ray fabricadas posteriormente poderão não ser executadas nos aparelhos que utilizam essa chave. Esses meios de proteção para Blu-ray, identificados como I e II, são conhecidos, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • O Blu-ray não tem apenas o controle geográfico para lidar com supostas cópias ilegais. O padrão também pode contar com outros meios de proteção. Eis uma breve descrição delas:

    - AACS (Advanced Access Content System): tecnologia que "protege" o conteúdo da mídias de filmes através de criptografia para evitar cópias indevidas de discos. Para isso, os fabricantes de unidades Blu-ray recebem chaves de decodificação que servem de comunicação com uma chave existente na mídia. Dessa forma, o aparelho consegue executar o conteúdo do disco. Obtendo-se esta última chave, é possível fazer cópia do conteúdo, mas sua obtenção geralmente depende da chave do fabricante. Se esta for "capturada" e isso se tornar conhecido, mídias Blu-ray fabricadas posteriormente poderão não ser executadas nos aparelhos que utilizam essa chave. Como essa medida pode penalizar usuários inocentes, a indústria afirma utilizar o AACS apenas em dispositivos industriais. Essa tecnologia também foi empregada no HD-DVD;

    - ROM Mark: também chamada de BD-Rom Mark, trata-se de um tipo especial de marca d'água que deve estar presente em todos os discos Blu-ray originais e que deve ser lido por qualquer aparelho reprodutor. É necessário um mecanismo especial para que essa marca seja inserida em mídias de cópia;


ID
358501
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A CPU, juntamente com os dispositivos de memória e de entrada/saída, representa um dos principais componentes de hardware dos microcomputadores. Além da Unidade de Controle e dos barramentos de interconexão, a CPU é constituída de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
359719
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Universal Serial Bus (USB) permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador. Sobre o USB 2.0, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • usb 2.0 - 480 mbps

    usb 3.0 - 5 gbps


ID
360592
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que indica qual dos componentes de hardware citados abaixo é ligado diretamente ao processador através do barramento frontal (Front Side Bus, ou simplesmente FSB).

Alternativas
Comentários
  • A ponte norte se conecta diretamente ao processador via barramento frontal (FSB- Front Side Bus), também conhecido como barramento externo. Um controlador de memória está localizado na ponte norte, onde a CPU consegue um acesso rápido à memória. A ponte norte também se conecta ao AGP ou ao barramento PCI Express e à própria memória.


ID
360697
Banca
FDC
Órgão
FUNASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se empregar um microcomputador, no que tange aos componentes de “hardware”, observa-se que os dispositivos de entrada e saída de dados são conectados ao gabinete por meio de interfaces específicas. Assim, mouses ópticos e impressoras utilizam conectores, cujas sigla e imagem estão indicadas na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
363130
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É um tipo de dispositivo externo que funciona como um cache suplementar, para melhorar a performance do computador. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • ReadyBoost é o nome de uma tecnologia de cache de disco incluída nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft. Ela faz com que computadores que estejam rodando o sistema utilize a memória flash de dispositivos como pendrives, cartões de memória (Secure Digital Card, Compact Flash e etc.), entre outros, de forma a melhorar a performance geral do computador.

    Um dispositivo Pendrive

    O Windows Vista/7 aproveita dos dispositivos de memória compatíveis que estiverem inseridos no computador para realizar o cache das informações, com uma performance de leitura cerca de 10 vezes mais rápida que um disco rígido tradicional. Apesar disso, dispositivos de memória flash são mais lentos para operações de entrada/saída sequencial, então, para maximizar a performance o sistema redireciona tais operações para o disco rígido.

    Segundo a Microsoft parte do ganho também se dá graças aos algoritmos avançados de gravação nas mídias removíveis pois estas têm as informações comprimidas a uma taxa de 1.8x a 2.3x.

    Quando o usuário remover o dispositivo, apenas o cache é perdido. Não há perda de dados importantes, nem prejuízo ou risco ao sistema. Fator importante, já que se trata de um dispositivo móvel.

    Com o Readyboost o usuário perceberá melhorias consideráveis durante tarefas pesadas e repetitivas de acesso ao disco. Isto inclui quando há pouca memória disponível e tarefas como troca de usuários. 

  • O Readyboost é uma tecnologia e não um dispositivo. Logo a questão deveria perguntar qual a tecnologia implantada, e não o dispositivo utilizado.

    "Com exceção da mudança no conector, eles são pendrives normais, que podem ser usados tanto para o ReadyBoost quanto para guardar arquivos e fazer backups (ou ter o espaço dividido entre as duas aplicações)." Diponível em: http://www.hardware.com.br/termos/readyboost
  • Concordo com Bruno, Radyboost não é um dispositivo externo. 
  • Fiz muito isso com meus pendrives no PC. Servia de nada. Alternativa A, Ready Boost.

  • Pergunta muito mal elaborada, Ready Boost é uma tecnologia e não um dispositivo externo. Questão passível de anulação.

  • Também concordo com o pessoal.

    O dispositivo é o PENDRIVE, a tecnologia é a Readyboost.
    Gabarito errado a meu ver.

  • Muito cuidado: Como já tido, o ReadyBoost é uma tecnologia que utiliza dispositivos de memória flash, como pendrives por exemplo. Questão muito mal formulada. 


ID
363136
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a sistema operacional, hardware e software, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Memória virtual é um tipo de memória muita rápida usada para complementar a capacidade da memória RAM e armazenar dados que logo serão utilizados pelo processador.

    b) Em memória RAM - Random Access Memory, o termo “random” significa que o processador varre aleatoriamente todas as unidades de memória existentes no computador, até encontrar o dado desejado.
    Acessa o dado em uma posição especifica da memória.

    d) Drive  DRIVER é um software que faz a comunicação entre o sistema operacional e o hardware do computador. Driver refere-se a um dispositivo no computador.

