SóProvas



Questões de Aterramentos


ID
64519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Projetos de instalações elétricas refletem uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes. Acerca desse assunto, julgue
os itens que se seguem.

Em todos os prédios, no ponto de alimentação de energia elétrica, é obrigatória a existência de um eletrodo de terra, que também funciona como o condutor neutro da instalação.

Alternativas
Comentários
  • O neutro e o terra são dois condutores distintos, portanto não devem ser ligados no mesmo ponto.QUESTÃO ERRADA!
  • O neutro e o terra podem sim ser ligados em um memso eletrodo. Sistema TN.. O erro da questão é falar que ele funciona como o condutor neutro da instalação.

  • A questão está errada, pois:

    1o) Os condutores neutro e terra podem ser ligados concomitamente, conforme previsto na NBR5410, referentes aos esquemas de aterramento TN, sejam eles, TN-C, TN-S ou TN-C-S;
    2o) O terra também pode funcionar como neutro conforme previsto na NBR5410 referente aos esquemas de aterramento TN-C e TN-C-S. Os quais formam o condutor PEN. O PEN é um condutor que combina as funções de neutro e condutor de proteção.
    3o) MAIS IMPORTANTE: Esta questão é de 2008, portanto o novo padrão de tomadas ainda não era obrigatório. O novo padrão se tornou obrigatório a partir da data de 01/07/2011. Sendo assim, se considerarmos a regra antiga sobre ponto de alimentação a questão está errada por dizer que é obrigatório a presença de um eletrodo terra nas tomadas, a qual não era.
    Se considerarmos a regra vigente o gabarito dessa questão mudaria para CERTO, pois conforme relata o Inmetro  "as tomadas terão sempre 3 (três furos), sendo um relativo ao terra, e os plugues terão dois ou três pinos redendos. O pino chato (relativo ao seu formato) não existirá mais."

    Adendo, relembrando os esquemas de aterramento conforme NBR5410:
    Primeira letra: Situação da alimentação em relação à terra:
    T = um ponto diretamente aterrado; I = isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento de um ponto através de impedância; Segunda letra: Situação das massas da instalação elétrica em relação à terra: T = massas diretamente  aterradas,  independentemente do  aterramento  eventual  de  um ponto  da alimentação; N = massas  ligadas ao ponto da alimentação aterrado  (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro); 
    Outras letras (eventuais):   Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção: S = funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos; C = funções de neutro e de proteção combinadas em um único condutor (condutor PEN).
  • Em regra, o esquema de aterramento a ser utilizado é o TN, com condutor neutro e condutor de proteção ambos ligados ao eletrodo de aterramento no ponto de alimentação de energia elétrica. Entendo, portanto, que o início da questão está correta. 
    Contudo, dizer que um eletrodo de aterramento vai funcionar como condutor neutro da instalação é outra coisa. Para mim, estaria errado dizer até que o eletrodo de aterramento funcionaria como o próprio condutor de proteção (ambos são elementos do sistema de aterramento, mas cada um é uma coisa diferente), mais errado ainda dizer que o eletrodo vai funcionar como condutor neutro, que, além de não ser a mesma coisa, nem a mesma função tem. Portando, a questão está errada.

ID
71140
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema possui um esquema de aterramento com um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo de aterramento da alimentação. Trata-se de um esquema de aterramento tipo

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Como o enunciado diz: estando as massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo de aterramento da alimentação.

    Esquema TT

  • Se fosse a ligação das massas por meio de condutores, teríamos uma ligação do tipo TN, mas como a questão fala de um ELETRODO distinto estamos falando do tipo TT.


    Gab.: LETRA B


ID
180037
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para manter a integridade física de uma pessoa que está utilizando uma instalação elétrica, a norma NBR 5410, que regula os procedimentos em instalações elétricas de baixa tensão, preconiza que essa proteção poderá ser conseguida por meio de disjuntor, no caso do esquema de aterramento, ser:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas a,c,d estão erradas pois a corrente de falta não pode ser menor que a corrente da atuação do disjuntor. A alternativa e está errada porque a proteção exigida é o DR.

  • Por que o Sistema TT não pode ser usado? Sendo que o condutor de Neutro e Terra são separados, diferentemente do Sistema TN, em que o condutor Terra e Neutro podem ficar juntos como condutor PEN, o que impossibilita a utilização de DR.

  • Gab B

  • No esquema TN-C é proibida a utilização do DR. No esquema TT é proibida a utilização de disjuntor, sendo a proteção contra contatos indiretos feita pelo DR.


ID
180130
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Toda e qualquer instalação elétrica, seja de baixa ou média tensão deve possuir um sistema de aterramento eficiente. Dentro desse contexto considere as afirmativas a seguir:

I. A proteção do usuário ou operador de uma instalação elétrica contra um possível contato com partes energizadas é um objetivo do aterramento.
II. O corpo humano está sujeito à tensão de passo quando em contato com cabos elétricos energizados.
III. Eletrodos de terra, condutor de aterramento, captores e condutor de proteção são elementos de uma malha de terra.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Correta. O aterramento visa: 1. Segurança de atuação da proteção 2. Proteção das instalações contra descargas atmosféricas 3. A proteção do usuário ou operador de uma instalação elétrica contra um possível contato com partes energizadas 4. Uniformização do potencial em toda a área do projeto, prevenindo contra lesões perigosas que possam surgir com uma falta fase-terra.

    II - Errada. Acredito que esteja falando de tensão de toque. Onde existe o contato de fato entre o individuo e uma massa/material eletrificado.

    III - Errado. A malha de terra é composta por: a. Eletrodo de terra (aço galvanizado ou cobre) b. Condutor de aterramento c.Conexões d. Condutor de proteção.


    Livro Mamede filho, capitulo 11 'Aterramentos'.

  • Complementando o que o colega falou. A tensão de passo é a tensão que induzida entre os pés de um indivíduo quando uma corrente de falta percorre a malha de aterramento. Por norma, a distância entre os pés é de 1 metro.

  • Captores são um dos componentes de um SPDA.


ID
180145
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma instalação elétrica, cujo esquema de aterramento adotado é o TN, constatou-se que não ocorreu a proteção contra contatos indiretos em um dos circuitos.

Entre as medidas relacionadas a seguir, a única que não permite a correção desse problema é:

Alternativas
Comentários
  • Vide resposta para a questão Q180110, que é a mesma coisa.
    Reparem que a FGV e a Cesgranrio utilizaram a mesma questão, mudando só a ordem das opções!
    Podemos supor daí que o autor das duas provas é a mesma pessoa.
    Assim fica fácil fazer prova de concurso: basta reutilizar questões de concursos diferentes!
  • Alguém poderia resolver e comentar a questão.

  • Não entendi a pergunta!

  • E o pior é que no concurso da compesa ele considerou que a inserção de DR NÃO é uma das medidas de proteção...assim fica difícil.....


ID
182647
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O esquema de aterramento na configuração IT propicia uma série de vantagens a uma instalação elétrica no que se refere à segurança do usuário e à continuidade no fornecimento de energia elétrica, entre outras.

Entretanto para que essas vantagens se verifiquem, é necessária a instalação:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: DSI e alarme de sinalização!!


    Um fornecimento de energia confiável é condição essencial para o bom funcionamento de equipamentos eletromédicos. Isto, aliado ao fato de que qualquer falha de energia coloca em risco a vida, impõe rígidos requisitos para a segurança e confiabilidade de instalações elétricas em locais médicos.
    Os locais médicos do Grupo 2 (salas cirúrgicas, UTIs, salas de procedimentos invasivos como os intracardíacos, de emergência, de hematologia entre outras) devem ter esquema de aterramento IT. Neste tipo de instalação, por ser de pequena intensidade, a primeira falta à terra ou à massa não requer o desligamento automático da energia, o que permite a continuidade dos procedimentos médicos sem colocar pacientes e equipe médica a riscos de choque elétrico ou queimaduras. Para isto, é necessário que a instalação seja permanentemente monitorada quanto à resistência de isolamento por um dispositivo supervisor de isolamento (DSI) e que falhas no sistema, incluindo sobrecarga e elevação de temperatura no transformador, sejam imediatamente anunciadas por um sistema de sinalização.


ID
215527
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A norma brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (NBR 5410) define cinco esquemas de aterramento. Assinale a alternativa que apresenta a sigla que não corresponde a um esquema de aterramento previsto pela referida norma.

Alternativas
Comentários
  • 4.2.2.2/ 4.2.2.2.1/ 4.2.2.2.2/ 4.2.2.2.3

    TN : UM PONTO DE ALIMENTAÇÃO DIRETAMENTE ATERRADO(massas ligadas a esse ponto)   TT       

    TN-S : NEUTRO (N) E PROTEÇÃO (PE) SÃO CONDUTORES DISTINTOS

    TN-C-S: NEUTRO (N) E PROTEÇÃO (PE) SÃO COMBINADOS NO MESMO CONDUTROR EM PARTE DO ESQUEMA - (PEN)

    TN-C : NEUTRO (N) E PROTEÇÃO (PE) SÃO COMBINADOS NO MESMO CONDUTROR EM TODO O ESQUEMA - (PEN)

    TT : ALIMENTAÇÃO E MASSAS ATERRADAS SEPARADAMENTE

    IT: PARTES VIVAS ISOLADAS DA TERRA OU UM PONTO DA ALIMENTAÇÃO É ATERRADO ATRAVÉS DE IMPEDÂNCIA


  • Só poderia ser da seguinte forma: ( Primeiras letras T ou I ) Segunda letra ( Tou N) Terceira e quarta letra (S ou C)


ID
219496
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Esquema de aterramento que possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto por condutores de proteção e cujas funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor:

Alternativas
Comentários
  • A resporta certa seria o TN-C!!! não tem a alternativa correta.
  • Pela descrição é o TN-C-S:

    "Esquema de aterramento que possui um ponto da alimentação diretamente aterrado , sendo as massas ligadas a esse ponto por condutores de proteção e cujas funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor."

    O e mostra que são 2 tipos de ligação, parte das cargas é aterrada por condutores de proteção (TN-S) e outra parte por condutor combinado (TN-C).

  • O certo seria TN-C.

    A questão diz: funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor.

    Ou seja, proteção e neutro compartilhados.


ID
220822
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Esquema de aterramento que possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas ligadas a esse ponto por meio do condutor de proteção e no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em todo o esquema. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    TN - C = Terra + Neutro (proteção) - Compartilhados. Unidos em um mesmo condutor.

  • Condutor neutro e condutor de proteção não são distintos.


ID
223603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema elétrico, foi adotada a instalação do DR de quatro polos no quadro geral trifásico de distribuição de circuitos terminais. Os esquemas de aterramento que admitem esse tipo de ligação para o DR são

Alternativas
Comentários
  • Os esquemas de aterramento em relação ao uso de DR:

    TT: Obrigatório;

    TN-S: Permitido;

    TN-C: Proibido, já que o neutro e o condutor de proteção estão combinados;

    IT: Permitido, desde que seja associado a um dispositivo supervisor de corrente residual (DSCR);

  • Sabendo que o DR não pode ser ligado no esquema TN-C devido ao condutor de neutro ser o mesmo do de proteção, já poderia acertar a questão.

