- ID
- 100150
- Banca
- FCC
- Órgão
- DPE-SP
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
D. W. Winnicott procurou demonstrar que a experiência emocional da criança submetida à privação impede-a, principalmente, de
D. W. Winnicott procurou demonstrar que a experiência emocional da criança submetida à privação impede-a, principalmente, de
Uma possibilidade de o indivíduo conseguir o reconhecimento do seu meio familiar e social é por intermédio do recurso inconsciente de, desde criança, adaptar-se às expectativas que os demais valorizam e impõem como condição para a aceitação, admiração e amor. Em linguagem winnicottiana, este processo institui a formação de um "falso
A abordagem winnicottiana apontou a importância da criança poder confiar em seus pais (ou pessoas que a cercam) e de que cada criança gradualmente adquira um senso de segurança e entende que boas condições nos estágios iniciais de desenvolvimento conduzem a um senso de segurança, que leva
Ao entrevistar crianças, o terapeuta D. Winnicott utilizava o método chamado por ele de:
O autor que concebeu uma teoria da conduta e da personalidade com base nos dados obtidos através da chamada “Terapia Centrada no Cliente”, foi:
Um dos autores mais considerados na atualidade é o psicanalista inglês Donald Winnicott. O seguinte conceito NÃO diz respeito à sua teoria:
Na atualidade, admite-se que, além das mães biológicas, outras figuras sejam igualmente importantes para o desenvolvimento dos bebês. O teórico que fortaleceu essa compreensão através do conceito de cuidador foi:
Uma creche tomou uma série de medidas para auxiliar a adaptação das crianças numa faixa etária entre 12 a 36 meses. Entre essas medidas, permitiu que as crianças pudessem trazer objetos significativos de casa, tal como bichinhos de pelúcia, fraldinhas ou chupetas. A orientação era que as crianças deveriam entregar esses objetos na entrada, mas que poderiam buscá-los caso vivenciassem alguma situação de ansiedade ao longo do dia. O conceito winnicotiano que melhor serve de suporte teórico para essa orientação da creche é o de:
Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.
Ainda que o comportamento agressivo não se transforme, necessariamente, em violência, a convivência com a agressividade facilita a evolução do primeiro em direção ao segundo. Para isso concorrem vários fenômenos, que segundo diferentes abordagens teóricas encontrarão diferentes explicações.
Em relação à compreensão teórica do comportamento agressivo, analise as afirmativas a seguir:
I. Winnicott sugere que a agressão pode ser percebida como reação a frustração. Na impossibilidade de ver realizado seu desejo, o psiquismo reage e desloca a energia para a agressividade.
II. Já sob a perspectiva Gestáltica, a agressividade pode resultar da percepção inadequada dos comportamentos emitidos; o indivíduo não discrimina os detalhes que diferenciam um comportamento agressivo de outro socialmente adaptado.
III. As visões teóricas da psicologia se contradizem, ampliam e reforçam a possibilidade da construção de um sólido corpo teórico para compreender o fenômeno do comportamento agressivo.
IV. Na abordagem do Behaviorismo radical, o contra- condicionamento funciona e pode ser encontrado em esportes radicais, por dos quais o indivíduo encontre a mesma gratificação sem conflitar com a sociedade.
Está(ão) correta(s) APENAS:
Winnicott (2005) enfatiza a importância dos métodos psicológicos na investigação de casos judiciais, mas alerta que um dos maiores obstáculos para tanto é a atitude sentimentalista em relação ao crime. Para ele, no sentimentalismo,
Winnicott (2005) descreve que a tendência antissocial inclui roubo, mentira, incontinência e, de modo geral, uma conduta desordenada. Quanto à terapêutica dessa tendência, ele afirma que
"A terapia cognitiva foi fundada no inicio da década de 1960. O fundador deste modelo teórico teve a sua atenção despertada pela visão negativa que determinados pacientes tinham de si mesmos,do mundo a sua volta e do futuro."
(Cordioli, 2008.)
