-
A principal diferença entre um roteador e um switch de camada 3 é que os switches têm hardware otimizado para transmitir dados tão rapidamente quanto os switches de camada 2. Entretanto, eles ainda decidem como transmitir o tráfego na camada 3, exatamente como um roteador faria. Dentro de um ambiente LAN, um switch de camada 3 é geralmente mais rápido do que um roteador porque é construído para ser um hardware de comutação.
-
Switch de camada 3 não é especializado em interligar redes LAN e WAN. Por exemplo, não encontramos nos primeiros interfaces seriais ou frame relay, características de roteadores.
-
"Switch de camada 3 não é especializado em interligar redes LAN e WAN. Por exemplo, não encontramos nos primeiros interfaces seriais ou frame relay, características de roteadores."
Cuidado, colega. Há interfaces WAN para vários SW L3. Que o diga o 6500 da Cisco.
Isso não é mais verdadeiro.
-
Gabarito Errado
Como o próprio nome sugere, switches L3 (ou qualquer outro elemento L3) são aqueles capazes de suportar protocolos que residem na camada 3, como por exemplo, o IP. Switches, por definição, operam na camada 2 (Enlace), onde protocolos de camadas superiores não são suportados. Switches L2 não “entendem” endereços IP, roteamento IP, ou qualquer outra operação que envolva o protocolo IP – curiosamente, é sempre nesta hora que alguém lá no fundão pergunta: “Ué, mas e o IP que eu configuro no meu switch L2?”. Não confundam. O endereço IP configurado em switches L2 serve MERAMENTE para a gerência deste switch. Ou seja, é um endereço IP que você configura nele como você configuraria em um PC, por exemplo. Serve apenas para que o switch seja acessível remotamente (via Telnet, por exemplo), ou para que programas de gerenciamento possam “enxergá-lo”. Ele segue sendo um switch L2, ou seja, não suporta roteamento IP.
Um roteador (router, em inglês) é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada 3 (rede) do Modelo OSI.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
funcionalmente são equivalentes,operacionalmente, não.
-
Roteador - Encaminhas Pacotes via Software
switches L3 - Encaminha Pacotes via Hardware
-
Simples
São identicos??
1) Funcionalmente = Sim
2) Operacionalmente = Não.
-
O comentário do Adriano Coruja seria otimo, mas ele põe tudo a perder não citando fonte!!! (comentario sem fonte pra mim é como vassoura sem cabo - não serve pra nada!!!)
E outra: questao q da pra acertar por logica, pois, se SL3 e roteadores fossem identicos em tudo, não haveria lógica em projetar SL3...usariamos os roteadores.
-
Gabarito: ERRADO
- CESPE/ MPU 2013
Switches de camada 3 são funcionalmente, mas não operacionalmente, equivalentes a roteadores.
Gab.: CERTO