Alternativas
não há necessidade de verificar o estado do teto e das paredes, pois dificilmente ficam sujos. Os azulejos, porém, devem ser lavados com água morna e um pouco de detergente à base de amoníaco, para retirar a gordura.
os armários de cozinha devem permanecer limpos, forrados e fechados para evitar a entrada de insetos e poeira. Os fogões e fornos devem ser rigorosamente limpos a cada dois dias de trabalho.
em uma cozinha, cada equipamento e cada utensílio deve ter seu lugar e, logo após ser utilizado, deve ser limpo e guardado. O piso da cozinha deverá ser antiderrapante e lavado a cada dois dias de trabalho.
as cubas e as pias, bem como saídas de água das pias (ralos), como são áreas úmidas, não precisam merecer cuidado especial, pois não são locais de fácil contaminação.
a limpeza diária da cozinha, inclusive com higienização de pisos e paredes, é uma necessidade e obrigação. Todos os equipamentos e utensílios devem ser lavados quando forem utilizados, e guardados secos em seus devidos lugares. Os produtos químicos, detergentes e outros produtos de limpeza devem ser neutros e biodegradáveis.