Os dizeres abordam sobre um modelo teórico, cujo autor fundou por causa de um imenso incômodo diante de alguns pacientes, com determinado transtorno. Marque a alternativa que nomeia respectivamente o autor e o transtorno que serviu de base para a fundação da terapia cognitiva.
Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Para Winnicott, a "___________" é aquela que faz uma adaptação ativa às necessidades do bebê, uma adaptação que vai diminuindo à medida que o bebe se torna capaz de suportar as falhas nesse processo e tolerar a frustração.
Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria desenvolvida por Donald Winnicott, as fantasias inconscientes devem ser levadas em consideração na análise do comportamento antissocial e da agressividade, não podendo esta última ser explicada exclusivamente pela emergência de instintos agressivos primitivos.
O conceito “constelação materna” destaca as características presentes na relação mãe-bebê que têm importância fundamental para a construção dessa relação.
O nome do autor desse conceito é:
De acordo com D. W. Winnicott, uma falha ou omissão ambiental nos primeiros meses de vida da criança poderá não resultar em doença psicótica se
Para Winnicott, a base da tendência antissocial inclui
Para D. W. Winnicott, o tratamento fundamental para crianças que apresentam tendência antissocial é
O psicanalista inglês D. W. Winnicott abordou a questão da tendência antissocial em conferências como “A delinquência como sinal de esperança” (1967) e em artigos reunidos na obra “Privação e Delinquência”. De acordo com o psicanalista:
Em relação ao trabalho do psicanalista inglês Donald Winnicott, analise as afirmativas a seguir.
I. Seu trabalho é fundamental para o entendimento da formação de vínculos precoces.
II. O conceito de objeto transicional diz respeito a um objeto que adquire um valor afetivo para a criança.
III. O conceito de mãe suficientemente boa diz respeito à mãe que proporciona ao bebê a ilusão de que o mundo é criado por ele.
Assinale:
D. W. Winnicott aponta que há dois pontos principais através dos quais a família contribui para a maturidade emocional do indivíduo: “um é a existência continuada da oportunidade de dependência em alto grau; o outro é a provisão de oportunidade para que o indivíduo se separe dos pais e se ligue à família, e da família à unidade social imediatamente próxima
Donald Winnicott descreveu uma conduta emocional da mãe a respeito de seu filho e apontou que os diferentes graus de perturbação psíquica se instalam a partir dos êxitos ou fracassos da sustentação, também denominada
Sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura, Winnicott aponta que há uma época em que a mãe (ou uma mãe substituta dotada do mesmo sentimento), do ponto de vista da criança, tem que ser algo mais que confiável. Para o autor, em se tratando de crianças pequenas, é só o amor por aquela criança que torna a pessoa confiável o suficiente. Entretanto, Winnicott acredita que:
I Em relação aos primeiros meses de vida é preciso mais que o amor. O termo “devoção” dá a justa medida.
PORQUE
II A criança, inicialmente, carece de um grau de “adaptação ativa a suas necessidades” que só pode ser provida se uma pessoa devotada estiver cuidando de tudo.
Considerando-se o exposto, pode-se dizer que:
Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura.
“Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41).
Segundo Winnicott:
Ao tratar das consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança, Winnicott mostra que na teoria que subjaz a estas considerações, têm-se sempre em mente o estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança quando da operação de determinado fator traumático. A criança pode:
I estar numa dependência quase completa, estando fundida com a mãe.
II estar numa situação tão agressiva que nem percebe a existência da figura materna.
III ter entrado num estado de dependência ordinária, no qual vai adquirindo sua independência.
IV já ter-se tornado em certa medida independente.
Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Conforme mostra Winnicott, as psicoses parentais podem ser graduadas segundo a seguinte escala: I Pais muito perturbados. Nestes casos, outros indivíduos assumem o cuidado dos bebês e crianças.
II Pais menos perturbados. Há períodos em que outros entram em cena.
III Pais dotados de saúde suficiente para proteger os filhos da própria patologia, pedindo ajuda.