    Entretanto, é sempre bom saber mais como o colega comentou abaixo.

  • TN-C-S: também é permitido. 

    Permitido não significa que é opcional. Em locais realacionados com áreas úmidas o uso do DR é obrigatório, independendo do esquema de aterramento (exceto TN-C, que é incompatível com DR).

  • A


ID
224113
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O aterramento de proteção consiste na ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação, visando à proteção contra:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade seria por choques elétricos por contato INDIRETO, já que as massas são partes normalmente não vivas.

  • Concordo com o colega, mas, na falta de tu vai tu mesmo. kkk. 


ID
248272
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Esquema de aterramento com um ponto de alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção e sendo o condutor neutro distinto do condutor de proteção:

Alternativas
Comentários
  • Por partes temos:

    Esquema de aterramento com um ponto de alimentação diretamente aterrado = T

    sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção = N

    E finalmente,  o condutor neutro distinto do condutor de proteção = S

    Esquema TN - S. Alternativa C

  • C


ID
262222
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As subestações abaixadoras e/ou elevadoras de tensão devem ter as seguintes partes condutoras, não energizadas, ligadas à malha de terra:

I. Suportes metálicos destinados à fixação de isoladores e aparelhos.

II. Barreiras metálicas, tais como telas, portas etc. e tampas metálicas das valas e tubulações metálicas.

III. Carcaça dos geradores e transformadores, com exceção do neutro dos transformadores.

IV. Carcaça dos transformadores de corrente e de potencial.

V. Carcaça e os volantes dos disjuntores de alta tensão.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
400258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de malhas de terra em subestações, julgue os itens que se
seguem.

O aterramento em pés de torre de uma linha de transmissão influencia o desempenho da linha quanto à descarga atmosférica.

Alternativas
Comentários
  • O desempenho de uma linha quanto à sobretensões atmosféricas será diretamente influenciado pelo sistema de aterramento da torre, já que um sistema eficiente facilitará a dispersão da corrente, reduzindo os efeitos do surto atmosférico.


ID
400261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de malhas de terra em subestações, julgue os itens que se
seguem.

Em locais onde a resistividade do solo é muito alta, ainda assim é possível instalar malhas de terra, desde que, em caso de curto-circuito ou raio, a malha mantenha a equalização do potencial da área a ser protegida.

Alternativas

ID
523204
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os sistemas trifásicos são classificados como solidamente aterrados ou não-aterrados. Os sistemas aterrados por impedância são casos intermediários entre esses dois extremos. Existem vantagens e desvantagens para cada caso. Considere as seguintes afirmativas:
I. Nos sistemas solidamente aterrados, é pronta a identificação dos defeitos fase–terra.
II. Nos sistemas não-aterrados, existe continuidade do serviço em caso de defeito entre fase e terra.
III. Nos sistemas solidamente aterrados, pequenos defeitos entre fase e terra provocam a abertura do circuito.
IV. Nos sistemas não-aterrados não existe a identificação de um defeito fase–terra.
O número de afirmativas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • Eu discordo do gabarito:

    a) Nos sistemas solidamente aterrados, no caso de faltas de alta impedância, não há pronta identificação dos defeitos fase-terra.
    b) CORRETA.
    c) O que são pequenos defeitos? São falhas que geram curto-circuitos? Neste caso, esta opção está CORRETA, pois nos sistemas solidamente aterrados toda falta fase-terra deve abrir o circuito devido ao alto valor da corrente de falta.
    d) Nos sistemas não-aterrados é possível identificar um defeito fase-terra pela medição da variação do potencial neutro-terra.
  • Concordo com o colega. Principalmente com relação a afirmativa IV, já que a própia NBR5410 fala da necessidade de sistema de detecção de uma primeira falta fase-terra em sistemas IT (neutro isolado).
  • Concordo tb. Discordo do gabarito. Resposta correta letra "D". 

  • Item IV considero Errado, em sistemas isolados é possível identificar defeitos fase-terra a partir da função 59N (sobretensão residual ou sobretensão de neutro), visto que num curto fase terra (em sistemas isolados) não há corrente de sequência zero mas há tensão de sequência zero. No entanto essa função de proteção não tem seletividade e desliga toda a barra.


ID
523231
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O aterramento é um aspecto fundamental para a segurança das instalações elétricas prediais; portanto, seu projeto é de extrema importância. Considere as afirmativas:
I. O esquema TN de aterramento possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, sendo que as massas são ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.

II. O esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo que as massas da instalação estão ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentação.

III. No esquema IT todas as partes vivas são isoladas da terra, ou um ponto da alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas da instalação podem ser aterradas no mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, se existente, ou em eletrodo(s) de aterramento próprio(s).
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Texto puro da NBR 5410:

    4.2.2.2.1 Esquema TN
    O esquema TN possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.,

    4.2.2.2.2 Esquema TT
    O esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentação.

    4.2.2.2.3 Esquema IT
    No esquema IT todas as partes vivas são isoladas da terra ou um ponto da alimentação é aterrado através de impedância. As massas da instalação são aterradas, verificando-se as seguintes possibilidades:
    - massas aterradas no mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, se existente; e
    - massas aterradas em eletrodo(s) de aterramento próprio(s), seja porque não há eletrodo de aterramento da alimentação, seja porque o eletrodo de aterramento das massas é independente do eletrodo de aterramento da alimentação.

ID
540373
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Nas instalações elétricas, a construção, a manutenção e a utilização de um sistema de aterramento e das malhas de terra possibilitam, dentre outras coisas, estabilidade e segurança à instalação. A esse respeito, de acordo com o estabelecido em Norma e pelas técnicas de construção, verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • A letra correta é a b), pois:

    a) os mastros e as antenas devem estar isolados do sistema de aterramento. (Errado)
    Conforme NBR5419:
    A.2.2.1 Para evitar centelhamento perigoso, a distância mínima entre um mastro ou cabo aéreo e a estrutura a proteger não deve ser inferior a 2 m. Os mastros e cabos aéreos devem ser aterrados e interligados ao subsistema de aterramento da estrutura a proteger.
    b) as armaduras metálicas do concreto das fundações são o eletrodo de aterramento preferencial. (Correto)
    Conforme NBR5419: 5.1.3.3.1 Eletrodos de aterramento naturais:  As armaduras de aço embutidas nas fundações das estruturas, cujas características satisfaçam às prescrições de 5.1.5, devem ser preferencialmente utilizadas como eletrodo de aterramento natural nas seguintes condições:
      c) os eletrodos de aterramento de uma edificação, definidos pela NBR 5410/2004, não podem ser usados conjuntamente pelo sistema de proteção contra descargas atmosféricas, definidos na NBR 5419/2005. (Errado)
    6.4.2.4.1 Em qualquer instalação deve ser previsto um terminal ou barra de aterramento principal e os seguintes condutores devem ser a ele ligados: f) condutores de eqüipotencialidade ligados a eletrodos de aterramento de outros sistemas (por exemplo, SPDA).
      d) a infraestrutura de aterramento só é dispensável no caso de instalações temporárias. (Errado)
    1.2.1 Esta Norma  - NBR5410 - aplica-se às instalações elétricas de:
    h) canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
      e) a infraestrutura de aterramento, nas fundações em alvenaria, tem que ser constituída por material que seja de cobre ou revestido por esse metal. (Errado)
    Conforme NBR5419:
    A insfraestrutura de aterramento pode ser de cobre, alumínio ou aço galvanizado a quente ou embutido em concreto observando as possibilidades de cada tipo.
  • Conforme NBR 5410/2008

    6.4.1.1 Eletrodos de aterramento
    6.4.1.1.1 Toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, denominada “eletrodo de
    aterramento”, sendo admitidas as seguintes opções:
    a) preferencialmente, uso das próprias armaduras do concreto das fundações (ver 6.4.1.1.9); ou
    b) uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações
    (ver 6.4.1.1.10); ou
    c) uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e
    complementadas, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-degalinha”);
    ou
    d) no mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado,
    quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de-galinha”).


ID
541306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma instalação elétrica em uma indústria de processo possui sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e apresenta, instalados em sua planta, motores elétricos de indução, sistema de iluminação e equipamentos eletrônicos. O sistema de aterramento dessa instalação deve ter

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR5419:

    Sistemas de aterramento distintos devem ser interligados através de uma ligação eqüipotencial de baixa impedância.


    Gab> LETRA B


ID
541309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um projetista está desenhando a planta elétrica de uma instalação industrial, na qual é imprescindível representar perfeitamente o condutor de proteção (terra) no interior do eletroduto. Segundo a NBR 5444 ABNT 1989, a representação de tal condutor é

Alternativas

ID
549091
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Projeto de sistemas de aterramento para cargas sensíveis tem sido motivo de crescente preocupação entre os engenheiros eletricistas. Dentre as filosofias de aterramento utilizadas, uma delas prevê o aterramento das carcaças dos equipamentos eletrônicos através do condutor de proteção que se encontra conectado à barra de proteção, no quadro de distribuição de circuitos. Nesse quadro, além dos barramentos de fase e neutro, estão também previstas duas barras de terra, uma para proteção e outra de referência de sinal. As duas barras mencionadas estão conectadas à malha de terra do sistema de força. A descrição apresentada acima refere-se ao sistema de aterramento

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    ATERRAMENTO DE FORÇA: Esse foi o primeiro tipo de aterramento adotado para equipamentos eletrônicos sensíveis. Tanto a carcaça dos equipamentos eletrônicos sensíveis como as barras de sinal eletrônico são aterradas na malha de terra do sistema de força, ou mais especificamente na malha de terra da subestação, quando se tratar de instalações elétricas industriais. As malhas de terra do sistema de aterramento de força são construídas para trabalhar na freqüência de 60Hz. Ao se instalar equipamentos eletrônicos sensíveis ligados a esta malha de terra, deve-se observar a possibilidade de corrente de alta freqüência, pois a mesma reduz a eficácia de proteção deste tipo de aterramento.


    ATERRAMENTO ISOLADO: O sistema de aterramento independente é constituído por duas malhas de terra independentes, onde uma das malhas é específica para todas as barras de terra de referência de sinal eletrônico dos equipamentos sensíveis e a outra malha de terra é a própria malha do sistema de força, na qual se devem ligar as carcaças dos equipamentos eletrônicos sensíveis. O sistema de aterramento independente foi concebido para substituir o aterramento único do sistema de força. Essas duas malhas devem ser separadas entre si por uma grande distância, superior a 100m. O condutor de aterramento da barra de referência de sinal deve ser constituído de cabo isolado e a barra de terra de referência de sinal do equipamento eletrônico sensível deve ser isolada da carcaça. Este sistema de aterramento não atende a NBR 5410/2004 quanto ao aspecto de segurança.


