SóProvas


ID
1314682
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Nos termos do que prescreve o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação ao Acesso à Justiça, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art.141

    § 2º As ações judiciais da competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.

  • Art.143. E vedada a divulgação de atos judiciais, policiaise administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que seatribua autoria de ato infracional.

    Parágrafo único. Qualquer notícia a respeito do fato não poderá identificar a criança ou adolescente,vedando-se fotografia, referência a nome, apelido, filiação, parentesco, residência e, inclusive, iniciaisdo nome e sobrenome.(Redaçãodada pela Lei nº 10.764, de 12.11.2003)


  • A) É facultativa a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional.

    ERRADO - Art. 143. E vedada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional.

    B) As ações judiciais de competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.

    CORRETO - ART. 141, §2º As ações judiciais da competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.

    C) Sempre que os interesses dos adolescentes colidirem com os de seus pais ou responsável, o conflito deverá ser resolvido pelo Ministério Público.

    ERRADO – ART. 142, Parágrafo único. A autoridade judiciária dará curador especial à criança ou adolescente, sempre que os interesses destes colidirem com os de seus pais ou responsável, ou quando carecer de representação ou assistência legal ainda que eventual.

    D) Perante a Justiça da Infância e da Juventude, o menor de dezesseis anos deverá ser assistido, e o maior de dezesseis anos deverá ser representado por curador especial.

    ERRADO - Art. 142. Os menores de dezesseis anos serão representados e os maiores de dezesseis e menores de vinte e um anos assistidos por seus pais, tutores ou curadores, na forma da legislação civil ou processual.

    E) A expedição de cópias ou certidões sobre os atos judiciais que envolvam crianças ou adolescentes não poderão ser deferidas.

    ERRADO - Art. 144.A expedição de cópia ou certidão de atos a que se refere o artigo anterior somente será deferida pela autoridade judiciária competente, se demonstrado o interesse e justificada a finalidade.

  •  A assertiva correta é o ítem B.
    A assertiva expressa o enunciado no art. 141,§ 2º, do ECA. Atente-se para o fato de que o STJ mitigou essa isenção, restando limitada as situações em que os menores sejam partes. Logo, nas ações sob o pálio do ECA em que o seja parte pessoa jurídica não há falar em isenção. Para ilustrar uma situação em que há pagamento de custas e emolumentos, cito o caso de uma pessoa jurídica que requer perante a Justiça da Infância e do Adolescente um alvará para o show.
     O fundamento foi no sentido de que a isenção tem como fim teleológico facilitar a proteção dos direitos da criança e do adolescente.

  • As ações judiciais de competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.