-
Num Sistema Gerenciador de Streams de Dados (SGSD) o processamento de fluxos de
dados (streams) ´e realizado atrav´es de m´aquinas de processamento de streams (MPE),
que d˜ao suporte a uma nova classe de processamento, chamada de aplicac¸ ˜oes baseadas
em fluxos de dados. Neste tipo de aplicação, os dados s˜ao enviados para o sistema na
forma de um fluxo de registros e as consultas s˜ao continuamente aplicadas sobre estes
fluxos [Hwang et al. 2005].
A integração destes dois m´etodos, auditoria e processamento de streams, pode
garantir que os registros de log sejam processados em tempo real, possibilitando que
os registros possam ser filtrados e as an´alises dos dados que o administrador de banco
de dados achar necess´arias sejam expressas atrav´es de consultas definidas no SGSD
-
Justificativa da CESPE:
No item tem-se: "Para realizar a auditoria em um banco de dados, a utilização de um sistema gerenciador de streams de dados (SGSD) impede que o administrador do banco de dados defina os parâmetros de auditoria e os dados a serem auditados mediante consultas, de tal forma que os resultados sejam obtidos em tempo real, minimizando o volume de registros de log que precisam ser armazenados." Não há erros de declaração ou ambiguidade de termos. Ainda, conforme literatura especializada, "Gerenciadores de banco de dados são essenciais em diversas aplicações. É fundamental garantir que os dados armazenados permaneçam seguros. Assim, é preciso monitorar quando e como o dado foi acessado a fim de prevenir e detectar acessos indevidos. Isso pode ser feito através da auditoria. Em geral é baseada em registros de log gerados para este fim, que cresce em volume à medida que aumenta a utilização do banco de dados. Dependendo deste volume. é necessário definir políticas mais específicas sobre quais tabelas e colunas auditar bem como os tipos de consultas. A utilização de um Sistema Gerenciador de Streams de Dados (SGSD), para realizar a auditoria em um banco de dados, tem como vantagem permitir que o administrador do banco de dados defina os parâmetros de auditoria e os dados a serem auditados através de consultas, bem como a obtenção de resulta dos em tempo real, minimizando o volume de registros de log que precisam ser armazenados."
-
Gabarito Errado
O enunciado afirma que o SGSD impede (incorreto)
SGSD tem como vantagem permitir (correto) que o administrador do banco de dados defina os parâmetros de auditoria e os dados a serem auditados, bem como a obtenção de resultados em tempo real.
http://www.inf.ufpr.br/carmem/pub/erbd08.pdf
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Complementando...
Os Sistemas Gerenciadores de Streams de Dados (SGSD) foram propostos para prover as funcionalidades de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) sobre fluxos contínuos de dados, fornecendo respostas em tempo real, bem como resultados aproximados. A principal diferença entre os SGBDs e os SGSDs consiste em como os dados e as consultas persistem no sistema. O primeiro contem informação estatica e consultas dinamicas, enquanto o último tem o comportamento inverso. Ou seja, os bancos de dados tradicionais normalmente executam consultas diferentes sobre o mesmo conjunto de dados. Ja os SGSDs executam as ´ mesmas consultas sobre dados que chegam ao longo do tempo. Em algumas situações e interessante integrar os dois sistemas. Desta forma é possível armazenar os resultados obtidos com o processamento de streams para consulta-los posteriormente.
-
Sistema Gerenciador de Streams de Dados (SGSD) para realizar a auditoria em um banco de dados. Esta estrategia tem como vantagem permitir ´ que o administrador do banco de dados defina os parametros de auditoria e os ˆ dados a serem auditados atraves de consultas, bem como a obtenc¸ ´ ao de resulta- ˜ dos em tempo real, minimizando o volume de registros de log que precisam ser armazenados.
SGSDs: Borealis, Medusa, TelegraphCQ, STREAM.