SóProvas


ID
1312027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de equipamentos estabilizadores e de nobreaks, julgue o item subsequente.

Os nobreaks podem ser classificados em três classes distintas, de acordo com a disposição dos circuitos, sendo o tempo de vida útil das baterias do nobreak do tipo stand-by maior que o dos outros tipos de nobreak, devido à sua capacidade de estabilização.

Alternativas
Comentários
  • Nobreak, também chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply - Fonte de alimentação ininterrupta) é o equipamento responsável pela regulagem da pureza e voltagem da energia que chega até os eletrônicos conectados ao equipamento, sendo sistemas que fornecem energia e segurança sem risco de quedas ou paradas. O dispositivo também é responsável por alimentar os aparelhos de forma ininterrupta e por tempo determinado, através de uma bateria, em casos de quedas ou variações de energia, por isso o nome nobreak (sem parada).

    Ele possui três tipos principais com relação à disposição dos circuitos:

    ·        Stand-by: Quando a energia é interrompida, há um pequeno espaço de tempo até o nobreak entrar em ação, não fornecendo energia de maneira ininterrupta, não sendo totalmente confiável. Como ele não possui a capacidade de estabilização, há a geração de frequentes processos de descarga e carga das baterias, reduzindo drasticamente a vida útil das mesmas, ocasionando o erro da questão.

    ·        Interativo: Quando este tipo de nobreak entra em operação, a sua forma de onda oferecida é idêntica à fornecida pela concessionária, podendo também ocorrer a pequena interrupção, como no stand-by, sendo que alguns deles possuem tecnologia compensatória, praticamente eliminando este tempo de transferência.

    ·        Online: Este tipo utiliza duas conversões de energia de CA/CC e CC/CA, sendo primeiro e segundo estágio de operação, respectivamente. Não há interrupção no fornecimento de energia, sendo bastante confiável.

  • e-

    os no-breaks off-line interrompem a energia do microcomputador por pouco tempo (milisegundos) no caso de falta de energia da rede elétrica;

    os no-breaks on-line não proporcionam atraso da bateria para a alimentação do microcomputador quando da falta de energia elétrica da rede.