    ATERRAMENTO DE PONTO ÚNICO: Esse sistema se caracteriza pelo aterramento da barra de sinal eletrônico dos equipamentos eletrônicos sensíveis numa barra de terra específica localizada no quadro de distribuição, sendo que esta barra isolada está conectada à malha de terra do sistema de força. A barra de terra de referência de sinal está isolada da carcaça dos equipamentos eletrônicos. A barra de neutro também é isolada da carcaça do quadro de distribuição, configurando a condição do sistema TN-S (condutor neutro e condutor de proteção são distintos).

    A filosofia do sistema de aterramento de ponto único é manter uma ligação única entre o sistema de aterramento de força e o sistema de aterramento de referência dos equipamentos sensíveis eletrônicos. Embora o sistema de aterramento único possua características melhores do que os outros dois tipos de aterramento já citados, continua inadequado diante de correntes de alta freqüência.


  • ATERRAMENTO DE MALHA DE TERRA DE REFERÊNCIA:  Esse sistema se caracteriza pela construção de duas malhas de terra. A primeira deve ser projetada de maneira convencional e é destinada ao aterramento dos equipamentos de força. A segunda malha de terra, denominada malha de terra de referência de sinal, é destinada ao aterramento da barra de terra de referência de sinal eletrônico dos equipamentos sensíveis. O seu dimensionamento deve ser feito considerando a circulação de correntes de alta freqüência.  As duas malhas de terra são conectadas, de preferência, em pelo menos dois pontos, através de uma ligação equipotencial, afastando a possibilidade de um acidente ao se tocar em pontos aterrados de duas diferentes malhas, após o rompimento de um dois condutores equipotenciais. Na equalização entre as duas malhas de terra, poderão ser desenvolvidos potenciais elevados diante de correntes de alta freqüência, se o comprimento do condutor for longo.


    MAIS DETALHES: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2006/inic/inic/07/INIC0000434.ok.pdf


ID
555436
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma dada instalação elétrica industrial possui uma subestação abaixadora de média para baixa tensão. O esquema de aterramento adotado nessa instalação é o TN-S. A partir do transformador abaixador, possuem um cabo de aterramento independente

Alternativas

ID
562150
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O solo é considerado um condutor através do qual uma corrente elétrica pode fluir. O Eletrodo de Aterramento é o condutor (ou conjunto de condutores) enterrado e eletricamente ligado ao solo, sendo que

Alternativas

ID
660895
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Nos projetos elétricos destinados a proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis (EES), tais como computadores, CLPs e outros relacionados à tecnologia da informação, é recomendado o uso de

Alternativas
Comentários
  • A letra correta é a e), pois o sistema de Malha de Terra de Referência de Sinal caracteriza-se pela construção de duas malhas de terra. A primeira deve ser projetada de maneira convencional e é destinada ao aterramento dos equipamentos de força. A segunda malha de terra, denominada malha de terra de referência de sinal, é destinada ao aterramento da barra de terra de referência de sinal eletrônico dos EES. O seu dimensionamento deve ser feito considerando a circulação de correntes de alta frequência. Tratando-se de um sistema de aterramento do tipo TN-S, a barra de terra da carcaça dos EES está conectada à barra de proteção PE instalada no Quadro de Distribuição, através do condutor de proteção isolado. Essa barra é conectada à malha de terra do sistema de força.
    Além disso, o Sistema de Malha de Terra de Referência de Sinal é hoje empregado como a melhor forma de prover aos EES um aterramento que atenda tanto às condições de circulação de correntes de alta frequências, quanto à circulação de correntes de baixa frequência, além de equalizar os potenciais das duas malhas. Dessa forma, as perigosas correntes de descarga atmosférica que circulam pela malha de terra não provocam distúrbios prejudiciais aos EES.
     
  • Essa aqui você matava por raciocínio lógico, ele não citou norma nenhuma, como especificar o tipo, distâncias e número de hastes??
    Vai no mais genérico.
  • Artigo que apresenta os diferentes tipos de aterramentos para equipamentos sensíveis

     

    http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2006/inic/inic/07/INIC0000434.ok.pdf


ID
660913
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma instalação elétrica, caracteriza o sistema de aterramento TN-S:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    TN-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação. 
    TN-C-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação através de dois condutores distintos. 
    TN-C - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor, combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação. 
    TT - Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. Desta forma as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação. 
    IT - Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.
  • A letra C é a melhor, o cara dá um curto monofásico no trafo.

  • Pode-se usar um macete mnemônico para a terceira letra da classificação (c para condutor comum) e (s para condutores separados).

  • Gab D

    TN-S (S= Separated)


ID
670516
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O aterramento elétrico tem como função proteger o usuário das descargas atmosféricas, de cargas estáticas acumuladas nas carcaças dos equipamentos, além de facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, através da corrente desviada para a terra. De acordo com a Norma 5410/97, os sistemas de aterramento das instalações de baixa tensão usando uma simbologia própria. Assim, TN-C tem por significado

Alternativas
Comentários
  • * TN-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.
    * TN-C-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação através de dois condutores distintos.
    * TN-C - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor, combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação.
    * TT - Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. Desta forma as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação.
    * IT - Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.

ID
711238
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O funcionamento adequado dos dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual depende diretamente do esquema de aterramento utilizado na instalação elétrica.
Qual esquema de aterramento impossibilita o funcionamento adequado dos dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual?

Alternativas

ID
711301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O sistema de aterramento de um equipamento é composto por apenas uma haste cilíndrica vertical encravada totalmente no solo, cuja resistividade aparente é de 50 π Ω.m.
Se o comprimento da haste é de 2,0 m e seu diâmetro é de 2,0 cm, o valor, em ohm, da resistência de aterramento do sistema é
Dados:
Ln(2) = 0,7
Ln(10) = 2,3

Alternativas
Comentários
  • R = (rô / 2pi*L)ln(4L/d)

    R= 12,5 ln(400) = 12,5*(ln4 +ln100) = 12,5 * (6) = 75 ohms


ID
713632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O neutro de uma carga trifásica ligada em Y é aterrado através de uma resistência de 5 Ω. Uma linha de transmissão conecta a carga a uma fonte cujo neutro é
solidamente aterrado. As componentes de sequência positiva, negativa e zero da corrente de linha são 90 ∠-15o A, 1 ∠10o A e 3 ∠0o A, respectivamente.

O valor, em volts, do módulo da tensão do neutro da carga, em relação ao neutro da fonte, é

Alternativas
Comentários
  • Em situações em Y aterrado, a soma das correntes das 3 fases resulta na corrente do neutro: Ia+Ib+Ic

    Porém, decompondo a corrente de cada fase em suas componentes simétricas: In=3*I0

    De modo que a corrente de neutro é o triplo da corrente de sequência zero: In=3*3/_0° => In=9/_0°A

    Assim, a tensão sobre o neutro é simplesmente a corrente de neutro multiplicada pela impedância de neutro

    Vn=Zn*In

    Vn=5*9/_0°

    Vn=45/_0°V


ID
722356
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere:

I. Esquema de aterramento em que o neutro do secundário do transformador de alimentação é diretamente aterrado, mas os condutores neutro e de proteção (PE) seguem separados em toda a instalação.

II. Esquema de aterramento em que o neutro do secundário do transformador é completamente isolado da terra ou é aterrado por uma impedância de valor elevado.

Os códigos desses sistemas de aterramento são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • a letra correta é a d), pois conforme relata a NBR5410:

    4.2.2.2 Esquemas de aterramento - primeira letra - Situação da alimentação em relação à terra: - T = um ponto diretamente aterrado; - I = isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento de um ponto através de uma impedância;
    - segunda letra - Situação das massas da instalação elétrica em relação à terra: - T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação; - N = massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro); - outras letras (eventuais) - Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção: - S = funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos; - C = funções de neutro e de proteção combinadas em um único condutor (condutor PEN).
  • Gab D


ID
727756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos instrumentos apropriados para medição de
resistividade do solo, julgue o item abaixo.

Medidas precisas de resistividade do solo podem ser adequadamente obtidas por meio de multímetros convencionais, desde que esses instrumentos sejam dotados de escalas que permitam calibração precisa na faixa de resistências entre 0 e 100 ohms.

Alternativas
Comentários
  • É necessário um terrômetro.

  • A medição da resistividade do solo depende do valor da resistência do solo que é obtida por meio de instrumentos específicos ou métodos. Tais métodos e instrumentos variam de acordo com o tipo e resistência do solo.

    1. Métodos para resistências baixas/fracas:

    - Galvanômetro diferencial

    - Potenciômetro

    - Ohmímetro Ducter

    2. Métodos para resistências médias:

    - Voltímetro e amperímetro

    - Ponte de Wheastone

    - Ohmímetro a pilha

    3. Métodos para resistências altas:

    - Voltímetro

    - Carga do capacitor (galvanômetro balístico)

    - Método Wenner (utiliza o instrumento de medição de resistência Megger)

  • De acordo com o livro Geraldo Kinderman, o instrumento utilizado para medida de resistividade do solo é o Megger, baseado no método de Wenner(pag 20, capítulo 2).


  • O terrômetro mede a resistência do eletrodo de aterramento.


ID
727759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sabendo que alguns fatores exercem influência na resistividade do
solo, julgue os itens subsequentes.

Em Brasília, no período seco, a umidade cai a níveis abaixo de 20%. Nessas condições, a resistividade e a resistência de uma malha de terra são alteradas em relação à situação dessas medidas no período chuvoso.

Alternativas
Comentários
  • a presença da água aumenta a condutibilidade do solo, diminuindo, portanto, a resistência a condução elétrica.

  • baixa umidade menor resistência em se tratando de solo.

    Certo.
  • A resposta é "Certo".

    A umidade no solo faz com que a resistência atinja valores baixos comparados com o solo seco.

    Um terreno pantanoso (úmido) apresenta resistência do solo muito menor em comparação com um terreno pedregoso (seco).


ID
727762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sabendo que alguns fatores exercem influência na resistividade do
solo, julgue os itens subsequentes.

A maneira mais apropriada para se tratar o solo no local em que estejam instalados eletrodos de aterramento é por meio da utilização, próximo aos eletrodos, de sal grosso e carvão vegetal. Esse procedimento auxilia na conservação da capacidade condutiva dos eletrodos em escoar eficientemente as cargas para a terra.

Alternativas
Comentários
  • Não trata-se da maneira mais apropriada para tratamento de solo e também o método serve para diminuir a resistência do solo. Há o problema de haver corrosão dos eletrodos de aterramento devido a esse método.