  • complementando...

    c) Num microcomputador, a ordem hierárquica de memória é: principal, registradores, cache L1, cache L2 e memória principal corresponde à velocidade de acesso da mais rápida para a mais lenta.
    • a) Memória virtual é um tipo de memória muita rápida usada para complementar a capacidade da memória RAM e armazenar dados que logo serão utilizados pelo processador.
    • Errado-> MV é um processo que aumenta capacidade lógica da memoria principal existente, por meio de um "arquivo de paginação" localizado no HD. Devido este acesso no HD, nao é um memória muita rápida.
    • b) Em memória RAM - Random Access Memory, o termo “random” significa que o processador varre aleatoriamente todas as unidades de memória existentes no computador, até encontrar o dado desejado.
    • Errado-> Erro comentado nos comentários anteriores.
    • c) Num microcomputador, a ordem hierárquica de memória principal, registradores, cache L1 e cache L2 corresponde à velocidade de acesso da mais rápida para a mais lenta.
    • Errado-> Na verdade seria da mais lenta p/ + rápida. A ordem da velocidade é: Registradores > Memoria Cache (Cache 1 > cache L2) > Memoria principal.
    • d) Drive é um software que faz a comunicação entre o sistema operacional e o hardware do computador. Driver refere-se a um dispositivo no computador.
    • Errado->DRIVER DIFERENTE DE DISPOSITIVO
    • e) O USB é um barramento que, além de oferecer suporte à instalação plug and play, possibilita o uso de uma única porta USB para conectar vários dispositivos periféricos.

          Marca 5 estrelas para o gato
  • b) Em memória RAM - Random Access Memory, o termo “random” significa que o processador varre aleatoriamente todas as unidades de memória existentes no computador, até encontrar o dado desejado.

    Acessa o dado em uma posição especifica da memória.

    alguém pode explicar melhor aonde está o erro ????
  • Pricila, o "random" não significa que o processador varre a memória de forma aleatória por um dado.
    O "random" quer dizer que o processador pode acessar qualquer posição da memória principal em qualquer ordem em uma velocidade relativamente constante.

    por exemplo:
    para o processador acessar o endereço de memória 0003 ele não precisa primeiro acessar os endereços: 0000, 0001, 0002

    Muito menos, precisa executar algum algoritmo de busca aleatória para encontrar o endereço 0003.

    Para acessar este endereço o processador simplesmente coloca no registrador de endereços o valor 0003 e espera pelo tempo de latência da memória principal, esta coloca o valor contido neste endereço no registrador de dados.
  • Alternativa E, corretíssima. A única dúvida que vem a calhar é quando diz (possibilita o uso de uma única porta USB para conectar vários dispositivos periféricos. ), mas isso é possível ao comprarmos um HUB USB e conecta-lo ao nosso PC, ele possibilita o uso de mais de uma unidade de dispositivo Universal Serial Bus (USB).

    Bons estudos !


ID
425095
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São componentes do hardware de um computador:

Alternativas
Comentários
  • b) processador, memória principal, sistema operacional. Componente de Software.

    c) memória secundária, sistema operacional, dispositivos de entrada e saída.

    d) memória secundária, usuário, cartão perfurado.

    e) usuário, cartão perfurado, processador.
  • Com relação ao comentário acima, creio que cartão perfurado seja componente de hardware. De toda forma, nas opções D e E, onde se encontra o termo cartão perfurado, também se encontra o termo usuário, o que já deixa estas duas alternativas incorretas.
  • Pense em um disquete e um leitor de disquete (nem existe mais isso!). Mas para analogia, serve.
    Temos o cartão perfurado e uma "leitora" de cartão perfurado. A "leitora" tbm escreve nos cartões. O cartão perfurado seria a "mídia".
  • a)processador, memória principal, dispositivos de entrada e saída.

    Usuario como componente de hardware. Questoes de concurso tambem é humor.


ID
463345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos diversos componentes de um computador com
arquitetura compatível com Pentium IV ou superior, julgue os
itens a seguir.

Os tipos de dispositivos USB variam desde um mouse até discos externos. O padrão USB 2.0 tornou-se amplamente difundido nesses componentes de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Correto
    Questão Cespe sem 'limitação' é sinal de acerto na maioria dos casos.
  • Gabarito Certo

    As primeiras versões estabelecidas datam de 1994:

    USB 0.7: novembro de 1994;

    USB 0.8: dezembro de 1994;

    USB 0.9: abril de 1995;

    USB 0.99: agosto de 1995;

    USB 1.0: janeiro de 1996;

    USB 1.1: setembro de 1998;

    USB 2.0: abril de 2000;

    USB 3.0: novembro de 2008;

    USB 3.1: agosto de 2013.

    As primeiras versões definidas para uso comercial em larga escala foram a 1.1 e a 2.0.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
463354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos diversos componentes de um computador com
arquitetura compatível com Pentium IV ou superior, julgue os
itens a seguir.

Dependendo do tipo de equipamento, em um mesmo dispositivo de leitura de CD é possível gravar CDR/CDRW/DVDR com suporte a diferentes padrões de velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito ampla e vazia ao mesmo tempo.
    Dependendo do tipo de equipamento? Deve ser uma gravadora de DVD...
    Ela faz leitura de CD? Sim. Dá para gravar em CDR, CDRW, DVDR em diferentes velocidades? Sim. E se o modelo de gravadora for multicamada, ainda poderá gravar em DVD multicamada.
  • "em um mesmo dispositivo de leitura de CD é possível gravar" ?

