SóProvas


ID
1312795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

P1: Se os professores desenvolvem trabalhos que levem os estudantes a definir os problemas a serem resolvidos e não apenas a resolvê-los, então os estudantes desenvolvem habilidades relacionadas à criatividade.
P2: Se os professores propiciam um ambiente de estudos no qual os estudantes não tenham medo de errar, eles tendem a ser mais ousados e a considerar o erro como uma etapa da aprendizagem.
P3: Estudantes que tendem a ser mais ousados e que consideram o erro como uma etapa da aprendizagem desenvolvem habilidades relacionadas à criatividade.
P4: Se os professores desenvolvem trabalhos que levem os estudantes a definir os problemas a serem resolvidos e não apenas a resolvê-los, ou propiciam um ambiente de estudos no qual os estudantes não tenham medo de errar, então os estudantes desenvolvem habilidades relacionadas à criatividade.

Considerando as proposições de P1 a P4 enunciadas acima, julgue o próximo item.

Se a proposição “Os estudantes tendem a ser mais ousados” for verdadeira, então a proposição P2 também será verdadeira, independentemente dos valores lógicos das demais proposições que a compõem.

Alternativas
Comentários
  • Olá galera do QC vou explicar como fiz.

    P2: Se os professores propiciam um ambiente de estudos no qual os estudantes não tenham medo de errar, eles tendem a ser mais ousados e a considerar o erro como uma etapa da aprendizagem.

    P -> Q ^ R

    A questão informa que Q é verdadeira, logo temos: ? -> V ^ ?, podemos ter as seguintes situações:

    1. V -> V ^ V  => V -> V logo: Situação Verdadeira

    2. F -> V ^ V  => F -> V logo: Situação Verdadeira

    3. F -> V ^ F => F -> F logo: Situação Verdadeira

    4. V -> V ^ F => V -> F logo: Situação Falsa

    Percebemos que não é INDEPENDENTE dos valores lógicos conforme afirma a questão, pois existe uma situação em que pode ser FALSA.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.


  • Não é suficiente apenas esse valor, pois ainda pode ser FALSO a proposição P2

  • GABARITO: ERRADO

    QUESTÃO: Se a proposição “Os estudantes tendem a ser mais ousados” for verdadeira, então a proposição P2 também será verdadeira, independentemente dos valores lógicos das demais proposições que a compõem.

    P2: A -> B ^ C

    Sabemos que para o condicional ser falso, precisamos de A = V, e no consequente, por tratar-se de uma conjunção, é suficiente que B OU C sejam falsos para que o consequente seja falso.

    O que tudo isso quer dizer:

    Se considerarmos que A = V, ainda que o B = V (como sugere a questão), caso eu tenha C = F, o meu consequente se tornará falso!!!

    Logo, V -> V ^ F = proposição FALSA.

    Tentei resolver da forma mais simples possível, se houver erros, por favor, avisem-me!!!

  • Questao só é grande, mas simples . Basta encontrar um VF no " se então "

    Medo errar então ousado e erro como etapa

    V V F = F

  • Como dizem por aí: ''Basta ter um Vera Fischer e será falso". :D

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque para que haja independência da valoração do antecedente, as duas consequentes devem ser V. Isso porque, são regidas pelo conectivo (e), e nesse conectivo, para ser V, ambas devem ter valores verdadeiros, pois a condicional é o conectivo mandante na estrutura. Portanto, gabarito errado.

    Ex: P ---> (Q ^ R) = V

    V/F______V_V_V

    Erros, mandem mensagem :)

  • Minha contribuição.

    Tabela Verdade da Condicional:

    V -> V = V

    V -> F = F

    F -> V = V

    F -> F = V

    Abraço!!!

  • Gabarito:Errado

    Principais Regras:

    • 50% das questões é para você verificar se o argumento é válido ou inválido e 50% é para você achar a conclusão. O método de RESOLUÇÃO é o mesmo.
    • Às vezes, a banca coloca sinônimos, então atenção, pois 99,9% das questões que aparecerem sinônimos das palavras, você continuará resolvendo da mesma forma.
    • Como identificar se o argumento é válido ou inválido? Passos: 1) Transformar as frases em siglas; 2)A conclusão vai ser SEMPRE FALSA e as premissas SEMPRE VERDADEIRAS; 3) Solucionar; 4) Se ao final, você resolver tudo sem encontrar erro, o argumento será inválido e se encontrar alguma divergência durante a resolução, será argumento válido.

    Ex: A: Igor foi estudou e passou; B: Igor estudou; Conclusão: Igor passou;

    1) Transformar as frases acima em siglas ou termos reduzidos - eu coloquei a primeira letra de cada termo, mas você pode fazer do jeito que for melhor, mas o intuito é reduzir as frases, logo ficará:

    A (E ^ P); B (E); Conclusão (P)

    2) As 2 primeiras sentenças serão as premissas que colocarei o valor final de verdadeiro e a conclusão de falsa. Logo, ficará:

    A (E ^ P) = V; B (E) = V; Conclusão (P)= F

    3) Solucionar

    A única alternativa para solucionar é a premissa A. Logo ficará:

    A (V ^ F) = V ?

    No conectivo "e" quando se tem V ^ F, o final será Falso, logo ocorreu uma divergência.

    4) Divergência, logo argumento válido.

    • Já em relação as questões para achar a conclusão? O método descrito acima é aplicado, porém você deverá iniciar por sentenças simples, depois conectivo "e" e assim sucessivamente. Costumo dizer que é um pirâmide, a cada premissa resolvida, novas premissas serão abertas para você achar seu valor final. Geralmente existem diversas conclusões. CUIDADO: Exemplo: Premissa A: Carlos foi a festa; No momento que você identificar ao resolver que essa premissa é falsa, a conclusão trocará o valor semântico da frase, logo será "Carlos não foi a festa".

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação !!