SóProvas


ID
1313167
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

Sete reflexões sobre o uso da água

1. A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.

2. A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo, a contaminação da água superficial e subterrânea é tanta que, para o abastecimento da região metropolitana a água é buscada a mais de 150 km de distância. Ou seja, a chuva que deveria ser uma bênção é um fator de destruição e de risco.

3. Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.

4. O Brasil, no todo, é um País rico em água. Dispõe de 12% de água doce superficial do mundo, mas tem vivido uma ilusão de abundância a despeito das diferenças de má distribuição pelo seu território.

5. Mesmo nas regiões caracterizadas como de água abundante, a água está se tornando escassa porque sua qualidade deteriora. Essa é uma questão ambiental grave e do momento.

6. Dado importante: a lei brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo contemplando as questões básicas da sustentabilidade do uso da água. Hoje não se pode fazer a gestão dos recursos hídricos independente da gestão do uso do solo e sem que os usuários participem do processo decisório quanto ao planejamento dos usos.

7. Hoje não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água, como abastecimento, geração de energia, navegação, lazer, pesca e proteção ao ecossistema.

(Folha do meio ambiente - abril de 2013)

Ao dar o título de reflexões ao texto, o autor o inclui quase que obrigatoriamente entre os textos

Alternativas
Comentários
  • Expositivos e Informativos são sinônimos.

  • e o que é expositivo/informativo?? é quando vc dá uma informação seca, sem nenhuma opnião? tipo: hoje nasceu fulano. e pronto acabou?

  • Em um texto argumentativo, COMUNICAR não significa apenas enviar uma mensagem e fazer com que nosso ouvinte/leitor a receba e a compreenda. Dito de uma forma melhor, podemos dizer que nós nos valemos da linguagem não apenas para transmitir idéias, informações. São muito freqüentes as vezes em que tomamos a palavra para fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite o que estamos expressando (e não apenas compreenda); que creia ou faça o que está sendo dito ou proposto.

    1. 1. Proposição (tese): afirmativa suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento.
    2. 2 .Análise da proposição ou tese: definição do sentido da proposição ou de alguns de seus termos, a fim de evitar mal-entendidos.
    3. 3. Formulação de argumentos: fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos, etc.
    4. 4. Conclusão
    Gabarito: A

  • Entre os textos, seria entre o corpo das 7 reflexões ou entre este texto e o outro sobre " A cooperação pela água constrói a paz."?

     

  • O texto dissertativo-argumentativo é temático discute quase sempre de temas relevantes e faz o leitor refletir, essa primeira parte de refletir é do texto dissertativo, agora quando ele adiciona a argumentação, faz o leitor refletir de acordo com a opinião do escritor, que fará de tudo para que o leitor pense como ele.

  • Gostei do comentário de Renata que diz que a letra "d" e "e" são sinônimos.

    Inferi então que elas se excluem pois se você marcar um a outra estaria errada e não é possível dentre duas coisas sinônimas uma está errada e a outra certa.