    Pra mim tá totalmente incorreto. Pra gravar, precisa de um dispositivo de leitura e gravação.
  • Esse examinador fumou um antes elaborar esse enunciado. Não é possível!!

  • onde soliita comentário do professor por aqui app??

ID
486553
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A ponte sul é a parte de um chipset da placa mãe que normalmente abriga, entre outros,

Alternativas
Comentários
  • O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.
  •  b)os controladores de HD e as portas paralela e serial.

    No chipset, soth bridge é para dispositivos I/O & IDE e SATA. dispositivos de alta velocidade sao para north bridge


ID
492277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Segurança da informação e proteção de dados e equipamentos são
conceitos fundamentais em um ambiente de tecnologia da
informação. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos
itens.

Em situações normais, um projeto elétrico de uma sala de servidores deve prever o uso de diferentes níveis de voltagem, porque as fontes de alimentação de servidores de rede são automáticas e suportam qualquer voltagem de entrada.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer voltagem de entrada? SOCORRO!!!


ID
492298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de computadores Pentium IV ou superior, suas
características e principais componentes associados, julgue os
itens seguintes.

Os discos rígidos usados em computadores Pentium IV possuem arquitetura do tipo IDE ou SATA, dependendo da placa-mãe e dos tipos de slots de conexão suportados.

Alternativas
Comentários
  • correto - Pentium IV aceitava interfaces tanto IDE como SATA

  • SATA, ou Serial ATA é uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento em massa (unidades de disco rígido e drivers ópticos) e um computador. O padrão fornece melhores velocidades, cabos menores e, consequentemente conectores menores, que ocupam menos espaço na CPU, simplificando a vida de usuários e fabricantes de hardware.


ID
492304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de computadores Pentium IV ou superior, suas
características e principais componentes associados, julgue os
itens seguintes.

Portas seriais do tipo USB 2.0 em computadores Pentium IV podem ser utilizadas para conexão de periféricos diversos, como mouse e teclado, além de outros componentes de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    O objetivo das portas seriais no padrão USB (Universal Serial Bus) é a conexão de periféricos. Com o USB, padrões antigos específicos como DIN, mini-DIN, serial DB-9, serial DB-15, serial DB-25, e até LPT (paralelo) puderam ser abandonados pela indústria. Podemos conectar pendrives, HD externo, impressoras, datashow, enfim, uma grande variedade de periféricos.

ID
492319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a backup e sua aplicação em ambientes de
tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Fitas do tipo DLT ou DDS normalmente utilizam o padrão SCSI para se interligarem ao hardware de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Certo.


ID
492637
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a chipsets, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ponte Norte (North Bridge)

     

    Faz a comunicação do o processador com as memórias. Também chamado de MCH (Memory Controller Hub) é conectado diretamente ao processador e possui funções:

    Controlador de memória

    Controlador do barramento AGP

    Controlador do barramento PCI Express x16

    interface para transferência de dados com a ponte sul

    Basicamente:

    Cuida da comunicação entre o barramento local-PCI e o barramento PCI e controla a memória RAM e a memória cache L2. Ligado diretamente ao processador

     

    Ponte Sul (South Bridge)

     

    Também chamada de ICH (I/O Controller Hub, hub controlador de Entrada e Saída) é conectado a ponte norte e sua função é basicamente controlar os dispositivos On bord e de entrada e saída, como:

    Discos rigidos

    Portas USB, paralelas e seriais

    Som e Rede On board

    Barramento ISA

    Barramento PCI e PCI Express

    BIOS

    Relógio de tempo real (RTC)

     

    Basicamente:

    É responsável pelo controle de interrupção de  DMA(Direct Memory Access), do drive de disquete, das portas serial e paralelas, portas IDE e a de comunicação entre o barramento ISA e o PCI.

     

    Fonte :http://resumindoall.blogspot.com.br/2012/07/ponte-norte-e-sul.html


ID
582766
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise os itens a seguir: ..

I. Usar cooler e placa-mãe redundantes.

II. Usar disco rígido e fonte redundantes.

III. Fazer manutenção preventiva.

IV. Adquirir componentes de qualidade na montagem do servidor e na substituição dos componentes defeituosos.

São providências que podem ser tomadas para prevenir problemas de hardware no servidor:

Alternativas
Comentários
  • Errei por uma concordância errada na afirmativa II: "Usar disco rígido e fonte redundantes". De acordo com a norma da nossa linguagem, a palavra "redundantes" está referindo-se a "disco rígido" e "fonte". Como não existem discos rígidos redundantes, descartei esta afirmativa.

    Mas na verdade a afirmativa II está referindo-se somente a "fontes redundantes". O correto era estar escrito "Usar disco rígido e fontes redundantes" ou "Usar disco rígido e fonte redundante", mas nunca "Usar disco rígido e fonte redundantes" para referir-se somente à palavra "fonte", o que prova que o examinador não conhece nada de Português.
  • Na minha opinião, os itens I e II previnem problemas de indisponibilidade de serviços, não problemas de hardware. É só uma questão de interpretação.  Você pode criar a redundância que quiser, mas os problemas de hardware só serão atenuados ou prevenidos através de manutenções corretivas (I) e aquisição de componente de qualidade na montagem do servidor e na substitução dos componentes defeituosos.
  • Concordo com o comentário do colega anterior e complemento que não adianta somente hardware redudante principalmente se o mesmo for de baixa qualidade....quando o assunto e servidor.

