SóProvas


ID
1315678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base nas teorias que norteiam a atuação reguladora do Estado e nas formas de regulação, julgue o item subsecutivo.

A instituição de barreiras de entrada por um determinado período pode ser considerada uma forma de se buscar a eficiência na produção em determinados setores, já que um sistema monopolista pode produzir com menor custo possível.

Alternativas
Comentários
  • Não consigo visualizar relação entre monopólio e baixo custo de produção. Alguém pode fundamentar essa questão?

  • Edilson, solicitei comentário do professor.

  • Também não consigo visualizar isso!

  • Também estou voando nessa questão. Solicitem comentário.


  • Pessoal, entendo q o monopolio enfraquece o mercado , pois incentiva o fornecimento de produtos com maior preco e menor qualidade para o consumidor. Produtos de baixa qualidade sao produzidos com materia prima de baixa qualidade(mais barata para o produtor). Com isso, o custo para produzir esae produto fica mais baixo. 

    Eapero ter ajudado e favor me corrigir caso estjeja equivocada.

  • Questão simples!

    Basta recorrerem ao conceito de economia de escala, o que justifica que um sistema monopolista pode produzir com menor custo possível, já que o custo marginal (um produto a mais, não fará tanta diferença no custo de produção) é muito baixo.

    Exemplo: Monopólio natural, onde há produção em massa, devido haver um custo marginal muito baixo. Gerando, portanto, um custo menor na produção e, consequentemente, lucratividade.

  • O monopólio é a situação em que uma empresa é a única vendedora de seu produto e este produto não tem substitutos próximos. O que causa a situação de monopólio são as barreiras à entrada de uma ou mais empresas como produtoras e concorrentes no mercado deste bem ou serviço. As origens das barreiras à entrada são:

    (...)

    - um único produtor é mais eficiente assumindo os custos da produção, em vez de vários produtores. Esta condição de existência do monopólio é denominada monopólio natural, a qual contém economias de escala ao longo da faixa relevante de produção. Estas economias de escala ocorrem quando a curva de custo total médio declina continuamente, de modo que se a produção é dividida entre mais empresas, cada uma delas produz menos e o custo total médio sobe. Então, uma única empresa pode produzir qualquer quantidade a um custo menor. Um exemplo é o fornecimento de energia elétrica em uma cidade. Não faz sentido ter-se outra empresa arcando com custos de instalação dos equipamentos de fornecimento de energia elétrica para o vizinho. Então, é conveniente que uma única empresa forneça energia elétrica na cidade.

     

    Fonte: http://www2.anhembi.br/html/ead01/economia/lu07/lo3/index.htm

  • Em economia, monopólio designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem comercializado.

    Monopólios podem surgir devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo.

    No Brasil, um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era exclusivamente feita pela Petrobrás até 1997. A partir da Emenda Constitucional nº 9, de 1995, o parágrafo primeiro do artigo 177 da Constituição Federal, flexibilizou esse monopólio, admitindo que a União pode contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades econômicas objeto de monopólio (Pesquisa, lavra, refino, importação exportação e transporte), observadas as condições estabelecidas em lei (Lei do Petróleo nº 9.478/97).

  • GABARITO: certo



    Vamos indicar para comentário do professor.

  • Está certo!

    Note: se há a convicção de que determinado setor tem significativas economias de escala, então este setor será mais eficiente se houver apenas um ofertante.

    Para que isso ocorra, é necessário garantir que apenas uma empresa oferta desde o início e a forma de fazê-lo é exatamente impedindo que outras ingressem, ou seja, impondo barreiras de entrada por um determinado período, enquanto o monopolista se estabelece.

     

    Resposta: C

  • A instituição de barreiras de entrada por um determinado período pode ser considerada uma forma de se buscar a eficiência na produção em determinados setores, já que um sistema monopolista pode produzir com menor custo possível. CERTO

    da mesma forma que

    A retirada de barreiras de entrada por um determinado período pode ser considerada uma forma de se buscar a eficiência na produção em determinados setores, já que um aumento no sistema de competição entre as organizações pode provocar a redução de custos entre os concorrentes.