  • Confome Livro: Instalações Elétricas Industriais do João Mamede Filho item 11.5.2.1 - o tratamento de solo através da utilização de sal e carvão vegeta, ainda de laro uso entre alguns instaladores, não apresenta os efeitos esperados, principalmente pela curta duração de sua eficiência e também pela agressão corrosiva atuante nos eletrodos de terra.


    Infelizmente muitos ainda fazem de forma errada este procedimento.

  • Apenas completando os colegas abaixo.

    A forma mais correta no tratamento do solo para controle da resistividade e resistência dele é a adição de produtos químicos, compostos por uma combinação de sais, que quando em contato com a água do solo formam um gel. Tal produto apresenta grande duração de tempo e ainda não causa corrosão ao eletrodo terra.


    Em alguns casos se utiliza a brita na área da malha de terra em locais abertos. Seu uso prolonga indiretamente a resistividade do solo, pois ela evita a evaporação da água do solo deixando - o úmido.

  • By João Mamede Filho Ed 8

    Justificativa -> O tratamento do solo através da utilização de sal e carvão vegetal, ainda de largo uso entre algumas instaladoras, não apresenta o efeito esperado, principalmente pela curta duração de sua eficiência e também pelo pela agressão corrosiva atuante nos eletrodos de terra. A maneira mais apropriada para se tratar o solo no local em que estejam instalados eletrodos de aterramento é por meio da utilização, próximo aos eletrodos, produtos químicos a base de misturas de sais, que combinados entre si e água formam um GEL. Esse procedimento auxilia na conservação da capacidade condutiva dos eletrodos em escoar eficientemente as cargas para a terra.

    Características do produto químico:

    - são higroscópicos;

    - dão estabilidade química ao solo;

    - não são corrosivos;

    - não são atacados pelos ácidos;

    - são insolúveis na presença de água;

    - tem longa duração (entre 5 a 6 anos).


ID
727771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A proteção contra choques elétricos compreende, em essência, a do
tipo básica e a denominada supletiva. Acerca desse assunto, julgue
os próximos itens.

Em um esquema TN, é admitido o uso de um mesmo e único condutor para as funções de condutor de proteção e de condutor neutro, procedimento correto a ser adotado somente se as instalações forem fixas (não eventuais).

Alternativas
Comentários
  • Esquema de Aterramento TN:

    Primeira letra T: Neutro conectado ao terra.
    Segunda letra N: Massa conectado direta ou indiretamente ao neutro.
    Sendo que no esquema TN-C, têm-se o descrito acima e, além do mais, condutor neutro combinado ao condutor terra, ou ainda, são o mesmo condutor formando o PEN (PE-Proteção + N-Neutro). Não obstante, este esquema é válido somente em instalações fixas.
    Adendo sobre os tipos de Aterramento TN (NBR 5410):
    a) esquema TN-S, no qual o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos;
    b) esquema TN-C-S, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em uma parte da instalação;
    c) esquema TN-C, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor ao longo de toda a instalação.
  • 5.1.2.2.4.2 Esquema TN

    c) o uso de um mesmo e único condutor para as funções de condutor de proteção e de condutor neutro (condutor PEN) está sujeito ao disposto em 5.4.3.6, às prescrições de 6.4.6.2 e, além disso, só é admitido em instalações fixas;


ID
727876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A diversidade de sistemas no-breaks disponível no mercado requer
do engenheiro um conhecimento sólido sobre as principais
vantagens e desvantagens das topologias existentes, que possibilite
a escolha certa para uma aplicação específica. A respeito das
características dos principais sistemas no-breaks, julgue os itens de
50 a 56.

O no-break com topologia stand-by é o mais utilizado para a alimentação de computadores pessoais. Nessa configuração, o circuito inversor, que converte tensão alternada em contínua, é alimentado somente quando ocorre falta de energia na fonte primária.

Alternativas
Comentários
  • Errado! 

    Quando ocorre a falta nesse tipo de no-break, a carga é alimentada por uma bateria que tem sua corrente continua

    Passada para CA através de um inversor!



  • Está certo até o ponto: "circuito inversor, que converte tensão alternada em contínua". Pois circuito inversor é justamente ao contrário, ele converte corrente contínua em alternada. Pegadinha


ID
727882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A diversidade de sistemas no-breaks disponível no mercado requer
do engenheiro um conhecimento sólido sobre as principais
vantagens e desvantagens das topologias existentes, que possibilite
a escolha certa para uma aplicação específica. A respeito das
características dos principais sistemas no-breaks, julgue os itens de
50 a 56.

Na topologia de no-break online dupla conversão, a interrupção no fornecimento de tensão alternada ativa a chave de transferência e conecta o circuito inversor diretamente à carga.

Alternativas
Comentários
  • Errado!! 

    Nesse design de nobreak a carga esta sempre conectada ao inversor!


  • Esta definição seria aplicável aos no-breaks tipo stand-by.

  • Concordo com o Rafael, pois o nobreak online não há percepção de chaveamento, uma vez que o sistema esta ligado diretamente no inversor, por isso o nome online.


ID
727921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito da manutenção preventiva e corretiva em equipamentos
elétricos e em sistemas e instalações elétricas prediais, julgue os
itens seguintes.

Normas de segurança determinam que, durante a instalação de equipamentos eletrônicos, a carcaça (massa) do equipamento seja conectada a uma haste metálica de aterramento por um fio terra. O fio neutro de alimentação, contrariamente, não deve ser conectado a essa haste de aterramento, para evitar problemas de desbalanceamento de fases.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR10 o Aterramento temorário deve equipotencializar os condutores do circuito (incluindo o neutro).
  • A questão possui dois erros:
    1)  Durante a instalação de equipamentos eletrônicos, a carcaça (massa) do equipamento não precisa ser conectada a uma haste metálica de aterramento por um fio terra.
    O seu celular é um equipamento eletrônico portátil e não ocorre necessidade de aterramento da carcaça durante sua instalação na rede para carregamento do mesmo.

    A NBR5410 relata o que são os componentes de uma instalação e os cuidados na instalação deles. Nesta não há relato de aterramento temporário de equipamentos eletrônicos durante sua instalação.
    3.1 Componentes da instalação
    3.1.1 componente (de uma instalação elétrica): Termo empregado para designar itens da instalação que, dependendo do contexto, podem ser materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração, conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), máquinas, conjuntos ou mesmo segmentos ou partes da instalação (por exemplo, linhas elétricas).
    4.1.13 Instalação dos componentes
    Toda instalação elétrica requer uma cuidadosa execução por pessoas qualificadas, de forma a assegurar, entre outros objetivos, que:
    - as características dos componentes da instalação, como indicado em 4.1.11, não sejam comprometidas durante sua montagem;  
    - os componentes da instalação, e os condutores em particular, fiquem adequadamente identificados; nas conexões, o contato seja seguro e confiável;
    - os componentes sejam instalados preservando-se as condições de resfriamento previstas;
    - os componentes da instalação suscetíveis de produzir temperaturas elevadas ou arcos elétricos fiquem dispostos ou abrigados de modo a eliminar o
    risco de ignição de materiais inflamáveis; 
    - e as partes externas de componentes sujeitas a atingir temperaturas capazes de lesionar pessoas fiquem dispostas ou abrigadas de modo a garantir que as pessoas não corram risco de contatos acidentais com essas partes.
     
    2) Nos casos de esquema de aterramento TN e suas ramificações o terra é ligado ao neutro.

ID
727930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito da manutenção preventiva e corretiva em equipamentos
elétricos e em sistemas e instalações elétricas prediais, julgue os
itens seguintes.

O mau aterramento provoca diversos problemas, como travamento constante de computadores, interferências e ondulações nas imagens de monitores de vídeo, queima de placas eletrônicas e circuitos integrados supostamente novos e funcionais e resposta super-rápida de componentes para proteção de circuitos, como fusíveis e disjuntores, além do perigo de choque elétrico ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • A questão é errada devido ao fato grafado em amarelo abaixo, tendo os itens como travamento constante de computadores, interferências e ondulações nas imagens de monitores de vídeo, queima de placas eletrônicas e circuitos integrados supostamente novos e choque elétrico corretos.
    Segue informação completa sobre os problemas causados pelo mau aterramento:
    Os problemas gerados por um aterramento que tenha o seu funcionamento deficitário podem ir bem além das questões de segurança como grande parte dos usuários acredita. Claro que os principais efeitos do mau aterramento são os choques elétricos ao operador e a resposta muito lenta ou muitas vezes até ausente dos dispositivos de proteção do equipamento, como fusíveis, disjuntores, etc. Normalmente, problemas operacionais podem ocorrer quando o aterramento está deficiente. Dentre eles podemos destacar:
    • quebra de comunicação entre a máquina (CNC, CPL, etc.) e o computador, principalmente quando utilizado o protocolo de comunicação RS 232;
    • excesso de interferências eletromagnéticas (EMI);
    • excesso de aquecimento em etapas de potência de conversores, inversores, motorização, etc.;
    • falhas intermitentes sem seguir um padrão;
    • queima de circuitos integrados ou placas eletrônicas sem razão aparente, mesmo quando em situações onde elas são novas e muito confiáveis;
    • equipamentos que possuem monitores de vídeo interferências geradas na imagem e ondulações podem ocorrer.
  • O mau aterramento provoca diversos problemas, como travamento constante de computadores, interferências e ondulações nas imagens de monitores de vídeo, queima de placas eletrônicas e circuitos integrados supostamente novos e funcionais e resposta LENTA de componentes para proteção de circuitos, como fusíveis e disjuntores, além do perigo de choque elétrico ao usuário.

ID
730063
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Esquema de aterramento que possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, normalmente o neutro, com as massas da instalação ligadas a um ou mais eletrodos de aterramento independentes daquele usado na alimentação:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.


    4.2.2.2.2 Esquema TT

    O esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentação.


    na classificação dos esquemas de aterramento é utilizada a seguinte simbologia:

    1. primeira letra  2. Situação da alimentação em relação à terra:

    · T = um ponto diretamente aterrado;

    · I = isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento de um ponto através de impedância;

    1. segunda letra 2. Situação das massas da instalação elétrica em relação à terra:

    · T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentação;

    · N = massas ligadas ao ponto da alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro);

    3. outras letras (eventuais) 4. Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção:

    · S = funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos;

    · C = funções de neutro e de proteção combinadas em um único condutor (condutor PEN).

  • No esquema TT O neutro do transformador que alimenta uma instalação elétrica é solidamente aterrado. As massas dessa instalação são ligadas a eletrodos de aterramento distintos ao do eletrodo de aterramento do transformador.


    GABARITO: LETRA B

  • B


ID
755017
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Qual é o componente do sistema de aterramento que tem a importante função de evitar o contato perigoso do usuário com duas ou mais massas e/ ou elementos dondutores estranhos à instalação, que possam apresentar diferença de potencial entre si?

Alternativas
Comentários
  • Resposta alternativa A.