    HARDWARE ROBUSTO   =    FABRICANTE DE QUALIDADE     +      MEDIDAS PREVENTIVAS ( Energia, Limpeza, temperatura etc)
  • A questão cobra interpretação e principalmente atenção.  A redundância não previne problemas de hardware e sim mantêm a disponibilidade dos serviços. Se existem , por exemplo, dois HDs ( HD1 e HD2) no seu sistema, isso não impede que HD1 queime. Apesar da minha falt de atenção e ter errado concordo com o gabarito.

ID
598366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando a organização e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem.

São componentes de alto nível de um computador: contador de programa, registrador de instruções, registrador de endereçamento à memória, registrador temporário de dados, registrador de endereçamento de entrada/saída (E/S) e registrador de armazenamento temporário de dados de E/S.

Alternativas
Comentários
  • Para mim o correto seria: "São componentes de alto BAIXO nível de um computador: contador de programa, registrador de instruções,..."

    Seria assim: No nível mais alto, um computador é composto pela CPU, memória e dispositivos de E/S, podendo conter um ou mais de cada um desses componentes.
    Conforme aqui: http://www.mmhost.pro.br/marcio/apostilas/arquitetura/componentes%20de%20computador.pdf
    e aqui na pagina 8: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/145/arquivos/arq/aulas/02-%20Interconexao.pdf


    Alguém concorda?
  • O gabarito foi alterado pela banca: Errado
    item 75 da prova: http://www.questoesdeconcursos.com.br/download/justificativa/ebc-2011-analista-e-tecnico
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  Os componentes citados no item são de baixo nível, motivo suficiente para a alteração do item.
    Bons estudos!
  • São componentes de alto baixo nível de um computador:

    Contador de programa é um registrador de uma Unidade Central de Processamento que indica qual é a posição atual na sequência de execução de um computador. Dependendo dos detalhes da arquitetura, ele armazena o endereço da instrução sendo executada ou o endereço da próxima instrução. O contador de programa é automaticamente incrementado para cada ciclo de instrução de forma que as instruções são normalmente executadas sequencialmente a partir da memória. Entretanto, certas instruções como estruturas de seleção ou chamadas de subrotinasinterrompem a sequência ao modificar manualmente o valor do contador de programa.

    Registrador de instrução ( RI ): É um registrador invisível de 2 bits que armazena o código da instrução que está sendo executada. A entrada deste registrador recebe diretamente o valor presente nos dois bits mais significativos da via de dados do barramento da memória e a saída deste registrador é ligada diretamente à unidade de controle do processador;

    Registrador de endereçamento ( RE ) da memória: É um registrador invisível de 14 bits cuja saída é ligada diretamente à via de endereços do barramento da memória (processador)

    Registrador temporário de dados (Memory Buffer Register - MBR), contém uma palavra com dados a 
    ser armazenada na memória ou vinda da mesma.
    contém uma 
    Palavra de dados a ser escrita na Memória ou a palavra lida mais recentemente

    registrador de endereçamento de entrada/saída (E/S) e 

    registrador de armazenamento temporário de dados de E/S.
  • Máquina de Von Neumann
     
    A estrutura geral do IAS consistia de:
     
    • Memória Principal, que armazena dados e instruções;
    • Unidade Lógica e Aritmética (ULA), capaz de realizar operações com dados binários;
    • Unidade de Controle, interpreta e executa instruções armazenadas na memória;
    • Dispositivos de Entrada e Saída, operados pela unidade de controle.
    Unidade de Controle (UC)
    • Controla a operação do IAS, buscando instruções na memória e executando-as uma de cada vez;
    • Tanto a UC quanto a ULA contêm células de armazenamento denominadas registradores;
    Registradores
    •  Registrador temporário de dados (Memory Buffer Register - MBR), contém uma palavra com dados a ser armazenada na memória ou vinda da mesma;
    • ? Registrador de endereçamento à memória (Memory Address Register – MAR), contém o endereço da palavra a ser lida ou escrita na MBR;
    • ? Registrador de Instruções (Instruction Register – IR), contém o opcode que está sendo executado;
    • Registrador de armazenamento temporário de instruções (Instruction Buffer Register – IBR), armazena temporariamente a instrução contida na porção à direita em uma palavra;
      ? Contador de programa (Program Counter – PC), contém o endereço de memória da próxima instrução a ser buscada na memória;
      ? Acumulador (Accumulator – AC) e quociente de multiplicação (Multiplier Quocient – MQ), armazena temporariamente os operandos e os resultados de operações efetuados na ULA;
  • Os computadores, como os conhecemos HOJE, são estruturados em cima da Arquitetura de von Neumann.

    Essencialmente, von Neumann idealizou os seguintes componentes:(COMPONENTES PRINCIPAIS,OU SEJA,ALTO NÍVEL)

    1) Dispositivos de entrada (teclado, mouse) fornecerão informações ao computador, ou dispararão processos, e seus resultados serão percebidos pelos dispositivos de saída (monitor, impressora);


    2) Uma unidade de memória, na qual dados e instruções são armazenados;   e


    3) Uma CPU (Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento), que será o cérebro do sistema; dentro dela, existirá uma : 

    -ULA (Unidade Lógica e Aritmética), capaz de realizar cálculos; e uma


    -Unidade de Controle, para coordenar a comunicação da CPU com os componentes externos a ela.


    OBS : É importante destacar a existência dos registradores, que são pequenas unidades de memória, que permitem à CPU realizar seus cálculos internamente.

  • o computador pode ser analisado em vários níveis, sendo o nível mais alto aquele que o usuário executa programas, e o nível mais baixo e de transistores e conexão.


ID
605596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de componentes de um computador, sistemas de entrada,
saída e armazenamento, julgue os itens subsequentes.

