SóProvas


ID
1315636
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As amostras utilizadas para a pesquisa de BAAR são

Alternativas
Comentários
  • BAAR, bacteria acido alcool resistente, exame realizado por meio do escarro do paciente, a linfa é outra região por qual a bactéria da tuberculose possui tropismo.

  • O papel da enfermagem

     

    O enfermeiro da equipe de saúde da família pode ser o responsável pela identificação dos sinais da TB, sendo um agente extremamente necessário para a quebra do ciclo de doença, por meio do diagnóstico precoce.

    Realizar teste rápido de HIV.

    Incentivar o aumento do consumo de líquidos.

    Orientar sobre a melhor posição para facilitar a drenagem das vias respiratórias.

    Explicar a importância da medicação.

    Orientar sobre os medicamentos, as interações medicamentosas e os efeitos colaterais.

    Monitorar os efeitos colaterais dos medicamentos anti-TB, evitar o consumo de álcool e alguns alimentos que interagem com a INH, por exemplo: atum, queijo envelhecido, vinho tinto e molho de soja.

    Incentivar a nutrição adequada.

    Orientar sobre a higiene bucal, ao espirrar ou tossir cobrir a boca e o nariz, descartar os lenços de forma adequada e lavar as mãos.

    Notificação compulsória - comunicar ao departamento de saúde qualquer caso de TB, para que as pessoas com contato com pacientes infectados possam ser submetidas à triagem e tratamento se diagnosticado.

    Esses pacientes precisam de acompanhamento com a equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

  • linfa e escarro.

  • Como BAAR positivo pode significar M. tuberculosis ou outra micobactéria, a análise deve ser complementada com a cultura para identificação da espécie e realização de teste de sensibilidade às drogas.