IV Pais cuja patologia é tolerada apenas por um dos genitores. Neste caso deve ser sugerida a separação judicial antes dos procedimentos clínicos.
Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Dentre as opções abaixo, assinale a INCORRETA em relação ao conceito de objeto transicional desenvolvido por Winnicott.
Muitos foram os autores em psicologia e psicanálise que se dedicaram a estudar os cuidados maternos e suas repercussões para o desenvolvimento emocional, tendo o psicanalista D. W. Winnicott se notabilizado por sua vasta contribuição nessa área.
São conceitos desenvolvidos por esse autor:
Zimerman (2006) dividiu a psicanálise didaticamente em escolas psicanalíticas.
Sobre esse assunto, preencha corretamente as lacunas do texto.
Os autores da Escola ___________________ fundamentaram seus estudos nos últimos trabalhos de Freud, particularmente a partir da formulação da estrutura tripartida da mente – id, ego e superego – e também se alicerçaram nos trabalhos de Anna Freud referentes às funções do ego. A Escola ___________________ tem como principais autores, entre outros, Ronald Fairbairn e Melanie Klein. O destaque ao valor positivo da destrutividade, desde que haja a sobrevivência do objeto simultaneamente amado e atacado, é um aspecto destacado pela Escola ___________________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
Nos estudos do desenvolvimento humano, a visão Winicottiana da criança prevê que o objeto transacional é base
No que se refere às síndromes relacionadas ao comportamento alimentar e às abordagens psicológicas adequadas a esses casos, julgue o item que se segue.
Donald Winnicott entende a anorexia como o efeito da
submissão do self às próprias necessidades.
Winnicott descreve o crescimento emocional em termos de uma jornada separada em três categorias.
Essas categorias são:
Em seus estudos sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional, Winnicott discorre sobre o desenvolvimento da capacidade de se preocupar.
Sobre esse tema, analise as afirmativas:
I. É necessário ser preciso sobre o exato momento em que a preocupação – em seu aspecto positivo – surge no desenvolvimento emocional da criança.
II. Preocupação indica o fato de o indivíduo se importar, ou valorizar, bem como sentir e aceitar responsabilidade.
III. A palavra preocupação é utilizada para expressar de forma positiva um fenômeno que, em seu aspecto negativo, é expresso pela culpa.
IV. O sentimento de culpa é descrito como a ansiedade ligada ao conceito de ambivalência e implica algum grau de integração do ego do indivíduo.
Estão corretas
De acordo com Winnicott, na origem de toda tendência antisocial há uma deprivação. O conceito de deprivação refere-se:
Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada
Dadas as afirmativas sobre a teoria do amadurecimento emocional de Donald W. Winnicott,
I. No estágio da dependência absoluta, a mãe deve agir, para o atendimento das necessidades do bebê, por meio de três tarefas exercidas simultaneamente; são elas: apresentação de objetos, holding e handling.
II. Winnicott desenvolveu sua teoria do desenvolvimento, focalizando, exclusivamente, a importância da função materna no processo de amadurecimento do indivíduo.
III. Winnicott define a Preocupação Materna Primária como um estado em que a mãe se preocupa de maneira exagerada com o desenvolvimento do seu filho e esse estado somente cessa quando o indivíduo se torna independente da mãe.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Winnicott (1971) apresentou uma forma de interação com a criança tendo como objetivo básico estruturar uma consulta com efeitos terapêuticos. Trata-se de uma técnica clínica que tenta reproduzir as condições para o aparecimento do espaço transicional entre psicólogo-cliente, gerando uma situação como que onírica, onde a comunicação de aspectos profundos do psiquismo fica facilitada. Qual o nome dessa técnica?
De acordo com as abordagens teóricas em psicologia, julgue o item seguinte.
Para Donald Winnicott, a vontade e o livre-arbítrio são
constructos mentais não observáveis.
O conceito de holding em Winnicott refere-se à(ao)