A velocidade de transferência de dados de um dispositivo externo, como um drive de CD-ROM, é menor que a velocidade de uma CPU; por esse motivo, utiliza-se um barramento de sistema para a conexão de periféricos com a CPU.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o barramento de sistema conecta a CPU ao chipset, este por sua vez é conectado direta ou indiretamente (ponte sul) aos periféricos.
    E o barramento existe porque não faria sentido a controladora do CD-ROM estar embutida no dice do processador. 
    Questão mal elaborada ao meu ver.
  • Apesar de ter acertado, essa questão ficou bastante confusa. Mal elaborada.
  • Realmente a questão é no mínimo confusa. Normal para o nível CESPE que se esforça para confundir um conceito tão claro. Questões assim não medem o conhecimento do candidato. Às vezes é até melhor saber menos pra não ficar pensando em outros pontos que tbm são relevantes e acabar errando, por mais absurdo que essa frase pareça.
  •     Segundo a 6ª edição do livro Computer Organization & Arquitecture de William Stallings, "In addition to the processor and a set of memory modules, the third key element of a computer system is a set of I/O modules. Each module interfaces to the system bus or central switch and controls one or more peripheral devices. An I/O module is not simply a set of mechanical connectors that wire a device into the system bus. Rather, the I/O module contains some 'intelligence'; that is, it contains logic for performing a communication function between the peripheral and the bus".
        De acordo com o texto da questão em discussão, entende-se que há um barramento de sistema entre a CPU e os dispositivos externos e que isto resolve o problema que há em virtude das diferenças de velocidades de transferência de dados. Entretanto, de acordo com William Stallings, percebe-se que há um módulo E/S entre o barramento de sistema e os dispositivos externos e que isto resolve o problema citado anteriormente. Portanto, a resposta da questão deveria ser ERRADO.
  • Difícil entender o que a banca quer ao elaborar uma questão confusa dessas. Conceitualmente, o barramento do sistema (FSB) interliga o processador, memória cache, memória principal e ponte norte (chipset). A ponte norte, por sua vez, é conectada aos dispositivos de E/S de alta velocidade e à ponte sul pelo barramento de expansão para dispositivos de alta velocidade. O barramento de expansão para E/S de baixa velocidade interliga a ponte sul aos tais dispositivos de baixa velocidade.
  • Existem três funções distintas nos barramentos:

    • Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;
    • Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;
    • Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.2

    Barramento de Entrada e Saída[editar]

    É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.

    Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:

    • Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do processador...
    • A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.
    • Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.

    Permitem a conexão de dispositivos como:

    São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:


    O principal fator que determina o desempenho de um barramento é a sua taxa de transferência. A mesma é obtida através de cálculos com base nas características do barramento, sendo elas:

    • Clock
    • Largura
    • Transferências por ciclo de clock

    A formula teórica para calcular a frequência máxima de transmissão é:

    • taxa de transferencia → nº de bits x clock total x nº de dados transmitidos por clock / 8
  • Bem, a questão não está errada, mas está muito mal formulada, induzindo ao erro.

    O barramento do sistema, subdividido em barramentos de dados, controle e endereços, interliga os principais componentes do computador, como CPU, RAM, E/S e HDs, sendo q os únicos q estão diretamente conectados nela são a CPU e a memória principal(RAM).
    Os demais, estão conectados diretamente ao barramento de expansão, e estes, conectam-se ao barramento do sistema, por meio dos controladores.
    Então, não está errado dizer q, pelo motivo de o computador possuir perifericos lentos, como CD, teclado etc, ele possui um barramento q apenas conecta diretamente componentes mais rápidos. O fato de o examinador omitir outras informações, como o barramento q interliga componentes lentos(o de expansão), não torna a questão errada.

    Porém, a questao induz o avaliado ao erro, pois ele pode pensar q os perifericos lentos conectam-se diretamente ao barramento do sistema, embora a questão não afirme explicitamente isso.

    No mínimo esquisita.


  • Utiliza o barramento por que têm que se conectar. A velocidade vai depender da conexão do barramento e da CPU. Mas não é por conta da velocidade que existe o barramento. Ruim essa questão.

  • Questão errada ao meu ver. Faltou um recurso bem feito pra derrubar ela.

  • Como é que a CPU se comunica com o resto do computador?

    Bom, pra início de conversa, a comunicação mais importante num computador se dá entre a CPU e a memória principal (chamada de memória RAM ou de memória, apenas). Mas a CPU também tem que se comunicar com outros componentes, como os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) e as outras memórias.

     

    Toda essa comunicação se dá pelos Barramentos de Sistema, que são linhas de comunicação que se estendem por todo o micro, atingindo grande parte de seus componentes. Pense nos barramentos de Sistema como sendo três grandes avenidas paralelas (não se cruzam nunca), que levam informações da CPU para os mais remotos componentes do computador e Vice Versa.

    A arquitetura dos nossos computadores contempla três diferentes barramentos de sistema: O Barramento de Dados, o Barramento de Endereços e o Barramento de Controle. Cada qual com suas funções apropriadas, vistas a seguir:

     

    - Barramento de Dados: Serve para transportar as instruções dos programas e os dados a serem utilizados nesses programas. Instruções são “ordens”, como já foi visto, e dados são informações básicas para alimentar os programas e sobre quem os cálculos são realizados. Tipo: “Some 12 e 17”.

    “Somar” é uma instrução, “12” e “17” são dados necessários à realização da instrução.

     

    - Barramento de Endereços: Serve para transportar os endereços (números que apontam os locais) das posições a serem acessadas na memória. Simples: algumas instruções de programas avisam à CPU que ela precisa buscar dados na memória, mas, para isso, faz-se necessário um endereço que apontará para a posição na memória que deverá ser acessada (ou você pensa que a CPU vai adivinhar se eu disser “Olha! Vai pegar a letra ‘A’ na memória”, pensa?).

    Quando uma instrução obriga a CPU a buscar algo na memória, a coisa é mais ou menos assim: “Olha! Vai pegar o conteúdo da posição AF12F8 da memória”)

     

    - Barramento de controle: serve para transportar sinais de controle e sincronia gerados pela UC (Unidade de Controle) ou pelos dispositivos de E/S.

    Sinais de ESCREVA, LEIA, INICIE, INTERROMPA são os mais comuns.

    Uma pequena imagem para que fiquem cientes acerca do que estou falando (escrevendo):

     

     

    gabarito: C

  • Questão deveria ter sido anulada ou convertida para ERRADA.

     

    A diferença de tranferência entre dispostivo e processador é o principal ensejador dos módulos de E/S. Em outras palavras, evita-se o barramento de sistema e opta-se por um comutador e este sim, por sua vez esta conectado no barramento.

     

  • acabei de ler o livro... Lá diz que não pode haver comunicação direta entre cpu e dispositivos, e por direta entende-se por meio de barramento de sistema,  justamente por haver diferença de velocidade de taxa de transferencia entre esses sistemas.  justamente por isso faz-se necessário o módulo de E/S

  • Ponte norte (northbridge) e ponte sul (southbridge). A ponte norte fica responsável por controlar todos os componentes rápidos do computador, como processador, placa de vídeo (AGP e PCI Express) e memória , fazendo com que eles solicitem informações do disco rígido (que está na ponte sul), as carregue na memória e divida o que será processado entre a  e a placa de vídeo, determinando qual será o desempenho final do computador.

    A ponte sul fica responsável pelos componentes lentos do PC, também conhecidos como dispositivos de E/S (entrada/saída), o que inclui os discos rígidos (SATA e IDE), portas , pararela e PS/2 (utilizada em teclados e mouses antigos), slots PCI e ISA (padrão da IBM, hoje em desuso).


ID
610165
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os conceitos essenciais de hardware de microcomputadores pessoais, analise:

I. SIMM, EDO, DIMM, DDR, DDR2 e AGP são descrições comerciais válidas de tipos de memória RAM para microcomputadores pessoais.

II. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre “ponte norte” (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e “ponte sul” (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte sul faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte norte, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial e os barramentos PCI e ISA.

III. Na placa mãe de um microcomputador, as interfaces de comunicação responsáveis pelo gerenciamento de discos rígidos e unidade de CD/DVD são IDE e SATA.

IV. PCI Express é o novo padrão de slots para placas de expansão, tecnologia que supera em performance e velocidade, os antigos padrões ISA e PCI.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - AGP não é um tipo de memória, mas sim de barramento
    II - O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre “ponte norte” (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e “ponte sul” (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte sul faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte norte, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial e os barramentos PCI e ISA. (o exemplo de utilização está invertido)
    III - Correto
    IV - Correto
  • Vide a resposta na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chipset
  • I - AGP não é um tipo de memória, mas sim de barramento. ERRADO

     

    II - Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como ,  North Bridge e South Bridge (Ponte Norte) e (Ponte Sul)


     O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge(Ponte Sul) .

     

    O South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete. Na questao veio investido, portando ERRADA 

     

    III. Na placa mãe de um microcomputador, as interfaces de comunicação responsáveis pelo gerenciamento de discos rígidos e unidade de CD/DVD são IDE e SATA. CORRETO

    IV. PCI Express é o novo padrão de slots para placas de expansão, tecnologia que supera em performance e velocidade, os antigos padrões ISA e PCI. CORRETO

     

     

     

     

  • c-

    accelerated graphics port (agp) é um padrao para placa-mae para conexao direta de placa de video com chipset/northbridge, baseado no pci-bus.


ID
610642
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O padrão USB tornou-se um quesito indispensável em qualquer microcomputador. Já é possível, por exemplo, conectar aparelhos de som, câmeras e mouses ao PC por meio de uma conexão USB, sem ao menos precisar desligá- lo. O padrão USB pode gerenciar um número mais elevado, porém limitado de dispositivos. Qual é o número máximo de dispositivos que podem ser conectados simultaneamente a um controlador USB?

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Podemos conectar 127 dispositivos, combinando com vários hubs USB

  • Gabarito D

    Boa questão !

    127: o número mágico

    Se você tem mais dispositivos do que entradas em seu PC, vai precisar de um hub. Ele nada mais é do que um “pente” no qual estão várias outras entradas USB, permitindo um melhor aproveitamento das portas existentes no gabinete do seu computador.

    O que você provavelmente não sabia é que é possível conectar até 127 dispositivos simultaneamente em um único PC. Sejam lá quais forem os gadgets, 127 deles poderão funcionar ao mesmo tempo no seu computador (se a máquina vai aguentar rodar todos eles, aí já é outra história). Vale lembrar também que a maioria das fontes comuns de alimentação não vão aguentar tantos dispositivos conectados assim, portanto, não tentem isso em casa.

    Por que 127?

    Você pode estar se perguntando o motivo de um computador suportar “apenas” 127 conexões USB. A resposta para isso é relativamente simples: cada dispositivo espetado em um PC é identificado por uma sequência binária de sete dígitos.

    Se ela é uma sequência binária, isso significa que os números podem ser apenas “1” ou “0”, deste jeito, por exemplo: 0101010. Isso nos diz que são possíveis 128 combinações diferentes, e como a sequência inicial (0000000) é reservada para a configuração inicial, sobram 127 combinações possíveis.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Excelente a explicação do vulgo "Perito"

    Só complementando, as bancas podem chamar o controlador USB também de hub usb. Para quem estuda redes de computadores, associe o número 127 com o endereço de loopback 127.0.0.1....