    3.3.1 eqüipotencialização: Procedimento que consiste na interligação de elementos especificados,

    visando obter a eqüipotencialidade necessária para os fins desejados. Por extensão, a própria rede de

    elementos interligados resultante.

    A eqüipotencialização é um recurso usado na proteção contra choques elétricos e na proteção contra

    sobretensões e perturbações eletromagnéticas. Uma determinada eqüipotencialização pode ser satisfatória para a

    proteção contra choques elétricos, mas insuficiente sob o ponto de vista da proteção contra perturbações

    eletromagnéticas.


ID
755101
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Qual é o tipo de sistema de aterramento em que o neutro está aterrado no início da instalação e o condutor terra está ligando a massa diretamente ao eletrodo de terra?

Alternativas
Comentários
  • Na segunda parte do comentário ele diz que o condutor terra está ligando a massa diretamente ao terra.

    Ou seja, as massas estão ligadas diretamente e independentemente ao terra.

    Com isso sabemos que a segunda letra é T. Portanto letra D.

    NBR 5410

    Segunda letra:

    T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentação;



ID
792073
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A norma NBR 5410:2004 define os tipos de aterramento nas instalações elétricas de baixa tensão. Como exemplo desses tipos de aterramento, podem ser citados os esquemas IT, TN-C, TN-S e TT. A mesma norma define ainda o condutor PEN como o condutor que combina as funções de condutor neutro e de condutor de proteção.
Considerando apenas os esquemas de aterramento supracitados, qual esquema, caso exista, utiliza o condutor PEN em sua configuração?

Alternativas
Comentários
  • PEN - Proteção e Neutro no mesmo condutor, logo é o TN-C 

  • Gab E

  • exatamente


ID
792082
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema elétrico de baixa tensão é dotado do esquema de aterramento IT com o neutro aberto (sem ligação para o terra). Em um equipamento elétrico monofásico dessa instalação ocorreu uma falta da fase para o terra.
Diante dessa falta, ocorrerá o

Dados
DSI: dispositivo supervisor de isolamento
DR: dispositivo a corrente diferencial

Alternativas
Comentários
  • 5.1.2.2.4.4 Esquema IT

    d)  deve ser previsto um dispositivo supervisor de isolamento (DSI), para indicar a ocorrência de uma
    primeira falta à massa ou à terra. Esse dispositivo deve acionar um sinal sonoro e/ou visual, que deve
    perdurar enquanto a falta persistir. Caso existam as duas sinalizações, sonora e visual, admite-se que o
    sinal sonoro possa ser cancelado, mas não o visual, que deve perdurar até que a falta seja eliminada

     

     


ID
851524
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDAE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma medição de aterramento para uma SE, através de 2 eletrodos de potencial e 2 de corrente, com afastamento de 2m entre os mesmos indicou uma resistência de 3 Ohm. Dessa forma, a resistividade do solo, em Ohm m, para essa medição é aproximadamente igual a:

Alternativas
Comentários
  • Rô=2*pi*A*R

    Rô=2*(3,14)*2*3

    Rô=37,68 ==> 38

    A=distância entre as hastes

    R=resistência


ID
867181
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O solo é o meio no qual ficarão imersos os eletrodos de aterramento, de forma que suas propriedades elétricas são determinantes para o dimensionamento do sistema. O solo normalmente é um condutor de baixa qualidade com valores típicos de resistividade na faixa de

Alternativas
Comentários
  • Uma lama apresenta  5 a 100 ohm.m

    Uma areia seca apresenta 3.000 a 8.000 ohm.m

    Em um caso muito extremo o granito apresenta 1.500 a 10.000 ohm.m

    Essa questão se responde por noção.


  • Questão ruim (porque é um decoreba pesado ou para quem trabalha ativamente nessa área) e acredito que passível de anulação!!

    Existe uma tabela de resistividade do solo que é classificada de acordo com a composição do solo.

    Dentre as varias composições estão algumas que o colega abaixo citou, mas existem diversas outras como:

    Solo pedregoso nu, areia argilosa, argila compacta, lodo...

    E o que a questão considerou e não especificou é o solo composto por granito e arenito que possui resistividade entre 100 e 1000 ohm*m

    Livro de instalações elétricas Mamede filho, cap. 11 (Aterramentos) - 11.5.1

  • Acho q o ponto dessa questão é analisar a ordem de grandeza e não o valor exato da resistividade tendo em vista que o enunciado fala do solo de forma genérica.


ID
867271
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No sistema de aterramento conhecido por TN-C-S, a letra S tem o significado:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5410:

    Na classificação dos esquemas de aterramento é utilizada a seguinte simbologia:


    - primeira letra – Situação da alimentação em relação à terra:

    T = um ponto diretamente aterrado;

    I = isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento de um ponto através de impedância;


    - segunda letra – Situação das massas da instalação elétrica em relação à terra:

    T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentação;

    N = massas ligadas ao ponto da alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é

    normalmente o ponto neutro);


    - outras letras (eventuais) – Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção:

    S = funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos;

    C = funções de neutro e de proteção combinadas em um único condutor (condutor PEN).

  • Letra D

  • Gabarito D

    TN-C-S ( Terra e Neutro - Comuns - Separados)


ID
867274
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

São boas práticas para o desenvolvimento de um projeto de eletrificação rural:

I. Nunca, em hipótese nenhuma, use arame farpado como fio de cercas elétricas.

II. O eletrodo do sistema de aterramento da cerca deve preferencialmente ser instalado em um ponto onde o solo não seja úmido, de forma a garantir um bom isolamento, e assim, minimizar os riscos com seres humanos.

III. Para uso de cercas elétricas em divisas de propriedade torna-se necessário a notificação e o consenso do vizinho.

IV.Qualquer cerca elétrica deve ser identificada por placas padronizadas de advertência em intervalos regulares.

Alternativas
Comentários
  • Apenas a II está errada.


    O solo úmido faz com que a resistência de aterramento seja baixa, facilitando a corrente fluir para a terra.



ID
944614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de instalações elétricas de CPDs, julgue os itens subsequentes.

Para local onde funciona computador de grande porte, deve ser previsto seccionamento de emergência.

Alternativas

ID
944689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de esquemas e dispositivos de aterramento, tendo como base a norma técnica pertinente para instalações elétricas em baixa tensão, julgue os itens subsequentes.

Considerando algumas situações particulares, em determinado esquema de aterramento, é obrigatório o uso de dispositivos DR de alta sensibilidade como proteção adicional.

Alternativas
Comentários
  • Exemplos:

    - banheiras ou chuveiros

    - circuitos que alimentem áreas externas

    - cozinhas, copas, etc não-residenciais

    - etc

  • Gab C.

    Existem casos particulares nos quais é obrigatório o uso do DR


ID
944692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de esquemas e dispositivos de aterramento, tendo como base a norma técnica pertinente para instalações elétricas em baixa tensão, julgue os itens subsequentes.

Com o objetivo de estabelecer proteção contra choques elétricos, é obrigatório o uso de dispositivos diferencial-residual (DR) em instalações dotadas de esquema de aterramento do tipo TN-C.

Alternativas
Comentários
  • Não se deve utilizar DR em instalações com esquema TN-C.

  • CUIDADO Felipe.

    Não é que NÃO SE DEVE. Muito pelo contrário, é obrigatório o uso de DR em áreas molhadas mesmo que o esquema de aterramento seja TN-C.

    Só não é obrigatório que se use em outras áreas (secas).

    Pelo esquema de aterramento TN-C, quando há a fuga, a fuga ocorre com elevadas correntes e dispara os disjuntores (dispositivos de proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuito). Por isso que diz que não é obrigatório - não é obrigatório para as ÁREAS SECAS.

    Para as áreas molhadas continuará sendo obrigatório, independentemente do tipo do esquema do aterramento.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro

  • Item 5.1.2.2.4.2 NBR 5410

    f) não se admite, na variante TN-C do esquema TN, que a função de seccionamento automático visando proteção contra choques elétricos seja atribuída aos dispositivos DR.

  • Cuidado aí Sr. Eng CIVIL... Tnc não aceita DR, o sistema nem chega a funcionar !


ID
959317
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As instalações elétricas de média e baixa tensão, para funcionarem com desempenho satisfatório e serem suficientemente seguras contra riscos de acidentes fatais, devem possuir um sistema de aterramento. Em relação a sistemas de aterramento, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1014091
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Toda edificação deve dispor de uma infraestrutura de aterramento. Acerca da simbologia utilizada nos esquemas de aterramento, é correto afirmar que o símbolo I, na primeira letra que representa a situação de alimentação em relação a terra, refere-se a(à)

Alternativas

ID
1090576
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os dispositivos de proteção e manobra são componentes que, inseridos nos circuitos elétricos, servem para proteger, ligar e desligar cargas (motores ou outros atuadores elétricos), interrompendo a circulação de corrente quando ocorre alguma anomalia. De acordo com o dispositivo, associe as colunas, relacionando os tipos de fusível às respectivas características. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Tipos de fusível

(1) SILIZED (
2) SITOR (3) H H
(4) NEOZED

Características


( ) possuem tamanho reduzido e são aplicados na proteção de curto circuito em instalações típicas residenciais, comerciais e industriais.

( ) utilizados na proteção de curto circuito de semicondutores, estão adaptados às curvas de carga dos tiristores e diodos de potência, permitindo, na sua instalação, manuseio sem riscos de toque acidental.

( ) atendem às Normas IEC 60282, VDE 0670 e DIN 43625. São excelentes limitadores de corrente.

( ) são ultrarrápidos, apropriados para uso em instalações industriais para a proteção de equipamentos eletrônicos de potência dotados de semicondutores, tais como tiristores, GTO’s, diodos e IGBT’s.

Alternativas

ID
1143286
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Caracteriza um esquema de aterramento do tipo TN-C:

Alternativas
Comentários
  • TN-C Condutores neutro e de proteção são comuns

    TN-S Condutores neutro e de proteção são separados.

    IT Condutor neutro ligado à terra por uma alta impedância.


    Gab.: LETRA A


ID
1147054
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D .

    O sistema de aterramento deve oferecer um percurso de alta impedância de retorno para a terra da corrente de falta, permitindo assim, que haja a operação automática, rápida e segura do sistema de proteção.

    BAIXA IMPEDÂNCIA.


ID
1147057
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Entre os seguintes tipos de eletrodos de aterramento:

I. Haste vertical
II. Haste inclinada
III. Condutores em anel
IV. Malha

Os tipos utilizados nas instalações elétricas são:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de eletrodos de aterramento:


    1. Aterramento natural pelas fundações, em geral as armaduras de aço das fundações.

    2. Condutores em anel

    3. Hastes verticais ou inclinadas.

    4. Condutores horizontais radiais.


    ** Eletrodos em forma de placas ou pequenas grades devem ser evitados por razões de corrosão.


    Haste inclinada foi pra pegar muita gente...

  • Haste inclinada foi pra pegar muita gente...  Brincadeira isso!!!!

