SóProvas


ID
1313170
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

Sete reflexões sobre o uso da água

1. A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.

2. A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo, a contaminação da água superficial e subterrânea é tanta que, para o abastecimento da região metropolitana a água é buscada a mais de 150 km de distância. Ou seja, a chuva que deveria ser uma bênção é um fator de destruição e de risco.

3. Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.

4. O Brasil, no todo, é um País rico em água. Dispõe de 12% de água doce superficial do mundo, mas tem vivido uma ilusão de abundância a despeito das diferenças de má distribuição pelo seu território.

5. Mesmo nas regiões caracterizadas como de água abundante, a água está se tornando escassa porque sua qualidade deteriora. Essa é uma questão ambiental grave e do momento.

6. Dado importante: a lei brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo contemplando as questões básicas da sustentabilidade do uso da água. Hoje não se pode fazer a gestão dos recursos hídricos independente da gestão do uso do solo e sem que os usuários participem do processo decisório quanto ao planejamento dos usos.

7. Hoje não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água, como abastecimento, geração de energia, navegação, lazer, pesca e proteção ao ecossistema.

(Folha do meio ambiente - abril de 2013)

A reflexão 1 informa ao leitor que a década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. O segundo período dessa reflexão mostra

Alternativas
Comentários
  • alguém explica? não entendi pq há uma repetição. se primeiro ele diz que foi marcada a década por preocupações ambientais...e depois diz: e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.    há para mim uma contradição;

  • Década de 70 = 1 de janeiro de 1970 e 31 de dezembro de 1979, aproximadamente início dos anos 80.

    foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais = as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais. Explica quais são as condições ambientais, que até esta época, não eram motivo de preocupação.

    O autor diz exatamente o que foi dito antes, usando outras palavras.

    a) Não há contradição.

    c) Não há conclusão.

    d) Não há retificação.

    e) Na minha opinião, há explicação do que foi dito antes. O problema é que não há termo de difícil compreensão.


    Gabarito: B

  • Que barbaridade!!! Repetição? Repetir significa reafirmar, recontar, dizer de novo. Queiram me desculpar, mas ninguém me convencerá de que ocorreu repetição nesta hipótese. O próprio autor do texto começa o segundo parágrafo afirmando que "a contradição é tamanha".

  • ele afirma que na década de 70 houve um DESPERTAR....

  • Esta questão é uma pegadinha! 

    A década de 70 foi marcada pelo .... ---> toda a década de 70: de 1970 até 1979

    Até o início dos anos 80 ... ---> início dos anos 80 = 1 de janeiro de 1980, logo até esta data (antes de 01/01/80), podemos considerar a década de 70.  Logo as informações referem-se ao mesmo período.

  • Vitor Santos, não se trata de contradição. Acredito que você tenha se atentado para a segunda reflexão. A banca pede segundo período dessa reflexão, ou seja, da reflexão 1.Érica, não há explicação de um termo de difícil compreensão. Ele apenas explica quais sãos as preocupações ambientais. Bons estudos!

  • "2. A contradição é tamanha...". Vai entender...

  • Já dizia o sábio filósofo:
    "Hum hum..."

  • continuo não entender! caramba se a decada de 70 foi marcada pela preocupação com a agua...e depois NÃO TIVERAM PREOCUPAÇÃO..........como isso ñ pode ser uma contradição? primeiro temos a preocupação e depois não temos mais a preocupação. pqp viu.

  • http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2013/03/dia238.html

    Esse é o link do texto completo. Notem que o segundo período começa com: "A contardição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo...

    Pra mim, essa questão está mal formulada.

  • Pessoal, 

    seria Contradicao se tivesse ocorrido na decada de 70 preocupacao com a consequencia. 

    O 'DESPERTAR' para um problema nao significa em tomar acoes efetivas para 'deter' as 'CONSEQUENCIAS' deste problema.

    Ex: Houve o despertar para o problema de se tomar refrigerante mas nao foram feitas acoes para deter esta pratica.

    Na decada de 70, houve o DESPERTAR . 

    Ate o inicio da decada de 80 nao levaram em conta as consequencias ( Isso nao significa uma CONTRADICAO, e sim uma CONTINUACAO do 'despertar'....uma REPETICAO ).

     

     

  • Na reflexão 1 temos:

    "A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (...) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais."

    Não existe contradição entre os dois períodos. A preocupação com o ambiente começou nos anos 70, portanto, era de se esperar que até o início de 80 as pessoas ainda não levavam em consideração o uso da água. Na minha opinião, o segundo período é uma exemplificação de um fato exposto no período anterior, cabendo até mesmo o uso de dois-pontos entre um período e outro:

    "A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais: até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (...) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais."

    O autor explica, elucida, esclarece, através de um exemplo, que a questão ambiental apenas começou a ser discutida nos anos 70. O exemplo, no caso, é o fato de que até o começo dos anos 80 usava-se a água sem se pensar nas consequências ambientais. 

    Pensando em um exemplo parecido:

    "A década de 90 foi marcada pelo surgimento da Internet. Até o início dos anos 2000, as empresas se comunicavam por fax."

    "A década de 90 foi marcada pelo surgimento da Internet: até o início dos anos 2000, as empresas se comunicavam por fax."

     

    Na minha opinião, a resposta que mais se aproxima é a letra E, porém não há um termo de "difícil compreensão no texto". 

    Também discordo com o gabarito (letra B), pois o autor não repetiu com outras palavras o período anterior. Uma repetição com outras palavras ficaria mais ou menos assim:

    "A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais."

    "Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao meio ambiente não eram levadas em consideração."

    Resumo da história: eu entraria com recurso. XD 

    ...............

    Quanto ao termo "contradição" no segundo parágrafo:

    O texto traz 7 reflexões sobre o uso da água. Cada uma delas é independente, isto é, tem um sentido fechado. Tratam-se de fatos enumerados: uma "coordenação de parágrafos". Tanto é que eles são iniciados por um numeral:

    "1. A década de 70 foi marcada..."

    "2. A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai... ...a água é buscada a mais de 150 km de distância."

    Notem que na reflexão 2 a "contradição" diz respeito ao fato de chover muito em SP e ainda assim é preciso buscar água longe. Nada tem a ver com a reflexão 1

     

     

     

  • Não tem como acertar uma questão de interpretação da Banca FGV. Eles devem usar drogas ao interpretar! Não tem lógica uma repetição. Fica totalmente exposto uma contradição de ideias ou uma explicação. Ridículo o gabarito ser repetição!!!

  • 1. A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais.

    2. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.

    ou seja, começaram a se preocupar com o meio ambiente, mas só começaram a se preocupar com as consequências (para o futuro) posteriormente.

     

    Falou do mesmo assunto, com acréscimo de informações.

  • pessoas tentando explicar o gabarito auhuhu  quero ver vcs darem essas explicações sem olhar a resposta correta

  •  despertar das preocupações ambientais(MOTIVO DE PREOCUPAÇÕES, INÍCIO DAS PREOCUPAÇÕES) JÁ QUE não levaram em conta as consequências ambientais. NÃO É DESPERTAR PARA AS PREOCUPAÇÕES...