-
A organização refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais.
Arquitetura de computadores refere-se aos atributos de um sistema visíveis ao programador;
Nesse contexto, é considerada uma questão de organização (de computadores), por exemplo, se uma instrução de multiplicação será realizada por uma unidade de multiplicação especial ou por um mecanismo que faça uso repetido da unidade de adição do sistema
http://docente.ifrn.edu.br/filipelins/disciplinas/operacao-e-organizacao-de-computadores/Introduo.pdf
-
O conceito de arquitetura, na 1ª metade da questão está correto, porém o exemplo que a questão dá refere-se à organização (que está relacionada à implementação em hardware da arquitetura).
-
Gabarito Errada
Encontrei mais um erro: "uma instrução de multiplicação será realizada por uma unidade de multiplicação"
Quem faz isso é a ULA.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
É comum que os livros de arquitetura também tenham o nome de organização de computadores. Apesar disso, Stallings faz a diferencia entre os dois termos. Para o autor:
Arquitetura são atributos visíveis ao programador. Por exemplo, conjunto de instruções, número de bits usados para representação de dados, mecanismos de E/S, técnicas de endereçamento, etc.
Organização é com os recursos são implementados. Por exemplo, sinais de controle, interfaces, tecnologia de memória, etc.
Note que a arquitetura é familiar ao profissional de TI. Como já dissemos são atributos visíveis ao programador. Já a organização é um campo de maior familiaridade para um engenheiro eletrônico. Para ficar claro, vamos pensar na operação de multiplicação. Para o programador, o que interessa é a instrução de multiplicação. A instrução faz parte da arquitetura. Por outro lado, note que essa instrução pode ser implementada por um hardware especializado que faz a multiplicação ou por hardware que faz adições repetidas. A forma como a instrução é implementada no hardware é uma preocupação da organização.
Também é importante notar que uma mesma família de processadores compartilha a mesma arquitetura. Assim, por exemplo, na família Intel x86, vamos encontrar a mesma arquitetura básica. É possível assim, garantir a retrocompatibilidade, ou seja, os programas que rodam em uma máquina mais antiga continuarão rodando nas máquinas mais novas da mesma família.
Dentro de uma mesma família o que muda é a organização. Ou seja, como os recursos foram implementados. Um processador mais novo, da mesma família, pode ter, por exemplo, a mesma instrução implementada por um hardware mais rápido ou com tecnologia superior.
Analisando a questão...
A primeira parte está correta (até o ponto). A segunda parte é justamente um exemplo de questão organizacional. Portanto, ERRADO.
Se você gostou desse comentário, marque ele com útil!
Para acompanhar meus comentários, siga no QC e no instagram: @profalmeidajunior
Abs!
Fonte dos comentários:
1. www.apcti.com.br
2. A arte de passar em concursos de TI: Arquitetura de Computadores - Almeida Júnior
-
Eu não entendo o tanto de blá-blá-blá. Coloque apenas onde estão os erros da questão e todos agradeceremos.
Att.
-
A arquitetura se refere,atributos que tem impactos diretos sobre a execução lógica de um programa.Os atributos são um conjunto de instruções,número de bits que representa um determinado dado,mecanismos de entrada e saída, entre outros. Lida com o funcionamento do Sistema Computacional.
A organização refere-se as unidades operacionais e suas interconexões.Os atributos que representam a organização de um computador são:detalhes de hardware tais como sinais de controle, interfaces entre computadores e periféricos, tecnologias de memórias utilizadas.
FONTE: https://brainly.com.br/tarefa/4164056#readmore
-
É uma questão arquitetural se terá a instrução de multiplicação. Como ela será implementada é uma questão de organização.
Portanto, questão Errada.
-
A CESPE com a palavra final:
"No item da prova temos: "Arquitetura de computador refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador, ou seja, atributos que possuem impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Nesse contexto, é considerada uma questão arquitetural, por exemplo, se uma instrução de multiplicação será realizada por uma unidade de multiplicação especial ou por um mecanismo que faça uso repetido da unidade de adição do sistema". Conforme literatura especializada, "Historicamente, e ainda hoje, a distinção entre arquitetura e organização tem sido importante. Muitos fabricantes de computador oferecem uma família de modelos de computador, todos com a mesma arquitetura, mas com diferenças na organização. Arquitetura de computador refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador ou, em outras palavras, aqueles atributos que possuem um impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Organização de computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais. Alguns exemplos de atributos arquiteturais incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar diversos tipos de dados (por exemplo, números, caracteres), mecanismos de E/S e técnicas para endereçamento de memória. Atributos organizacionais incluem os detalhes do hardware transparentes ao programador, como sinais de controle, interfaces entre o computador e periféricos e a tecnologia de memória utilizada. Por exemplo, é uma questão de projeto arquitetural se um computador terá uma instrução de multiplicação. E uma questão organizacional se essa instrução será implementada por uma unidade de multiplicação especial ou por um mecanismo que faça uso repetido da unidade de adição do sistema. A decisão organizacional pode ser baseada na antecipação da frequência de uso da instrução de multiplicação, na velocidade relativa das duas técnicas e no custo e tamanho físico de uma unidade de multiplicação especial." Assim, o item está incorreto no fato de que o exemplo citado não é uma questão arquitetural, conforme demonstra o texto acima".
Fonte: https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/2202/policia-federal-2013-perito-criminal-federal-justificativa.pdf