     

    Concordo Andrei! 


ID
1214434
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em que tipo de fio uma pessoa toma choque se tocar, sem proteção, com a rede ligada?

Alternativas

ID
1214848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à segurança em instalações e serviços com eletricidade.

O responsável por estabelecimentos com carga instalada igual a 90 kW, além de tomar outras medidas de controle, é obrigado a manter esquemas unifilares dessa instalação atualizados, como as especificações do sistema de aterramento e dos demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR-10, as empresas são obrigadas a manter esquemas unifilares  atualizados das instalações elétricas de seus  estabelecimentos com as devidas especificações de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. Além dissas especicações, os estabelecimentos com carga superior a 75 KW devem constituir e manter o prontuário das instalações elétricas. Portanto, o item está certo.


ID
1221256
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca do aterramento de instalações elétricas de baixa tensão.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa  "a" é falsa pois o aterramento das massas não é opcional. É obrigatório. É por isso que os plugues contam com o terceiro pino.

    A alternativa  "b" é verdadeira.

    A alternativa  "c" é falsa pois no esquema TN-C-S os condutores de proteção e neutro são combinados.

    A alternativa  "d" é falsa pois o esquema de cores está ao contrário: verde ou verde amarelo para proteção e azul para neutro

    A alternativa  "e" é falsa pois o aterramento de alimentação é o mesmo daqueles das massas.


ID
1268230
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma instalação elétrica foi adotado o esquema de aterramento do tipo TN. Uma característica desse esquema é

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. No esquema TN (TN-S) a proteção contra contato indireto também pode ser feita via DR. Da forma como foi colocada, parece que o disjuntor é a única forma de proteção supletiva.


ID
1268602
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema de aterramento devidamente projetado proporciona maior segurança nas instalações elétricas. Para isso, devem ser seguidas as recomendações das normas ABNT pertinentes, com a integração de diversos sistemas, tais como SPDA, entrada de sinais, aterramento de estruturas metálicas, entre outros. Acerca do sistema de aterramento TT, é correto afirmar que, com relação ao ponto de alimentação,

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E. Segundo a norma ABNT NBR 5410:2004:

    4.2.3.2 Esquema TT

    No esquema TT, o ponto da alimentação (em geral, o secundário do transformador com seu ponto neutro) está diretamente aterrado e as massas da instalação estão ligadas a um eletrodo de aterramento (ou a mais de um eletrodo) independentemente do eletrodo de aterramento da alimentação (Figura 6).


ID
1277599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para o projeto de aterramento de uma instalação elétrica em área classificada, foi utilizado um esquema de aterramento em que todas as partes vivas são isoladas da terra e as massas da instalação são aterradas.
De acordo com a NBR 5410:2004, esse esquema de aterramento é denominado

Alternativas
Comentários
  • Achei o enunciado mal formulado, deixando margem a ambiguidade interpretativa pelo leitor. 


  • Acredito que se fosse formulado como "pontos de alimentação da instalação" ao invés de "partes vivas", ficaria mais correto.

  • Que bizarrice!

  • 4.2.2.2.3 Esquema IT

    No esquema IT todas as partes vivas são isoladas da terra ou um ponto da alimentação é aterrado através de impedância.

    As massas da instalação são aterradas, verificando-se as seguintes possibilidades:

    1) massas aterradas no mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, se existente;

    2) e massas aterradas em eletrodo(s) de aterramento próprio(s), seja porque não há eletrodo de aterramento da alimentação, seja porque o eletrodo de aterramento das massas é independente do eletrodo de aterramento da alimentação.


ID
1294342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A NBR 5410:2004 estabelece as prescrições de aterramento e a equipotencialização por razões funcionais. Entendem-se razões funcionais com o sentido de garantir o bom funcionamento dos circuitos de sinal e a compatibilidade eletromagnética.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Um mesmo condutor não pode ser utilizado simultaneamente para fins de condutor de proteção e condutor de aterramento funcional.
II - O aterramento funcional deve ser sempre separado do barramento de equipotencialização principal da edificação.
III - Condutores de aterramento de dispositivos de proteção contra sobretensão podem ser ligados ao barramento de equipotencialização funcional. 


Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- 6.4.7.1 Condutores destinados a servir simultaneamente como condutor de proteção e condutor de aterramento funcional devem, no mínimo, satisfazer as prescrições relativas a condutor de proteção em toda a sua extensão (ver 6.4.3), bem como o disposto em 6.4.6.3.

    II -6.4.5.1 O barramento de eqüipotencialização principal (BEP) da edificação pode ser utilizado para fins de aterramento funcional e, para tanto, ele pode ser prolongado, por meio de um condutor de baixa impedância.

    III- 6.4.5.2 Ao barramento de eqüipotencialização funcional podem ser ligados:a) quaisquer dos elementos que devam ser ligados ao BEP da edificação (ver 6.4.2.1); b) condutores de aterramento de dispositivos de proteção Editarcontra sobretensão;


ID
1312027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de equipamentos estabilizadores e de nobreaks, julgue o item subsequente.

Os nobreaks podem ser classificados em três classes distintas, de acordo com a disposição dos circuitos, sendo o tempo de vida útil das baterias do nobreak do tipo stand-by maior que o dos outros tipos de nobreak, devido à sua capacidade de estabilização.

Alternativas
Comentários
  • Nobreak, também chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply - Fonte de alimentação ininterrupta) é o equipamento responsável pela regulagem da pureza e voltagem da energia que chega até os eletrônicos conectados ao equipamento, sendo sistemas que fornecem energia e segurança sem risco de quedas ou paradas. O dispositivo também é responsável por alimentar os aparelhos de forma ininterrupta e por tempo determinado, através de uma bateria, em casos de quedas ou variações de energia, por isso o nome nobreak (sem parada).

    Ele possui três tipos principais com relação à disposição dos circuitos:

    ·        Stand-by: Quando a energia é interrompida, há um pequeno espaço de tempo até o nobreak entrar em ação, não fornecendo energia de maneira ininterrupta, não sendo totalmente confiável. Como ele não possui a capacidade de estabilização, há a geração de frequentes processos de descarga e carga das baterias, reduzindo drasticamente a vida útil das mesmas, ocasionando o erro da questão.

    ·        Interativo: Quando este tipo de nobreak entra em operação, a sua forma de onda oferecida é idêntica à fornecida pela concessionária, podendo também ocorrer a pequena interrupção, como no stand-by, sendo que alguns deles possuem tecnologia compensatória, praticamente eliminando este tempo de transferência.

    ·        Online: Este tipo utiliza duas conversões de energia de CA/CC e CC/CA, sendo primeiro e segundo estágio de operação, respectivamente. Não há interrupção no fornecimento de energia, sendo bastante confiável.

  • e-

    os no-breaks off-line interrompem a energia do microcomputador por pouco tempo (milisegundos) no caso de falta de energia da rede elétrica;

    os no-breaks on-line não proporcionam atraso da bateria para a alimentação do microcomputador quando da falta de energia elétrica da rede.


ID
1312030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de equipamentos estabilizadores e de nobreaks, julgue o item subsequente.

A topologia de nobreaks do tipo online protege a carga contra falta de rede, subtensão, sobretensão, surto de tensão, variação de frequência e ruído, além de não apresentar interrupção nas transferências de carga.

Alternativas

ID
1312033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de equipamentos estabilizadores e de nobreaks, julgue o item subsequente.

A chave estática, um dos componentes de um sistema ininterrupto de energia, converte a tensão contínua proveniente do retificador ou do banco de baterias em tensão alternada para alimentar a carga, realizando também o controle de amplitude e frequência.

Alternativas
Comentários
  • É o inversor que controla a amplitude e a frequência.

  • A função de uma chave estática é realizar um controle que serve para monitora constantemente as duas redes de entrada e saída nos parâmetros de tensão, fase, freqüência e sincronismo para decidir qual é a rede que alimentará a carga com segurança.

    O propósito de uma Chave Estática de Transferência em corrente Alternada (AC) é manter a carga crítica alimentada a partir de duas redes de alimentação, selecionando uma das redes como “prioritária” e transferindo a alimentação da carga crítica para a outra rede em caso falha ou variações de tensão da rede prioritária sem interrupção.

     

     


ID
1312039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os item a seguir, com relação a aterramento e a SPDA.

De acordo com as necessidades levantadas, no projeto dos captores podem ser utilizados, em conjunto ou isoladamente, os métodos de ângulo de proteção, esfera rolante, condutores em malha ou gaiola.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO

     

    Vale lembrar que os três métodos de proteção não são mutuamente exclusivos. Além disso, o método das esferas rolantes e o método das malhas podem ser utilizados em qualquer situação; restrição ocorre apenas com o método do ângulo de proteção, em que é necessário verificar a altura do captor e o nível do SPDA (I, II, III ou IV), de acordo com a Tabela 2 e a Figura 1 da NBR 5419-3.


ID
1312042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os item a seguir, com relação a aterramento e a SPDA.

Para diminuir o risco de centelhamento perigoso ou descarga elétrica inadmissível, os condutores de descida devem ser dispostos de modo que a corrente percorra diversos condutores em paralelo e o comprimento desses condutores seja o menor possível.

Alternativas
Comentários
  • NBR5419


ID
1316224
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Qual esquema de aterramento é proibido dentro de áreas classificadas como possuindo atmosfera explosiva?

Alternativas
Comentários
  • Vários esquemas podem coexistir em uma instalação industrial, como os esquemas TN, IT e TT. Em locais com atmosferas explosivas, onde há o risco de incêndios e explosões, o esquema TN-C é proibido.

    Fonte: Aterramento em atmosferas explosivas - Ricardo Rando - Capítulo 5 página 69


ID
1330849
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação às fontes de segurança e substituição (nobreak), analise as afirmativas abaixo. 

 
I - Nas instalações de segurança e de substituição, podem ser usados como fontes: baterias, geradores independentes, ramais separados da rede de distribuição ou sistemas especiais.
II - Havendo uma única fonte para a instalação de segurança e, enquanto essa não estiver em operação, pode-se utiliza-la para outras finalidades.
III - Os alimentadores de segurança podem ser classificados em automáticos e semiautomáticos.
IV - Os alimentadores automáticos podem ser classificados em função da duração da comutação.
V - A fonte deve possuir capacidade, confiabilidade e disponibilidade adequada para permitir o funcionamento simultâneo de todos os equipamentos servidos durante o tempo necessário (conforme especificação do projeto, norma regulamentadoras, correção do problema...). 
 
Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
1335679
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O esquema IT possui maior continuidade de serviço, tendo em vista que a proteção, sem expor a segurança do usuário, não atua diante da primeira falta. A adoção do esquema de aterramento IT em partes de uma instalação é conseguida por meio de um transformador de isolação. Para garantir essa continuidade do fornecimento de energia elétrica que o esquema IT possibilita, faz-se necessário utilizar um dispositivo supervisor de

Alternativas
Comentários
  • Gab . D


    DSI = Dispositivo Supervisor de Isolação é um dispositivo desenvolvido para monitorar as instalações em esquema de aterramento IT , neste tipo de aterramento , se uma fase vai a massa ou terra a corrente desta fase não tem como retornar a fonte , porque não esta aterrada , então não ha a formação do curto circuito fase terra , para detectar se uma fase foi a terra a norma de instalações elétricas define que a instalação deve ter um monitor que monitore a isolação entre as partes vivas e a terra. Os nossos DSI funcionam através da monitoração de um sinal eletrico injetado nos condutores , se houver uma ponto de baixa isolação o sinal volta pela massa ou terra a um ponto do DSI que é aterrado , este sinal é medido e se tiver intensidade superior referente ao valor ajustado o DSI comuta um contato seco que é utilizado para acionar o alarme.


  • 5.1.2.2.4.4 Esquema IT

    d) deve ser previsto um dispositivo supervisor de isolamento (DSI), para indicar a ocorrência de uma primeira falta à massa ou à terra.


ID
1335694
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O esquema de aterramento utilizado em uma instalação predial residencial é o TN. Esse esquema possui, basicamente, três variações, sendo uma delas o TN-C.
A respeito desse esquema, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1335712
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma instalação elétrica predial existe um DR de quatro pólos em um quadro geral trifásico de distribuição de circuitos terminais. Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta os esquemas de aterramento que permitem o uso de DR geral no quadro de distribuição:

Alternativas
Comentários
  • C

  • TNC não admite DR, a não ser que seja transformado a montante em TNCS. ALém disso, IT não usa DR pois não visa seccionar circuito na primeira falta, apenas para a segunda falta é admitido


ID
1335724
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma determinada carga elétrica é alimentada por meio de um equipamento tipo no-break em série com um conversor CC/CA de potência e tensão nominais no lado CC de 10 kVA e 50 Vcc. A capacidade do banco de baterias é de 25 Ah. Após a falta de energia, o
no-break supre uma carga igual à carga nominal do conversor. O tempo máximo que esse no-break consegue sustentar a carga, é de

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Lado CC:

    I = S/V = 10000/50 = 200 A


    Capacidade do banco = I*t

    25 = 200*t

    t = 1/8 h

    t = (1/8)*60

    t = 7,5 min


ID
1375333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação à segurança em instalações elétricas, julgue o próximo item.

Em trabalhos com eletricidade, o equipamento para proteção contra arco elétrico é classificado como equipamento de proteção coletiva (EPC), visto que protege o trabalhador contra agentes térmicos.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

     

    É um E.P.I.

     

    10.2.9 - MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

     

    10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

     

     

     

    Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

    Romanos 8:37


ID
1403911
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito do uso do “dispositivo a corrente diferencial residual” - DR utilizada em uma instalação elétrica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de choque??

    Nunca ouvi essa definição. O DR tem a função de proteger pessoas e animais contra choques elétricos, mas limitar TEMPO DE CHOQUE...

  • Isso mesmo. Ele não impede que a pessoa tome um choque elétrico. Ele impede que, dentro do seu limite de sensibilidade, a corrente de fuga seja interrompida o mais rápido possível, pois existe um tempo mínimo entre a detecção e o desligamento. Ou seja, no caso de um DR com sensibilidade de 30mA, se a corrente de fuga for igual ou superior a este valor o DR irá atuar. Se a corrente de fuga for menor que isso, ele não detectará esta corrente e a corrente de fuga irá fluir pelo corpo da pessoa (se for o caso) até que esta perceba algo diferente. O tempo de atuação do DR não é uma definição do mesmo e sim uma característica intrínseca do dispositivo.

  • Boa Denis!!

    vlw pela ajuda


ID
1403944
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os estabelecimentos com carga superior a 75 kW devem constituir e manter o prontuário das instalações elétricas atualizado. Esse documento deve conter, entre outros aspectos:
I - Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
II - Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em todas as áreas do estabelecimento.
III - Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O Prontuário de Instalações Elétricas deve conter as certificações dos equipamentos e materiais em ÁREAS CLASSIFICADAS

  • Gabarito E

     

    Segundo NR10

     

    10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo: 

    a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes; 

    b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos; 

    c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR; 

    d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; 

    e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva; 

    f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; 


ID
1425685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere que um engenheiro eletricista devidamente credenciado tenha projetado as instalações elétricas de um edifício novo. O engenheiro foi o responsável técnico pelos projetos de alimentação das bombas de água, grupo gerador, subestação, iluminação, proteção contra descargas atmosféricas e tomadas. Contudo, verificou-se que os disjuntores de alguns aparelhos de ar condicionado, localizados distantes dos quadros de distribuição, desarmaram durante os testes de funcionamento. A solução adotada pelo engenheiro foi trocar os disjuntores por equipamentos de maior capacidade. Com base nessa situação e nas normas de instalações elétricas em baixa tensão, acionamentos elétricos e segurança em instalações elétricas, julgue o  próximo  item.

Se a linha elétrica de energia que chega à edificação inclui o condutor neutro e não há aterramento do neutro no barramento de equipotencialização principal, há, segundo a norma, dois esquemas de conexão possíveis para os dispositivos de proteção contra surtos instalados no ponto de entrada ou no quadro de distribuição principal. Contudo, em certas situações, somente um deles pode ser utilizado.

Alternativas
Comentários
  • Figura 13 - Esquemas de conexão do DPS

    pg 131


ID
1474960
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Amedidadeproteçãomaiseficientecontrariscoelétricoéa desenergização.Portanto,émuito importanteconheceresse processo que, pelaNR-10, pode ser resumido em 7 etapas, cujaordemdeprocedimentosacumpriréaseguinte:

Alternativas
Comentários
  • 10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os 

    procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:  

    a)  seccionamento;  

    b)  impedimento de reenergização;  

      4

    c)  constatação da ausência de tensão;  

    d)  instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;  

    e)  proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I);  

    f)  instalação da sinalização de impedimento de reenergização.  


ID
1474984
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma terramento,para desempenhar satisfatoriamente a sua finalidade,deve ter baixa resistência de terra. Por esse motivo,se faz necessária a medição da resistência de terra sempre que se deseja projetar um sistema de aterramento. Dos métodos empregados para essa finalidade,destaca-se,pela indicação mais estável do valor medido,o método:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
1502062
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma subestação de média tensão, o comprimento total de todos os condutores horizontais da malha de terra é de 1.250 m. A resistividade aparente do solo é de 250 Ω.m.

Considerando que o raio do círculo equivalente à área dessa malha é igual a 25 m e que a malha está enterrada a uma profundidade inferior a 25 cm, de forma a ser possível desconsiderar essa profundidade, então, o valor, em ohms, da resistência de aterramento dessa malha é

Alternativas
Comentários
  • R = (pa/(4*R))+(pa/L)

    R = (250/4*25)+(250/1250)

    R = 2,5+0,2

    R = 2,7

  • CUIDADO! Discordo da resolução do colega abaixo e da resposta da questão. Se o prédio é quadrado e o captor de franklin é colocado no centro da cobertura, sua distância às 4 faces laterais do prédio realmente é de 5m. Contudo, a distância do captor às quinas do prédio são de 5xraiz(2) = 7,07 m. Porque? Imagina um quadrado de lado L. A distância do centro do quadrado até um de seus vértices é metade da diagonal do quadrado = L.raiz(2)/2.

     

    Logo, do jeito que foi apresentado, as quinas da edificação não estariam protegidas pelo sistema. A valor a ser usado no cálculo é 7,07m (protege toda a edificação) e não 5m (protege apenas a área central da edificação). Refazendo a questão:

     

    No triangulo menor temos:  tg45= 7,07/x, logo x=7,07m

    no triangulo maior temos tg45 = R/(25+x), como x=7,07 entao, tg45= R/32,07, 

    portanto, R=32,07m.

     

    Aqui no qconcursos tem várias outras questões idênticas com esse mesmo entendimento. 

  • Há diversas fórmulas para o cálculo da resistência da malha de aterramento, porém uma fórmula que utiliza os valores de comprimento dos condutores da malha e a área ocupada por ela é a fórmula de Laurent e Nilman:

    R = (pa/4)*(pi / Área da malha)^1/2 + pa/Ltot

    Em que R é a resistência da malha, pa é a resistividade aparente e Ltot é o comprimento total dos condutores da malha:

    pa = 250 ohm*m

    Área da malha = pi*25^2 m^2

    Ltot = 1250 m

     

    R = (250/4)*(pi / pi*25^2)^1/2 + 250/1250 = 2,5 + 0,2 = 2,7

     

    Gabarito: C

     

    Curiosidade: Há uma outra fórmula, mais completa, chamada fórmula de Sverak, que considera a profundidade h em que a malha é construída:

    R = pa{1/Ltot + [1/(20*Área da malha)^1/2 ]*[1 + 1/(1+h*(20/ Área da malha)^1/2]}

    Espero que nunca precisemos usá-la! kk

     

    Bom estudo a todos!

     


ID
1502101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os dispositivos Diferenciais Residuais (DR) são utilizados em conjunto com os sistemas de aterramento para a proteção das pessoas contra choques elétricos e ainda para a proteção das instalações contra correntes de fuga.

Qual o efeito causado pelas correntes de fuga em um circuito elétrico protegido que provoca a atuação do dispositivo DR (abertura do circuito elétrico protegido)?

Alternativas
Comentários
  • Opção A


ID
1616320
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Segundo a NR 10, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados. Indique a alternativa que apresenta o sequenciamento correto desses procedimentos.


I - Impedimento de reenergização;

II - proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;

III - constatação da ausência de tensão;

IV - instalação da sinalização de impedimento de reenergização;

V - seccionamento;

VI - instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.

Alternativas
Comentários
  • 10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:


     a) seccionamento;



     b) impedimento de reenergização; 



    c) constatação da ausência de tensão; 



    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

     

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I);


     f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização. 


ID
1671163
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Conforme a NR-10, uma instalação elétrica liberada para o trabalho é considerada desenergizada quando submetida aos seguintes procedimentos: 

I. Constatação da ausência de tensão.

II. Instalação de sinalização de impedimento de reenergização.

III. Seccionamento.

IV. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

V. Impedimento de reenergização.

VI. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores do circuito. 

Considerando as situações que não exigem alterações, substituições, ampliações ou eliminações destes procedimentos, determinadas e justificadas por profissional legalmente habilitado e autorizado, a sequência de aplicação destes procedimentos de desenergização prevista na referida Norma Regulamentadora é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d) III - V - I - VI - IV e II.

