-
Segundo Navathe, em Sistemas de Bancos de Dados, 4ª Edição, página 405, o conceito de atomicidade é o seguinte: "Uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo nenhum".
Portanto, o conceito não é atomicidade de registro, mas sim atomicidade de transação. Dessa forma, está incorreta.
-
Esse conceito não seria o de Durabilidade?
-
Respondendo à pergunta da colega, também não é Durabilidade, veja o conceito que Navathe cita: Durabilidade ou permanência - As mudanças aplicadas ao banco de dados pela transação confirmada precisam persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha.
Abraços, vamo que vamo.
-
A propriedade ou conceito citado na verdade é a propriedade de consistência e não atomicidade como afirmado. (Consistência - Leva um banco de dados de um estado consistente para outro estado consistente) A propriedade da atomicidade diz que a realização da transação é feita integralmente, ou não é feita.
ACID
Atomicidade - Realização da transação é feita integralmente, ou não é feita
Consistência - Leva um banco de dados de um estado consistente para outro estado consistente
Isolamento - Uma transação deve parecer que executa de forma isolada
Durabilidade - Transações devem persistir
-
Eu acho que é o de atomicidade mesmo e não consistência pois fala de uma operação que falhou então há um rollback para o ultimo estado de consistência que é antes do começo da transação, por que a transação é atômica, ou executa inteira ou não. Acho que o maior erro é o de falar "atomicidade do registro" quando deveria ser "atomicidade da transação".
-
·
Atomicidade: desfaz as ações das transações que
não realizaram o commit.
·
Durabilidade: todas as ações das transações que
fizeram commit serão persistentes.
-
O conceito de atomicidade esta correto. O erro é dizer que "os dados sejam salvos em seu último estado consistente, anterior a essa falha....", na verdade, a atomicidade garante que os dados NÃO sejam gravados no banco quando houver alguma falha, ou em liguagem pratica, quando é feito um write dentro de uma transação o dado é enviado a um Buffer de memória e somente se a mesma for confirmado ele é gravado no banco. Ou seja, não existe a gravação do dado incorreto e depois uma nova gravação do dado anterior a falha
-
A questão se refere à atomicidade. O único erro tá em "registro"(se vc trocar registro por transação, é o conceito de atomicidade):
Exemplificando uma situação prática, um sistema computacional está sujeito a falhas, sendo imprescindível garantir que, uma vez detectada tal falha, os dados sejam salvos em seu último estado consistente, anterior a ela. Por exemplo, uma operação de transferência bancária entre contas correntes, deve ser uma operação atômica, ou seja, deve ocorrer por completo, ou não ocorrer. Ou ela, quando debitada na conta origem, deve ser creditada no destino, ou se for apenas debitada na origem deve ser desfeita por completo, até o último commit(que vai ser anterior ao início da transação). A consistência, citada na questão, é apenas uma das propriedades, da atomicidade.
Segundo esta fonte[1], na "um SGBD garante a atomicidade da transação desfazendo as ações das transações incompletas".
De brinde, nobres concurseiros, trago-lhes o conceito de ACID, segundo este outro autor:
1. Atomicidade: Uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo nenhum.
2. Preservação de consistência: Uma ttransação será preservadora de consistência se sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro.
3. Isolamento: Uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação não deve sofrer interferência de quaisquer outras transações concorrentes.
4. Durabilidade ou permanência: As mudanças aplicadas ao banco de dados po
Fonte:
[1] https://www.cin.ufpe.br/~if694/aulas_pdf/9%20-%20Gerenciamento%20de%20transacoes.pdf
[2] SBD, E&N
-
ERRADO!
Trata-se da propriedade consistência.
Atomicidade: Em uma transação envolvendo duas ou mais partes de informações discretas, ou a transação será executada totalmente ou não será executada, garantindo assim que as transações sejam atômicas.
Consistência: A transação cria um novo estado válido dos dados ou em caso de falha retorna todos os dados ao seu estado antes que a transação foi iniciada.
Isolamento: Uma transação em andamento mas ainda não validada deve permanecer isolada de qualquer outra operação, ou seja, garantimos que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.
Durabilidade: Dados validados são registados pelo sistema de tal forma que mesmo no caso de uma falha e/ou reinício do sistema, os dados estão disponíveis em seu estado correto.
-
Durabilidade: as mudanças realizadas pela transação confirmada devem ser persistidas no banco de dados no caso de falhas
-
O SGBD utiliza o conceito de atomicidade da transação e não do registro como afirma a assertiva.
Uma das características dos bancos de dados é o controle de transações
Uma transação é um programa em execução ou processo que inclui um ou mais acessos ao banco de dados, como a leitura ou atualização de seus registros. Uma transação possui quatro propriedades:
❖ Atomicidade: uma transação é uma unidade de processamento atômica; ela deve ser realizada em sua totalidade ou não deve ser realizada de forma alguma.
❖ Consistência: uma transação deve, se for completamente executada, levar o banco de dados de um estado consistente para outro.
❖ Isolamento: uma transação deve parecer executar isoladamente das demais, embora centenas de transações possam ser executadas concorrentemente.
❖ Durabilidade: as mudanças aplicadas ao banco de dados pela transação confirmada precisam persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas por causa de alguma falha.
Gabarito: Errado.
-
ATOMICIDADE É O FAMOSO TUDO OU NADA!
-
Gab: ERRADO
- (A C I D ):
- ATOMICIDADE– A transação deve ocorrer até o fim (Não pode ser dividida) – ou faz até o fim ou nem faz – Exemplo do átomo no qual acreditavam ser indivisível. Se der erro todo conjunto é desfeito, voltando ao seu estado inicial...transação será feita completamente ou não será feita
CONSISTÊNCIA – Respeita as regras e restrições de integridade dos dados, ou seja, os dados não podem ser alterados (são íntegros/ consistentes) – Em uma transação bancária, não posso depositar R$100,00 e só chegar na conta de destino R$50,00.( CASO da Questão)
ISOLAMENTO – Várias transações podem ocorrer juntas, mas é como se estivessem sozinhas (isoladas) – Exemplo de um banco de questões de concurso no qual vários alunos fazem filtros simultâneos (operações exteriores), mas essas modificações não se comunicam (parecem isoladas).
DURABILIDADE – Os resultados de uma transação serão definitivos – Mesmo se acabar a energia os dados estarão disponíveis.
-
Atomicidade : tudo ou nada
Consistência: regras devem ser obedecidas
Isolamento: uma transação não interfere na outra
Durabilidade: um erro não deve invalidar toda transação
Bons estudos!