SóProvas


ID
1312339
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as técnicas usadas na terapia cognitivo comportamental, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica de role-play não é integra a prática da terapia cognitivo-comportamental.

II. O trabalho de identificação dos pensamentos disfuncionais é conduzido pelo terapeuta.

III. A descoberta guiada utiliza o questionamento socrático para trazer a informação à consciência do paciente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I.  A  técnica  de  role-play  integra  a  prática  da  terapia  cognitivo-comportamental. 

    II.  O trabalho de  identificação dos pensamentos disfuncionais é  conduzido pelo paciente.

  • Identificação de sentimentos, pensamentos e situações: terapeuta entrega uma lista ao paciente que contenha vários pensamentos, sentimentos e situações que o paciente possa discriminá-los.

  • Considero esse gabarito errado: considero que as 3 estão corretas.

    Na terapia analítico-comportamental, utilizam-se diversas técnicas, entre elas o role-playing e a análise funcional. O role-playing é viável para modelar comportamentos relevantes, enquanto a análise funcional é utilizada para avaliação diagnóstica e para produzir autoconhecimento.

    A terapia cognitiva defende a hipótese de que pensamentos disfuncionais58influenciam o humor e o comportamento do paciente, sendo esta relação comum a todos os transtornos psicológicos. Além disto, afirma-se que, à medida que o paciente aprende a identificar e a avaliar o seu pensamento disfuncional de forma mais realista, a interpretação posterior de suas experiências muda, levando a uma melhora em seu estado emocional e a um comportamento funcional. Para uma melhora duradoura no humor e no comportamento, estes aspectos devem ser trabalhados em um nível mais profundo de cognição, onde estão as crenças básicas que o paciente elaborou.

    De acordo com Beck J. S. (2013), o desenvolvimento das crenças está relacionado às ideias que os indivíduos elaboram nos primeiros estágios de desenvolvimento sobre si mesmos, sobre as outras pessoas e sobre o seu mundo. É uma tentativa de entender o ambiente e organizar as experiências de forma coerente, a fim de funcionar adaptativamente. As diferentes interações com o mundo e com os outros, assim como a influência da predisposição genética, conduzem o indivíduo a estes entendimentos particulares.

    A terapia cognitiva tem como base um modelo do processamento cognitivo e é fundamentada em princípios gerais que regem a estrutura do tratamento, nos quais a relação terapêutica exerce muita importância. Destaque-se aqui que, dependente destes aspectos, o viés pelo qual todo o processo terapêutico se desenrola é a comunicação.

    Nas palavras de Beck, A. T. e Alford (2000, p. 47),ao conduzir um tratamento clínico geral de um transtorno psicológico, o psicoterapeuta conta primeiramente com a comunicação verbal para facilitar a correção de um transtorno. Este é o caso se o psicoterapeuta adota uma abordagem comportamental, uma abordagem psicodinâmica, ou qualquer outra abordagem psicoterapêutica estabelecida. Portanto, um aspecto comum entre as várias psicoterapias é que a terapia envolve comunicação, ou a troca de informação, entre terapeuta e paciente.

  • II o processo de identificação de pensamentos dinfuncionais é realizado pelo terapeuta juntamente com o seu paciente.  A afirmação como consta está incompleta, cabe recurso, pq nem o paciente nem o terapeuta realizam sozinhos essa tarefa.