SóProvas


ID
131365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de
serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás
praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a
demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce
também a necessidade de profissionais capacitados e com
conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os
itens de 102 a 111.

O controle de mídia e a sinalização de chamadas, em uma arquitetura H.323, é realizado pelos protocolos H.245 e H. 225, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  •  O controle de mídia não seria feito pelo RTCP, não?

  • RTP é pra transporte e o RTCP é para controle desse transporte feito com o RTP

  • Também discordo do gabarito da questão, mas não no ponto que vocês levantaram
    O RTCP exerce um certo controle sobre as mídias transportadas pelo RTP, sim, controles do tipo: controle de congestionamento, provê informações acerca da qualidade da distribuição dos dados de um fluxo, etc.
    Mas, o protocolo H.245 além da função de troca das capacidades entre os endpoints, também, é responsável por abrir e fechar esses canais lógicos de mídia (RTP/RTCP), então pode-se dizer que exerce algum controle de mídia

    Quanto essa questão da sinalização de chamadas, o protocolo responsável por ela dentro da arquitetura H.323 é o Q.931 (mas já vi mencionarem outro nome, H.225 Call Signalling). Considero o gabarito errado, por causa da confusão em associar com o H.225 RAS, que tem outras funções diferentes de sinalização de chamadas, como registro do terminal no gatekeeper, alocação de largura de banda no gatekeeper. Como não especificou qual seria, o mais adequado seria colocar Q.931 ou até mesmo H.225 Call Signalling.
  • Em relação à sinalização, eu li em Tanenbaum que era realizado pelo protocolo Q.931, mas assistindo a aula do curso da Cathedra de Redes, o professor Ricardo Coutinho mencionou o H.225 como protocolo de sinalização. Eu ficaria com o que o Tanenbaum informou, pois é mais conceituado, muito mais.
  • Existe o H.225.0 RAS (register, admission, status), responsável pela comunicação entre terminal e gatekeeper, permitindo àquele se autenticar, sair e entrar em uma zona H.323, solicitar largura de banda e informar seu status.

    Existe também o H.225.0 CS (call signalling), que provê controle de sinalização da chamada. É baseado no protocolo Q.931.

    Por fim, existe o H.245 CS (control signalling), responsável pelo anúncio dos recursos suportados pelos terminais, negociação do método de compressão a serem utilizados e abertura e o fechamento de canais de mídia.

  • Questão polêmica. Parece que os autores não se decidem. Vamos ver o q diz cada um?

    Segundo[1], o H.323 não é um protocolo único; ele especifica como vários protocolos podem ser combinados para formar um sistema de telefonia IP funcional. (...) A Figura 26.5 lista os quatro principais protocolos que formam os blocos de construção de H.323.

    Protocolo: Finalidade

    H.225.0: Sinalização usada para estabelecer uma chamada

    H.245: Controle e feedback durante a chamada

    Figura 26.5: Os quatro protocolos básicos usados pelo H.323 para telefonia IP.

    Segundo o autor acima[1], essa questão está certa.

    H.225 Sinaliza 1 x 0 Q.931 sinaliza

    Já [2] afirma que "é preciso um protocolo para estabelecer e encerrar conexões, fornecer sinais de discagem, gerar sons de chamada e o restante da telefonia-padrão. A ITU Q.931 é usada aqui. Os terminais também precisam de um protocolo para se comunicar com o gatekeeper (se existir). Para esse propósito, é usado o H.225.

    Segundo[2], a questaõ estaria errada, uma vez que a sinalização é feita com o Q.931, sendo a comunicação com o GK feita com o H.225. Assim:

    H.225 Sinaliza 1 x 1 Q.931 sinaliza

    Fui consultar outro autor de peso pra ver pra quem ele desempata, e [3] já meio q bagunça o negócio, afirmando que

    "O protocolo Q.931 é usado durante as fases de estabelecimento e encerramento de conexões(e para Controle e sinalização)". E acrescentea que o "H.225, ou RAS (Registration/Administration/Status), é usado para registro no gatekeeper.

    Isso ainda não ficou claro pra mim, pois [3] mais confundiu do q esclareceu(embora também afirme q o Q.931 faz sinalização). Mas mesmo assim, fica valendo a afirmaçaõ acerca da sinalização no Q.931. Assim, atualizando o placar:

    H.225 Sinaliza 1 x 2 Q.931 sinaliza

    Uma obra bem recente de 2018, do autor [4] não menciona nada acerca do Q.931, mas afirma que "H.225 is the H.323 protocol that handles call or videoconfence signaling".

    H.225 Sinaliza 2 x 2 Q.931 sinaliza

    Bem, parei por aqui. Espero q os nobres companheiros façam algumas pesquisas nesse sentido. Acho q o gabarito deve se manter, pq se até os autores não de decidem...a banca nem deveria entrar nessa polemica.

    Aguardando comentários dos colegas.

    Fonte:

    [1] Interligação de redes com TCP/IP, Douglas Comer.

    [2] Tanenbaum, Redes, 5ed

    [3] Forouzan

    [4] Network+ Guide to Networks, Jill West, Tamara Dean, Jean Andrews

    [5] Kurose, Infelizmente, um excelente autor, não menciona nada em sua obra.