SóProvas


ID
1313179
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

Sete reflexões sobre o uso da água

1. A década de 70 foi marcada pelo despertar das preocupações ambientais. Até o início dos anos 80, as questões relacionadas ao uso da água (geração de energia, abastecimento doméstico e industrial, coleta de esgoto, lazer) e seu manuseio não levaram em conta as consequências ambientais.

2. A contradição é tamanha que mesmo com toda a chuva que cai, por exemplo, em São Paulo, a contaminação da água superficial e subterrânea é tanta que, para o abastecimento da região metropolitana a água é buscada a mais de 150 km de distância. Ou seja, a chuva que deveria ser uma bênção é um fator de destruição e de risco.

3. Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.

4. O Brasil, no todo, é um País rico em água. Dispõe de 12% de água doce superficial do mundo, mas tem vivido uma ilusão de abundância a despeito das diferenças de má distribuição pelo seu território.

5. Mesmo nas regiões caracterizadas como de água abundante, a água está se tornando escassa porque sua qualidade deteriora. Essa é uma questão ambiental grave e do momento.

6. Dado importante: a lei brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo contemplando as questões básicas da sustentabilidade do uso da água. Hoje não se pode fazer a gestão dos recursos hídricos independente da gestão do uso do solo e sem que os usuários participem do processo decisório quanto ao planejamento dos usos.

7. Hoje não se pode mais planejar um único uso sem considerar as múltiplas finalidades da água, como abastecimento, geração de energia, navegação, lazer, pesca e proteção ao ecossistema.

(Folha do meio ambiente - abril de 2013)

A reflexão 3 mostra uma argumentação apoiada na

Alternativas
Comentários
  • Convencer e persuadir: ainda que usadas como sinônimos, as palavras não têm o mesmo significado.

    Convencer está relacionado ao fato de fazer com que o outro aceite uma ideia ou atenda a um desejo. Persuadir relaciona-se a uma imposição que é feita a alguém.


    Observe os seguintes casos:

    1.A filha não queria almoçar, mas a mãe dá a ela diversos motivos para que ela se alimente e, ao final da conversa, a criança aceita comer.
    2.A filha não queria almoçar. A mãe afirma que, se ela não se alimentar, ficará uma semana sem poder entrar na internet. Ao final da conversa, a criança resolve comer.

    Na primeira situação, a filha foi convencida a almoçar, pois passou a crer nos argumentos apresentados pela mãe. No segundo caso, a criança foi persuadida a comer, já que ficou com medo de não poder acessar a internet.


    Estratégias argumentativas para convencer ou persuadir alguém:


    •Tentação: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos positivos a fim de ter seu desejo atendido. É comum oferecer ao interlocutor algo de valor positivo, que atenda aos interesses do outro.


    Exemplo: Se você almoçar, eu o levo ao cinema mais tarde.


    •Sedução: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos positivos do interlocutor a fim de ter seu desejo atendido.


    Exemplo: Você escreve aquele texto para mim? Peço, porque você é esperto, inteligente e escreve tão bem!


    •Provocação: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos negativos, a fim de mexer com a vaidade do outro, baixando a autoestima.


    Exemplo: Eu duvido que você tenha coragem de ir sozinho ao mercado a essa hora comprar os ingredientes do lanche. Você é sempre tão medroso.


    •Intimidação: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos negativos, a fim de intimidar, isto é, causar medo no interlocutor.


    Exemplo: Ou você come tudo ou não vai mais jogar videogame.

  • 3. Hoje não existe mais água no mundo do que havia há 21 séculos, quando a população era menor do que 3% do que é hoje. Se a água vai continuar tendo a mesma quantidade, é bom lembrar que a população continuará crescendo.

    Intimidar = Causar pavor; fazer com que alguém sinta receio; sentir-se temeroso; amedrontar-se.

    A quantidade de água será a mesma, a população continuará crescendo, o consumo aumentará e faltará  água. Intimida o leitor sobre uma possível falta de água no futuro, provoca o medo de que isso aconteça.

    Gabarito: D

  • Muito boa questão

  • Já que Caio disse que intimidação é um tipo de persuasão, há duas respostas para a questão.