    10.5 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS

    10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a sequencia abaixo: 

    a) seccionamento; (III)

    b) impedimento de reenergização; (V)

    c) constatação da ausência de tensão; (I)

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; (VI)

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (IV)

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização. (II)


ID
1698985
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

“Existem dois tipos de aterramento: o de ________________ e o de ___________________. O primeiro visa a evitar choques elétricos, enquanto o segundo é utilizado nos transformadores que alimentarão nossas casas."
Assinale a seqüência de palavras abaixo que completam corretamente a frase acima:

Alternativas
Comentários
  • C- proteção e serviço


ID
1711642
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na classificação dos esquemas de aterramento elétrico é utilizada a seguinte codificação, segundo NBR 5410:2004: a primeira letra implica a situação da alimentação em relação à terra; e a segunda letra corresponde a situação das massas da instalação elétrica em relação à terra.
Quanto ao esquema de aterramento TN, o qual possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção. São consideradas três variantes de esquema TN, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção. Assinale a alternativa que apresenta as três variantes de esquema TN.

Alternativas
Comentários
  • O esquema TN possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção. São consideradas três variantes de esquema TN, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, a saber:

    a) esquema TN-S, no qual o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos;

    b) esquema TN-C-S, em parte do qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor;

    c) esquema TN-C, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor, na totalidade do esquema.


ID
1715098
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em uma instalação elétrica de baixa tensão, ocorre um contato “franco" da fase do circuito que alimenta um equipamento com a sua estrutura metálica (carcaça do equipamento).

A corrente de falta decorrente desse contato é muito baixa (menor que 10 ampères).

O esquema de aterramento dessa instalação é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe responder essa?

  • TT que tem seu terra dedicado.

  • O esquema TT, que possui aterramento das massas independente do aterramento da fonte de alimentação, se caracteriza por possuir correntes de falta de baixa intensidade. Por isso, quando se utiliza este tipo de esquema, não se deve utilizar o disjuntor, e sim, o DR, como proteção supletiva (contatos indiretos).


ID
1719568
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em projetos de instalações elétricas de baixa tensão é necessário, inicialmente, definir o esquema de aterramento.

Para os circuitos terminais em instalações residenciais, o esquema mais adequado é o:

Alternativas

ID
1721878
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas seguintes.
Segundo as normas NBR- 5410 e NBR- 5419, no dimensionamento do sistema de aterramento de uma instalação industrial, é recomendada a _____ dos seus diversos subsistemas, _____ dos utilizados para aterramento de instalações contendo equipamentos eletrônicos.

Alternativas

ID
1721962
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre o esquema de aterramento TT, é correto afirmar que possui a alimentação

Alternativas
Comentários
  • aí é procurar cabelo em ovo.

  • aí é procurar cabelo em ovo.

  • Independente do crime, seja ele Hediondo ou não, durante a fase processual, enquanto não vier sentença irrecorrível, o réu é presumido inocente. Posto isso, a alternativa "D" erra ao dizer que não se aplica a presunção de inocência em crimes Hediondos


ID
1722055
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a seguir assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O disjuntor DR é incompatível com o esquema de aterramento TN-C.
( ) Tensão de falta é a que surge quando há falha de isolamento entre uma massa e um eletrodo de aterramento de referência.
( ) Segundo a NBR-5410, o único material permitido para fabricação de eletrodos de aterramento é o cobre.

Alternativas

ID
1722736
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Apesar de recomendado na norma, a utilização de ferragens estruturais das edificações nos sistemas de aterramentos apresenta alguns impedimentos. Qual das alternativas abaixo não apresenta um desses impedimentos?

Alternativas
Comentários
  • A) Em estruturas de concreto protendido ou com cabos engraxados não se pode garantir a continuidade elétrica. (CORRETO)

     

    B) Em obras modernas, é comum encontrar blocos de fundação sem ferragens e sem vigas baldrames. (CORRETO)

     

    C) O tipo do aço utilizado nas armações possui características de condutividade inadequadas. (INCORRETO)

    O tipo do aço utilizado nas armações possui características de condutividade adequadas. (CORREÇÃO)

     

    D) O concreto é muito poroso e o processo de corrosão das ferragens manifesta-se em poucos anos. (CORRETO)

     

    GABARITO LETRA C


ID
1758187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que se refere ao aterramento e ao sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (E)

     

     

    NBR 5419/2005

     

    5.1.3.3 Subsistemas de aterramento para condições normais


    5.1.3.3.1 Eletrodos de aterramento naturais

     

    As armaduras de aço embutidas nas fundações das estruturas, cujas características satisfaçam às prescrições de 5.1.5, devem ser preferencialmente utilizadas como eletrodo de aterramento natural nas seguintes condições:

     

    b) em fundação de alvenaria pode servir como eletrodo de aterramento, pela fundação, uma barra de aço de construção, com diâmetro mínimo de 8 mm, ou uma fita de aço de 25 mm x 4 mm, disposta com a largura na posição vertical, formando um anel em todo o perímetro da estrutura. A camada de concreto que envolve estes eletrodos deve ter uma espessura mínima de 5 cm;

     

     

     

    Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

    Romanos 8:37


ID
1758190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos dispositivos de seccionamento e proteção de instalações elétricas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ALTERNATIVA C

    NBR 5410

    6.3.2.2 Em circuitos polifásicos não devem ser inseridos dispositivos unipolares no condutor neutro, com a exceção prevista em 6.3.7.2.7. Em circuitos monofásicos não devem ser inseridos dispositivos unipolares no condutor neutro, a menos que exista, a montante, um dispositivo a corrente diferencial-residual que atenda às regras de 5.1.2.2.

    6.3.7.2.7 O seccionamento deve ser efetuado por um dispositivo multipolar que seccione todos os pólos da respectiva alimentação. Contudo, com exceção das aplicações prescritas em 6.3.7.3 (seccionamento para manutenção mecânica) e 6.3.7.4 (seccionamento de emergência e parada de emergência), admite-se

    também o emprego de dispositivos unipolares justapostos, desde que todos os pólos da respectiva

    alimentação sejam seccionados.

    NOTA: O seccionamento pode ser realizado, por exemplo, por meio de:

    a) seccionadores e interruptores-seccionadores, multipolares ou unipolares;

    b) plugues e tomadas;

    c) fusíveis (remoção de);

    d) terminais especiais que dispensem a desconexão dos condutores.

    O item 5.1.2.2 fala sobre a equipotencialização e seccionamento automático da alimentação

    Sobre as outras alternativas

    Alternativa B:

    A capacidade de interrupção do dispositivo (ICN) deve ser no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida (Ik) no ponto onde for instalado

    Alternativa D:

    NBR 5410

    6.3.3.2.5 O circuito magnético dos dispositivos DR deve envolver todos os condutores vivos do circuito, inclusive o neutro, mas nenhum condutor de proteção; todo condutor de proteção deve passar exteriormente ao circuito magnético.

    Alternativa E:

    Esquema TN-S

    Para mais dicas sobre os concursos de Engenharia, siga o Instagram @engenheiro.hudson

  • 5.3.5.5.1 A capacidade de interrupção do dispositivo deve ser no mínimo igual à corrente de curto-circuito

    presumida no ponto onde for instalado. Só se admite um dispositivo com capacidade de interrupção inferior

    se houver, a montante, um outro dispositivo com a capacidade de interrupção necessária; neste caso, as

    características dos dois dispositivos devem ser coordenadas de tal forma que a energia que eles deixam

    passar não seja superior à que podem suportar, sem danos, o dispositivo situado a jusante e as linhas por

    eles protegidas.


ID
1776379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considerando que uma empresa realize suas atividades em um estabelecimento cuja carga elétrica demandada seja igual a 150 kW de potência ativa, julgue o item subsecutivo, a respeito das obrigações da empresa em questão no que se refere à segurança em eletricidade nas suas instalações.

Embora a empresa deva manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas de seu estabelecimento, ela pode dispensar, nesses esquemas, as especificações do sistema de aterramento.

Alternativas
Comentários
  • De acordo coma NR-10, os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e mantero prontuário de istalações elétricas. Por tanto, o item está correto.

  • ERRADO.

    Embora a empresa deva manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas de seu estabelecimento, ela NÃO pode dispensar, nesses esquemas, as especificações do sistema de aterramento.

  • Excelente comentário!


ID
1779100
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Quanto à isolação, um cabo elétrico possui a seguinte especificação: 0,6 / 1 kV. Isto significa que

Alternativas

ID
1779136
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas é recomendável que a resistência de aterramento tenha ordem de grandeza de

Alternativas
Comentários
  • É Importante salientar que na nova revisão da NBR 5419:2015, foi retirada essa recomendação de 10 ohm. Agora o que consta é que se tenha o menor valor possível.


ID
1779139
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Identifique o tipo de tomada em função da carga para uma instalação elétrica:

Alternativas

ID
1893007
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito dos esquemas de aterramento que podem ser considerados em uma instalação elétrica de baixa tensão,

Alternativas
Comentários
  • TN - Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada e na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.

    TN-C - as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor que é designado com PEN (condutor de proteção neutro).

    TN-S - os condutores de proteção e o neutro são separados.

    TN-C-S - as funções de neutro e de proteção sejam combinadas em um único condutor.

    TT - Um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado e todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.

    IT - Nenhuma conexão intencional é feita entre o ponto neutro da fonte e a terra. Todas as partes condutoras expostas e estranhas à instalação são ligadas ao eletrodo de terra. Todos os circuitos tem uma impedância de fuga para a terra. 

    Resposta: Letra A

     

  • Esquema IT - Não possui qualquer ponto da Alimentação diretamente aterrado, estando aterradas as massas da instalação.O Condutor Neutro está ligado diretamente a uma Impedância Z aterrada.

    Esquema TT - Possui um ponto de alimentação diretamente aterrado (neutro), estando as massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo do aterramento da Instalação.

    Esquema TNC - As funções de Neutro e de Condutor de Proteção (PEN),são combinadas em um único condutor ao longo da Instalação.

    Esquema TNC-S - As funções de Neutro e Condutor de Proteção (PEN), são combinadas em uma parte da instalação.

    Esquema TN-S - O condutor Neutro e de Proteção (PE) são separados ao longo de toda a instalação.

    Fonte NR-10.

     

  • Significado de Condutor PEN Condutor ligado a terra, garantindo ao mesmo tempo as funções de condutor de proteção e de condutor neutro. A designação PEN, resulta da combinação P.E.(condutor de proteção) + N(neutro). O condutor PEN não é considerado um condutor vivo; 

     


ID
1897090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma descarga atmosférica, ao atingir um sistema elétrico de potência, é capaz de desenvolver elevada sobretensão por meio dos equipamentos e da isolação das linhas de transmissão. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Sobretensões oriundas de operações de manobras na rede elétrica, diferentemente das sobretensões atmosféricas, são insensíveis às variações nos parâmetros e à configuração da rede elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Sobretensões oriundas de operações de manobras na rede elétrica, diferentemente das sobretensões atmosféricas, são insensíveis às variações nos parâmetros e à configuração da rede elétrica.

    o correto é tirar o in e deixar a palavra escrita sensiveis