    Isso me ajudou e muito. Tomara que os ajudem também.


ID
651364
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O conjunto de números que nunca se repete e que identifica uma placa de rede é

Alternativas
Comentários
  • b-

    mac-address é o endereço de hardware de um unico adaptador de rede,  identificando o dispositivo na rede.


ID
661603
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em USB 2.0, o esquema elétrico garante que controladores de host e hubs forneçam recursos para que velocidade total e baixa velocidade possam ser transmitidas entre o host e o dispositivo, ainda que entre o host e o hub se mantenha alta velocidade. Essa transmissão é efetuada por um cabo contendo

Alternativas
Comentários
  • Livro do Tanenbaum - pág 126.

    O cabo consiste em 4 fios: (A única opção que contem o número 4 é a letra A)

    - dois para dados
    - um para energia
    - um para terra

    http://www.beyondlogic.org/usbnutshell/usb2.shtml
  • Estrutura elétrica e sinais do cabo USB

           O cabo USB é composto por 4 fios e uma malha para eliminação de ruídos simples. Desses, 2 são fios que transportam energia para alimentar dispositivos. Essa energia é fornecida pela controladora e gerenciada pelo Driver do Controlador Host.
           O Cabo USB usa cores padrão para os fios, sendo assim, o fio de cor vermelha é chamado Vbus (5v), ou seja, é o fio positivo de fornecimento de energia. O fio de cor preta é o GND (0v). Este é o pino negativo de energia do Bus.
           O bus USB pode fornecer no máximo 5 Volt de tensão e 500mA de corrente elétrica, isso para cada porta do Root Hub do host. A quantidade de corrente que seu dispositivo irá precisar para funcionar pode ser configurada via software. Nos circuitos chipset da FTDI, a configuração de consumo de corrente será armazenada numa memória Flash tipo 95C56 (opcional aqui no nosso projeto).
           Os outros dois fios D+(dado+) e D-(dado-) são usados pelo sistema USB para transferência de dados entre o Host, hub e dispositivos. Todos os sinais de dados trafegam apenas por esses dois fios usando a codificação NRZI (No Return to Zero Inverted). Ou seja, o bit 1 é codificado através de uma transição ocorrendo da maior voltagem para a menor, ou também o inverso, da menor para a maior. Já o bit 0 é codificado sem haver transição. Durante o intervalo de um bit a voltagem é constante.


  • A questão fala sobre a transferência de dados.

    É certo que um dispositivo USB possui 4 cabos. E eu sei que 2 são para dados e 2 paga energia.
    A questão quer saber qual deles é para transferência, então pessei que se tratava dos dois para dados. Mas fiquei em dúvida por causa do D+ e D- na letra A

    Então chutei na letra B... Errei :'(


ID
661615
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A potência fornecida por uma fonte de alimentação pode ser degradada, perdendo potência por um fator chamado "derating curve", que atua devido

Alternativas
Comentários
  • Derating (ou de-classificação ou de-sintonização) é a operação de uma máquina de menos do que a sua potência máxima, a fim de prolongar a sua vida. O termo é comumente aplicado à elétricas edispositivos eletrônicos e motores de combustão interna .
  • O que é a temperatura de operação de uma fonte?
    Pode-se dizer que um dos maiores fatores limitantes de uma fonte é a temperatura de operação.

    Quando os componentes da fontes esquentam, sua eficiência começa a diminuir abaixo do nível desejado ou especificado e as tensões também podem diminuir abaixo dos níveis mínimos do padrão ATX (variação permitida de ±5% nas tensões positivas e de ±10% nas tensões negativas).

    Essencialmente, poder tirar mais "suco" da fonte é similar à linha de pensamento quando fazemos overclock no processador. Você não consegue overclockar um processador se não conseguir manter baixa a sua temperatura, e você não vai conseguir energia estável e de boa qualidade se a sua fonte esquenta facilmente e não suporta altas temperaturas. A vantagem dos processadores é que há sistemas de proteção que podem reduzir a sua velocidade, mas e a fonte? Se ela não suprir a energia que o sistema demanda, ou este trava ou irá desligar. E se estivermos falando de fontes genéricas, cujos sistemas de proteção são deficientes, alguns de seus componentes podem ser danificados irreversivelmente e até queimar a placa mãe ou algum periférico do computador.

    O efeito da temperatura no desempenho da fonte de alimentação é chamado de Curva de Degradação (Derating Curve). Quanto mais quente a fonte fica, menor será sua capacidade de fornecer energia.

ID
661621
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os dispositivos SAS (Serial Attached SCSI) são identificados unicamente pela utilização de um identificador mundial chamado

Alternativas
Comentários
  • http://docs.redhat.com/docs/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/6.2_Release_Notes/installation.html

    Os dispositivos Canal de Fibra e Anexo em Série (Fibre Channel e Serial Attach SCSI - SAS) agora podem ser especificado pelo World Wide Name (WWN) ou um Identificador Mundial (World Wide Identifier - WWID) para instalações desatentidadas. O WWN é parte do IEEE padrão, que facilita identificar dispositivos de armazenamento durante a instalação para usuários que utilizam as Redes de Área de Armazenamento (Storage Area Networks - SAN) e outras topologias de rede avançadas. Quando um dispositivo de armazenamento é anexado à um servidor usando caminhos múltiplos físicos para redundância ou desempenho aprimorado, o WWN para qualquer um destes caminhos é suficiente para identificar o dispositivo.
  • World Wide Name (WWN) ou World Identificador Wide (WWID) é um identificador exclusivo que identifica um determinado Fibre Channel , Advanced Technology Attachment (ATA) ou Serial Attached SCSI (SAS) de destino. Cada WWN é um número de 8 bytes derivado de um IEEE OUI e fornecido pelo fornecedor de informação.

