SóProvas


ID
1314406
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com D. W. Winnicott, uma falha ou omissão ambiental nos primeiros meses de vida da criança poderá não resultar em doença psicótica se

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dar uma indicação de bibliografia que aborde exatamente esse ponto?

  • Winnicott (1952/1978) chama a atenção para o papel que os processos intelectuais assumem nessa época. Através deles, os fracassos do meio ambiente podem ser gradualmente levados em conta e tolerados. Eles funcionam como um elo de ligação entre a adaptação incompleta e a completa, permitindo ao indivíduo preencher a lacuna existente entre ambas e assim obter uma compensação para as falhas ambientais. Desse modo, através desse mecanismo propiciado pelos processos cognitivos que é o fantasiar, uma adaptação não suficientemente boa pode se transformar em uma adaptação suficientemente boa - o que nos remete à descrição de Freud (1920/1969) sobre o bebê que, através do jogo e da fantasia, encontra um meio de transformar uma experiência desagradável em uma atividade prazerosa. O brincar "verdadeiro" permite ampliar a compreensão do processo simbólico e de sua função, através da representação, conceito essencial também na formulação freudiana – basta pensar no jogo do carretel, que instala um fenômeno novo em que imagem e palavra se amalgamam.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000300005

     

    Marina, o livro que trata desse assunto parece ser esse: Winnicott, D. W. (1978). Psicose e cuidados maternos. Em D. W. Winnicott (Org.), Textos selecionados: Da pediatria à psicanálise (2ª ed. pp. 375-387). Rio de Janeiro: Francisco Alves (Original publicado em 1952).

     

  • Letra E