1 -Sondagem à percussão:
O ensaio spt é um método de investigação e reconhecimento do solo que fornece informações sobre a compacidade a consistência de suas camadas constituintes. Ela permite identificar a capacidade de carga suportada pelo solo e esse fator é utilizado pelos engenheiros no dimensionamento da fundação da construção.
Além desses parâmetros, existem outras informações que a sondagem à percussão fornece:
nível do lençol freático;
mineralogia;
tipo de rocha.
Com todas estas informações, é possível definir com mais precisão o tipo de fundação que será empregada em um determinado terreno, bem como definir se é necessário outros tipos de estudo geotécnicos mais aprofundados.
Fonte: https://www.geoscan.com.br/blog/spt/
2- Ensaio de Palheta Vane - Test
Consiste na medição do torque necessário à rotação de um molinete ou uma palheta cravada no solo, sob velocidade constante. Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas. É executado em geral no interior de furos de sondagens ou perfurações.
fonte: https://www.suportesolos.com.br/blog/metodo-de-investigacao-de-solo-ensaios-de-palheta-vane-test-conceito-objetivo-e-vantagens/165/
3 - Ensaio de Piezocone:
O ensaio consiste na cravação estática, em velocidade constante, de cone instrumentado com três sensores:
- Resistência de ponta (qc)
- Resistência ao atrito lateral (fs)
- Pressões Neutras (u2)
Este último sensor é provido de elemento poroso previamente saturado e por meio dele pode-se realizar, conjuntamente ao ensaio CPTu, ensaios de dissipação da pressão neutra, obtendo-se dessa forma propriedades da permeabilidade do solo ensaiado.
Os ensaios CPTu podem ser utilizados para avaliação, através de correlações, de parâmetros como:
- Estratigrafia / perfil geotécnico;
- Coeficiente de adensamento (Ch e Cv);
- Densidade relativa (Dr);
- Resistência não drenada (Su);
- Ângulo de atrito efetivo de areias (Ø);
- História de tensões (tensão de pré-adensamento, OCR);
- Coeficiente de permeabilidade (K).
A cravação do piezocone é feita por perfuratriz hidráulica e os resultados são obtidos em tempo real, transmitidos a um computador em campo.
fonte: https://damascopenna.com.br/cptu/