ID
665173
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na arquitetura de um hardware , o dispositivo que pode funcionar como entrada e como saída é:

Alternativas
Comentários
  •  d) Pendrive.

  • Teclado, Mouse = Dispositivo de Entrada

    Monitor, Impressora = Dispositivo de Saída  

     

  • Os monitores modernos touch screen também funcionam como dispositivo de entrada.


ID
675460
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No funcionamento dos discos rígidos, um tempo é necessário para que o HD atinja a velocidade de rotação, 5400/7200/10000 RPM, por exemplo, situação que viabiliza e em que ocorrem as leituras e gravações dos dados, enquanto outro tempo é gasto com o posicionamento das cabeças de leitura/gravação sobre a trilha na face dos discos. Estes tempos são denominados, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Latência é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis e sim conceito de engenharia, o débito. Embora de certa forma sejam ambos uma medida de velocidade, não são, de todo, a mesma coisa. Latência é a sua conclusão, enquanto que débito é o número total de tais actividades durante um determinado espaço de tempo.

    busca - o tempo de leitura se dar com a busca dos dados atras da leitura do disco.
  • Em se tratando de tempo no hd. Há 3:

    1. Tempo de busca: movimenta a cabeça para a trilha correta;
    2. Tempo de latência: espera os dados daquele rolar. É também entendido como o tempo de leitura e gravações dos dados;
    3. Tempo de acesso: a soma dos anteriores.

    Gabarito letra B


ID
700150
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os discos rígidos são um dos tipos de unidades de armazenamento não-volátil utilizados nos computadores. Considerando os tipos de discos rígidos e sua organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.

    Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI),     um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.

    Fonte:http://www.hardware.com.br/termos/sas
  • SCISI: Small Computer System Interface. Repare no SYSTEM e não SERIAL.
    Passivo e ativo: são tipos de terminação. Já o LVD é um tipo de sinalização de barramento.


    Pelo Wikipedia, Fibre Channel:
    "Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico."
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel. Acessado em 21/11/2012 as 22h40.
  • Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.

    Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.

    Assim como o SCSI conviveu com o padrão IDE por mais de duas décadas, o SAS está destinado a concorrer com o SATA, com cada um entrincheirado em seu respectivo nicho: o SATA nos micros domésticos e servidores de baixo custo e o SAS em servidores maiores e estações de trabalho.

    http://www.hardware.com.br/termos/sas

  • Gabarito Letra A

    SAS (Serial Attached SCSI), ou SCSI com Serial Anexado. Esse modelo, assim como o SATA, é uma evolução do SCSI, que antes utilizava comunicação paralela, e agora utiliza um tipo de transferência serial.

     

    Ele foi inspirado no SATA e por isso mantém uma grande compatibilidade com esse modelo de armazenamento. O diferencial encontrado nos dispositivos SAS é a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.

    "ESTUDE HOJE PARA VENCER AMANHÃ"

  • a-

    SCSI trata-se de um barramento paralelo, voltado para o mercado de servidores.

    In computing, Serial Attached SCSI (SAS) is a point-to-point serial protocol that moves data to and from computer-storage devices such as hard disk drives and tape drives. This allows the connection of SATA drives to most SAS backplanes or controllers.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_Attached_SCSI


ID
740326
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise o texto abaixo, redigido em inglês técnico.

USB 3.0 has transmission speeds of up to 5 Gbps, which is 10 times faster than USB 2.0 (480 Mbps). USB 3.0 significantly reduces the time required for data transmission, reduces power consumption, and is backwards compatible with USB 2.0. The USB 3.0 Promoter Group announced on 17 November 2008 that the specification of version 3.0 had been completed and had made the transition to the USB Implementers Forum (USB-IF), the managing body of USB specifications. This move effectively opened the specification to hardware developers for implementation in future products.

Manufacturers of USB 3.0 host controllers include, but are not limited to, Renesas Electronics, Fresco Logic, Asmedia, Etron, VIA Technologies, Texas Instruments, NEC and Nvidia. As of November 2010, Renesas was the only company to have passed USB-IF certification, although Fresco Logic has now also passed USB-IF certification. Motherboards for Intel’s Sandy Bridge processors have been seen with Asmedia and Etron host controllers as well. On October 28, 2010 Hewlett-Packard released the HP Envy 17 3D featuring a Renesas USB 3.0 Host Controller several months before some of their competitors. AMD is working with Renesas to add its USB 3.0
implementation into its chipsets for its 2011 platforms. At CES2011 Toshiba unveiled a laptop called “Toshiba Qosmio X500” that included USB 3.0 and Bluetooth 3.0, and Sony released a new series of Sony VAIO laptops that will include USB 3.0. As of April 2011 the Inspiron and Dell XPS series are available with USB 3.0 ports.

Da análise realizada, pode-se concluir que o texto contém a afirmativa de que o USB 3.0:

Alternativas
Comentários
  • Eis ai a questão mais fácil da minha vida... kkkkkk

    USB 3.0 has transmission speeds of up to 5 Gbps, which is 10 times faster than USB 2.0 (480 Mbps)

    Traduzindo: USB 3.0 tem velocidade de transmissão acima de 5Gbps, sendo 10x mais veloz que o USB 2.0.

  • Quem sabia, sem ler nada ..deixa o like ! Compartilha , comente ..


ID
754987
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os requisitos mínimos de hardware necessários para a instalação do Enterprise Architect versão 9, na plataforma Windows com processador Pentium ou superior, são:

Alternativas
Comentários