SóProvas


ID
1312576
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

O Chaplin das crianças

Não faz muito tempo, passaram o filme Tempos
modernos
aqui, outra vez, e a gurizada foi ver e gostou. Achou
engraçado engraçado, não apenas engraçado curioso. Você e
eu não temos mais condições de julgar um filme de Charles
Chaplin. A obra de Chaplin faz parte do nosso patrimônio
cultural e mental. A gente a reverencia mesmo sem ver. Gosta
por obrigação. Mas as crianças não tinham nenhum compromis-
so com Chaplin, mal sabiam de quem se tratava, e gostaram
porque gostaram. Uma vez, tínhamos visto juntos uma coleção
de curtas-metragens antigos - inclusive do Chaplin -, e a
reação geral fora de profunda chateação. Minha também, só
que eu não podia confessar. E saí da experiência com sombrias
premonições. Acabara-se a inocência do mundo.

As pessoas se preocupam com o efeito da violência na
sensibilidade das crianças, mas minha preocupação é um pou-
co diferente. Tenho medo de que esta seja uma geração à pro-
va de deslumbramento. Uma geração dessensibilizada não pela
desumanidade que a técnica moderna transmite, mas pela pró-
pria técnica moderna. Certamente, não eram menos violentas
do que os seriados de TV de hoje as comédias pastelão de
50 anos atrás, quando pastelão era apenas uma das coisas que
as pessoas levavam na cara. Mas a novidade do cinema - a pri-
meira arte elétrica, o primeiro divertimento industrial - prevenia
contra a banalização da violência. Todos os saltos dados pela
técnica do entretenimento e da informação desde então nos en-
contraram dispostos ao deslumbramento. Me lembro que quan-
do a televisão mostrou as primeiras tomadas da Lua, direta-
mente da nave que a circundava, ficamos, os adultos, de boca
aberta, emocionados, na frente da TV até que uma das minhas
filhas entrou na sala e perguntou quando aquilo ia acabar, que
ela queria ver um desenho animado.

Sinto muito que meus filhos não terão mais nada com
que se emocionar no desenvolvimento da técnica de divertir,
mas talvez seja melhor assim. A técnica não quer dizer nada
para quem nasceu na era da televisão. A técnica já chegou a
Marte e não tinha nada lá, grande coisa. Mas a simples astúcia
do corpo de um comediante como Chaplin, a sabedoria de um
gesto feito há 50 anos ainda é compreendida e ainda faz rir. Talvez
o fim do deslumbramento com a técnica seja o começo da
verdadeira inocência, depurada e receptiva, e muito mais bem
informada do que a nossa.

(Luis Fernando Verissimo, Banquete com os deuses)

Atente para as seguintes afirmações:
I. No primeiro parágrafo, as duas reações referidas a filmes de Charles Chaplin demonstram a tese central do autor, segundo a qual as crianças de todas as épocas são igualmente sensíveis ao mesmo gênero de humor.
II. No segundo parágrafo, o autor confessa seu temor de que, com o tempo, as crianças se dessensibilizem de vez, dado que a violência a que estão expostas hoje, diante de uma TV, é muito maior do que a dos filmes antigos.
III. No terceiro parágrafo, o autor reconhece que a nova geração já não sente nenhum fascínio pelas novidades da tecnologia, ao passo que continua sensível às comédias que encantaram os antigos espectadores de cinema.
Em relação ao texto está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Interessante notar que o parágrafo primeiro inicia uma discussão sobre os filmes antigos para os jovens de outra geração (que não tinham a obrigação de gostar, mas gostaram), por isso, não foi o tema central, já que, o tema central retrata a relação dos avanços tecnológicos e a dessensibilização do jovem "atual". Partindo ainda mais para a subjetividade, percebe-se que este avanço não é garantia de diversão, e sim uma espécie de "tédio" (não vê mais graça em nada); em contrapartida, o jovem ri do que antigo porque a arte de fazer rir é atemporal.

    FIZ ISSO SÓ PARA INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSAS QUESTÕES MAIS BEM ELABORADAS.

    FOCO, FORÇA E FÉ - FFF

  • o 1º foi generalizado "as crianças de todas as épocas são igualmente sensíveis?" FALSO

    2º " a violência é muito maior que a dos filmes antigos, texto - Certamente, não eram menos violentas
    do que os seriados de TV de hoje as comédias pastelão de
    50 anos atrás,
      FALSO

    LETRA A

  • I. Errado. Na verdade, o 1º parágrafo mostra que a sensibilidade das crianças não é igualmente sensível ao mesmo gênero de humor.

    II. Errado. Pelo contrário! "não era menos violentas do que os seriados de TV de hoje as comédias pastelão de 50 anos atrás."

    III. Certíssimo! É exatamente o que diz o 3º parágrafo.

     

    ----------

    At.te, CW.

     - DUDA NOGUEIRA. Interpretação de Textos para Concursos. Pág. 598. 2ª edição. Editora JusPodivm, 2016.