-
FGV fazendo uma palhaçada.
"A literatura sobre competências aborda diferentes alternativas para a classificação
das competências. Dentre elas, destaca-se a categorização das competências em dois
níveis de análise: individuais e organizacionais (CARBONE e colaboradores, 2006). "
A alternativa C também está correta. Procurem a página no facebook chamada "Portugues FGVes". Um movimento contra os erros cometidos pela FGV e que ela não admite. Subjetivismo é passível de corrupção e não podemos deixar isso passar em branco!
-
A alternativa A está errada: o chefe imediato conhece muito de seus funcionários, mas às vezes ele não tem a visão global. Pode ser que a unidade de gestão de pessoas, ou especialistas na estratégia da empresa, ou uma empresa de certificação, sejam os mais capazes de identificar as competências e o potencial do funcionário.
.
A letra B está errada porque a excelência da empresa está fundada na seleção, manutenção e promoção de pessoas competentes, e não de uma mera metodologia de trabalho.
.
A letra C é falsa porque trouxe apenas 2 tipos de competências, podemos falar em pelo menos 4 tipos de competências: essenciais, de gestão, organizacionais e individuais).
.
A letra E está errada porque o objetivo da gestão por competências é justamente aumentar a produtividade, ou seja, gerar desempenhos individuais desejáveis para alcançar os resultados organizacionais estratégicos.
.
O gabarito é a letra D: os sistemas tradicionais eram burocráticos, focados em cargos e departamentos. A gestão por competências se opõe aos modelos tradicionais porque foca em resultados, em entregas.
.
Professor: Flávio Sposto Pompêo
-
Alguns autores consideram a alternativa C correta. Pra mim são duas respostas aí.
-
Elizabeth, eu não vejo a alternativa C errada, pois a banca não restringiu que existem apenas essas competências e não é atoa que um dos objetivos da gestão por competência é alinhar as individuais com as da organização para alcançar seus objetivos. Portanto, essa alternativa está correta.
Obs: FVG é mais bugada que o Cespe kkk
-
GAB:D
Quanto a alternativa C:
COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS = Gerais e Específicas
COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS(EQUIPES): Grupos
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS= Conceituais, Humanas e Técnicas
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS= Essenciais (Core Competence), Distintivas, Organizacionais, Suporte, Dinâmicas.
Fonte:Professor Cassiano Salim - Curso GranCursos - Analista em Administração(Sim é coauntor do livro Gestão de Pessoas Para Concursos, com a Andreia Ribas)
-
Deixo apenas uma dica aos colegas: Estudem um material básico de gestão de competências, aprenda a nata da matéria (CHA, Mapeamento, etc) e façam MUITAS, MUITAS questões.
Foi desse jeito que aprendi a matéria com o tempo você vai sabendo identificar o que é "mais correto" e acerta uma questão como essa, a letra (C) é certa? Depende muito do autor; Já a letra (D) é CERTÍSSIMA - inclusive é um dos grandes desafios para implantação da gestão por competências!
At.te, CW.
-
Acho que essa questão deveria ser anulada.
Pois, a alternativa "c", como as demais, é uma afirmativa.
E as competências, de fato, compreendem as competências organizacionais e as competências individuais.
Na minha humilde opinião, só estaria errada a alternativa "c" , caso a questão afirmasse que as competências (só ou apenas) compreendem as competências organizacionais e as compentências individuais.
Da forma como foi proposta a afirmativa, entendo que também está certa a alternativa "c". Porque a questão pede para assinalar a afirmativa CORRETA, e não, A MAIS CORRETA.
Ficando portando, a questão com duas respostas corretas.
Quando você lê, já quer parar na "c", porque já sabe que ela está certa.
Não existe isso de A MAIS CORRETA em provas objetivas. Ou está certa ou não está, conforme a própria questão pede.
Mais uma questão mal formulada da FGV...
Bons estudos...
-
compreender
verbo
1. transitivo direto e pronominal
conter em si, em sua natureza; estar ou ficar incluído; abranger(-se).
"sua carta compreendia aplausos e recriminações"
2. transitivo direto
estender a sua ação a.
"tal regra compreende os verbos irregulares"
Fica claro que o "compreendem" da alternativa C não significa conter 100%, não precisaria listar as 4 competências para estar correta já que não utilizou nenhuma palavra restritiva como 'somente' ou 'apenas'. Mas não é a primeira vez que vejo a FGV fazer isso, quando querem ser fdp eles fazem (e a fgv é fdp com frequência!). No final acho que a dica do CW o_ó é a que mais ajuda neste assunto.
-
Quando se fala em tradicional não se usa o termo Gestão de Pessoas e sim Recursos Humanos, por isso achei a alternativa D confusa e optei pela C porque, apesar de incompleta, está correta. Estou solicitando comentário de professor.
-
Um absurdo esse tipo de questão. Não tem como defender. Em nenhum momento a letra C restringe a apenas duas competências. Apenas diz que COMPREENDE. Essa palavra não tem ideia de exclusão.
-
Os sistemas tradicionais eram burocráticos, focados em cargos e departamentos. A gestão por competências se opõe aos modelos tradicionais porque foca em resultados, em entregas.