SóProvas


ID
1312300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de emenda constitucional que acaba com o voto secreto em todas as votações em sessões plenárias no Congresso Nacional. Para virar lei, o texto ainda precisa ser analisado pelos senadores, e a tramitação demorará, no mínimo, mais um mês. Parlamentares de oposição temem que esse processo demore e o projeto não seja votado logo.
O Globo, capa, 4/9/2013 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o próximo item.

Acredita-se que o fim do voto secreto nas sessões parlamentares de julgamento de processos de cassação reduzirá a prática do corporativismo entre colegas de bancada.

Alternativas
Comentários
  • "Especificamente no caso de cassação de mandatos é ainda mais importante o voto ser aberto porque é muito comum que um espírito de corporativismo tenda a produzir decisões contrárias ao que a sociedade quer. Muitas vezes, deputados que pela opinião pública deveriam ser cassados, e que acabam sendo poupados pelo voto secreto. Por isso nesse caso mais especificamente é fundamental acabar com o voto secreto e garantir o voto aberto para que toda nação saiba como cada parlamentar vota. Não vejo nenhuma razão para que o voto seja secreto."

     

    Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/459903-RETROSPECTIVA-2013-O-FIM-DO-VOTO-SECRETO-PARA-CASSACAO-DE-MANDATOS-PARLAMENTARES.html

     

    GABARITO: C