-
Todo pacote ao entrar numa rede MPLS recebe um label (um identificador).
Assim, os roteadores apenas analisam os labels para poderem encaminhar o pacote.
-
A questão esta (ou deveria estar) ERRADA.
O MPLS não adiciona label nos pacotes IP's. O label MPLS é inserido DEPOIS da camada de enlace e ANTES da camada de rede, ou seja, tecnicamente, faz parte do payload do frame de enlace, nunca dentro do pacote IP.
-
A Cesp sacaneou aí. Para mim o gabarito está equivocado.
No MPLS, como são adicionados labels aos pacotes IP de acordo com suas
características, os roteadores tomam suas decisões de encaminhamento
baseados nos labels e não apenas no endereço de destino.
Esse não apenas supõe que algumas vezes se usa o endereço de destino, mas no MPLS é tudo decidido pelo label. Nunca pelo endereço destino.
Mas talvez eu esteja sendo mais esperto que a questão.
-
A pegadinha é que para realizar a atribuição da FEC do pacote, a qual influenciará a atribuição posterior da tag, usa como parâmetro pelo menos o endereço de destino do pacote (pode-se usar outros, como QOS, protocolo de nível superior...) . O encaminhamento em si usa somente o rótulo.
E além disso, se colocarmos no final "... e não apenas no endereço de destino como nas Redes IP", estaria correta a questão não?
Mesmo assim, para variar, muito dúbia a interpretação de questões da Cespe...
-
Essa questão é safada. Mas prefiro ainda ficar com o conceito dado por Tanenbaum.
Segundo Tanenbaum(2011,p.294),"O MPLS acrescenta um rótulo na frente de cada pacote, e o encaminhamento é baseado no rótulo,em vez do endereço de destino."
------------------------------
QUESTÃO ESTRANHA PQ DÁ MARGEM PARA OUTRA INTERPRETAÇÃO.
No trecho acima do Tanenbaum dá para compreender que o endereço de destino não é usado, e sim os rótulos. Já na questão do cespe ao utilizar a palavra NÃO APENAS, podemos interpretar esse trecho como se fosse utilizado o endereço de destino juntamente com os rótulos(labels).
Bibliografia:
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
-
Eu senti muita dúvida na hora de marcar essa questão. O fato é que para a construção do LSP (Label Switching Path) a tabela de roteamento tradicional é utilizada. Depois que o LSP é definido somente os rótulos são consultados até o LER (Label Edge Router - borda da nuvem MPLS). Então, afirmar que o endereço IP destino não é utilizado em momento algum no roteamento MPLS é complicado. O difícil, como sempre, é tentar adivinhar a intenção do examinador.
-
Questão elaborada por quem não conhece o assunto.
-
Entendo q quando o pacote sai ou antes de entrar na rede mpls, ele é roteado pelo IP...entretanto, a questão é clara quando diz...No MPLS...
ou seja, gabarito CERTO